Aquilegia: descrição, pouso, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Aquilegia - herbácea perene, família - Ranunculaceae. O habitat é exclusivamente do Hemisfério Norte.

Descrição e Recursos

De 60 a 120 espécies são descritas, 35 delas pertencem a variedades cultivadas, ou seja, híbridas, pois as plantas silvestres em condições de jardim, em regra, não criam raízes.

O nome traduzido do latim pode ser interpretado de duas maneiras:

  • Captação de água - captação (Rússia).
  • Relacionado com a palavra "águia". Em algumas áreas, o nome "águias" é encontrado.

A planta é uma das poucas que tem um "efeito de lótus" - a capacidade de não ser molhado pela água. A umidade, caindo na superfície da folha, enrola-se em gotas e se acumula nas bordas ou no centro.

Esta propriedade é dotada de lótus, junco, chagas e outros. As asas de muitas borboletas Lepidoptera são arranjadas por um princípio semelhante.

Verdes e brotos no ciclo de um ano passam por duas fases de vegetação. No primeiro estágio, na base do pedúnculo, no final da floração, um arbusto de folhas é formado nas imediações das raízes.

No inverno, eles permanecem verdes e morrem apenas na primavera, em vez deles, novas folhas ternadas dissecadas se formam em pecíolos imponentes e pedúnculos altos.

As flores da captação estão caídas, localizadas isoladamente e são cinco pétalas em forma de funil, delimitadas por esporas, e seu comprimento varia para espécies diferentes. É a presença ou ausência deles que serve como principal diferença na diferença nos tipos de aquilegia - em tamanho, comprimento e inclinação para cima.

As cores dos botões podem ser diferentes: azul, amarelo, vermelho. As variedades bicolores e felpudas são descritas na natureza. A floração de formas híbridas é muito diversa.

É uma planta de mel. As sementes são pequenas, brilhantes, escuras, venenosas.

Uma bacia hidrográfica é uma planta usada apenas de forma híbrida em um projeto paisagístico. As espécies selvagens não são cultivadas em jardins. Os arbustos Aquilegia são decorativos por até 5 anos. Então eles precisam ser substituídos por novos.

As flores de Aquilegia, de um certo ângulo, parecem orquídeas. Para a forma estranhamente curvada das pétalas, elas são comparadas com chinelos de duendes.

Recentemente, a bacia ganhou grande popularidade. Adorna as paisagens de parques e jardins, especialmente onde existem lagoas decorativas.

Tipos de Aquilegia

VerOrigemDescrição do produtoFloresPeríodo de floração
AlpinoEuropeuO caule está nu 30-40cm, pegajoso na parte superior.

As folhas são dissecadas, pequenas.

Azul brilhante, de 1 a 5 em inflorescência.Julho-agosto
Glandular15-60 cm com haste reta, pubescente na parte superior.Azul centáurea, raramente esbranquiçado ou amarelado, até 3 peças no pedúnculo.Junho - meados de agosto
ComumO caule é ramificado, altura 30-70cm. As folhas no topo são verde claro e abaixo são cinza. A planta é venenosa.Tons de azul, roxo, vermelho e rosa. Ocasionalmente branco.Junho a julho
OlímpicoO caule pegajoso é ramificado na parte superior. As folhas são elípticas, prateadas nas costas.Segunda quinzena de maio - início de junho
EscuroO arbusto mede 30 a 80 cm de altura e as folhas são cinza.Roxo escuro. Com esporas curtas. Decorativo.Fim de maio - começo de junho.
AzulAmericanoAs hastes são ramificadas no topo, espalhando-se. O arbusto tem até 50 cm de largura e até 70 cm de altura. As folhas são verde-azuladas, grandes - 6 cm.Semi-duplo, de tons de branco a azul e lilás. Grande.25-30 dias em maio
CanadenseFolhas serrilhadas dissecadas escuras, caule marrom. Adora sombra e lugares úmidos.Grande, com grandes esporas grossas. Vermelho carmim. O núcleo é amarelo limão.Junho
DouradoPlanta poderosa. Ainda é raro em nossas latitudes. Seca e inverno tolerante.Grande, ereto, dourado.Junho a julho
SkinnerO caule é reto, na natureza, até um metro de altura. As folhas são pequenas em pecíolos curtos, pubescentes abaixo.Pintado em cores diferentes ao mesmo tempo - escarlate, amarelo e verde.A floração dura 25-50 dias.
Em forma de lequeJaponêsPlanta alta, folhas ternadas em caules longos.Tem uma transição muito bonita na cor do azul profundo, do azul do céu para o branco.A segunda década de maio.
HíbridoVeio do cruzamento de espécies européias e americanas.A altura é de 0,5 a 1 metro.As flores são grandes, às vezes sem esporas. As cores são as mais diversas.Dependendo da variedade.

Aquilegia crescente a partir de sementes

No outono, após o amadurecimento, as sementes podem ser plantadas imediatamente em campo aberto. Essas plantas se reproduzem bem semeando. Brotos jovens geralmente eliminam. Mas, se necessário, eles podem ser deixados para mudas para plantio subsequente, em vez de arbustos obsoletos e cobertos de vegetação.

Quando cultivada a partir de sementes, a aquilegia florescerá no segundo ano. É importante saber que após um ano as sementes perdem a germinação.

