Rosas de luxo são o orgulho de qualquer florista. Mas, para preservar a beleza e a saúde da flor elegante, é necessário responder de maneira oportuna e correta às doenças ou ao aparecimento de pragas na planta.
A rosa pode ser afetada por vários parasitas: um ácaro, lagartas, um escudo rosado, tripes. Nós lhe diremos como lidar com produtos químicos e remédios populares com uma das pragas mais comuns - pulgões, encontrados em quase todas as plantas domésticas e de jardim.
Tipos de insetos
Ao ar livre, roseiras são atingidas por um pulgão verde rosado que aparece no final do verão. Este parasita tem um corpo verde oval e antenas marrons. Dimensões do corpo de 0,3 mm. Os locais do aglomerado são brotos e brotos jovens.
- Rosas de casa são mais propensas a invasões de pulgões brancos (sala). São pequenos insetos translúcidos de até 0,5 mm de tamanho, que em pouco tempo formam uma colônia capaz de cobrir completamente o vaso de plantas.
- Rosas com efeito de estufa podem afetar os pulgões. Esta espécie tem um corpo oval com cerdas no lado, coberto com um revestimento branco.
Todos os tipos de parasitas são caracterizados por alta atividade e fecundidade.
Avelã para flores
Pulgões se alimentam de suco de plantas. A planta afetada amarela e deformar as folhas, desacelera e, em seguida, pára completamente o crescimento dos brotos. A planta enfraquecida não tolera mudanças de temperatura, a sua resistência a doenças diminui.
Como ele aparece em plantas de interior e plantas de jardim?
Listados abaixo variantes comuns de aparência de pragas:
- Transplante de plantas para o solo afetado.
- Aquisição de um arbusto infectado.
- Um grande número de formigas no site. Esses insetos comem os pulgões secretados com um líquido, então as formigas protegem o pulgão e podem carregar as larvas do parasita de uma planta para outra.
- Falta de insetos e pássaros que se alimentam de pulgões.
- Para as rosas internas, uma praga pode sair da roupa, mas também os animais de estimação podem trazê-la para a casa.
Como se livrar?
Entre as várias maneiras de controlar pulgões em rosas, vários grupos podem ser distinguidos.
Métodos mecânicos
- Se o pulgão só apareceu em plantas, então é possível remover insetos, passando os dedos na direção do crescimento das plantas ao longo das hastes.Preliminar é necessário pôr luvas. Este método não é eficaz em lesões extensas de plantas.
- Com pequenos acúmulos de pulgões, jatos de água podem ser usados para lavar o parasita dos arbustos. Neste caso, você deve agir com muito cuidado, para não danificar as hastes ou brotos.
Remédios populares
Este grupo inclui uma variedade de infusões e decocções. Abaixo estão algumas receitas que são mais freqüentemente encontradas nas recomendações de jardineiros experientes. Então, o que você pode pulverizar a planta?
- Infusão de alho.
- É necessário limpar e moer cerca de 100 g de alho e despeje com água fria (cerca de 3 litros).
- Insista não menos de 3 horas.
- Após este dreno, adicione 3 litros de água limpa e misture.
Spray de infusão de alho de rosas pode ser uma vez por semana durante 2-3 meses.
- Infusão de batata.
- Deixe ferver os topos de batata amassados (0,5 kg de folhas - 5 litros de água).
- Infundir por pelo menos 2 dias.
A infusão esticada é usada para pulverizar plantas. Na infusão pronta, às vezes acrescente 50-70 g de sabão ralado. Entre aspersão vale a pena fazer uma pausa em uma semana.
- Solução de sabão.
- Sabão para colocar em um balde de água.
- Espere até dissolver completamente.
Você pode ralar sabão de antemão. Tal solução pode ser tratada com uma rosa ao primeiro sinal de lesões de pulgões. Spray deve ser toda a superfície, não apenas a área afetada. Você também pode usar uma solução de sabão para lavar caules, folhas e brotos.
