O esquema de plantar um tomate em uma estufa e um terreno aberto

Pin
Send
Share
Send

Tomate - planta calor amoroso, e se em áreas com climas quentes que podem ser cultivadas em campo aberto, para áreas com clima mais frio caber a decisão, como o cultivo de tomate em estufa. Ao mesmo tempo, o cuidado com a cultura e as regras de plantio variam. Um dos fatores mais importantes é a distância entre os tomates, que, quando plantados em terreno aberto e crescendo em condições de casa de vegetação, tem indicadores diferentes.

Para você, o desembarque em suas camas de tomates, forneceu-lhes cuidados adequados, e seu futuro - uma boa colheita, considere por que é tão importante manter a distância entre os arbustos, a partir do qual ele depende, e vai falar sobre as nuances de plantas que crescem em estufas e ao ar livre.

  • Do que isso depende?
  • Distância correta
    • Na estufa
    • Em terreno aberto
  • Regras básicas para o plantio de tomates

Do que isso depende?

Tomates - a cultura é bastante caprichosa, exigindo cuidado cuidadoso e trabalho laborioso por parte do jardineiro. Para crescer os arbustos, que dão uma boa colheita, é preciso fazer um grande esforço, que é por isso que é fortemente desencorajada a fazê-lo, eles muitas vezes fazem os donos inexperientes - para plantar os arbustos "a olho". Essa abordagem só pode ser aplicada se você não for plantar mais de 15 arbustos e tiver espaço suficiente para os tomates. Claro, a distância restante entre os tomates no plantio e na estufa e no jardim, vai depender também do que parcela de terreno que pretende atribuir a esta cultura, e quantas vai pousar mudas de tomate. O fato é que os tomates amam não apenas o espaço, eles também precisam de uma quantidade suficiente de luz solar, e se você planta arbustos muito próximos um do outro, eles podem começar a sombrear um ao outro.

Importante! Observe a distância entre as plantas é necessária para reduzir a possibilidade de doenças de arbustos. Além disso, quando próximos um do outro, os arbustos diminuem o crescimento e a cultura é subsequentemente reduzida.

Sabendo como o espaço é importante para a cultura, você pode evitar erros enquanto cuida dele, e depois - obter uma colheita maravilhosa, passando com sucesso problemas como doenças de arbustos. Resta entender a que distância é recomendada para plantar tomates na estufa, e em que - no campo aberto.

Distância correta

Determinar qual deve ser a distância entre as plantas, é necessário, contando com vários fatores. O mais comum e importante deles é uma variedade de tomates. tem o seu próprio esquema de plantio para cada classe, nós consideramos agora os requisitos básicos para cada um deles, independentemente de em uma estufa para crescer arbusto, ou no campo aberto. Distância entre variedades precoces será menor: entre as camas - um pouco mais de meio metro, entre os arbustos - 30-35 cm Pontuação exigir um pouco mais de espaço, entre as camas teria de deixar 65 cm em média, e entre as plantas - até 50 cm, não mais .. variedades tardias terão de alocar mais espaço: a distância entre as camas será de cerca de 75 cm e entre os arbustos de tomates permanecerá, como é o caso com notas médias, um pouco menos de meio metro.

Voce sabe Desde que deixou muito espaço entre as camas vazias - é irracional, pode estar entre as camas para plantar ervas: hortelã, coentro, salsa, manjericão ou aipo.

Assim, a distância entre os arbustos tanto na estufa como no terreno aberto dependerá de quão cedo ou tarde é a variedade de tomates que escolheu.

Na estufa

Método de cultivo de tomate em estufa é popular entre os donos porque as plantas produção sob condições de estufa aumenta. Devido ao fato de que na estufa, como regra, é limitada, é importante organizar o espaço corretamente: ao tomate desenvolvidas normalmente, não tocar uns aos outros, mas, ao mesmo tempo, não ocupam muito espaço, caso contrário, o jardineiro terá que reduzir o número de arbustos plantados.

Para o cultivo em estufas são perfeitas para variedades de tomate, tais como: "Caspar", "coração Bullish", "Sanka", "Big Mama", "Chapeuzinho Vermelho", "enchimento Branco", "De Barão", "mel-de-rosa", " Verlioika "e" Pink Flamingo ".

Para economizar espaço, é melhor escolher variedades altas. Sua vantagem é que eles vão puxar para cima e não para espalhar nas camas, e devido a isso, você pode reduzir ligeiramente a distância entre as plantas. No plantação de estufa é óptimo ter tomates a uma distância de cerca de meio metro, pode ser ligeiramente maior. A distância entre as plantas não deve ser inferior a 30 cm, se a variedade de tomate não é alto.

