Narcisos em uma panela: plantio e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Os narcisos estão entre as primeiras flores que florescem na primavera. Botões reconhecíveis, compostos por 6 pétalas com uma coroa redonda no centro, adornam muitas hortas, deliciando a todos com um aroma agradável e uma beleza graciosa. Eles são bastante despretensiosos e nas condições da rua não exigem escavação anual ou manutenção especial. Cultivar essas flores em uma panela irá decorar qualquer casa ou apartamento e também permitirá que você obtenha um buquê perfumado não apenas na primavera, mas também em outro período do ano.

Variedades em vasos de Narciso

O gênero narcisos pertence à família Amaryllis e possui mais de 30 espécies diferentes. Alguns deles se adaptam às condições da sala melhor do que outros. Os seguintes são considerados os mais populares:

  • O papel (Papyraceus) tem até 11 flores brancas com um diâmetro de 3 cm cada. Eles são coletados em um único pedúnculo, com 30 a 45 cm de altura.Esta é a única variedade que não requer tratamento a frio e expele brotos na sala após 2-6 semanas.
  • Ziva (Ziva) com pequenas flores brancas pálidas localizadas até 10 peças em uma haste. A altura varia de acordo com a variedade, chegando a 15-35 cm em espécies brancas de papel em miniatura e 50 cm em Narcissus tazetta.
  • O ímã (ímã) possui grandes flores únicas de 12 a 14 cm, cada uma com uma coroa amarela e pétalas iluminando até as pontas. Cresce em comprimento de 40 a 50 cm e é adequado para cultivo em recipientes durante o processamento a frio preliminar.

  • O Avalanche (Avalanche) é multi-florido, ou seja, possui até 10 botões dispostos consecutivamente em um caule. Sua roseta é dourada e as pétalas são brancas. A altura do pedúnculo atinge 30-45 cm.
  • O ouro de fevereiro é distinguido por flores amarelas de 7,5 cm de diâmetro, localizadas em hastes de 30 cm de altura, cada uma com núcleo de terry e pétalas pontiagudas.
  • Bola de neve cresce 43 cm de altura. O meio e o perianto da cor branca compõem um broto com 8 cm de diâmetro.No ambiente natural, as flores aparecem em maio.

Os floristas também distinguem as variedades de gerânio, verger, erlichir e outras adequadas para apartamentos. Eles podem ser pintados em diferentes combinações de branco, amarelo ou bege, têm um núcleo regular ou com franjas, um número diferente de pétalas de perianto.

Seleção de lâmpadas

Para obter lindas flores saudáveis, vale a pena cuidar da escolha do material para o plantio. A semente é muito raramente usada para isso, mas o processo de cultivo é muito longo e trabalhoso. Na maioria dos casos, as lâmpadas são tomadas para esses fins, separando as crianças e as cebolas da mãe. Ao comprá-los de terceiros, você deve prestar atenção aos seguintes critérios:

  • material maior dará brotos mais fortes;
  • raízes difíceis de tocar garantirão o desenvolvimento saudável das plantas;
  • áreas moles e podres podem indicar a presença de uma doença ou armazenamento inadequado;
  • manchas e danos provocam a multiplicação de parasitas bulbosos.

As lâmpadas compradas por um longo período de tempo não devem ser armazenadas por muito tempo e é melhor plantá-las em recipientes o mais rápido possível. Se necessário, eles podem ser colocados em um local escuro, seco e ventilado por um tempo. Caso contrário, existe o risco de infecção pelo fungo ou enraizamento prematuro.

Recipiente para plantio

As raízes do narciso precisam de espaço para reprodução e crescimento; portanto, vasos ou recipientes precisam de pelo menos 15 a 20 cm de largura e 30 a 35 cm de altura. Para variedades pequenas que não ultrapassem 15 cm, é possível levar recipientes menores, mas com profundidade suficiente para o enraizamento. Você não pode exagerar nesse assunto, pois um excesso de espaço pode prejudicar a planta, atrasando sua floração. O recipiente pode ser de cerâmica ou vidro, caixas de madeira também são adequadas. Drenagem obrigatória no fundo para remover o excesso de umidade, evitará cebolas podres.

Solo necessário

O solo para plantio e transplante pode ser escavado na horta ou comprado em uma loja. Deve ser macio, desintegrar-se nas mãos e não grudar em torrões. É melhor diluir a terra comum com areia ou argila seca, adicionar serragem, cinza de madeira e fertilizantes minerais. Isso vai soltá-lo, fornecer circulação de ar e enriquecê-lo com elementos adicionais.