Landing Aquilegia

É permitido plantar sementes na primavera. O material de plantio coletado antes do outono passado deve ser pré-congelado - estratificado na rua na neve ou em casa na geladeira.

Aquilegia é semeada em paletes espaçosas em solo pré-preparado. Para a mistura, pegue a mesma quantidade de areia do rio, húmus apodrecido e solo do jardim. O solo é umedecido e ligeiramente compactado. Polvilhe as sementes o mais uniformemente possível e cubra com uma fina camada (3 mm) de terra.

O plantio no topo é coberto com um pano natural denso ou papel de jornal e limpo em local frio (+ 16 ... +18 0C)

Os brotos eclodem por cerca de 2-3 semanas. Na fase de "2 folhas inteiras", as mudas mergulham.

Que horas para pousar

Para o cultivo em campo aberto, as plantas cultivadas são plantadas em junho. Aquilegia se presta bem ao cultivo a partir de sementes, e você pode escolher um momento conveniente para o produtor plantar. Antes do inverno, elas semeiam em outubro e as mudas são semeadas em abril.

Como plantar

O melhor lugar para aquilegia é sombra parcial. A bacia cresce bem em solos moderadamente úmidos, soltos e férteis. Em 1m2 tem 10-12 plantas.

Também sobrevive em canteiros ensolarados, apenas a duração da floração da captação e o número de botões será menor.

Aquilegia Care

Aquilegia é despretensioso em plantar, crescer e cuidar. Molhar, capinar, afrouxar o solo, você precisa se alimentar normalmente, sem nenhuma dificuldade.

Ele tolera secas moderadas e geadas comuns para a zona climática.

Isso é facilitado por um sistema de captação de raízes bem desenvolvido e profundamente penetrante.

Aquilegia de alimentação

Aquilegia é alimentado duas vezes por temporada. Ao mesmo tempo, ela precisa de fertilizantes minerais: superfosfato, nitrato, sal de potássio (50, 25, 15 g) e rega com infusão fraca de verbasco ou fezes de pássaros.

Aquilegia após a floração

Após a floração, a aquilegia perde seu valor decorativo. Para economizar vitalidade para um novo ciclo, as unidades de terra são cortadas. Se forem necessárias sementes, as hastes com o conjunto de frutas com muitas folhas são deixadas para amadurecer.

É importante cortar as árvores frutíferas antes que as vagens se abram e espontaneamente derramem seu conteúdo no chão.

Invernada

A planta é resistente ao gelo e o inverno é bom mesmo nas condições de taiga do norte. Abrigo especial para o inverno não é necessário. A exceção é para arbustos velhos com idades entre 4-5 anos.

Eles são removidos e substituídos por jovens, ou se, por algum motivo, o espécime precisar ser preservado, ele será coberto com uma camada de húmus, o que ajudará a manter as raízes congeladas.

A bacia é adequada para destilação. Ele já floresce em casa no mês de abril. Se você desenterrar rizomas no outono, plante-os em vasos grandes e altos e coloque-os na sala fria e sem aquecimento do inverno até o final de janeiro.

Por exemplo, no porão, garagem, armário ou varanda. Em seguida, obtenha e coloque em um local bem iluminado a uma temperatura de + 12 ... +16 0C. O parapeito da janela é ideal para esses fins.

Reprodução Aquilegia

Propagado por sementes, estacas e divisão do mato.

Para as estacas da primavera, faça brotos no início da primavera, enquanto as folhas ainda não floresceram totalmente. O identificador deve ter pelo menos um internódio a partir do qual novas brotações se formarão.

Raiz da maneira usual. O solo é escolhido solto, uma grande quantidade de areia de rio lavada é adicionada a ele. As estacas são embebidas em Kornevin, colocadas em caixas sob um filme ou cada uma é coberta com uma garrafa de plástico cortada. Molhar e arejar são moderados.

Quando as plantas se enraízam, são plantadas em um local permanente. Híbridos de baixo crescimento a uma distância de 25 cm, alta - 40 cm.

Ao dividir a captação é propagada somente quando absolutamente necessário e com muito cuidado. Por exemplo, quando você precisa plantar com urgência ou levar para outra localidade uma variedade rara.

As raízes profundas de um arbusto adulto são muito difíceis de dividir sem danos. Para isso, o mato é escavado completamente, as raízes são bem lavadas, podem secar levemente, quase todas as folhas e caules são removidos, deixando 2-3 pontos de crescimento para cada parcela estimada. Corte a raiz com uma faca afiada, sem danificar os brotos e as raízes.

O local do corte é polvilhado com carvão vegetal e cuidadosamente plantado em poços preparados, derramados com água, espalhando as raízes. "Swing" a captação será um longo tempo.

Doenças e pragas

Doença / PragasSintomasMedidas corretivas
OídioPlaca branca, enferrujada ou marrom nas folhas, escurecendo e morrendo da parte do solo.As partes infectadas são removidas, pulverizadas com uma solução de sabão em pó e sulfato de cobre ou antifúngicos contendo enxofre.
Ferrugem
Podridão cinzenta
PulgõesPequenos insetos de cor verde, revestimento pegajoso.Os arbustos intactos são tratados com Actellik, Karbofos, pasta de yarrow. Uso e precauções de acordo com as instruções.
Ácaro aranhaTeia de aranha, insetos nas folhas.

Pin
Send
Share
Send