Os tomates estão exigindo cuidados. Para eles, as condições, a rega e a cobertura são igualmente importantes. Particularmente importante para uma colheita rica é beliscar - remoção regular de brotos laterais.
Esse fator geralmente é negligenciado pelos iniciantes, fornece tomates para acumular tops inúteis, privando-se da colheita.
A necessidade de plantar tomates
No clima favorável da pátria histórica da América Central, a cultura dispensa o procedimento. Verões longos e invernos quentes permitem fotografar frutos maduros durante todo o ano. E não há necessidade de limitar o número de sessões de segunda ordem e superiores. Todos os ovários têm tempo para encher e amadurecer completamente.
As condições do nosso país não favorecem o cultivo de tomates como perenes. Para que as frutas ganhem massa e sabor, seu número deve ser limitado. Este é o objetivo principal de beliscar.
O procedimento é obrigatório para quase todos os tipos e variedades, independentemente de serem cultivadas em estufas ou em campo aberto. Enteados - brotos laterais afetam adversamente o desenvolvimento de arbustos:
- As vitaminas são retiradas dos tomates.
- Aumentar o tempo de amadurecimento das frutas.
- Reduza o rendimento das culturas.
- As bagas sombreadas são obscurecidas. A falta de luz solar afeta o sabor da fruta.
- Uma coroa espessa é um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças. E plantas enfraquecidas são rapidamente povoadas por pragas.
A remoção do excesso de brotos alivia os residentes de verão e suas alas de numerosos problemas, contribui para o amadurecimento oportuno de frutas.
A essência do beliscão e das espécies
O procedimento agrotécnico é a remoção regular dos rebentos que se desenvolvem das axilas das folhas. Uma operação simples envolve conhecer certas regras - quando e com que frequência é realizada, quantos enteados são removidos por vez, a ordem de execução. Também é importante conhecer as características da operação inerentes a vários tipos e variedades de tomate.
Pasynkovka visa formar um arbusto, a fim de obter o maior número possível de frutos maduros e saborosos. Com base nesse princípio, quatro esquemas de processo são distinguidos:
- haste única;
- haste dupla;
- três hastes;
- pisou.
Em uma haste significa que eles removem todos, sem exceção, os brotos laterais. O arbusto cresce em altura, tomates maiores amadurecem. Geralmente usado em estufas. Isso proporciona não apenas um aumento na massa de frutas e uma redução no tempo de maturidade. Devido à boa ventilação das plantas, o risco de doenças é reduzido, o tratamento preventivo é simplificado. Em campo aberto, o método é usado em condições curtas de verão.
No segundo caso, resta um processo forte que se formou sobre o primeiro pincel de frutas. Posteriormente, os demais enteados em ambas as hastes são removidos. Aplicação universal.
A terceira opção apresenta bons resultados apenas em leitos abertos das áreas do sul. Em um espaço limitado, é usado se pelo menos 1 metro quadrado for alocado para cada arbusto. m - uso extremamente antieconômico da área de estufa.
A forma escalonada é adequada para tomates altos e indeterminados de terreno aberto. A coroa é criada passo a passo.
Primeiro, um forte corte axilar é deixado a cerca de 1 M. Quando um pincel de flores se formar, aperte o tronco principal. O segundo passo - no pedúnculo de substituição, recuando cerca de um metro da base, escolha o próximo processo forte. Depois que os botões são formados em uma nova sessão, o ramo de substituição é comprimido. Repita mais 2-3 vezes, se as condições permitirem.
Beliscar também inclui beliscar brotos produtivos. Limita o crescimento de galhos e evita a amarração de escovas de frutas, que obviamente não terão tempo para amadurecer. Eles também são usados nos casos em que poucas frutas estão amarradas no caule principal. Neste caso, a planta lança brotos laterais fortes, dando uma colheita adicional.
Aperte os arbustos sobre a folha seguindo o pincel de frutas superior que está amarrado.
