Dicas úteis sobre como cultivar o ficus de "Benjamin" em casa

Pin
Send
Share
Send

Ficus "Benjamin" não é apenas despretensioso e tem muitas propriedades úteis, mas também porque pode ser facilmente multiplicado.

É difícil cultivá-lo a partir de sementes.

A germinação das sementes depende do grau de maturação, condições de armazenamento, temperatura do solo e muitos outros fatores.

Cultivo do ficus "Benjamin" de galhos ou cortes, cortados da parte tronco da planta, não é de todo mais difícil do que cuidar de um ficus adulto em uma panela.

Cultivo de ficus

Como crescer ficus "Benjamin" em casa? É melhor fazer isso na primavera ou no verão, durante o crescimento ativo da planta.

Durante este período os rebentos estão bem estabelecidos e as jovens fichas crescem fortes e saudáveis.

De um galho

Como crescer ficus "Benjamin" de um galho? Para a reprodução, pegue os galhos do topo da planta ou os brotos laterais.

O ramo deve ser coberto com uma casca jovem, mas ainda não tem tempo para crescer mais leve. O comprimento é de 12 a 15 cm. Deve haver pelo menos três rins no ramo cortado.

Importante! Não multiplique plantas doentes! Apenas um ficus saudável dará bons cortes.

Corte o galho diagonalmente com uma faca muito afiada. Preliminarmente, aguçar o ponto com uma barra e polirpano macio ou use uma faca de papelaria com lâminas substituíveis. Quanto mais suave o corte, melhor o galho se enraizará.

Dica: em qualquer caso, não use tesouras e não rasgue os brotos - você só vai esmagar os tecidos delicados dos cortes e não obter sucesso.

Rasgue as folhas inferiores. Deixe apenas 2-3 folhas no topo.

Lave os ramos com água fria imediatamente após o corte.

Importante! No site do corte aparecerá suco leitoso abundante - látex.

Se não for lavado, ele se transformará em uma espécie de borracha e obstruirá os poros do ramo, evitando que ele absorva a água.

Lave o raminho por alguns minutos no ar e, em seguida, coloque em um recipiente com água morna.

Você pode dissolver nele um pouco estimulante enraizamento.

A água deve ser fervida e o recipiente - escurecido.

É melhor usar uma garrafa de plástico marrom, cortada ao meio - você coloca um galho no fundo e cobre o topo para que a água não evapore muito rapidamente.

Você também pode usar qualquer outro recipiente, coberto com um filme, mas então você tem que cuidar da escuridão - a luz solar direta em algumas horas queimará um galho.

Uma mini-estufa é necessária para o corte, porque é fácil secar no ar. As folhas não devem tocar na água, senão apodrecerão.

Ajuda: galhos não necessariamente enraizar na água.

Você pode colocá-los imediatamente em um solo úmido - uma mistura de turfa, perlita, vermiculita e areia em partes iguais e cobrir com uma estufa.

Isso ajudará a evitar um procedimento de transplante complexo e perigoso, mas as raízes se desenvolverão mais lentamente.

Coloque uma estufa com galhos em um lugar quente e brilhante por 2-3 semanas. Todos os dias a estufa precisa de arejamento por 15 minutos.

Remova regularmente folhas mortas e estacas e adicione água conforme necessário.
O primeiro sinal de que tudo está certo é o aparecimento de crescimentos na parte inferior do ramo. Depois deles, as raízes se desenvolverão.

Quando as raízes alcançam o comprimento 1-2 centímetros, é hora de transplantar a planta. Cuidado, as raízes são muito frágeis, elas são fáceis de quebrar.

Os ramos precisam ser plantados em um substrato leve especial. Muitas vezes, uma mistura de solo consistindo de areia, turfa, perlita e vermiculita em partes iguais é usada para isso.

Importante! Se o caule for transplantado cedo demais, ele morrerá por falta de umidade.

E se é tarde demais, pela falta de oxigênio nas raízes.

O solo de jovens ficus deve ser úmido, mas sem estagnação da água. A planta ainda precisa de uma estufa, não remova-a imediatamente, mas agora as fichas devem ser ventiladas - uma hora e meia por dia.

Em uma semana ou duas, se o enraizamento vai bem, a estufa pode ser removida.

Não adicione fertilizante ao solo. Agora o ficus precisa apenas de ar e água.

Importante! Para que a planta se desenvolva bem, seu solo deve estar quente. Aquecê-lo com uma bateria ou com uma almofada de aquecimento.

Quando as folhas jovens atingem seu tamanho normal, o enraizamento pode ser considerado realizado.

Da alça

Como crescer o ficus "Benjamin" das estacas?

Este processo difere pouco do enraizamento do ramo, exceto que ele permite que você obtenha muitas plantas de uma só vez.

Cortar as aparas do tronco principal. Basta pegar um pedaço com um folheto intacto.

O corte superior deve ser feito em centímetros acima do rim localizado na folha axilar. Este corte deve ser reto.

Corte inferior, oblíquo, fazer depois de dez centímetros.

Todas as recomendações para a escolha de uma faca, dadas na parte anterior do artigo, também se aplicam a este caso.

Para as raízes jovens não tem que perfurar a casca grossa por conta própria, faça incisões verticais na parte inferior da raiz, três centímetros de comprimento, tentando não danificar a madeira.

Em seguida, torça o tronco usando o mesmo método que o galho. A única diferença é que é melhor cultivar o talo imediatamente no solo e não na água. Isso ajudará a evitar o transplante, que as jovens fichas são mal toleradas.

Em conclusão, deve-se dizer que não é difícil cultivar fichas a partir de estacas ou galhos.

O principal é seguir todas as instruções e a planta será forte e saudável.

Fotos

A foto mostra o resultado do cultivo correto da figueira "Benjamin" em lixo doméstico:

Pin
Send
Share
Send