Devolvemos a beleza e o florescimento à amada planta: como salvar o ciclâmen da morte?

Pin
Send
Share
Send

O ciclame é uma planta perene, tuberosa e eficaz que possui mais de 20 espécies.

Os amantes da flor costumam cultivar essa bela flor no peitoril da janela. Mas não se esqueça de que a planta requer cuidados especiais e, se for inadequada, a flor pode simplesmente adoecer e morrer.

O cíclame pode ser curado, mas é melhor tentar não levar a flor ao estado de murchamento.

Considere como salvar a flor da morte e retornar à beleza do ciclâmen e à rápida floração.

Características de crescimento

Cultivo de cíclame a partir de sementes só será bem sucedido se a tecnologia de semeadura for estritamente observada:

  • as sementes são colocadas em terra fértil;
  • O recipiente é coberto com vidro ou filme para criar um efeito de estufa;
  • todos os dias o material de cobertura é levantado, para ventilação.
Os primeiros brotos aparecerão em um mês, mas algumas sementes podem germinar até seis meses.

Assim que as mudas apareceram, a planta foi transferida para um local fresco com uma temperatura de + 14-16 graus. Primeira vez, um tubérculo se formará a partir do entediante. Só então a primeira folha da filmagem fina crescerá. A planta cresce primeiro devagar e sem ser notada, à medida que o tubérculo e o sistema radicular são formados.

Aproximadamente no dia 90, após o aparecimento das primeiras brotações, o cíclame pode ser transferido para um vaso permanente. Neste momento, a planta deve formar 3 folhas reais. Se tudo for feito corretamente, as plantas serão fortes e saudáveis. Se o procedimento de cultivo, na sua opinião foi bem sucedido, mas a flor ainda morreu, as razões por que isso aconteceu e o que precisa ser feito com ele são apresentadas abaixo.

Causas da morte de uma flor

Talvez, vários fatores na morte de uma flor sejam cuidados inadequados e ataques de pragas, estas são as razões mais comuns pelas quais uma planta é perdida. Existe uma lista em que os produtores de flores experientes determinam os principais fatores de murchamento:

  1. Rega incorreta. Uma das principais razões pelas quais uma flor morre. O ciclame não tolera a entrada de umidade nas folhas e tubérculos. Para irrigação, é melhor usar uma seringa ou seringa e injetar água nas proximidades do tubérculo. Assim que a umidade entra na folhagem, eles podem começar a ficar amarelos.
  2. Um grande número de fertilizantes minerais, introduzido no solo. O ciclame não tolera solos salinos, pelo que a introdução de orgânicos pode causar a decomposição do tubérculo.
  3. Ar seco e luz solar intensa pode fazer com que a planta murche.Se o cíclame dá inflorescências fortes e grandes, mas as folhas começam a ficar amarelas - nós imediatamente mudamos o lugar do conteúdo da flor.
  4. Congelamento de um arbusto. Isso pode acontecer se a instalação for instalada em um peitoril da janela frio ou em uma varanda.
  5. Pragas. Pulgões, tripes ou ácaros podem aparecer na planta e, em seguida, as folhas ficarão amarelas, e em sua superfície pequenos buracos podem aparecer.

Como reanimar em casa?

O principal programa de ressuscitação da planta é a melhoria do atendimento. Na maioria dos casos, é a rega errada que se torna a causa raiz da doença do ciclâmen. A flor gosta muito de umidade, mas o excesso de calor é fatal. A água não deve cair sobre a flor, a água deve estar na borda das panelas.

Para tornar o ar ao redor da planta úmido, uma bandeja com seixos úmidos ou turfa é colocada próxima a ela. Nas instruções detalhadas, nós lhe diremos o que fazer se a planta desaparecer.

