Hellebore (em latim Helleborus) é uma planta perene gramínea da família Lyutikov. Esta bela planta é um verdadeiro milagre da natureza. Porque floresce em um momento em que a floração é impossível para outras plantas.
Frostweed pode agradar com botões bonitos em novembro ou no início de abril.
Descrição do heléboro, foto
É cultivada como planta ornamental e medicinal. Existem 14 espécies na natureza, de acordo com outras fontes - 20. A discrepância nos números se deve ao fato de algumas variedades se destacarem como espécies separadas.
O heléboro tem muitos outros nomes - geada, hibernação no inverno, heléboro (nome latino, escrito na embalagem da farmácia). Por causa do florescimento precoce (para as férias da Páscoa), é chamada a rosa de Cristo. Todas as variedades são tóxicas, pois contêm alcalóides de efeito cardiológico. Em doses moderadas, eles são usados como medicamento.
A pátria do heléboro é o Mediterrâneo, distribuído principalmente nos países asiáticos e da Europa Oriental. Na maioria das vezes cresce em condições naturais nas montanhas, adora áreas sombreadas. Esta planta pode suportar qualquer tempo ruim - e lama e geada.
Tem folhas duras e densas que não caem nem no inverno. As flores aparecem em momentos incomuns; portanto, o heléboro é considerado uma planta perene muito despretensiosa e fácil de cultivar. E suas belas e delicadas, como se fossem de mármore, inflorescências são capazes de decorar qualquer jardim e ficar em um buquê por um longo tempo após o corte.
O perene herbáceo sempre-verde tem folhas em pecíolos altos. Eles são coletados em uma saída basal. A altura da planta, dependendo da variedade, é de 30 a 100 cm.
As flores são bissexuais, localizadas em pedúnculos longos, coletadas em inflorescências em forma de racemose. Sépalas grandes de cinco estrelas (5-8 de diâmetro, às vezes até 12 cm), que muitas vezes são confundidas com pétalas, são brancas, rosa, bege, de cor púrpura, em algumas variedades verde-amarelado. As próprias pétalas mudaram e são pequenos nectários. Após o término do período de polinização por insetos, quando não é mais necessário atraí-los, as sépalas adquirem uma cor esverdeada e começam a cumprir seu objetivo pretendido - sintetizar substâncias orgânicas.
Tipos e variedades de heléboro: caucasianos e outros
Nos jardins, vários tipos de heléboro são cultivados como ornamentais, dos quais derivam várias variedades, diferindo em cor, forma e tamanho das flores, altura dos arbustos, cor das folhas.
As espécies mais comuns cultivadas em jardins ornamentais de heléboro:
Ver | Descrição do produto | Folhas | Flores Variedades |
Caucasiano | As espécies mais tóxicas são resistentes ao gelo. | Couro duro de 16 cm, dividido em grandes segmentos. | Verde-amarelo ou branco com tonalidade verde-marrom com cabeças caídas. Floração de maio a julho. |
Smelly | Resistente à seca, sempre-verde, com pedúnculo alto (65 cm) | Invernada, com segmentos estreitos, brilhante, matiz ricamente gramado | Verde claro com uma borda marrom.
|
Leste | As espécies mais populares entre os jardineiros, com base nas quais muitas variedades são criadas. | De tamanho médio, verde escuro, com uma estrutura carnuda densa. Mais do que outras espécies suscetíveis à infecção por fungos. | Uma grande variedade de cores, de branca a muito escura, rosa, lilás, azulada, cereja, azul-violeta, roxa, lisa e salpicada, com pétalas de terry em várias linhas. Popular:
|
Preto | É amplamente utilizado como planta medicinal. Possui excelentes qualidades decorativas, alta resistência ao gelo. O nome recebido devido à cor do rizoma. | Denso, verde escuro. | Grande, solteiro, branco como a neve por dentro, rosa claro por fora. O tamanho da varietal atinge diâmetro de até 12 cm.
|
Híbrido | Uma espécie separada, derivada artificialmente, combinando várias espécies. Bloom em abril. | Cor verde escura, densa. |
|
Plantio e cultivo de heléboro
O plantio de heléboro pode ser feito dividindo rizomas ou sementes.
É mais fácil plantar rizomas, as plantas começam a florescer mais cedo, mas a dificuldade é que, com esse método, elas não criam raízes bem.
O cultivo a partir de sementes levará mais tempo, a floração ocorre após 3-4 anos, mas as plantas se adaptam melhor e florescem. Das sementes coletadas em seu site, você pode crescer apenas se a espécie heléboro (não híbrida). Para cultivar variedades híbridas, as sementes devem ser compradas em lojas especializadas.
Mudas para mudas
Apenas sementes recém-colhidas são adequadas para o plantio, porque as sementes do ano passado têm baixa germinação. É melhor semear no final de junho, quando já estão maduras e prontas para o plantio.
