Kandyk (eritronio em latim, canino em turco) é uma planta bulbosa perene da família Lileiny. Cresce nas regiões montanhosas da América do Norte, Europa e Japão. Na Rússia, distribuído no Cáucaso e no sul da Sibéria. A planta era conhecida no século I aC.
Existem 29 espécies, algumas delas cultivadas em jardins como plantas ornamentais. Três raros estão listados no Livro Vermelho da Rússia.
Kandyka descrição
Sua altura é pequena, de 10 a 30 cm, com menos frequência, nas condições mais favoráveis - 60 cm. A lâmpada é alongada, cilíndrica ou ovóide. Na base do pedúnculo, existem duas folhas longas e alongadas, localizadas uma na outra, o que torna a planta ainda mais elegante e enfatiza a beleza das flores.
A flor, por via de regra, é única, grande, com seis pétalas longas colhidas em um sino pendurado. As bordas das pétalas dobram-se graciosamente para cima. Assemelha-se a um ciclâmen de flores em ambiente interno comum ou a um pequeno lírio.
A floração começa em abril e maio e dura 2-3 semanas. Além disso, cada flor se abre muito rapidamente, literalmente diante de nossos olhos e floresce por 8 dias. Depois que a fruta é formada na forma de uma caixa com várias sementes. Mas o período de vida terrestre no Erythronium é curto, as partes verdes da planta secam e morrem já na segunda metade do verão.
A planta é uma planta de mel e deu o nome a uma variedade inicial muito rara de mel. O mel Kandyk é coletado pelas abelhas em Altai e na Sibéria. Na forma líquida, é de cor escura, mas cristaliza muito rapidamente e, ao mesmo tempo, torna-se um tom de leite assado. Tem sabor incomum e propriedades curativas.
Para fins médicos, também são utilizados tubérculos de eritrônio. Eles tratam epilepsia, impotência, doenças pulmonares.
Na jardinagem, o kandyk é cultivado em clareiras individuais ou em colinas alpinas em combinação com outras prímulas. Foi cada vez mais utilizado para destilação, juntamente com tulipas e jacintos. As flores não desbotam por um longo tempo em um corte; portanto, são usadas para composições florísticas da primavera.
Tipos e variedades de eritronio
Ver | Descrição do produto | Folhas Flores | Variedades |
Europeu | Prefere crescer em arbustos e florestas decíduas das regiões montanhosas da Europa. Pode ser encontrada nos Alpes e no oeste da Ucrânia. O caule é rosa claro, com 10 a 30 cm de altura. | Largo, estreitado ao fundo, verde com manchas roxas. As pétalas são pontiagudas, fortemente dobradas. Rosa, roxo, com um núcleo branco. |
|
Siberiano | Pode ser encontrada no sul da Sibéria e Mangolia. A lâmpada em forma se assemelha à presa de um predador. A altura é de 12 a 35 cm e tolera geadas de até -50 ° C. | No formato de uma elipse, com pontas pontiagudas. Verde, mármore, com veios marrom-avermelhados. 8 cm de diâmetro, esbranquiçado, rosado, lilás com um núcleo amarelo. |
|
Tuolumni | Cresce exclusivamente na Serra Nevada. 30-40 cm de altura. | No pecíolo, verde claro, até 30 cm. No pedúnculo, várias peças de cor dourada com base esverdeada. |
|
Califórnia | Cresce em áreas florestadas da Califórnia. | Oblongo, com um final arredondado. Manchado, 10 cm de comprimento. Um ou mais por planta. Creme branco com boca laranja. |
|
Japonês | Distribuído nas Ilhas Curilas, Sakhalin, Japão, Coréia. Não tolera calor. | Estreito, com até 12 cm de comprimento. Um, caído, roxo pálido. | Não Raro, listado no Livro Vermelho. |
Caucasiano | Vindo das montanhas da Transcaucásia Ocidental. As lâmpadas são cilíndricas. Caule de 25 cm de comprimento e sensível ao gelo. | Ovóide, azulado, irregular. Branco, às vezes amarelado. O meio é vermelho-laranja. |
|
Americano | Crescendo selvagem nas montanhas dos EUA e Canadá | Oblongo, com manchas marrons. Comprimento 20 cm, largura 5 cm. Amarelo brilhante. Pedúnculo 30 cm. |
|
Plantio de eritrônio em campo aberto
Eritronio refere-se a plantas com floração precoce. É cultivada em locais sombreados, no lado norte do jardim, sob as copas das árvores e arbustos que a protegem do sol.
O desembarque é realizado nos últimos dias do verão. Como regra, o material de plantio hiberna com segurança e, na primavera, as plantas brotam.
O solo é necessário cru, turfa, solta e azeda ligeiramente acima do normal. Um volume igual de húmus, areia de rio e terra de folhagem é adequado.
2 semanas antes do plantio, você precisa fertilizar o local. Para fazer isso, tome 1 m2:
- 200 g de farinha de ossos;
- 150 g de superfosfato;
- 100 g de giz triturado;
- 30 g de salitre.
