Planta herbácea perene da família aróide. Nomes análogos são encontrados - Callas, Aronnik, Zantedesia. Traduzido do grego significa "bonito".
Calla é o lar do continente africano, por isso também é chamado de etíope. Amplamente distribuído na América do Sul. Na natureza, cresce em solos pantanosos, atinge uma altura de 2,5 metros. Domesticado por um longo tempo, o calla interno tem suas próprias características agrotécnicas de cultivo.
Descrição do calla do quarto
As folhas são grandes, brilhantes, de cor verde clara a escura, localizam-se isoladamente em hastes longas, em forma semelhante a um coração ou uma folha de um lírio-do-pantanal. Largura até 25 cm, comprimento até 40 cm.
Flores, liberando um longo pedúnculo de flecha. As flores são pequenas, colhidas em inflorescência - uma orelha em forma de cilindro, enrolada em um véu, isto é, um bráctea que parece um funil. Esta folha é frequentemente confundida com uma flor de calla. Dura muito tempo - até 4 semanas.
As variedades tradicionais têm uma folha de funil branca. Na floricultura moderna, muitas espécies com cores diferentes são criadas. Uma foto de flores de calla comprova sua diversidade e a beleza das cores.
Os callas brancos têm rizomas poderosos, enquanto os coloridos têm bulbos de tamanho médio. Dependendo disso, o cuidado das plantas varia um pouco.
Tipos de callas indoor
Uma paleta diversificada de flores de calla. De branca de neve e amarelo limão, a rosa e roxo.
No entanto, os botânicos distinguem apenas oito espécies, e apenas três delas são encontradas na floricultura de interior:
- Clássico - Calla etíope, branco. A planta é bastante grande, pedúnculos e caules crescem até 1 metro. As folhas mantêm uma cor brilhante e não morrem mesmo durante a dormência. Em vez de uma lâmpada, um poderoso rizoma.
- A Calla remana é uma planta compacta, não superior a 70 cm, que pode ser facilmente distinguida pelas características cores vermelha, rosa e roxa da colcha.
- Callu elliott é caracterizada pelo grande tamanho das folhas, que são manchadas de cor. A cor da colcha varia do lado de fora e de trás. Acima, as flores são geralmente amarelas brilhantes, abaixo - esverdeadas.
Crescendo e cuidando de calla em casa
Cuidar de calla em casa só parece complicado. De fato, basta criar condições o mais próximo possível do habitat natural e aderir a esse regime.
A planta tem medo de correntes de ar, propensas à deterioração. Folhas murchas e inflorescências devem ser removidas a tempo, cortando com uma faca afiada para causar o mínimo dano aos caules.
Se você deixar uma orelha desbotada, sementes - bagas começarão a se formar nela. Mas isso não é recomendado, pois o amadurecimento das sementes consome muita energia. E sua reprodução é um processo muito complexo e demorado.
O suco da planta é venenoso, então transplante, remova os pedúnculos e as folhas murchas precisam de luvas. Observe as precauções se houver crianças em casa.
Leia também um artigo sobre como cuidar de calla em campo aberto.
Iluminação
A casa Calla é muito exigente em ambientes fechados de luz. Durante o dia deve ser espalhado, e à noite - direto. Para que ela floresça, são necessárias horas de 12 horas ou mais.
Durante o período de descanso, 10 horas de luz por dia são suficientes, mas não menos que 8.
Rega
As flores de calla precisam de rega regular abundante e alta umidade, o que pode ser alcançado se a planta for pulverizada periodicamente. É importante garantir que a umidade não entre na tampa do bráctea. Pode ficar manchado e perder sua aparência bonita.
Você pode aumentar a umidade colocando a panela em um palete com musgo esfagno úmido ou argila expandida crua. Com a mesma finalidade, as folhas são periodicamente limpas com um pano macio úmido ou uma esponja.
Não deixe o solo secar em uma panela. Durante a floração, a rega é aprimorada e, durante a dormência, reduzida ao mínimo.
É necessário levar em consideração a diferença no tratamento das variedades rizoma e bulbosa. Calas brancas com rizomas precisam de muita rega contínua. Mesmo durante a dormência, eles não deixam cair completamente as folhas. Calas pintadas são menos exigentes no regime hídrico.
A planta é um barômetro natural. É muito sensível às mudanças na umidade do ar, e gotas de orvalho aparecem nas pontas das folhas antes da chuva.
Temperatura do ar
Calla é termofílico. A temperatura ideal é de + 20 ... +25 ° C. No verão, a flor pode ser levada para a varanda, mas você deve lembrar que o ar frio abaixo de +8 ° C pode destruí-la.
Se uma flor perdeu todas as folhas, isso não significa que morreu. Só que o período de descanso chegou, a panela precisa ser levada para um local fresco e sombreado, a rega deve ser interrompida até que a duração da luz do dia aumente e os primeiros brotos apareçam.