Algumas pessoas usam certas técnicas para receber flores rapidamente, por exemplo, para que você possa dar um buquê para o feriado. Para isso, são plantadas em perlita ou pequenas pedras e regadas abundantemente. As cebolas têm nutrientes suficientes para o pleno desenvolvimento da flor.

Condições para o cultivo de um narciso em uma panela

Esta planta é uma das mais despretensiosas em conteúdo. Mas, para obter botões bonitos e perfumados, ele deve fornecer um ambiente o mais próximo possível da natureza. Para fazer isso, você precisa ajustar os indicadores de temperatura, a iluminação da sala e a umidade nela.

FatorCondições
Localização / IluminaçãoVocê precisa escolher um local longe de plantas caprichosas, que podem ser danificadas por toxinas secretadas pelo narciso. Deve estar ensolarado ou ligeiramente sombreado, o que proporcionará flores abundantes e a longo prazo. Mas é melhor evitar a luz solar direta para evitar queimaduras.
TemperaturaApós o plantio, o tratamento a frio é necessário a + 3 ... +9 ° C, nos primeiros dias de adaptação do embrião e durante o período de floração é de cerca de + 10 ... +12 ° C, e durante o restante da estação de crescimento não é superior a + 15 ... +18 ° C.
UmidadePara pleno crescimento e desenvolvimento de pelo menos 70%, especialmente após a destilação de gemas. Os radiadores de aquecimento secam o ar, de modo que a planta deve ser removida e um recipiente cheio de água pode ser colocado nas proximidades.

Plantando um narciso em uma sala

O plantio de bulbos na sala é um pouco diferente da rua. Em particular, eles precisarão de tratamento a frio e destilação dos brotos em um ambiente especialmente criado.

Tempo de pouso

Você pode plantar narcisos no solo a qualquer época do ano, mas muitos querem florescer em uma certa data solene. Na maioria das vezes é realizado em tais termos:

  • plantar o mais tardar no meio do outono permite obter um buquê para o ano novo;
  • as cebolas enraizadas em dezembro-janeiro darão flores nos primeiros dias de primavera;
  • o desembarque no final de março fornecerá caules de flores para os feriados de maio.

Mais especificamente, as datas são determinadas pela descrição da variedade, cada uma com diferentes períodos de emergência das mudas.

O processo de plantar um narciso em uma panela

Ao plantar cebolas no solo, você deve seguir o curso passo a passo do trabalho:

  • No recipiente selecionado, coloque uma drenagem composta por 2-3 cm de seixos triturados, seixos ou argila expandida. Ele fornece uma saída de excesso de água e oxigênio para o acesso às raízes. De cima, despeje o substrato quase até as bordas da panela.
  • Coloque as cebolas, empurrando a raiz para baixo, deixando a distância entre elas. A parte superior de cada uma deve espreitar pelo menos um terço. Para um recipiente de 9 cm de diâmetro, são tomadas 3 cebolas de 1 cm.
  • Despeje o solo com uma pequena quantidade de água, que não deve cair nos rizomas. No topo, você pode cobrir o solo com uma camada solta de folhas ou serragem. Antes do surgimento das mudas, deve-se adicionar regularmente, impedindo sua secagem.
  • Após o plantio, coloque os vasos em local seco e escuro, a uma temperatura de + 3 ... +9 ° C. Se necessário, o recipiente pode ser coberto. Tais dificuldades não são necessárias apenas para as variedades Paper-like e Ziva, que podem ser deixadas diretamente na sala.
  • Após a germinação de brotos com uma altura de 5-7 cm, não antes de 1 a 3 meses, eles precisam ser adaptados às condições quentes. Ao mesmo tempo, coloque-os em uma sala com luz difusa a +10 ° C durante os primeiros 2-3 dias e, em seguida, você pode escolher um local constantemente iluminado a + 15 ... +18 ° C.

Se feito corretamente, os primeiros pedúnculos aparecem em 1-1,5 meses. Um tempo de floração mais preciso pode ser determinado conhecendo a variedade de flores plantadas.

Cuidados com o narciso em vasos

A assistência domiciliar envolve rega regular, fertilização de plantas e poda de brotos secos. Eles devem ser regados com água limpa e somente ao longo das bordas da embalagem de desembarque ou no palete. A frequência que você precisa é diferente em cada estágio do crescimento:

  • pela primeira vez, o solo deve ser umedecido imediatamente após o plantio;
  • despeje a água 2 vezes por mês durante o enraizamento;
  • depois de transferir as panelas para o calor, verifique se a terra não seca;
  • durante a floração, é necessário um aumento de umidade no ar e no solo;
  • com o amarelecimento completo das folhas, você precisa parar de regar.

