Reprodução de gardênia em casa: complicações e segredos da propagação de estacas

Pin
Send
Share
Send

Na família da mais louca há uma flor incrível chamada gardênia. Ele precisa de cuidados constantes e corretos, consistindo em rega sistemática, temperatura estável.

Se todos esses requisitos forem cumpridos, a planta lhe dará flores incrivelmente bonitas e perfumadas. Mas quais são as formas de propagação da gardênia? Leia sobre isso em detalhes em nosso artigo.

O que é essa flor?

Gardênia, como mencionado anteriormente, refere-se à família de mais loucos. Inclui cerca de 250 espécies. Uma flor está crescendo nas florestas subtropicais da China e do Japão. Estas são pequenas árvores e arbustos perenes. Brotos fortes são pubescentes, as folhas estão localizadas em frente, brilhante.

As flores são coletadas em escudos, às vezes crescem uma a uma. Em casa, a jardinaria gardênia é mais comum. Esta planta tolera perfeitamente a poda. Mas apesar do fato de que você pode facilmente formar a coroa, a flor gosta muito de sair.

Métodos de cultivo

Existem apenas duas formas disponíveis de reprodução das mudas e sementes de flores. Mas considera-se que o método das sementes é o mais complexo e quase não produtivo. O mais popular é o corte.

ATENÇÃO: Para reprodução e plantio, é necessária uma mistura especial de solo de areia, solo folheado, turfa, coníferas e grama. Os processos de transplante e reprodução são semelhantes, mas a reprodução tem suas próprias características.

Reprodução por estacas

Esta planta é considerada difícil de criar raízes. As estacas são mais corretas durante a poda de inverno (final do inverno - início da primavera até abril). Estacas repetidas podem ser permitidas no verão - antes da floração, mas não mais tarde do que em junho-julho. Para estacas, estacas apicais semi-lignificadas de brotos do ano passado de 8-12 cm com folhas são adequadas.

Para o enraizamento, o substrato é adequado, como para estacas de rosas. Deve ser solto, leve, arejado, permeável à umidade e ao ar. Mistura adequada de areia, sod, vermiculita. Fibra de coco e perlita devem ser usados ​​por causa da presença de cálcio neles. Há uma variante de estacas de enraizamento em pastilhas de turfa. Ainda há casos de enraizamento na água.

O processo de plantio de estacas:

  1. O corte inferior deve ser plano e liso.
  2. O pedúnculo deve ser inserido no solo a 1-1,5 centímetros, mas as folhas inferiores não devem tocar sua superfície.
  3. Folhas muito grandes em cortes são encurtadas em um terço, para não permitir que evapore muita umidade. Perto das folhas do peito mais altas não são cortadas, há um ponto de crescimento.
  4. Nas estacas você precisa deixar pelo menos algumas folhas, para que elas alimentem a planta até que as raízes apareçam.

Melhor do que os outros, são colhidas estacas que foram plantadas perto da borda da tigela.

Veja um vídeo sobre propagação de gardênia por estacas:

Como enraizar brotos?

  1. O processo de enraizamento é muito lento, pelo menos 3 semanas. Mas nem sempre tem sucesso, pois para a flor é importante fornecer aquecimento do substrato a partir de baixo, bem como suporte constante de temperatura +24 graus, ou melhor +30. Para garantir o aquecimento, é possível colocar o substrato em um vidro isolante térmico, no qual adicionar água quente, de vez em quando, substituindo-a por água pré-aquecida.
  2. Outra opção, como estacas de raiz, é abaixar o copo com brotos em uma garrafa térmica com água quente pelo menos durante a 1 ª semana. Se a temperatura estiver abaixo de +24, então as mudas são facilmente capazes de dobrar - elas adquirem uma cor escura e não criam raízes.
  3. Condições indispensáveis ​​e de efeito estufa - a planta é colocada sob uma tampa transparente para garantir o nível de umidade e temperatura. Durante o período de enraizamento, não deve haver ar, portanto o substrato precisa ser imediatamente umedecido, e a tampa deve ser selada.
    DICA: Estimular a formação de raízes pode ser por imersão das estacas na solução fitohormônio (raízes, epine, heteroauxin, galhardete, zircão).
  4. Após 3 semanas, sob o pacote, os primeiros rebentos jovens no ponto de crescimento superior a partir do seio da folha antiga tornar-se-ão visíveis. Após o seu desdobramento (aproximadamente 1 mês de enraizamento), pode ser transplantado para um solo de gardênia comum.

