O repolho é um vegetal bastante popular entre os jardineiros. Isto é devido ao bom gosto e às substâncias benéficas que compõem a composição. É necessário observar o mau humor dessa cultura.
A chave para uma boa colheita são mudas fortes e saudáveis. Em lojas especializadas, é apresentada uma ampla variedade. Cada espécie tem suas próprias características. De repolho, você pode cozinhar muitos pratos diferentes. O vegetal também encontrou sua aplicação na medicina popular. Residentes experientes no verão costumam usá-lo para eliminar pragas.
Opções de plantio de repolho
O repolho é considerado parte da família crucífera. As sementes na aparência são semelhantes às sementes de rabanete. Devido à fotofilia e à alta resistência ao gelo, é bastante difícil cultivar esse vegetal em casa.
Método de mudas
Ao escolher um método de muda, eles são guiados por uma tecnologia crescente comprovada. É o mesmo para todas as variedades. O desembarque geralmente é realizado no início da primavera. Para determinar a data exata, leve em consideração o vencimento final e os recursos varietais. Ignorar essas recomendações é repleto de baixa produtividade.
As sementes precisam criar condições de efeito estufa. Antes de iniciar o procedimento, a semente é submetida a endurecimento e desinfecção. Os brotos geralmente aparecem de 5 a 6 dias após o plantio. O regime ideal de temperatura não excede +18 ° C. O passo final é a tensão do filme. Ele é removido após a formação da primeira folha verdadeira.
Para evitar o alongamento excessivo das mudas, a temperatura do ar deverá ser reduzida para +8 ° C. As atividades obrigatórias também incluem ventilação regular da sala e rega sistemática. Para este último, é utilizada uma solução rosa-clara de permanganato de potássio.
Duas semanas depois, os brotos são transferidos para vasos de turfa. Eles podem ser substituídos por moldes de plástico.
O plantio em solo aberto é realizado somente depois que a planta atinge certos parâmetros. No início, no meio do amadurecimento e no final do repolho, eles são muito diferentes.
Maneira imprudente
Este método, ao contrário da crença popular, não é difícil. Nesse caso, as sementes são plantadas em canteiros pré-preparados. O repolho plantado dessa maneira é caracterizado por maior resistência ao inverno e tolerância à seca. Se todas as regras forem seguidas, o risco de doenças fúngicas e virais será reduzido significativamente. As vantagens adicionais incluem crescimento rápido (devido à falta de necessidade de transplante), iluminação total, saída acelerada.
Entre os fatores que afetam a produtividade, destacam-se o estado inicial do solo, a eficácia das medidas preparatórias e o clima.
De maneira não-plântula, o repolho tardio e a meio do início são mais frequentemente cultivados.
Datas para semear repolho em 2019
Para obter uma boa colheita, você precisa escolher o momento certo para o plantio. Ao mesmo tempo, eles são guiados por fatores como:
- método de cultivo;
- a duração do período de muda;
- características varietais;
- local de desembarque.
Se o jardineiro decidir plantar o repolho em terreno fechado, as datas poderão ser alteradas por várias semanas. Isto é devido ao aquecimento mais rápido do solo nas estruturas de estufa.
Muitos são guiados pelo calendário lunar. Ao compilar, leve em consideração muitos indicadores. O resultado de uma análise tão séria é um cronograma no qual apenas alguns dias favoráveis são alocados para o plantio de repolho.
O calendário lunar tem 29 ou 30 dias. Este período é dividido em fases crescente e decrescente. Os dias em que a lua cheia e a lua nova caem são de particular importância. O plantio, realizado em período favorável, contribuirá para o fortalecimento da planta. A semeadura é recomendada na primeira metade do mês.
Na lua nova, o solo deve descansar e, na lua cheia, a colheita começa.
A melhor época para plantar e plantar repolho na lua crescente.
Em 2019, esse vegetal pode ser plantado em mudas em março (10-13, 15-18), em abril (8-12, 15-17). Plantio de mudas ou sementes cobertas em campo aberto em maio (7 a 17) em junho (5, 6, 9-15). O último diz respeito ao repolho de Pequim.
