Por que as uvas estão doentes com antracnose e como tratá-las?

Pin
Send
Share
Send

A antracnose é frequentemente encontrada em áreas com clima quente e úmido: no sul da Rússia, na Moldávia, na Ucrânia e na Ásia Central. Recentemente apareceu já na Bielorrússia e nas latitudes médias.

Esta é uma doença muito perigosa que afeta, principalmente as variedades de uva resistentes ao oídio e ao oídio e não sendo tratadas com fungicidas. Greves antracnose todas as partes da planta: brotos, folhas e bagas. Como não perder os sintomas da doença e reconhecê-los no estágio inicial?

Sinais de uva antracnose

Se você não começar a tempo para realizar medidas preventivas, então há todas as chances de o aparecimento desta doença desagradável. Primeiro de todas as folhas de antracnose são afetadas. Primeiro eles são cobertos com pequenos pontos escuros, que depois de um tempo se transformam em pequenas manchas acastanhadas com uma borda escura.

Graças a esses pontos, a doença recebeu outro nome: Pólvora ou Antracnose Manchada.

Um pouco mais tarde, essas manchas começam a aparecer nas fotos. Mais suscetível à infecção folhas jovens e hastes.

Essas marcas crescem rapidamente, cobrindo quase toda a área da folha, e adquirem um tom rosa sujo pronunciado.Folhas danificadas secam e desmoronam. Não é apenas a cultura que sofre, a planta frequentemente doente simplesmente morre.

Brotos infectados coberto com muito tempo manchas marronsque crescem dentro, expandem e se tornam marrom escuro. Os locais afetados começam a rachar. Com uma longa seca, os brotos secam e se quebram, e no tempo úmido apodrecem. Mais frequentemente da antracnose sofrem pecíolos, pentes e inflorescências de uvas.

Com a doença de cachos, nas bagas aparecem côncavas dentro de pontos redondos da cor marrom com um núcleo roxo. Devido ao padrão incomum desses pontos, a antracnose é freqüentemente chamada de olho da ave. Com o tempo, as bagas quebram, secam e caem.

A antracnose se espalha muito rapidamente e pode destruir até 80% de toda a colheita. É extremamente difícil lutar com ele, é melhor não admitir a aparência da doença.

Causas da doença

A antracnose é doença fúngica. Seu patógeno pode viver na planta por um bom tempo, cerca de 5 a 6 anos, sem mostrar sinais até um certo momento. O fungo hiberna em brotos e restos de folhas e desperta no início da primavera. Antracnose muito rapidamente ativada em alta umidade e t + 25-35C.

O ímpeto de sua aparição também é:

  • fortes chuvas torrenciais com granizo;
  • danos mecânicos em brotos quando podados de maneira imprópria;
  • falta de fertilizantes potássio-fósforo;
  • solo muito ácido ou salgado.
Quando uma planta está infectada, a antracnose é imediatamente transferida para outras pessoas. Ele pode se espalhar com a ajuda de vento, chuva e até mesmo ferramentas de jardim.

Fotos




Métodos de luta

Do que tratar, se doenças ou doenças para evitá-lo não eram possíveis? Ele deve imediatamente remover e queimar todas as folhas e brotos afetados e tratar a planta com uma solução de 3% da mistura Bordeaux. A primeira pulverização deve ser feita quando a parte aérea atinge 7-10 cm e a segunda após cerca de 2 semanas, mas já com solução a 1%.

Durante o tratamento, deve-se ter cuidado para garantir que o medicamento seja parte inferior de uma folha, mas não drenou para baixo. Para este propósito, é bom usar pequenos bicos. O tratamento é melhor feito no início da manhã ou à noite para evitar queimaduras solares.

Em outras 2 semanas, é desejável pulverizar as uvas com sulfato de cobre.

Infelizmente, remédios populares na luta contra esta doença não ajuda e se a doença começar, então terá de recorrer à "artilharia pesada" - fungicidas sistemáticos.Eles lidam perfeitamente com antracnose Ridomil, Abiga-Pik, Fundazol, Cartocida, Ordan, Skor e Acrobat.

Recentemente, para o tratamento de uvas a antracnose se tornou amplamente utilizada preparações biológicas: Gaupsin, Mikosan e Planris. O tratamento deve ser realizado regularmente, com um intervalo de 10 a 14 dias e deve-se minimizar a rega da planta. Bem, e, naturalmente, não se esqueça de medidas preventivas.

Prevenção

Para evitar o aparecimento de doenças, é necessário cuidar adequadamente da vinha. É impossível permitir espessamento do arbusto.

É necessário conduzir poda e pasynkovanie a tempo. Ferramentas e estoque devem ser tratados com uma solução forte de permanganato de potássio. A mesma solução pode ser processada e folhas de uvas.

Na primavera, antes do início da floração, é necessário pulverizar 1% de líquido Bordeaux ou cloreto de cobre. Após 2 semanas, o tratamento é repetido. A polinização da vinha com pó de enxofre ajuda muito.

No outono poda todas as partes removidas da planta são queimadas. Solo regularmente com cuidado afrouxar, regada e mulhada. O uso obrigatório de fertilizantes complexos, com predominância de cálcio e fósforo, escava entre linhas e destrói as ervas daninhas.Após a chuva pesada e granizo imediatamente passar processamento calda bordalesa ou fungicidas.

Variedades Vulneráveis

Especialmente freqüentemente afetados pela antracnose são variedades como:

  • Lydia;
  • Viorica;
  • Muromets;
  • Isabella;
  • Danko;
  • Caraburno;
  • Dniester rosa;
  • Husain;
  • Vierul.

Menos provável de ser infectado com uma variedade:

  • Riesling;
  • Chasla branco;
  • Cabernet Sauvignon;
  • Saperavi.
Deve ser lembrado que as uvas não são mofo, botrytis e oídio podem adoecer muito antracnose. Para evitar isto, é necessário realizar regularmente medidas preventivas e fornecer à vinha um cuidado completo e competente.

Antracnose - doença terrívelQue em poucos dias pode destruir toda a vinha. Se anteriormente esta região sofria de certas regiões, com um clima quente e úmido, agora a cobertura geográfica está crescendo e sem medidas de proteção não podem ser evitadas.

Vídeo útil:

Pin
Send
Share
Send