Por que os gerânios viram folhas amarelas

Pin
Send
Share
Send

Às vezes, as folhas das plantas de interior começam a ficar amarelas e secas. O cuidado analfabeto muitas vezes se torna um provocador. Neste artigo, consideraremos todos os motivos possíveis e informaremos o que fazer. Mas primeiro, algumas palavras sobre a própria planta.

O Pelargonium, que cultivamos em casa (equivocadamente denominado gerânio), é uma planta interna bonita e despretensiosa em crescimento. Ele se encaixa perfeitamente no projeto paisagístico da horta, pois se sente bem nas condições da rua. É uma decoração maravilhosa da casa, um lembrete vívido do verão. Às vezes, a folhagem do "gerânio" fica amarela nas bordas. Gradualmente, o verde seca, cai, a aparência se deteriora bastante.

Se você não cuidar das flores a tempo, elas morrerão. Por esse motivo, você precisa estudar os erros padrão no cultivo de "gerânios" para que ele sempre agrade à sua aparência.

As principais razões para o amarelecimento das folhas em "gerânios"

As principais razões para o aparecimento de amarelecimento:

  • condições de criação são violadas;
  • a capacidade está selecionada incorretamente;
  • excesso ou deficiência de fertilizantes;
  • doenças;
  • rega irregular.

Por qualquer motivo, todas as folhas amarelas devem ser removidas e, em seguida, corrija as deficiências nos cuidados com a planta. Se isso não ajudar, será necessário um transplante em um novo solo. Nesse caso, todas as raízes precisam ser lavadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Erros ao cuidar de gerânios no quarto

O cuidado analfabeto é a principal razão pela qual as folhas amarelas aparecem nos gerânios. Esta planta é despretensiosa no cultivo, mas as regras básicas para seu desenvolvimento devem ser respeitadas. Conhecendo erros comuns, é mais fácil entender o que sua flor favorita de interior precisa.

Capacidade incorreta

A escolha de uma panela para o pelargonium deve ser abordada com muito cuidado. Alguns novatos em vão acreditam que as raízes precisam de muito espaço. Mas isso não é adequado para todas as plantas.

Gerânios internos em um recipiente apertado preencherão rapidamente todo o espaço com raízes e o crescimento das plantas diminuirá. Como resultado, as folhas começarão a ficar amarelas e secas. Usar um vaso muito grande também não é uma opção. Em uma panela espaçosa, o pelargonium começará a construir intensamente o sistema radicular, dando a esse processo toda a sua força. Por esse motivo, a floração será adiada.

Em uma grande área, existe o risco de estagnação da umidade, o que levará ao desenvolvimento de podridão.

Falta ou excesso de iluminação

Flor fotofílica de Pelargonium. É melhor colocá-lo no parapeito da janela, onde há luz suficiente. A franja amarela se forma nas folhas na sombra, eles vão começar a secar. Mas os raios diretos do sol também são fatais para o pelargonium. Aparecem queimaduras marrons.

Rega abundante demais

O gerânio interno é uma espécie tolerante à seca, que deve ser considerada ao sair. Basta regar uma vez por semana. Durante os verões quentes, a frequência de hidratação pode ser aumentada. A planta não tolera excesso de umidade. Uma característica é a aparência de amarelo na folhagem.

Falta de rega regular

Gerânio interno extravagante em relação à rega. Não tolera a falta de umidade, é ruim para o alagamento. É necessário encontrar um compromisso: regar o solo quando secar 2,5 cm, e se isso for difícil de seguir, a cobertura do solo é uma boa opção. Para isso, casca de pinheiro, turfa, pedra britada, chá, musgo e lascas de mármore são adequados. O tempo entre a rega aumentará, não haverá risco de propagação da podridão, será possível evitar o amarelecimento das folhas.

Solo incorreto

Para que as raízes do pelargonium cresçam bem, você precisa de uma mistura de terra fértil e solta. Pode ser comprado na loja. O solo coletado no quintal ou floresta pode não ser adequado para o gerânio interno e causará um desenvolvimento deficiente e falta de floração.

Leia também o artigo sobre variedades de pelargonium e os cuidados adequados para isso.