Para que a semente não se desfaça no chão antes do tempo, as flores são amarradas com gaze, da qual são removidas.
Para a semeadura de mudas, você precisa escolher um local sombreado, fertilizar o solo com húmus, deve estar solto e úmido. Aprofundar as sementes em 1 a 1,5 cm Após o plantio em junho, as mudas aparecerão na primavera do próximo ano, em março.
Quando 1-2 pares de folhas aparecem nas mudas, você precisa mergulhá-las em um canteiro de flores em um local sombreado, onde elas crescerão por 2 anos. Em seguida, plante mudas mais fortes em um local permanente. Somente no terceiro ano eles florescem.
Transplante e divisão
Com o plantio adequado, o heléboro pode crescer normalmente em um local por até 10 anos.
Essas plantas não gostam de transplantes frequentes. Portanto, é melhor deixar os arbustos em um só lugar até que cresçam muito.
Então você pode desenterrá-los e dividi-los em vários arbustos. Após o desembarque em um novo local, eles criam raízes por um longo tempo. Portanto, você precisa dos cuidados certos - rega regular, proteção contra luz solar direta.
Condições de crescimento do heléboro
A maioria das espécies de heléboro cresce melhor à sombra ou sob iluminação difusa. Mas esta planta é universal e se adapta a muitas condições. Algumas variedades híbridas que se sentem bem em áreas ensolaradas são criadas.
Cuidado de heléboro ao ar livre
Estas plantas são despretensiosas, resistentes ao gelo, não exigindo a composição do solo. Mas algumas recomendações de cuidados devem ser observadas:
- Evite a estagnação da água nos rizomas e a secagem do solo. Portanto, solte o solo e forneça rega regular em tempo seco.
- É aconselhável cobrir as plantas com turfa, composto, pequenos resíduos de madeira.
- Em solos ácidos, eles pioram, então você precisa adicionar giz, limão e cinzas a esse solo.
- O solo da floresta, que contém todas as substâncias necessárias, é ideal para essas plantas.
- Moroznik gosta de fertilizantes que precisam ser aplicados a cada 3 meses. Então ele se deliciará com uma floração abundante. Além da cobertura com composto ou húmus, você precisa fazer fertilizantes minerais durante a estação de crescimento, bem como farinha de ossos.
Apesar da resistência ao gelo dessas plantas, muitas variedades, especialmente as híbridas, em regiões com fortes geadas precisam ser isoladas, para que sejam cobertas com abetos vermelhos no inverno.
Doenças e Pragas
Moroznik é uma planta venenosa e, portanto, não muito atraente para pragas, apresenta alta resistência a doenças. Mas, sob certas condições, também está sujeito a esse efeito:
- se o problema ocorre com o alagamento, a planta pode ser afetada por fungos;
- Antracnose - neste caso, você precisa remover todas as áreas afetadas da planta e realizar o tratamento com um medicamento contendo cobre;
- detecção de anel - corte todas as áreas afetadas e trate com fungicida;
- míldio - poda e pulverização com preparações especiais;
- das pragas são perigosas - pulgões, lesmas, caracóis, ratos, lagartas de lúpulo.
Residente Mr. Summer: propriedades úteis e aplicação de heléboro
Moroznik é usado com sucesso no tratamento de muitas doenças. Mas você pode tomá-lo apenas em quantidades limitadas, porque uma overdose é perigosa para a saúde. Somente um médico pode prescrever esse tratamento, pois existem muitas contra-indicações.
Para fins medicinais, o rizoma da planta é usado. É libertado de áreas danificadas, bem lavado, seco e moído. Depois de preparar decocções, infusões, pomadas.
Propriedades curativas do heléboro
A planta tem as seguintes propriedades medicinais:
- limpa o corpo de toxinas, radionuclídeos, toxinas;
- melhora a motilidade gastrointestinal;
- normaliza a atividade cardíaca;
- aumenta a imunidade;
- ajuda com sinusite;
- trata doenças de pele e feridas;
- ajuda na urolitíase;
- melhora a condição no estágio inicial da oncologia;
- fortalece o sistema imunológico;
- liquefaz o escarro;
- promove a reabsorção de cistos e nós;
- normaliza o balanço água-sal;
- alivia a obesidade.
Com o uso regular deste medicamento, nos primeiros seis meses, o trato gastrointestinal é limpo e, em seguida, o sangue é purificado.
Contra-indicações
Moroznik não é recomendado para uso:
- crianças menores de 7 anos e velhice;
- durante a gravidez e lactação;
- depois de um ataque cardíaco;
- com intolerância individual;
- em caso de isquemia diagnosticada, doença da vesícula biliar, arritmia, taquicardia.
Deve-se lembrar que o heléboro é uma planta venenosa.
É possível uma sobredosagem com excesso excessivo da dose e com o uso prolongado de pequenas doses.