Kandyk é propagado por sementes e crianças. Quando a caixa amadurece, se você perder o momento, a semente cairá no chão. Portanto, para coletá-las sem perda, é recomendável cortar as caixas levemente verdes e secá-las nos decks em uma sala seca e ventilada.
O solo é pré-tratado a partir de formigas para que elas não arrastem as sementes.
Para as culturas, os sulcos são feitos a uma distância de 10 cm entre si e com uma profundidade de 3 cm. As sementes são colocadas a cada 5 cm, adormecem e são regadas abundantemente. Propagação de sementes de kandyka
Na primavera, os brotos devem aparecer. As plantas plantadas dessa maneira florescem em 4-5 anos. Kandyk pertence a prímulas e é um dos mais bonitos snowdrops.
Na primeira primavera, a altura da parte aérea deve ser de pelo menos 4 cm, caso contrário, são necessários curativos e melhor irrigação. No outono, as lâmpadas são formadas com um diâmetro de 4 cm. No segundo ano, aumentam de tamanho para 7 cm. Na terceira temporada, a lâmpada assume a forma de um cilindro, cresce até 8 cm de diâmetro e vai mais fundo no solo - em 7-10 cm.
Você pode plantar sementes na primavera. Mas, ao mesmo tempo, para acelerar a germinação, você deve primeiro criar um inverno artificial. Para fazer isso, eles são colocados em um saco plástico com turfa úmida e colocados na geladeira por 2-3 meses.
As crianças de eritrônio são plantadas no solo a uma profundidade de 10 a 15 cm, as variedades americanas mais profundas - 16 a 20 cm, cobertas com uma camada de cobertura morta e também regadas abundantemente. Com esse método de propagação, as plantas florescem no ano seguinte. Criação Kandyka por crianças
Você pode cultivar mudas em casa em caixas embaixo do filme. As sementes são semeadas a uma distância de 2-3 cm uma da outra. Após a emergência, o filme é removido.
Quando os brotos são fortes, são levados para a rua por um curto período de tempo para endurecer. Depois que a terra derrete e esquenta, as mudas são plantadas em um local permanente.
Cuidado Kandyk no jardim
Praticamente não é necessário cuidar de plantas. A rega é muito rara. Se o solo estiver coberto de ervas daninhas, a remoção de ervas daninhas e a soltura não serão necessárias.
No primeiro ano, as mudas de kandyk não são alimentadas, pois antes do plantio, a preparação e a cobertura do solo já foram realizadas. Nos anos subsequentes, fertilizantes minerais convencionais são aplicados em plantas bulbosas de jardins com flores.
Após 4-5 anos de floração, os arbustos kandyka crescem na parte subterrânea e precisam ser plantados. Isso deve ser feito depois que a planta desaparecer e descansar um pouco - em julho-agosto.
Determine que o arbusto está pronto para transplante por folhas amareladas e desbotadas. Os arbustos são desenterrados, as crianças são cuidadosamente separadas da lâmpada principal. Os pontos de ruptura são polvilhados com carvão picado.
As novas lâmpadas precisam ser plantadas imediatamente, pois secam rapidamente e podem permanecer no ar por mais de um dia, se o plantio for planejado após algum tempo ou se o material da semente precisar ser transportado, as crianças serão armazenadas em recipientes com areia molhada, turfa ou musgo. Assim, as lâmpadas jovens podem passar 20 dias.
Eritronio no inverno
A planta é resistente ao inverno. Invernos bem em campo aberto. Somente se o inverno estiver frio e sem neve, as culturas serão cobertas com ramos de abeto ou folhagem seca.
Esse abrigo retém bem a umidade na primavera, portanto é removido somente depois que a neve derreter completamente.
Doenças e pragas
Kandyk praticamente não é suscetível a doenças. Danos a ele podem ser causados por insetos e roedores que vivem no chão: ursos, toupeiras, musaranhos.
Lutar contra essas pragas é bastante trabalhoso. Para evitar o uso de venenos e gastar sem grandes despesas, você pode aplicar métodos populares e humanizados de proteção.
As garras do urso serão destruídas se o solo entre as plantas for afrouxado de 10 a 15 cm de profundidade. Se possível, uma garrafa de plástico cortada de ambos os lados na forma de um cilindro é instilada em torno de cada bucha. Para que os insetos não cheguem às lâmpadas.
Toupeiras e musaranhos são assustados com a ajuda de dispositivos improvisados. É necessário levar as hastes de ferro com 1 a 1,5 m de comprimento, colá-las no chão em locais onde os roedores se acumulam na metade do comprimento.
Coloque uma lata vazia de cerveja ou Coca-Cola em cima da extremidade livre. O banco dedilhará com o vento, a vibração será transmitida ao longo da barra de ferro e assustará os animais.
Rebocadores de pano embebidos em poeira também são depositados diretamente nas tocas. Este cheiro é muito detestado por toupeiras e musaranhos. Eles serão forçados a deixar o site.
Para que as pragas não destruam todas as plantas de uma só vez, é melhor plantá-las em vários locais do jardim que estão longe um do outro.