A aspergilose é uma doença infecciosa causada por fungos do Aspergillus, nos quais as membranas serosas e o sistema respiratório são afetados. Tal doença pode ocorrer em qualquer animal doméstico.
Por via de regra, na ave de rapina uma de duas formas da doença ocorre: Sharp. Essa aspergilose é caracterizada por fortes surtos em animais jovens.
Ao mesmo tempo, morbidade e mortalidade estão em um nível alto. Crônico. Geralmente é observado em indivíduos adultos de pedigree.
Além disso, podem ser galpões avícolas inteiros e aves individuais de um bando adulto. A doença torna-se crônica muito raramente. Isso acontece quando os pássaros vivem em um espaço confinado.
O que é aspergilose em aves?
A aspergilose afeta aves domésticas e selvagens. Assim, todos os indivíduos devem ser considerados como potenciais portadores de infecção.
Fungos Aspergillus, por causa do qual esta doença ocorre, foram encontrados em aves domésticas no início do século XIX.
Na maioria das vezes aspergilose é afetada por negros de pato, cisnes, gaios, perus e galinhas. Em condições naturais, o mais novo é considerado o mais sensível ao patógeno.
Pela primeira vez, os fungos do mofo foram encontrados no sistema respiratório das aves em 1815.
Foi A. Meyer na Alemanha que encontrou Aspergillus em brônquios e pássaros claros.
Mais tarde, em 1855, G. Fresenius no decorrer da pesquisa revelou um fungo no sistema respiratório da abetarda.
Estes eram sacos aéreos e pulmões. O cientista chamou a descoberta Aspergillusfumigatus. A doença em si começou a ser chamada de aspergilose.
Com o tempo, descobriu-se que tal infecção é encontrada em muitos mamíferos e até em humanos. Este é o fungo mofado mais comum, registrado em muitos países do mundo.
Patógenos da doença
Em aves de capoeira, a aspergilose ocorre devido a Apergillusflavus e fumigatus.
Às vezes pode ser alguns outros microorganismos. Sabe-se que esses fungos são mais encontrados no solo, no grão forrageiro e na matéria reprodutiva.
Os cogumelos não têm medo dos efeitos da temperatura. Eles se desenvolvem ativamente mesmo a 45 ° C. Algumas espécies de Aspegillus são resistentes a produtos químicos, incluindo fluidos desinfetantes.
A infecção ocorre por via aerogênica e alimentar. Na maioria das vezes, os indivíduos adoecem, embora às vezes a aspergilose se torne mais disseminada.
Seu surto ocorre apenas na presença de um certo número de microrganismos. Neste caso, geralmente a fonte da doença se torna lixo infectado no galinheiro.
Além disso, a causa pode ser um distúrbio de resistência causado por estresse, uma dieta inadequada ou o uso de drogas imunossupressoras.
Animais doentes e pássaros - esta é outra fonte de infecção, porque sua alocação infecta o estoque na sala e se alimenta.
Curso e sintomas
As aves de capoeira são mais frequentemente infectadas por via alimentar, isto é, os fungos entram no corpo juntamente com os alimentos em que são mantidos.
Menos muitas vezes os pássaros adoecem na inalação de esporos. A susceptibilidade máxima dos frangos é observada na fase de incubação. Assim, uma suspensão gelatinosa com Aspergillusfumigatus pode entrar na superfície do ovo.
Os principais sintomas são:
- falta de ar;
- respiração rápida;
- falta de ar.
Em casos avançados, chiado pode ser ouvido. As aves infectadas não têm apetite, estão exaustas e sonolentas. Quando infectado com certos tipos de microorganismos, pode haver perda de equilíbrio, bem como torcicolo.
Dependendo da idade da ave, a doença pode ser aguda, subaguda ou crônica. O período de incubação geralmente dura de 3 a 10 dias.
Com corrente aguda, a ave torna-se drasticamente inativa e quase completamente se recusa a se alimentar. Ela arrepiou penas e asas caídas.
Com o tempo, o indivíduo apresenta falta de ar e descarga da cavidade nasal. A forma aguda geralmente dura de 1 a 4 dias, com uma taxa de mortalidade de 80-100%.
Não sabe como isolar a casa? Leia sobre o isolamento do piso com poliestireno neste artigo!
Forma subaguda geralmente dura uma semana, um pouco mais raramente - 12 dias. Uma ave doente tem dificuldade em respirar rápidoe o indivíduo estende a cabeça e abre amplamente o bico.
Como a aspergilose geralmente afeta os sacos aéreos, quando inalados, os assobios e chiados são ouvidos. Mais tarde, há falta de apetite, sede forte e diarréia. As aves geralmente morrem de paralisia.
Diagnóstico
Uma série inteira de testes de laboratório é necessária para fazer o diagnóstico. Na maioria das vezes o diagnóstico é realizado após a morte do pássaro. Todas as amostras devem ser coletadas usando certos antissépticos.
O material resultante é colocado em um meio nutriente adequado. Normalmente é ágar baseado em dextrose ou solução de Czapek.
Testes sorológicos não têm muito valor. Isto é devido à natureza não característica dos antígenos.
Tratamento
Quando uma ave doente é confirmada com um diagnóstico, o tratamento com nistatina é realizado sob a forma de um aerossol.
Normalmente, esse procedimento leva 15 minutos e é realizado 2 vezes ao dia. Além disso, como uma bebida deve ser dada uma mistura de 60 ml de água e 150 mg de iodeto de potássio. Atenção especial deve ser dada à dieta e às condições de detenção.
Outra opção de tratamento envolve peneirar com nistatina a uma taxa de 350 unidades por litro de água e tratamento com aerossol da sala durante 5 dias.
A 1 m3, 10 ml de solução de iodo a 1% serão suficientes. Um bom resultado é a pulverização de solução de monocloreto de iodo ou Berenil 1%.
O quarto em que o indivíduo doente foi mantido, é necessário desinfete com solução de hidróxido de sódio 1% ou solução alcalina de formaldeído 2-3%.
Para o saneamento do inventário e a casa inteira, vale a pena escolher os meios de Virkon-S. Após esse tratamento, recomenda-se que o quarto seja caiado com uma suspensão de cal hidratada 10-20%.
Prevenção
Como medida preventiva, os tanques projetados para água potável e ração devem ser limpos e desinfetados diariamente.
Para evitar que a infecção espalhe aspergilose, é necessário adicionar uma solução de sulfato de cobre na proporção de 1: 2000 para a água das aves.
No entanto, este método não pode ser considerado o mais confiável. Os especialistas não recomendam usá-lo com muita frequência.
Como medida preventiva, as vacinas baseadas em Aspergillusfumigatus são permitidas. Para reduzir o número de microorganismos, você deve ventilar regularmente a sala. Para isso, a ventilação natural é mais adequada.
Se um surto ocorrer na granja avícola, um um conjunto de atividades:
- identificação de todas as fontes de infecção;
- exclusão de alimentos suspeitos da dieta;
- abate de aves doentes, que já começaram a paralisia;
- desinfecção de instalações na presença de aves;
- destruição atempada de estrume e de todos os resíduos.
Graças a essa abordagem letrada, é possível reduzir a mortalidade de uma ave ou evitar a infecção.