Dias adversos: março (5-7.20-22), abril (4-6, 18-20), maio (4-6, 18-20), junho (2-4, 16-18).
Ao escolher variedades, é necessário levar em consideração os objetivos que serão seguidos durante o plantio. Por exemplo, o repolho precoce é consumido fresco. As variedades de maturação intermediária são usadas para fermentação a curto prazo, posteriormente - para armazenamento a longo prazo e criação de espaços em branco.
A idade das mudas é determinada com base em sua condição real. A estação de crescimento é o período necessário para atingir a maturidade técnica. Geralmente é indicado em uma embalagem com sementes.
Muitos são aconselhados a plantar diferentes variedades de couve ao mesmo tempo. Isso se torna possível se o clima permitir.
Além disso, não se deve esquecer espécies e características varietais.
O repolho branco é considerado a cultura mais resistente ao frio. O mesmo pode ser dito sobre brócolis, couve-rábano, Savoy, ruivas e Bruxelas.
O repolho de Pequim é plantado depois de outras variedades. Isto é devido à sua termofilicidade e estação de crescimento relativamente curta.
Requisitos de solo para o cultivo de mudas de couve
A mistura de solo para mudas pode ser comprada em uma loja especializada ou feita de forma independente. A composição consiste em: terra do relvado, húmus em partes iguais e cinzas (1 colher de sopa.colher por 1 kg de solo).
Neste último caso, deve ser desinfetado e calcinado antes do uso.
Características do cultivo de mudas em casa
Ao escolher um método de muda, as sementes são semeadas em uma caixa ou em recipientes plásticos separados. Ao determinar o tempo, é necessário considerar as seguintes nuances:
- as mudas aparecem 8 a 12 dias após o plantio;
- para a formação de mudas adultas, leva cerca de 50 dias.
Com base nisso, as sementes devem ser plantadas na mistura de solo preparada 2 meses antes de as mudas passarem para o campo aberto.
Para obter mudas fortes, é necessário observar um certo regime de temperatura. Quando os brotos aparecem, não deve exceder +9 ° C à noite e +17 ° C durante o dia; caso contrário, as mudas se esticarão.
Uma escolha é realizada após o aparecimento do primeiro par de folhas verdadeiras. Este procedimento ajudará a fortalecer o sistema radicular, fornecer iluminação e nutrição adequadas. Os brotos na caixa não devem estar muito próximos um do outro.
As mudas são estritamente proibidas de derramar água fria. Isso pode desencadear o aparecimento de sinais de uma perna preta.
Cultivo de mudas em estufas e estufas
As sementes antes do plantio devem ser calibradas e processadas. Isso é necessário para evitar o impacto negativo de patógenos e pragas. A preparação adequada é a chave para a alta imunidade. A desinfecção é realizada com uma solução de permanganato de potássio.
O esquema é elaborado, com foco em um plano aproximado de atividades agrícolas. Se o jardineiro decidir recusar a colheita, deve-se deixar pelo menos 5 cm entre as sementes.Se esse item estiver presente, a distância ideal é de 3 cm.A profundidade de semeadura é de 2 a 4 cm.
Se as condições de temperatura exigidas forem atendidas, as mudas aparecerão 4 dias após o plantio. Eles devem ser polinizados com cinza de madeira. Durante o dia na estufa deve ser de +15 a +17 ° C, à noite - não mais que +9 ° C.
Características do plantio de vários tipos de repolho
Repolho branco pode ser cultivado em mudas e mudas. e as mudas são cultivadas apenas em solo protegido. Os demais tipos de repolho têm características próprias no plantio.
- O repolho chinês e de Pequim deve ser plantado imediatamente no chão. Ao cultivar mudas, torna-se necessário transferir os brotos de uma caixa comum para vasos de turfa e para o solo aberto. Esses eventos afetam negativamente a formação do vegetal.
- A couve-flor precisa de solo fértil. A planta é caracterizada por calor, luz e umidade. Se a temperatura do ar subir acima de +25 ° C, pode ocorrer secura excessiva do solo. O resultado é o surgimento de uma cavidade no coto e a formação de cabeças soltas de tamanho pequeno.
