Koleria: descrição, tipos, cuidados em casa + dificuldades em crescer

Pin
Send
Share
Send

Koleria é uma planta herbácea perene da família Gesneriev. Sua terra natal é os trópicos do Equador, Colômbia, México, Venezuela. Mais de 60 espécies contam na natureza. Possui uma paleta incomum, floração longa. Nomeado após o botânico do século XIX, Michael Kohler. O segundo nome é a beleza colombiana.

Descrição da cor

Kohleria cresce à sombra de árvores em florestas tropicais, arbustos ou arbustos de 60 a 80 cm de altura, cujas folhas estão localizadas em caules opostos. São bordas ovais, alongadas, serrilhadas, pubescentes, com até 18 cm de comprimento e 8 cm de largura.As cores das folhas são diferentes: verde escuro, esmeralda com veias vermelhas. Existem veias verde-oliva e leves. As variedades híbridas têm uma cor prateada e bronze.

Flores incomuns (1-3 na inflorescência) são assimétricas, lembram um sino, um tubo de até 5 cm, uma corola estreitada perto da faringe e inchada no outro extremo. A faringe é aberta, decorada com manchas, pontos ou traços e possui cinco lóbulos. As flores podem ter uma cor e faringe - outra manchada. Floresce em julho e floresce antes do final de novembro.

O sistema radicular consiste em rizomas ou tubérculos cobertos por escamas. Externamente semelhante a uma pinha.

Variedades de cores

Tipos e variedades de flores decorativas diferem em forma, cor das folhas:

VerFolhasFlores e o período de sua formação
BogotskayaLongo até 10 cm, esmeralda escura.O tubo é vermelho-amarelo, escarlate, com listras vermelhas, laranja e vermelhas. Florescer no verão, florescer até o outono.
Vermelho (avó)Verde escuro, coberto de vilosidades.Grande, vermelho com pontos bege.
MajesticCubra com uma borda leve.Grande, ensolarado, com brilhantes pontos escarlate, dentro da faringe com listras vermelhas escuras.
FofoOval, macio, escuro.Laranja ou escarlate. Pontos vermelhos brancos e brilhantes florescem o ano todo.
SpikeletCinzento, alongado, com uma ponta pontiaguda, com um cotão prateado.Um tubo laranja, dentro de amarelo com pontos escarlate.
Linden (gloxinela)Estreito, alongado, até 30 cm, rosa pálido por baixo, verde acima, listras prateadas, em forma de espinha de peixe.Roxo na parte superior, tons de laranja com pontos marrons. Floresce em meados do outono.
DigitalisLongo, verde claro, com uma borda vermelha.Rosa brilhante, com listras lilás. No interior, alface, com pontos roxos. Floresce no início do outono.
AgradávelLargo, até 10 cm, variado com veios marrons, pinceladas de cor prateada.Lá fora, vermelho-rosa, interior brilhante com pontos de framboesa. Floresce o ano todo.
TubularOval, apontado para cima, vermelho na parte inferior.Sol saturado, não expandido no final.
De lãGrande com uma raia marrom clara.Bege com marrom e branco por dentro, manchas bege.
Anão (subdimensionado)Fofo, com listras brilhantes.Brilhante, laranja.
PeludoMatiz de bronze.Escarlate, manchas roxas, bordô.
VarshevichVerde escuro, apontado de cima.Lilás, tubo rosa e pétalas verde-amarelas com pontos marrons e roxos.
DesigualVerde, brilhante.Vermelho por fora, violeta por dentro salpicado.
FlashdanceVerde brilhante.Grande, coral, amarelo com pétalas de rosa e franjas de fúcsia.
JesterVerde com uma tonalidade de bronze, com bordas serrilhadas.Luz com manchas rosa.
Karl LindberghPontas, bordas com dentículos.Lavanda escura, coberta com pontos brancos.
Rainha VitóriaAs cores da grama saturada.Rosa, o tubo interno é leve com manchas vermelhas.
Leitor vermelhoEspesso, verde escuro.Vermelho escuro com um pescoço branco.
RoundleyOs escuros.Laranja, branco por dentro.
Tapete persaVerde, com uma borda vermelha.Veludo, vermelho e framboesa com um pescoço laranja.

Home Care

Koleria é despretensiosa, floresce profusamente, e um cultivador iniciante é capaz de criar condições confortáveis.

FatorPrimavera / VerãoOutono / Inverno
Localização / IluminaçãoPeitoris de janela ocidentais, orientais. Espalhados, ensolarado, sem correntes de ar.Se necessário, luz adicional com uma lâmpada.
Temperatura+ 20 ... +25 ° C, sem gotas. Se for mais alto, as raízes não podem fornecer novos rebentos com as substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento.+ 15 ... +17 ° С quando a flor deixa cair as folhas. Se não houver um período de descanso pronunciado, tome cuidado como de costume.
Umidade30% - 60%. Coloque um vaso de flores em um palete com cascalho úmido, argila expandida. Use um umidificador. Não pulverize.
RegaModeradamente, realize água morna, amolecida e parada a cada 5 dias, ao longo da borda da panela. Eles garantem que o solo não seque. Durante a formação de brotos, se necessário, rega com mais frequência, sem tocar nas hastes, folhas.Durante o resto - uma vez por mês. Se a planta não estiver em hibernação - 3-4 vezes.
Top vestirDe abril a setembro, uma vez a cada 14 dias com fertilizante líquido para floração.Não é necessário.