Instruções detalhadas

  1. A primeira coisa a fazer é transplantar a planta. Remova cuidadosamente o tubérculo da panela e inspecione-o quanto à deterioração - de como e quanto a podridão se espalhou, a habilidade de reviver a flor depende.Descubra as partes podres, pegue uma faca afiada e remova-as para um tecido saudável. A fim de re-plantar esses lugares não estão apodrecendo novamente eles precisam ser processados. Para isso em 2 colheres de sopa. l de água diluir 1 gota de Prvicur e umedecer o local das secções.
  2. Depois disso, transferimos o tubérculo para um local quente, seco e bem ventilado e o deixamos por 24 horas, a fim de interromper o processo de decomposição. Em um dia você precisa verificar o ciclâmen, se houver lugares molhados na banheira, então deixe por mais 24 horas.
  3. Durante este tempo preparamos o solo - para realizar o processo de desinfecção, para isso precisamos despejá-lo em um recipiente especial e é bom para queimar no forno.
  4. Alguns jardineiros são aconselhados a colocar a terra por 24 horas no freezer, mas vale a pena saber que nem todas as doenças podem ser excluídas dessa forma, por exemplo, esporos de parasitas fúngicos podem suportar temperaturas muito baixas, permanecendo viáveis.
  5. Se o terreno é comprado na loja, então o processamento não é necessário, pois ele passa pelo processo de desinfecção no momento da embalagem. O pote deve ser enxaguado e enxaguado com uma solução de permanganato de potássio antes do plantio.
  6. Plante um ciclâmen e coloque durante 3 dias num local escuro, enquanto a rega deve ser muito moderada.
  7. Se durante este tempo as folhas verdes não começarem a ficar amarelas - o tratamento e o transplante do tubérculo foram efectuados correctamente, é possível transferir o vaso para o local habitual para o ciclame.
As pragas causam danos irreparáveis ​​a uma flor e é necessário combatê-las corretamente.

Você pode remover todos os insetos das seguintes maneiras:

  • Sabão inseticida, que é dissolvido em água a uma taxa de 50 gramas por 4 litros de água. A solução de sabão funciona bem contra ácaros e pulgões. Basta pegar um cotonete embebido em uma solução e processar as folhas da planta de todos os lados.
  • Phytoverm - esta droga provou-se na luta contra muitas pragas, sua qualidade positiva é a ausência de odor desagradável e absoluta segurança para os seres humanos e animais de estimação. Para tratar uma planta infectada com um carrapato, uma ampola com um produto químico é diluída para 0,5 litros de água. Se houvesse tripes - para a mesma quantidade de fluido, você precisa tomar 2 ampolas de 2 ml. A pulverização é realizada 2 vezes em intervalos de uma semana.
  • Argavertin - uma droga universal que destrói todas as pragas de insetos. 1 ampola é diluída em meio litro de água e a planta é pulverizada.Geralmente um tratamento é suficiente, mas para prevenção é necessário repetir o processo em 2 dias.

Medidas preventivas

O ciclame é uma planta exigente e caprichosa, exigindo cuidados oportunos e de qualidade.

É importante saber:

  1. A temperatura do conteúdo deve ser - 12-15 graus. Não abaixe o indicador para +10 graus. Aumentar para +20 também é prejudicial para a planta.
  2. Iluminação - uma planta muito fotofílica, mas a luz direta do sol pode causar danos irreparáveis ​​ao ciclâmen. Se o peitoril da janela, em que há um vaso com uma planta para estar no lado sul, certifique-se de equipar o sombreamento.
  3. Rega adequada - a humidade não deve cair sobre a planta e as suas raízes.
  4. Top-dressing oportuna, que deve ser feito somente se o ciclâmen de floração passa muito rapidamente. Neste caso, o composto é feito no solo na proporção de 1:10 ou 1 colher de sopa. l adubo mineral para plantas com flores.
Importante! Não multiplique a planta dividindo o tubérculo, pois a planta morrerá quase imediatamente.

É possível realizar a irrigação preventiva com soluções fracas: Fundozol, Alirin B, Gamaira ou Phytosporin. Estas drogas irão melhorar a condição da flor, tornar o seu sistema imunológico forte, capaz de combater várias doenças. A rega é realizada uma vez por mês.

Vídeos Relacionados

Assista a um vídeo sobre como salvar o ciclâmen da morte:

Conclusão

Se você fornecer a planta com o cuidado certo, e você será capaz de salvá-lo, ele vai agradar a flor desabrochar, e ele se tornará um ornamento do interior do apartamento. Assim que os primeiros sinais da doença da planta aparecerem, tome medidas urgentes, pois, seja o que for que você faça, ressuscite a planta quando ela morrer, apenas com o mínimo de dano.

Pin
Send
Share
Send