Ekspitsiya: recomendações de cuidado em casa e uma foto de uma trepadeira

Pin
Send
Share
Send

O nome botânico desta planta vem da palavra grega episkios - "sombreado" e corresponde aos locais de seu crescimento natural.

Episódios herbáceos perenes espalham-se pela superfície do solo à sombra das majestosas árvores tropicais da América do Sul.

Na cultura interna, esta espécie é representada tanto por formas iniciais como por numerosos híbridos eficazes, combinando um padrão delicado de folhagem heterogênea com floração bonita.

Descrição geral da planta

Espyxii esta - plantas despretensiosas que gostam de calor têm um sistema radicular superficial, um caule subterrâneo espesso e numerosos bigodes suspensos com rosetas de folhagem afiliadas.

Placas de folha - grandes, ovais, pubescentes - têm a coloração de uma ampla gama de tons verdes e marrons com veios e manchas leves, iridescentes e delicadas. Folhas maduras, sem perder a decoração, permanecem no caule por vários anos.

Do final da primavera até o final do outono, os episódios são decorados com flores brilhantes que lembram sinos tubulares: branco como a neve, azulado, denso rosa, vermelho-fogo, laranja-alaranjado. Em algumas variedades dessas plantas, as bordas das pétalas são franjas.

Este vídeo fornece informações gerais sobre a planta:

Fotos

A foto mostra a liana Episce, com os devidos cuidados em casa:




Atendimento domiciliar

Episódios de todos os tipos e variedades não têm suco venenoso nem outras propriedades prejudiciais, mas nas salas, as plantas podem sofrer com correntes de ar, fumaça de cigarro ou produtos de combustão de gás.

O vídeo descreve detalhadamente os cuidados em casa:

Iluminação

O habitante do nível inferior dos matagais tropicais latino-americanos requer luz brilhante, mas principalmente dispersa.

A iluminação ideal é fornecida por janelas da orientação oriental e ocidental.

Nos parapeitos do sul, no período de primavera e verão, o sombreamento é necessário de 10 a 14 horas, e no norte, especialmente no período de inverno, o clareamento será necessário.

Ajuda! Em salas iluminadas com iluminação artificial intensa ou natural intensa, os episódios podem ser cultivados em vasos de flores, fixados nas paredes.

Temperatura

A planta amante do calor pode suportar, sem prejuízo de si própria, uma temperatura de + 35 ° C, mas o intervalo ideal ao longo do ano é de 18 a 25 graus.

Aviso: A temperatura crítica mínima é de + 16 ° C.

O epicurista deve ser protegido de correntes de ar e mudanças de temperatura, especialmente perigoso para ele no período de outono-inverno.

Recipiente e solo

As plantas, de acordo com o tipo de superfície do sistema radicular, são colocadas em vasos pequenos, baixos e pequenos. Mesmo para episódios maduros, o diâmetro do recipiente não excede 20-22 cm. Para remover o excesso de umidade no fundo do recipiente deve necessariamente ser um orifício de drenagem.

Um solo solto, neutro ou levemente ácido e moderadamente fértil é necessário.

Você pode usar o solo pronto para violetas e gesneriev, com o qual os episódios estão relacionados, ou para preparar uma mistura de duas partes de terra de folha com uma parte de turfa ea mesma quantia de areia grossa.

Também é útil adicionar musgo de esfagno picado e carvão esmagado.

Aterragem

No fundo do tanque de desembarque, coloque uma camada de drenagem de argila expandida ou pequenas pedras. Então é necessário derramar uma camada do solo preparado, e em cima dele colocar o sistema de raiz estendido.

Adicione a mistura do solo, compactando-a suavemente e sem enterrar o gargalo da raiz da planta e, em seguida, regando a "novaela".

Transplante

Transplante de espécimes de crescimento anual. Neste caso, as plantas podem ser transferidas para uma capacidade maior e polvilhadas com solo fresco, mas a cada dois ou três anos, é necessário um transplante de cura, com uma substituição completa da terra.

Importante! Após o transplante, a planta exigirá alta umidade e sombra moderada por uma semana.

O vídeo mostra como transplantar adequadamente em casa:

Rega e Humidade

O solo para Episódio não deve secar nem exsudar o excesso de umidade. A frequência de rega ideal para água mole à temperatura ambiente no período de primavera-verão é de duas a quatro vezes por semana, no inverno - com um pouco menos frequência.

Importante! Neste caso, não permita que a água caia nas folhas - caso contrário, elas formam manchas marrons. Possível rega mais baixa.

Essas plantas, especialmente as jovens, precisam de ar úmido. Em vez de pulverizar, para evitar que gotículas de água subam nas folhas, elas umedecem o ar devido à evaporação.

Para fazer isso, coloque a panela sobre um palete com pequenas pedras úmidas - seixos ou argila expandida.

Se o Episódio crescer em um recipiente pendente, coloque o musgo de esfagno entre as paredes da panela e do vaso e, em seguida, umedeça-o.

O regime de humidade ideal pode ser criado numa mini-estufa ou num terrário de jardim envidraçado.

Adubação adicional

No período de crescimento ativo e floração, na primavera e no verão, a fertilização é realizada a cada duas semanas.

Aviso: enquanto ambos os fertilizantes orgânicos e misturas minerais padrão para plantas com flores são diluídos com o dobro de água, como de costume, eles precisam de uma dosagem moderada de nutrientes.