Importante! Se você decidir fazer para encurtar a distância entre os arbustos (entre as camas que não recomendo), então estamos preparados para o fato de que as plantas precisam necessariamente de beliscar,Porque o acesso à luz solar é necessário para o desenvolvimento favorável dos tomates.

Os tomates são recomendados para plantar em fileiras ao longo da estufa - de leste a oeste, e não do outro lado. Desta forma, eles terão mais luz. É desejável colocar uma linha nos lados e dois - no centro. Devido a este arranjo, você pode se aproximar de cada linha, o que simplificará os cuidados com eles e excluirá a possibilidade de acidentes desagradáveis ​​na forma de arbustos quebrados.

Em terreno aberto

Tendo um terreno disponível, os agricultores de caminhões geralmente não medem a distância entre as plantas, mas fazem isso intuitivamente "a olho". Este método é adequado no caso de você não planejar plantar mais de 15 arbustos, não cultivar variedades altas e não procurar obter a quantidade máxima de colheita. A desvantagem desta abordagem é que reduz significativamente o rendimento dos arbustos e pode até causar uma doença dos tomates. Para evitar que isso aconteça, é necessário dar mais tempo à planta e observar as normas.

Os esquemas mais comuns para o plantio de tomates em campo aberto são o multilinha ou o aninhamento de fitas,O método de aninhamento quadrado de arbustos também é usado. Recomenda-se organizar os arbustos em duas linhas, a distância entre eles não é inferior a 50 cm.Esta opção é adequada para variedades de altura média, para os mesmos tomates que crescem não muito alto, você não pode deixar mais de 40 cm.Esta distância vai facilitar a água - Você precisará colocar a mangueira neste corredor.

A distância entre pares de filas (também é chamada de passagem) é desejável para deixar cerca de 80 cm, essa passagem é necessária para que o jardineiro possa ir diretamente para a usina e realizar o processamento necessário do mato. Como um tomate ama a umidade, você pode fazer um pequeno truque e plantar as plantas não apenas no solo, mas colocá-las em trincheiras. O tamanho das trincheiras é determinado pela baioneta da pá: a largura da trincheira será a mesma da largura da baioneta, e a profundidade é determinada não menos simplesmente: a ponta da pá deve estar completamente imersa no buraco aberto. Em seguida, as trincheiras são regadas em abundância, após o qual é possível plantar mudas. Graças às trincheiras, a umidade do solo permanecerá mais tempo, o que evitará que você molhe os tomates com frequência.

Saiba mais sobre todas as características de cultivo em campo aberto: pimenta, alho, abobrinha e berinjela.

Regras básicas para o plantio de tomates

Tendo definido a distância que deve ser seguido quando crescer tomates, vale a pena ler e como plantar corretamente um arbusto, porque isso também depende do rendimento das culturas e seu desenvolvimento direto.

  • É necessário prestar atenção ao pH do solo - a acidez não deve ser superior a 5-6.
  • É desejável que o solo foi bem aquecido, que irá afectar positivamente o desenvolvimento de plântulas.
  • Prepare-se para o plantio de tomates pode ser no outono. Para isso, a terra precisa ser escavada. O solo necessitará de fertilizante, para estes fins, o estrume serve. A área de 1 quadrado. m precisará de 4 kg de fertilizante.
  • Plante tomates na primavera, em março. Se você selecionar uma variedade de planta refere-se à altura, é importante para fazer com que a geada passou, porque as temperaturas extremas podem prejudicá-lo.
  • Tomates não são subir alto, essas diferenças não tenha medo, porque eles são colocados no chão para que a superfície permanece apenas folhas visíveis.
Uma questão importante ao plantar tomates é a colocação de arbustos ou, como é chamado, o esquema de plantio. A escolha correta de tal esquema permitirá que a planta se desenvolva bem e subseqüentemente lhe agrade com uma colheita excelente.

É melhor plantar tomates em canteiros após o cultivo: pepinos, repolho, legumes, endro, cebola e cenoura.

Como vemos, o cultivo de tomates em campo aberto não é muito diferente do cultivo em uma estufa, mas eles têm suas próprias características. O principal é ainda manter a distância entre os arbustos e, se esta regra for negligenciada, o resultado do seu trabalho no cuidado com a planta dificilmente lhe agradará.

O tomate é uma planta caprichosa, por isso não se esqueça que apenas o cuidado adequado pode levá-lo ao sucesso - uma colheita bonita e deliciosa.

Assista ao vídeo: Novas tecnologias para o plantio de tomate - Programa Revista do Campo

Pin
Send
Share
Send