Outro componente é a regulação do número de folhas adultas. Os topos não devem impedir a troca de ar, criar uma sombra espessa sobre o amadurecimento dos tomates. Removendo as folhas que interferem, não esqueça que são participantes do processo de fotossíntese.
Passagem de acordo com o grau
A variedade de tomates é impressionante. Por simplicidade, determinando o tipo necessário de formação de arbustos, todos são divididos em grupos: por maturidade; grau e duração do crescimento; o tamanho da fruta; estufa e solo.
As variedades maduras e padrão precoces geralmente não entendem. Se houver poucos arbustos, mas altos retornos forem necessários, eles serão cultivados em 1-2 hastes. Tomates de médio e final prazo - em dois ou três. O método é determinado com base nas condições de cultivo da colheita.
Tomates de baixo crescimento ou determinantes - somente quando cultivados em solo protegido.
Os tomates semi-determinantes (médios) são formados em 1-2 brotos em estufas; os enteados são deixados em canteiros abertos para aumentar o rendimento.
Enteado indeterminado (crescimento alto e ilimitado) em qualquer circunstância. Eles amarram uma escova de frutas somente acima de 7 folhas e acima. Se permitirmos o crescimento dos rebentos laterais inferiores, a colheita não pode esperar. A forma bem-sucedida do arbusto é de 1-2 brotos para estufas, em camas abertas 2-3. Um pré-requisito também é beliscar as plantas com a aproximação do outono. Em estufas aquecidas, esses tomates não podem ser limitados em crescimento, se houver iluminação adicional.
Variedades de frutos grandes (carne bovina) são cultivadas em 1-2 hastes. Tomates frutados pequenos e tomates cereja não enteados em campo aberto, eles apenas garantem que as folhas e galhos inferiores não toquem o chão. Se o broto der pouco fruto ou já tiver sido criado, ele será removido. Em espaços fechados - estufas ou casas - eles enteados de acordo com as regras gerais, no entanto, para esta espécie são permitidos arbustos de 3 ou até 4 caules.
Algumas variedades de tomate rapidamente jogam brotos em brotos de enteado. Nesse caso, eles são deixados. Depois que duas folhas são formadas sobre o pincel, uma pitada é realizada.
Tecnologia para beliscar tomates
As mudas plantadas no solo até o final da segunda semana criam raízes e começam a ganhar massa verde. A essa altura, o residente de verão deve decidir completamente a opção de cultivar - quantas hastes ele deixará.
Princípios principais
A primeira vez que os enteados são removidos após o início da floração, quando atingem cerca de 5 cm, neste caso, a diferença entre a escova de frutas e a parte lateral é determinada sem erros: os brotos de brotos ou folhas. Em caso de dúvida, preste atenção ao local de origem do ramo. Brotos produtivos partem do tronco do mato.
Certifique-se de remover os processos localizados sob as flores inferiores. As folhas que tocam o solo quebram ou encurtam, para que não se tornem uma fonte de doença. Ao mesmo tempo, não mais que três enteados e folhas são removidos de cada arbusto.
Frequência - semanalmente durante o crescimento ativo. Tomates determinantes às vezes surpreendem os jardineiros: durante o amadurecimento, o topo cresce repentinamente, aparecem pincéis de flores promissores e novas frutas são amarradas. A situação é avaliada pelo tempo: quando há tempo suficiente antes do frio, os frutos amadurecem pelo menos até a maturidade do leite. Se não houver estoque de dias quentes, os topos serão cortados.
Dependendo da região de cultivo, da segunda quinzena de julho à segunda quinzena de agosto, belisque o topo das variedades indeterminadas que crescem em canteiros desprotegidos.
Algoritmo de Procedimento
Os engenheiros agrônomos não recomendam o uso de ferramentas de corte ao realizar comprimentos, já que as seções restantes são portas abertas para infecções e vírus.