Em seguida, um vídeo visual com outra receita popular para combater pulgões em uma rosa:
Produtos químicos
Para controlar os pulgões, você pode usar inseticidas comprados em lojas especializadas.
- Inta-Vir eficaz contra todos os tipos de pulgões, está disponível sob a forma de comprimidos e pó solúvel em água. Pulverize as plantas antes do início da floração. Pode ser usado tanto no jardim como em casa.
- Phytoverm é um grupo de inseticidas populares para o tratamento de plantas de interior. Também pode ser usado para plantas no campo aberto. A droga rapidamente se degrada na água e no solo, praticamente não polui o meio ambiente. Rosas de jardim são pulverizadas até o período de floração, interior - se os pulgões aparecerem.
- Aktara - um inseticida sistêmico, popular entre os jardineiros.A solução de Aktar não apenas pulverizou os arbustos, mas também os regou. Após 20 horas após a rega, o Aktara é distribuído entre os tecidos das folhas. A droga é resistente à luz solar, eficaz tanto em tempo seco como chuvoso. A ação protetora pode durar até 2 meses.
Antes de usar produtos químicos, vale a pena avaliar o grau de risco de inseticida para as plantas que crescem ao lado de rosas, especialmente para vegetais e frutas. Também não esqueça que Após o tratamento químico, as pétalas da rosa não podem ser usadas para fins cosméticos ou receitas culinárias. Qualquer uso de um produto químico especializado deve ser realizado em estrita conformidade com as instruções de uso.
Métodos biológicos
- Uso de outras plantas para evitar a propagação de pulgões. No campo aberto, você pode alternar roseiras com malmequeres, hortelã-pimenta, coentro, manjericão.Em casa, vasos com rosas se alternam com vasos, nos quais as plantas são plantadas, pouco suscetíveis a pulgões.
- Os pulgões têm inimigos naturais. Por exemplo, não se livre de joaninhas que se alimentam de pulgões. Perto das roseiras você pode organizar comedouros para atrair peitos e pardais, o que também ajudará a destruir a praga.
Como lidar com a variedade chinesa?
A rosa chinesa (hibisco) distingue-se por uma variedade de espécies, e o cuidado bastante simples e a resistência da flor tornaram-se populares entre floristas. Mas como todas as rosas, o hibisco não é protegido contra o ataque de pulgões.
Para se livrar de pulgões em uma rosa chinesa, você pode usar os métodos de controle de pragas descritos acima. No caso de pequenas lesões, será suficiente tratar a planta com uma solução de sabão. Se a área afetada é grande, então meios químicos podem ser usados (Aktara, Inta-Vir) de acordo com as instruções de uso.
O que fazer para prevenção?
Além de alternar roseiras com outras plantas, outras medidas preventivas devem ser usadas para evitar a disseminação de pulgões.
- A observância da temperatura e dos regimes hídricos no cuidado das rosas promove a formação de um arbusto forte, que suportará a invasão dos afídeos.
- Ao comprar mudas, você deve examinar cuidadosamente o sistema radicular e dispara. Não compre arbustos com vestígios de danos nas raízes ou caules.
- As rosas devem ser cortadas no tempo, removendo brotos danificados ou fracos, folhas secas e botões murchados.
- Não é necessário plantar rosas ao lado do viburnum, linden ou plum, estas plantas são freqüentemente afetadas por pulgões e servirão como fontes permanentes da doença.
- Medidas oportunas para evitar o acúmulo de formigas no local também são uma boa prevenção da infecção de pulgões.
- É necessário examinar cuidadosamente as plantas trazidas para a casa e buquês de flores para a presença de um parasita.
Conclusão
A proteção de uma rosa bonita de pulgões deve incluir medidas preventivas. Em caso de infecção de afídeos, métodos mecânicos, químicos e folclóricos de controle de pragas podem ser usados. Cuidado cuidadoso e pronta resposta ao aparecimento de parasitas evitarão grandes problemas associados a doenças de plantas.