Transplante e seleção de solo
Kalam, como muitas cebolas, precisa de um recipiente espaçoso. Eles não florescem em uma panela apertada.
Separe variedades para florescer, você precisa plantar uma panela uma a uma. Escolha um recipiente feito de materiais porosos para que as raízes possam respirar. O diâmetro da panela para tubérculos de seis centímetros é de pelo menos 20 cm, o volume ideal é de 3 litros.
No fundo do tanque, você precisa derramar uma grande camada de drenagem, com cerca de 5 cm de altura, para que não haja estagnação da água.
Um transplante deve ser realizado em abril, à medida que as lâmpadas crescem. Depois de várias vezes por ano, substitua o solo na panela.
É melhor usar solo misto para cultivar calas em casa: húmus, areia, turfa e solo de jardim em partes iguais. Deve-se tomar cuidado para que o solo não oxide, o que pode interferir na circulação natural da umidade.
Reprodução
Quando a lâmpada atinge a idade vegetativa, ela brota. Eles podem ser cuidadosamente separados da planta adulta e transplantados para um recipiente separado, tomando cuidado para não danificar as delicadas raízes.
É importante não aprofundar os tubérculos adultos mais de 5 cm para que não apodreçam.
Se não for possível separar, significa que eles ainda não têm idade suficiente, terão que esperar um pouco com a reprodução.
Top vestir
A alimentação para calla em casa requer cuidados moderados. Basta fertilizá-lo por um mês imediatamente antes da destilação e durante a floração.
Durante o período de dormência, nutrição adicional pode fazer com que a planta amadureça, ou seja, produzirá muitas folhas, mas não florescerá.
É melhor usar um complexo complexo de cobertura líquida e adicioná-lo à água ao molhar uma vez por semana. Durante a formação da flecha da flor, os estimulantes do crescimento devem conter nitrogênio. Quando os botões aparecem, eles mudam para fertilizantes com potássio e fósforo.
Problemas com calla de sala e sua solução
O problema | Razão | Solução |
Hastes são puxadas. | Luz insuficiente, muito quente. | Mude a localização, instale iluminação adicional, abaixe a temperatura ambiente. |
A planta não floresce. | O período de descanso não é sustentado. | Durante o inverno, pare de regar, reduza a iluminação. Antes da floração, fertilize. Com um grande crescimento do rizoma, divida ou plântulas de tubérculos. |
Fragilidade de pecíolos. | Falta de nutrição. | Toda semana, fertilize com fertilizantes contendo nitrogênio e superfosfato. |
Placa nas folhas. | Doença fúngica oídio ou podridão cinzenta. | Processar folhas com uma solução de permanganato de potássio ou carbonato de sódio com sabão. Pulverize com preparações fungicidas: Fundazol, Vekta, Topaz, etc. |
Gota não sazonal de folhas. | Podridão da raiz. | Reduzir a rega, substituir o solo. |
Lírios de Calla em floricultura e sinais folclóricos
Os criadores criaram muitas variedades de lírios em uma ampla gama de cores, o que oferece possibilidades ilimitadas para uso em buquês mono e em composições pré-fabricadas.
Lindos botões grandes e densos, como porcelana ou esculpida em marfim, permanecem por um longo tempo em um corte. Portanto, eles são usados na preparação dos buquês mais caros e elegantes.
Buquês de callas permanecem inalterados na concepção de cúpulas e importantes negociações diplomáticas. Acredita-se que eles tragam sucesso na conclusão de transações financeiras.
Vários sinais e superstições estão associados a esta planta. Calas são consideradas as cores da morte. Existem várias razões para o estabelecimento de tal interpretação em nossas mentes. Nenhuma das versões não pode ser confirmada, nem refutada.
- Aparência O véu branco se assemelha a uma mortalha, e as flores da espiga se assemelham a uma vela funerária de cera.
- Tradições européias. Desde a Idade Média, arbustos de calla foram plantados em cemitérios perto dos túmulos dos mortos.
- Período de floração. A flor, por via de regra, floresce à noite quando forças místicas de outro mundo são ativadas. Variedades que crescem em campo aberto, enquanto ainda exalam um aroma frutado e floral delicado.
- Sinal nacional. Calla floresce para o homem morto em casa.
- Planta venenosa. Seu suco foi utilizado na preparação de vários medicamentos, como antídoto no tratamento de picadas de serpentes venenosas.
Não menos plausível é a evidência de que esta flor carrega um halo da essência divina. Ele é mencionado nas Escrituras Divinas - a Bíblia. Uma flor de calla floresceu ao pé da cruz em que Jesus Cristo foi crucificado.
Com sua perfeita brancura, beleza e perfeição de linhas, simboliza a pureza e pureza da Virgem Maria. Na iconografia, pode ser visto nas mãos dos anjos que trazem as boas novas.
Em algumas regiões do país, a flor de calla simboliza a inocência, e compõe o buquê da noiva. Nesse caso, eles servem como um talismã, protegem o proprietário de olhares maus e invejosos.