- O trabalho é realizado apenas com as mãos bem lavadas. É ideal lavá-los depois de remover cada enteado.
- A melhor hora são as horas da manhã de um dia ensolarado.
- Hastes de crescimento lateral se prendem com as unhas. Portanto, a localização da falha será atrasada mais rapidamente.
- Certifique-se de deixar o cânhamo com 2-3 cm de altura, eles servem como proteção contra a penetração de patógenos e também inibem o crescimento de novos enteados.
- Os processos básicos estão sujeitos a cortes.
As peças removidas são colocadas em uma cesta ou saco para que não se tornem um refúgio para pragas, não comecem a apodrecer. Os resíduos são depositados em composto ou usados como matéria-prima para infusões que repelem os parasitas.
Se o plantio de tomates for extenso, você precisará usar uma ferramenta - uma faca, tesoura ou tesoura de podar. Deve ser afiado para cortar as hastes em um movimento. Ao mesmo tempo, monitoram cuidadosamente sua pureza: desinfetam antes de iniciar o trabalho e após aparar cada bucha. Para desinfecção, use uma solução de permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio ou alvejante.
Os agrônomos recomendam o uso da ferramenta para processar plantas de efeito estufa. A justificação é pesada: ramos laterais desigualmente desbastados são rapidamente preenchidos por microorganismos nocivos. Outra proteção adicional é a cinza, que é polvilhada com fatias frescas.
Dachnik informa: as vantagens e desvantagens de beliscar tomates
Para apreciar todas as vantagens do procedimento, basta imaginar exuberantes florestas de tomate no jardim: arbustos espalhados bloqueiam o acesso do sol a vizinhos e partes inferiores, o solo está constantemente úmido, o ar não se move nele. Tais condições são amadas pelas doenças mais perigosas da cultura: ferrugem tardia, septoria, cladosporiose, podridão - oídio branco, cinza, marrom, marrom.
As infecções por fungos privam o jardineiro de uma parte significativa da colheita e se espalham ilimitadamente por todo o local. Em uma estufa, isso é composto.
À sombra de plantações espessas, caracóis e lesmas, as lagartas de uma colher cortante são ótimas, colônias de moscas brancas se instalam.
Se por milagre for possível evitar esses infortúnios, a colheita ainda não trará muita alegria. Forma irregular, coloração irregular e fosca, baixo valor nutricional das frutas - resultado da falta de luz, ar para as plantas em geral e frutas - nutrientes. Todos os custos de mão-de-obra e material associados ao cultivo de mudas, seu transporte e plantio não compensam com alguns tomates atrofiados, tentando desanimadamente amadurecer entre as copas abundantes.
Mas os tomates oportunamente processados corretamente são agradáveis aos olhos: fileiras delgadas de arbustos limpos, decorados com guirlandas de frutos apertados amadurecendo no tempo, às vezes até à frente deles. É conveniente regar, pulverizar, coletar amostras amadurecidas e até estimar o número de latas para colheita para uso futuro.
Pasynkovanie requer tempo e atenção - esse é o único inconveniente do procedimento. Se muitas vezes não há oportunidade de visitar a casa de campo, são plantadas variedades menos exigentes desse procedimento:
- para cultivo em estufa: Domos, Sanka, Danko, Alasca, Creme de mel, Estação de veludo, Nevsky;
- para campo aberto: Agatha, Adeline, enchimento branco, Betalyuks, Gnome, Gina, Gigolo.
Estes tomates provaram-se em várias regiões, são atrofiados, com maturação precoce e média. No amadurecimento tardio, são recomendados os determinantes de Malinka e Titan.
No entanto, todos eles exigem liga, bem como a remoção oportuna das folhas inferiores localizadas perto do solo. Além disso, ainda devem ser formadas variedades de tomate adequadas para solo protegido. Caso contrário, sua produtividade não compensa o esforço despendido.