Cultivo de cereja "Shpanka"

Pin
Send
Share
Send

Pomares de cerejas são muito populares no nosso país. Depois de um inverno longo e frio, então tente experimentar uma cereja fresca! E todos sabem que a primeira variedade de cerejas é "Shpanka". Vamos falar neste artigo sobre o cultivo desta maravilhosa variedade, sobre o plantio correto de mudas e os cuidados necessários para a planta, o que garantirá uma boa colheita de cerejas.

  • Descrição da cereja "Shpanka"
  • Características das bagas (cor, forma, sabor)
  • Vantagens e desvantagens da variedade
  • Aterragem
    • Termos de plantio
    • Localização
    • Preparação do site
    • Aterrissar no chão
  • Cuidado de uma árvore
    • Rega
    • Adubação adicional
    • Cal
    • Aparar
  • Doenças e pragas
  • Colheita

Descrição da cereja "Shpanka"

Cereja variedade "Shpanka" - um híbrido, que é baseado nas formas parentais de cerejas e cerejas. "Shpanka" tem várias variedades e é cultivada em jardins ucranianos e moldavos. A descrição da variedade indica a altura da planta adulta em 6-9 m, mas nos jardins há cerejeiras antigas acima de 10 metros. A coroa em "Shpanka" é extensa e arredondada. Ramos se afastam do tronco em um ângulo de 90 graus, o comprimento do ramo adulto atinge três metros.

Como a madeira de cerejeira é frágil, então, com os ventos de furacões, os galhos podem se soltar do tronco.

Árvore de florescência começa na segunda quinzena de maio, períodos de floração pode ser deslocado em uma direção ou outra - isso depende de como quente vai se destacar em maio. A flor de cerejeira é uma bela vista, a árvore é coberta de branco e rosa.

Descobrir e essas outras variedades de cerejas, como o "Romã de Inverno", "Asha", "cereja Miracle", "farol", "A abundante", "Chernokorka", "Morozovka", "ruby Ural", "Lubsko", "Zhukovsky "" Besseya "" grande negro "" Turgenevka "" Juventude "" Chocolate "" Vladimir "" Kharitonov "" Morozovka".
Durante o dia, o perfume das flores atrai milhares de abelhas coletam néctar nas flores e copos enquanto polinização de plantas. As flores são coletadas em inflorescências de 5-7 cores. As flores consistem em cinco pétalas brancas brancas redondas com uma tonalidade rosa. Quando a árvore se desvanece, as pétalas murcham e voam, o meio da flor de cerejeira começa a crescer e a encher. Esta é a futura baga - cereja.

As folhas das plantas são lisas, com uma cor verde-escuro da placa de folha são ligados de cor borgonha ramos pecíolos. Frutas "Shpanki" amadurecem no final de junho ou início de julho, uma árvore jovem começa a frutificação no segundo ou terceiro ano de vida.

Importante! Algumas pessoas gostam de roer nozes de cereja.Mas o conteúdo dos ossos de cereja pode ser inseguro para a saúde, já que o nucléolo contém ácido cianídrico.
Nas árvores jovens, pode haver apenas algumas dúzias de bagas. Uma árvore adulta rende até 50 kg de bagas do quinto ao sexto ano de vida.

Características das bagas (cor, forma, sabor)

  • A baga é grande, o peso médio é de até 45 g.
  • Tem uma pele vermelha clara e uma polpa suculenta e escarlate.
  • Dentro da baga há um osso amarelo-claro redondo e amadeirado.
  • A forma da baga é arredondada, ligeiramente achatada.
  • O sabor das cerejas é doce, com uma leve acidez harmoniosa.
As bagas são montadas em grupos de cinco a seis peças e são fixadas com um corte curto, ao qual são colados caules longos de cor verde ou marrom.

O comprimento do pedicelo da baga é de 5-6 cm.

A frutificação de "Shpanka" é anual.

Uma árvore não pode amarrar uma colheita só se durante uma florescência maciça de árvores de fruto de pedra o tempo apresentou uma surpresa na forma de uma geada.

A parte do meio (o lugar da baga das bagas) fica preta sob as geadas de flores e, florescendo, elas não amarram frutas.

Vantagens e desvantagens da variedade

Os méritos da variedade incluem o seguinte:

  • pode crescer tanto em luz como em solos pobres e argilosos.Naturalmente, a colheita de bagas em solos inférteis será menor e a qualidade das bagas será pior, mas a colheita ainda será;
  • Cereja "Shpanka" - uma planta auto-fertilizante;
  • bastante simples no cultivo e despretensioso no cuidado;
  • a árvore tolera livremente geadas curtas a -30 ° C, e a geada a -18 ° C é a temperatura usual no inverno.
As desvantagens dessa variedade é que a árvore envelhece rapidamente e perde sua capacidade de dar frutos. 15-16 anos após o plantio, a árvore envelhece, a crosta se torna grosseira, se torna coberta de manchas espessas de "cola de cereja", os galhos secam e os galhos morrem - a planta morre.

A casca da árvore não é forte, o aparecimento de fissuras e incrustações de gomas na casca é afetado:

  • crescimento muito rápido de madeira;
  • geadas recorrentes na primavera;
  • geadas fortes do inverno.

Aterragem

Jardineiros têm que enfrentar muitos problemas no processo de cultivo de frutas de caroço. A principal razão para o aparecimento de tais problemas no jardim é o plantio errado de árvores, uma pequena distância entre eles.