- Brócolis é colorido. O vegetal pode ser roxo, verde ou verde-amarelo. Sua característica é a despretensão. Dificuldades com o cultivo desta cultura geralmente não surgem.
- A couve não produz grandes e densas cabeças de couve. Suas características distintivas incluem a presença de formas com folhas encaracoladas e folhas planas, alta resistência ao gelo. Essa variedade é adequada para o cultivo em uma área sombreada. O solo pode ser caracterizado por baixa acidez. As mudas são colocadas em campo aberto quando a idade atinge 50 dias.
- Couve de Bruxelas tem uma haste alta, na qual pequenas cabeças de repolho aparecem ao longo do tempo. Seu diâmetro não excede 7 cm e o período de vegetação é de 135 a 160 dias.
- A couve-rábano é uma massa caracterizada por sabor e suculência suaves.
Preparando-se para aterrissar em campo aberto
O primeiro passo é escolher o lugar certo. Deve estar bem iluminado. A lista de requisitos básicos também inclui umidade e luz. Se o repolho for plantado na sombra, você não precisará esperar por uma boa colheita.
Nos dias mais quentes, recomenda-se que a planta sombreie um pouco. Caso contrário, folhas delicadas podem sofrer. Devido à luz solar direta, ocorrem queimaduras.
A cultura deve ser plantada em solo cultivado. A lista de opções ótimas inclui turfeiras de terras baixas, barreiras, várzeas e terras arenosas.
Para alcançar a máxima eficiência, você precisa monitorar o nível de acidez (pH). Para solos pododólicos, este indicador deve variar de 6,5 a 7,0; para solos de turfeira - de 5,0 a 5,5.
É estritamente proibido plantar repolho em solo ácido.
Para estabilizar a acidez, a farinha de dolomita ou a cinza de madeira são introduzidas no solo. Eles incluem magnésio e cálcio. Jardineiros experientes adicionam poeira de tabaco a esses componentes. Assim, eles impedem o aparecimento de uma pulga crucífera.
Também deve ser levado em consideração quais culturas foram plantadas no local selecionado anteriormente. É desejável que fosse trevo, batatas, cebolas. A lista é complementada por pepinos, anuários de forragens de beterraba.
O repolho extrai muitos nutrientes do solo, portanto, não é recomendável plantá-lo no mesmo local. A terra após essa cultura precisa de reabilitação fitossanitária.
Para tornar o solo mais fértil, é fertilizado com fertilizantes à base de potássio e nitrogênio. A maioria das atividades agrícolas é realizada na primavera e no outono. Além dos complexos minerais, a matéria orgânica é necessariamente adicionada ao solo. Minerais, adubo, esterco e húmus são depositados no solo no outono.
O local selecionado para o plantio é preparado no outono.
As camas precisam estar localizadas de leste a oeste.
A escavação aumenta a permeabilidade e a friabilidade do ar. Uma vantagem adicional do processamento do outono é a destruição de pragas. O fertilizante é introduzido no solo nos primeiros meses da primavera. A composição complexa deve incluir substâncias orgânicas (estrume apodrecido, composto) e minerais (potássio, fósforo). A mistura para alimentação pode ser comprada em uma loja especial.
Plantando repolho em campo aberto
Cada variedade tem seu próprio calendário de desenvolvimento e necessidades. Imediatamente em solo aberto, as variedades mais resistentes ao gelo são geralmente plantadas. Eles incluem repolho branco e couve lombarda. Eles criam raízes bem no final da primavera. As mudas são plantadas com a presença de folhas de 5 a 15 nas mudas. O momento exato do plantio é determinado com base nas características climáticas. A temperatura do ar em que o repolho é plantado no solo não deve ser inferior a +18 ° C.
A distância entre as plantas é de 25 cm, entre as fileiras de 40 a 50 cm. Para o repolho tardio, a distância deve ser aumentada em 10 cm. Após o plantio, elas são bem regadas e plantadas.
Essa cultura ama vizinhos. Entre as cabeças formadoras, você pode plantar cebolas, espinafre e várias saladas. Essas plantas têm um sistema radicular na superfície.