Alta umidade

Não apenas o sistema radicular, mas também as folhas são sensíveis ao excesso de água.

Não pulverize em uma planta a partir de um frasco de spray. Isso afetará adversamente a cor do verde, pode ficar amarelo.

Alta temperatura

Melhor gerânio interno cresce a uma temperatura de +20 ° C. Altos graus dão amarelo nas folhas. Isso ocorre especialmente no inverno, quando os radiadores de aquecimento aquecem o ar perto do parapeito da janela em que a planta fica. Com o resfriamento, o desenvolvimento do pelargonium diminui, a floração é adiada. Ela está se preparando para o definhamento.

Falta de fertilizante

O crescimento ativo e a floração rápida requerem boa nutrição. Para isso, precisamos de ferro, fósforo, potássio. Os nutrientes devem ser adicionados regularmente uma vez por mês. Você pode comprar uma mistura universal para plantas de interior com baixo teor de nitrogênio.

Recomendamos que você leia um artigo sobre por que o pelargonium pode não florescer em você.

Herbicida

Com o amarelecimento e a secagem das folhas, é provável que os gerânios do ambiente produzam produtos químicos na planta, por exemplo, preparações de controle de ervas daninhas. Pelargonium é sensível à higiene doméstica e cosméticos - purificadores de ar, sprays de cabelo.

Rascunhos

Muitas vezes, os gerânios internos são colocados nos peitoris das janelas. Não é de surpreender que esta bela planta seja sempre agradável aos olhos. Mas a ventilação regular prejudica a aparência do pelargonium. As folhas começam a ficar amarelas e secas, gradualmente tudo cai. Corrija a situação escolhendo um lugar sem vento.

Drenagem deficiente ou falta dela

Para drenar o excesso de umidade do sistema radicular, o vaso deve ter uma camada de drenagem. Na sua ausência, começa o processo de decomposição, que destrói gradualmente toda a planta. Seu início pode ser determinado pelas folhas. Eles começam a ficar amarelos sem motivo aparente.

Doenças e Pragas

Se, com um bom atendimento competente, as folhas do gerânio ainda ficarem amarelas, a causa poderá ser doenças de plantas de interior.

Podridão cinzenta

Patógeno: Botrytis cinerea (Botrite cinza). Vive no solo de um a dois anos. Ele se espalha ao vento, com terra, água e outras plantas infectadas.

Razões:

  • estagnação da umidade:
  • alta umidade;
  • pulverização excessiva;
  • uma grande quantidade de nitrogênio no solo;
  • falta de ventilação.

A doença é caracterizada por danos à folhagem. Parcelas com depósitos aveludados e manchas marrons se formam. Acima de tudo, a doença afeta as folhas inferiores.

Ambulância: tratamento com fungicidas (Fundazol, Vitaros).

Podridão da rizoctonia

Patógeno: Rhizoctonia solani. A infecção ocorre através do solo.

Razões:

  • número excessivo de curativos;
  • Exceder a temperatura admissível do conteúdo;
  • excesso de umidade;
  • déficit de luz;
  • falta de ventilação
  • uma diferença de 6 ... 8 ° C entre a temperatura do solo e o ar circundante.

A doença afeta as raízes e os caules da planta, manchas recuadas aparecem no caule. Um fungo começa a se espalhar ao longo deles (a uma altura não superior a 25 cm).

Ambulância: cessação da irrigação e tratamento com fungicidas (Fundazol, Vitaros, Rovral).

Alternariosis

Patógeno: Alternaria alternata. A infecção ocorre através do solo, especialmente em condições de estufa (quente e úmido).

A razão é alta umidade.

Manchas amarelas e marrons com um centro claro aparecem nas folhas. Com alta umidade, eles são cobertos com veludo escuro. Na maioria das vezes, a doença afeta o pelargonium zonal.

Ambulância: tratamento com fungicidas (Skor, Ridomil Gold, Rovral).

Verticillus murcha

Patógenos: Verticillium dahliae e albo-atrum. Vive no solo até 15 anos. A infecção ocorre através de raízes danificadas, ao enraizar estacas.

A doença é especialmente ativa no verão, com clima quente e secagem rápida do solo.