No outono e no inverno, sem fertilização.

Floração

Um nativo dos trópicos, que não tem um período de descanso expresso, pode florescer efetivamente da primavera até o final do outono.

Se os gomos são formados pouco ou não são formados, os motivos estão na falta de cuidados, a saber:

  • o solo é secado regularmente;
  • o curativo superior contém muito nitrogênio;
  • o ar está seco e / ou frio;
  • a planta não tem luz suficiente.

Sob condições ótimas da flor, a flor desenvolve-se bem e continua a florescer a cada ano.

Aparar

Para formar um arbusto exuberante de uma bela forma fluida, os brotos são encurtados assim que a planta se desvanece.

Neste caso, as rosetas de brotos truncados podem ser plantadas no vaso da planta mãe, assegurando a formação de um fluxo denso de brotos novos.

Folhas secas devem ser removidas em tempo hábil.

Reprodução

A maneira mais fácil é a reprodução vegetativa por rosetas filhas e cortes de caule. Ao mesmo tempo, todos os sinais da planta mãe são preservados. O método de reprodução de sementes é mais trabalhoso e as características varietais neste caso são perdidas.

O vídeo fornece um guia detalhado para reprodução:

Sementes

As sementes são semeadas no final do inverno ou no meio do verão. Para obter espécimes jovens que florescem no ano da semeadura, as sementes são germinadas em janeiro-fevereiro.

As mudas de junho e julho só irão florescer no próximo ano.

Um material de semente fina é espalhado sobre a superfície de um substrato leve umedecido que consiste em turfa e areia em proporções iguais.

A cultura é coberta com vidro ou um filme de polietileno transparente, ar, umedecido e mantido a uma temperatura de pelo menos 20 ° C. Os episódios aparecem no décimo segundo dia.

Depois de duas ou três semanas, eles podem ser mergulhados e depois, à medida que crescem, podem ficar sentados em recipientes separados.

Rosetas decíduas

No período de crescimento ativo da primavera, uma roseta jovem, sem cortar o bigode-tronco, conectando-a com a planta principal, é cavada em um vaso separado com um substrato leve de solo que consiste de areia ao meio com turfa. A uma temperatura de 23-24 ° C, o enraizamento não leva mais que 10 dias.Depois disso, o bigode é cortado e plantado em um local permanente.

Estacas de caule

Na primavera, prepare o corte com três ou quatro nós a partir da parte lateral, que não tem os seus próprios bigodes. O pedúnculo pode ser preliminarmente enraizado em água ou imediatamente plantado em um vaso de solo leve, coberto com polietileno, ar, umedecido e mantido a uma temperatura ótima de 22-24 ° C. O enraizamento dos episódios ocorre dentro de 10 dias.

Aplicação

Decorativo ao longo do ano, o Episode, formando um tapete florido de brotos filhotes abundantes, é usado como uma planta de ampola eficaz.

Nesta capacidade, pode ser localizado nas superfícies laterais das aberturas das janelas, bem como nas paredes bem iluminadas por luz natural ou artificial.

Além disso, esta planta pode ser um ornamento de vários "jardins atrás do vidro" - terrários e mini-estufas. Neste caso, o episódio terá que ser substituído todos os anos por um espécime jovem, à medida que cresce rapidamente.

Possíveis problemas, suas causas e eliminação

A cor variegada das folhas é perdida, a folhagem e as flores murcham prematuramente com um excesso de luz solar intensa. É necessário pritenitar ou reorganizar a planta.

Áreas marrons nas folhas aparecem devido à rega com água fria. Deve ter temperatura ambiente.

Atenção por favor! As folhas ficam amarelas com um excesso de fertilizantes. Os episódios precisam de um molho superior moderado.

Gray scurf em folhas e flores é o resultado de infecções fúngicas. Eles infectam a planta com umidade estagnada, em um solo antigo e inalterado.

As bordas das folhas são giradas com rega regular insuficiente. É necessário estabelecer seu regime.

As pontas das folhas secam, rebentos jovens crescem menores em ar seco. Ele deve ser umedecido adicionalmente colocando o recipiente em um palete com pedriscos úmidos ou cobrindo-o com um esfagno úmido.

Folhagem encolhe em tamanho, atira esticar quando há falta de luz. Precisa de uma permutação ou plantio da planta.

Doenças e pragas

Para os episódios, o risco de infecções por fungos e podridão é perigoso. Sua planta permanece lenta em um solo bastante úmido.

A prevenção dessas doenças é o regime ótimo de umidade e a imediata remoção de água que se acumula na panela após a irrigação.

Se a infecção ocorreu, você precisa preparar os cortes das partes saudáveis ​​do Episódio e enraizá-los. Do resto da planta e do solo deve ser descartado, o recipiente deve ser desinfetado.

Importante! Em folhas e galhos de couro pubescentes, ocasionalmente pulgões, escudos, tripes, cochonilhas e mosca-branca podem se estabelecer.

Os únicos meios efetivos de controle dessas pragas são os inseticidas sistêmicos direcionados, que devem ser aplicados de acordo com as instruções do medicamento.

Episia é uma planta de ampola eficaz para salas quentes bem iluminadas. Ao observar condições descomplicadas de manutenção ideal, os brotos variados florescem de maneira brilhante e contínua a cada ano.

Pin
Send
Share
Send