Nós usamos sementes

Outro método de propagar a gardênia em casa é cultivar uma flor a partir de sementes. Embora este não seja o método mais bem sucedido e eficaz.

  1. Para o cultivo de futuras plantas boas, somente sementes frescas serão necessárias, caso contrário, elas rapidamente perdem sua germinação.
  2. Se as sementes frescas são, então eles precisam ser encharcados para um começo no estimulante do crescimento. Suco de aloe ou zircon é freqüentemente usado. Em solução, eles devem ser mantidos por 2-3 horas. Depois disso, as sementes são semeadas através de uma peneira para a mistura do solo. No topo, eles são polvilhados com primer de azálea ou uma mistura de areia, terra de folha, turfa, coníferas e solo de turfa.
  3. A camada não deve exceder 5 mm. Regue a planta sem falhar, incluindo socada. Além disso, o recipiente em crescimento é coberto com vidro ou filme.Para a germinação, você precisa de um lugar quente (+ 25 graus), ventilação matinal de 1 a 2 horas todos os dias.
  4. As mudas aparecerão não antes de 1 mês. Mas se o processo cair no inverno, então deve ser lembrado que a planta ama a luz. Novos brotos precisam ser clareados, polvilhados e regados.

Veja um vídeo sobre o cultivo de gardênia a partir de sementes:

Mais cuidado

Para ver as primeiras flores um ano após o enraizamento, você deve seguir as regras básicas de cuidados:

  • regime estrito de temperatura;
  • cobertura superior;
  • rega regular.

Então, vamos considerar os principais pontos de atenção.

Iluminação

Boa luz é necessária quase todo o dia. No lado sul, a luz é suficiente, mas os raios diretos do sol podem ser danificados. No lado norte, não há muita luz, então a janela é adequada para a planta, localizada no lado leste ou oeste. No inverno, você não pode carregar uma flor ou girá-la em direções diferentes.

Condições de temperatura

No inverno e no verão, a planta precisa de um regime diferente. Na estação quente para floração e desenvolvimento, a planta precisa de cerca de 22 graus. Na estação fria há um marcador ativo de botões para a floração, por isso requer invernada e temperaturas de 16 a 21 graus.

Rega e Umidade

A jardinagem precisa de uma adesão estrita ao balanço hídrico, enquanto em diferentes períodos e em diferentes estações do ano as regras mudam. É por esse motivo que a planta é caprichosa. Durante o crescimento e desenvolvimento ativo, a planta deve ser regada abundantemente, mas depois a camada superior do solo secou completamente.

Na primavera e no outono, a gardênia requer rega de 2 a 3 dias após a secagem da camada superior do solo. E no inverno, a rega é reduzida, o abastecimento de água é mínimo. Para regar, a água precisa de um pouco quente, firme e limpa. Ajuste da chuva. Você pode adicionar suco de limão à água de vez em quando.

Para cultivar completamente a gardênia, é necessária alta umidade. Tem um significado importante durante o período de brotamento. Enquanto os botões estão fechados, a planta deve ser pulverizada todos os dias. Mas após a divulgação, você precisa parar com isso. No período de floração, um pequeno recipiente com água é colocado ao lado da flor para suportar a umidade.

Adubação adicional

IMPORTANTE: Para o desenvolvimento ativo e crescimento da planta, é necessária a fertilização com fertilizantes líquidos. Fertilizantes complexos para plantas com flores serão adequados, mas durante o período de aplicação é necessário reduzir o nível de saturação do fertilizante em 2 vezes.

Para reduzir a acidez do solo durante o brotamento e a floração, as preparações com ferro serão necessárias.

Se as raízes já cresceram de tal forma que ocuparam todo o fundo da panela, então você pode fazer curativos superiores orgânicos e minerais.

Assista a um vídeo sobre cuidados com a gardênia em casa:

Conclusão

Gardênia é considerada não apenas uma planta ornamental, mas também uma curandeira doméstica. As pessoas usam seus frutos, flores e raízes. Caldos e infusões são preparados com eles. A flor tem muitas qualidades curativas. Mas os produtores de hoje o amam mais por suas qualidades decorativas e aroma agradável.

Pin
Send
Share
Send