Ao ar livre, a cor é retirada apenas no verão. A flor é cultivada como uma ampola, mas à vontade formará um arbusto. As hastes de cultivo e alojamento são beliscadas. Encurte a parte superior em um terço, com uma altura de 20 a 30 cm, com uma ferramenta desinfetada antes que os botões comecem a se formar e cortar as partes superiores.

Isso é necessário para despertar os rins, a formação de novos brotos nas laterais.

No outono, as partes murchas são removidas; para a hibernação no inverno, elas são reorganizadas em uma sala fresca.

Transplante e solo

Uma flor é transplantada uma vez por ano; o melhor momento é o final de março ou o início de abril por transbordo. Reorganize cuidadosamente o arbusto em outra panela larga e rasa. A terra não é sacudida.

O solo é tomado nutritivo, solto, com baixa acidez, misturando grama e terra frondosa, além de adicionar turfa e areia (1: 2: 1: 1). Outra opção é areia com húmus, relva e terra de folha igualmente, adicione pequenos pedaços de carvão. Os floricultores iniciantes adquirem um substrato pronto para violetas.

O vaso é selecionado de plástico, mas de preferência de cerâmica. É mais estável e retém a umidade por mais tempo, selecione um recipiente com orifícios de drenagem, coloque 2 cm de pedaços de tijolo, seixo, argila expandida no fundo.

Reprodução

Os floristas usam os seguintes métodos de reprodução: estacas, folhas, divisão de rizomas, sementes.

A propagação da casa por estacas é feita de forma simples: corte a parte superior da parte aérea, coloque uma mistura de areia e solo de folha, tomada igualmente. Eles são tratados com um estimulador de crescimento (Cornerost) e o recipiente é aquecido por baixo. Umedeça o solo, adicione Phytosporin à água para evitar a deterioração, cubra com vidro ou uma garrafa de plástico com a parte onde está a cortiça. Ventile regularmente. Após o enraizamento, duas semanas depois, transplantadas separadamente. Também enraizada em uma tigela de água.

Da mesma forma, a planta vem com folhas. A folha rasgada é colocada na água 1-2 cm, adicionando um estimulante.

Propagada por sementes do meio do inverno até o fim. É melhor colocá-los em uma loja especial. Colocam as sementes no solo preparado a partir de turfa e areia, regadas, cobertas, não adormecem com o solo. Definir a temperatura + 20 ... +24 ° C. Areje todos os dias, assim que as sessões ocorrerem em 2-3 semanas. Após o aparecimento de quatro folhas normais mergulhar. Tapete persa

Novos brotos, raízes são formadas a partir do rizoma. Uma planta adulta é retirada do solo, dividida em várias partes (geralmente três). Cada um deve ter dois brotos saudáveis. Coloque o corte polvilhado com carvão, deixe secar. Cada um plantado em um copo com solo preparado. Aprofundar por 2-3 cm, cobrir, regar regularmente com água morna.

Dificuldades na cor crescente

Se todas as regras para o cultivo não forem respeitadas, os collieria podem se tornar menos atraentes.

ManifestaçãoRazãoMedidas corretivas
As folhas ficam amarelas. Aparecem manchas marrons.Ar muito seco. Queimadura solar.Umedeça a sala, obscura da luz direta do sol.
Não floresce.Falta de luz, nutrição. A sala está fria ou muito quente.Aumente ou diminua a temperatura, alimente.
As folhas estão manchadas.Ao molhar ou pulverizar, a água entrou.A água é despejada na panela.
A flor murcha ou brota é esticada.Pouca luz.Cubra com phytolamps.
As raízes estão apodrecendo.Rega abundante.Transplantado removendo as partes doentes.
A planta é coberta com flor cinza.Doença fúngica.Os brotos danificados são cortados, tratados com fungicida.
Manchas marrons.Água muito fria para irrigação.A água é aquecida um pouco.
As folhas estão deformadas, secam.Pulgões.Coletado à mão, tratado com água e sabão.
Folhas em pequenos pontos brilhantes, enrolam, caem.Ácaro.Danificados são removidos, o solo é derramado por Aktara. Umedeça o ar com mais frequência.
Manchas de prata, pontos pretos. O pólen se desfaz.Tripes.Processado por Spark.
Gotas pegajosas, insetos marrons.Shield.Limpe e depois borrife com um inseticida (Inta-Vir, Confidor).
Placa branca nos brotos.OídioA parte do solo é cortada, o rizoma é tratado com um fungicida (Fundazol, Topázio).
Despeja os botões.Excesso de cálcio no solo.Mude o solo.

Pin
Send
Share
Send