Desde o início do aparecimento dos brotos até a floração, os narcisos precisam ser alimentados com fertilizantes contendo fósforo, potássio e nitrogênio. Vale a pena escolher com cuidado a hora e a quantidade de curativos, para não prejudicar as flores:

  • No início da estação de crescimento, quando as mudas aparecerem, use uma composição líquida ou solúvel em água.
  • Em seguida, aplique uma camada fina de solo no solo, colocando uma camada grossa de húmus ou estrume.
  • Na segunda vez, a fertilização mineral é introduzida quando os brotos aparecem nos pedúnculos e o procedimento é repetido a cada 2 semanas antes de começarem a florescer.
  • Após a floração, injete farinha de ossos ou substâncias granulares no solo, o que permitirá obter mudas no segundo ano.

Para que o período de floração dure mais tempo, a partir do momento em que os botões se abrem, é necessário fornecer frescura na faixa de temperatura de + 10 ... +12 ° C.

Cuidados com narcisos após a floração

Depois que os narcisos desbotam, as flores murchas são podadas e o caule verde é deixado intocado. A abundância de irrigação é reduzida e fertilizantes de ação lenta são introduzidos no solo, que será absorvido até a nova estação de crescimento. Folhas e pedúnculos podem ser podados sob a raiz somente depois que ficarem amarelos e finalmente secarem. Use com uma tesoura limpa ou uma faca.

Se as lâmpadas não forem desenterradas, o recipiente com elas será reorganizado em um local fresco e escuro. O material coletado é disposto em sacos de pano ou papel. No próximo ano, só poderá ser plantada em área aberta e, para os quartos, vale a pena levar as crianças embora.

Também vale a pena peneirar cebolas podres e danificadas, jogando-as imediatamente fora. E o resto deve fornecer uma sala de armazenamento seca e escura. As flores de uma lâmpada podem ser cultivadas até 3 vezes e, para maior propagação, é melhor usar os filhos.

Dachnik adverte: doenças e pragas de narcisos

Ao cultivar flores, você pode enfrentar muitos problemas. Entre eles, os mais comuns são:

  • A infecção por Fusarium ocorre com rega abundante, excesso de fertilizantes de amônia e mantendo as cebolas quentes e úmidas. Para prevenir a doença, eles precisam garantir uma manutenção adequada e também tratar com fungicidas antes de cada desembarque. Na presença de doenças, plantas e bulbos são rejeitados e destruídos.
  • Uma grande mosca narciso põe ovos nas raízes. Destes, as larvas aparecem, alimentando-se da carne das cebolas e levando à sua decomposição. Para identificá-los, você precisa pressionar a coluna, não deve ser pressionado na parte superior. O material infectado deve ser tratado com karbofos ou mantido por algumas horas em uma panela com água quente, mantendo a temperatura não superior a +43 ° C.
  • Os pulgões bulbosos aparecem sob escamas secas e se alimentam de sucos de rizoma. Isso amolece, torna a planta lenta, prejudica a floração. Para eliminar o parasita, é necessário tratamento térmico em água quente, como é o caso de uma mosca.
  • A podridão cinzenta (botritiose) afeta as folhas, deixando manchas prateadas e marrons sobre elas, e depois penetra nos rizomas. Os esporos do fungo se desenvolvem quando o ar é umedecido. Para combater duas vezes por mês, as áreas infectadas são pulverizadas com líquido de Bordeaux 1-1,5%, uma solução de captan 0,5% ou uma mistura de sabão e cobre (2 g de sulfato de cobre e 20 g de sabão verde). As raízes são tratadas com fundaçãoazol 0,2%.
  • Um carrapato de cebola vive no solo e penetra no bulbo por danos. O crescimento das plantas é suspenso, as flores e as folhas murcham. As cebolas danificadas devem ser removidas, as saudáveis ​​devem ser tratadas com calor.
  • Os nematóides se alimentam dos sucos das folhas e dos pedúnculos, dos quais passam para os rizomas. Eles combatem por tratamento térmico com água + 40 ... +50 ° C, na qual o material é imerso por um tempo.

A infecção geralmente ocorre devido ao solo insuficientemente higienizado que é coletado no jardim. Nesse caso, é necessário tratamento sanitário do substrato. Além disso, para a prevenção de doenças dos narcisos amarelos, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • afrouxe regularmente o solo e remova oportunamente as folhas secas e lentas;
  • impedir a inundação do solo criando drenagem e rega equilibrada;
  • crie condições ideais para o material de plantio, armazene-o a uma temperatura não superior a +10 ° C.

Se tudo isso for levado em consideração, muitos problemas com o cultivo de narcisos podem ser evitados. E então o peitoril da janela com flores encantará os olhos por mais de um dia.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como Plantar Cebolinha e Cebola em Vaso (Pode 2024).