Começa com o amarelecimento das folhas inferiores. No futuro, a doença cobre toda a planta. Em um caso grave, o pelargonium deve ser jogado fora junto com o solo.

Ambulância: manutenção da umidade adequada do solo e tratamento com fungicidas (Fundazol, Vitaros, Rovral).

Ferrugem

Patógeno: Puccinia pelargonii-zonalis. É transmitido através de outras plantas afetadas com água e pelo ar.

Você pode determinar o início da doença por pontos marrons no caule. Então as folhas começam a ficar amarelas. Gradualmente todos eles caem.

Ambulância: redução da umidade do ar, interrupção da pulverização, eliminação de folhas doentes, tratamento com fungicidas (Topázio).

Se os gerânios das salas amareladas precisarem inspecionar a planta, ela poderá ter sido atacada por parasitas. Eles raramente afetam o pelargonium, uma vez que um forte cheiro específico os repele.

Pelargonium é geralmente incomodado por moscas brancas. Ela vive e coloca larvas sob uma flor. Se a colônia de pragas cresce para um tamanho grande, as folhas ficam amarelas ou marrons. Você pode ver a mosca branca a olho nu. Tem até 3 mm de tamanho com asas brancas.

Quando as folhas do gerânio começam a ficar amarelas e se enrolar para dentro, isso é uma invasão de pulgões. Livrar-se dela é difícil, mas real. Para fazer isso, todas as partes afetadas da planta são removidas e, em seguida, são tratadas com Fitoverm ou Mospilan.

Recomendamos a leitura de um artigo sobre por que as folhas podem enrolar e secar perto dos gerânios das salas e o que fazer com isso.

Residente do Sr. Summer informa: ambulância para gerânios e prevenção

Gerânio interno com folhas amareladas pode ser salvo. Dicas para alívio rápido do pelargonium:

  • ao transplantar, inspecione as raízes para apodrecer, danos à doença, se danificados, lave com uma solução fraca de permanganato de potássio, troque completamente o solo;
  • no outono e inverno, um vaso de flores é colocado mais longe dos radiadores, podendo ser retirado para uma varanda envidraçada (se a temperatura não cair abaixo de +12 ° C);
  • regado com água mole, defenda-o por um longo tempo e adicione uma pitada de ácido cítrico ou suco de limão (3-4 gotas);
  • constantemente inspecionado por danos causados ​​por insetos, fungos, tomar medidas oportunas para se livrar;
  • escolha o solo na loja, é um solo universal para plantas de interior;
  • quando o ar está seco, eles não umedecem o pelargonium do atomizador; é melhor colocar um copo de água ou argila expandida ao lado;
  • alimentado regularmente, pois a flor é sensível à ausência de nutrientes (escolha fertilizantes complexos na loja);
  • de modo que o pelargonium floresceu magnificamente, a poda é feita na primavera, deixando vários brotos;
  • se a planta se estender em uma direção, o vaso é virado para o lado ensolarado com lados diferentes;
  • antes de regar, solte o solo, o sistema radicular do pelargonium precisa de oxigênio;
  • no inverno, observam atentamente para que as folhas não toquem no vidro frio; daí secam, ficam amarelas e caem prematuramente;
  • em um dia quente de verão, no lado ensolarado, a janela é obscurecida por uma folha de papel ou um pedaço de gaze;
  • se o parapeito da janela estiver frio no inverno, para aquecer as raízes, coloque um suporte de cozinha sob a panela de madeira, uma toalha, um pano de lã em várias camadas sob a panela;
  • se não houver camada de drenagem no vaso com gerânios e o transplante não ocorrer em breve, perfure regularmente a terra em vários locais com um raio de calor;
  • no inverno, eles cobrem as baterias com uma toalha úmida e espessa, o que elimina a temperatura ambiente aumentada e o ar seco demais para o pelargonium no peitoril da janela;
  • Uma boa panela para o gerânio da sala é uma panela de cerâmica. A argila porosa passa pelo ar, o excesso de água evapora mais rapidamente, o ar entra no sistema radicular.

Lindas folhas verdes de pelargonium indicam saúde das plantas e cuidados adequados. Uma descoloração indica doença, pragas ou insetos.

Pin
Send
Share
Send