Dado que a cereja "Shpanka" tem uma coroa larga e tridimensional, o espaço entre as árvores deve ser de pelo menos 2,5 a 3 metros.

Termos de plantio

Mudas de cereja podem ser plantadas na primavera e no outono.

Em regiões com invernos rigorosos, uma plantação de primavera é preferida, de modo que a árvore jovem tenha tempo de se enraizar e construir um bom sistema radicular antes do início da geada. O tempo para o plantio de primavera é escolhido assim que a neve cai e o solo no jardim seca um pouco.

Neste momento, a terra já está bastante quente, mas ainda retém umidade suficiente. Geralmente isso acontece no início de abril. Em áreas com clima mais ameno, as mudas de cereja são plantadas no outono. Um bom momento para o plantio de plantas jovens ocorre quando o calor do verão recua (final de setembro - todo o mês de outubro).

Se o desembarque é feito neste momento, antes do início da geada permanece um pouco mais de um mês, e desta vez a muda é suficiente para se adaptar às novas condições.

Localização

Para plantar uma cereja com sucesso, você precisa pensar cuidadosamente sobre a escolha de um lugar para plantar uma planta. Árvores frutíferas de pedra amam lugares ensolarados protegidos do vento para que durante os ventos frios de inverno a muda jovem não morra.

Ao selecionar um local, é necessário excluir locais úmidos baixos, nos quais as águas subterrâneas ficam próximas à superfície do solo.O sistema radicular da variedade "Shpanka" é muito ramificado, seu volume é quase duas vezes maior que o volume da copa e a profundidade das raízes atinge um metro e meio. Se a planta é plantada no terreno pantanoso, então, com raízes tão profundas, é possível contatá-las com fontes subterrâneas de umidade, o que causará a sua decomposição e a morte da cereja.

Cereja não gosta de sombra e sombra parcial - em tais condições, o crescimento da árvore diminui, a formação das culturas não pode ocorrer. Se o vizinho das mudas de cereja "Shpanki" acaba por ser uma noz, a distância entre estas plantas deve ser de pelo menos 4-5 metros.

Voce sabe Durante a primavera floração dos jardins, as abelhas começam a coletar mel de cereja. Este mel é um dos primeiros, cor amarela brilhante, sem aroma forte, consistência líquida. É um bom agente antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Mel de cereja é útil para pessoas que se recuperam após uma doença grave, seu uso aumenta a imunidade.
A noz é um vizinho muito agressivo para qualquer árvore, como cresce muito rapidamente para cima, e pelo terceiro ano da sua vida a coroa já ocupa um volume no espaço de mais de quatro metros.Ele obscurece e deprime todas as árvores que crescem no bairro.

Preparação do site

Antes de comprar mudas de cereja, o jardineiro precisa pensar no lugar do futuro plantio. O local escolhido é limpo de ervas daninhas e árvores e arbustos não-portadores. Depois disso, a marcação de terreno é feita, onde você pode ver os locais para cavar os furos de aterrissagem.

Aterrissar no chão

Ao colocar um pomar de cerejas, todos os requisitos para o plantio correto desta planta devem ser considerados:

  • Uma cova de 50 cm de profundidade está cavando, a largura da cava deve ser de pelo menos um metro;
  • a distância em uma linha entre dois poços de aterrissagem é deixada em vista do desenvolvimento futuro da coroa - de 2,5 a 3 m;
  • a distância entre duas fileiras de cerejas é deixada em vista do desenvolvimento futuro de um extenso sistema radicular - de 3,5 a 5 m;
  • um balde de fertilizantes orgânicos (adubo, húmus, húmus) é despejado no poço de desembarque já pronto e misturado com o solo;
Os fertilizantes orgânicos também incluem palha, excrementos de pombos, farinha de ossos e peixe, soro de leite, cascas de batata, cascas de ovos, casca de banana, pó de tabaco, cascas de cebola, urtigas, esterco de ovelha.
  • mais 10 litros de água são despejados no poço de aterragem;
  • após a absorção parcial de líquido no solo, uma muda de cereja com cavalos perfeitamente alinhados é colocada verticalmente na fossa;
  • o sistema radicular da muda é preenchido com solo;
  • ao redor do tronco de plantas plantadas formam cordões de terra circulares (arcos para irrigação);
  • A árvore jovem plantada fica sob a raiz com 10 litros de água.
No futuro, todos os dias sob a raiz da árvore derramado um balde de água. Essa rega será feita até que a planta não crie raízes em um novo local.

Uma indicação de que a muda começou será a aparência de novos ramos laterais ou folhetos.

Os troncos da árvore de cereja podem ser cobertos com cobertura morta, composto ou três ou quatro anos de húmus podem ser usados ​​como cobertura morta.

Um rebento requer um balde de compostagem.

Após o plantio próximo ao tronco da planta (10-15 cm), uma estaca de madeira (altura de até 1 metro) é direcionada para o solo, ao qual uma muda é amarrada. Isso salvará a planta jovem da quebra no tempo ventoso.

Importante! Ao plantar uma cereja, você precisa prestar atenção especial ao fato de que, ao plantar, não deslize o pescoço da raiz da planta abaixo do nível em que a muda cresceu no viveiro.Esta transição é claramente visível a olho nu: uma parte da árvore que cresceu no ar será de cor castanha clara, a parte subterrânea terá uma cor mais clara.
O topo da planta plantada é cortado em um terço do comprimento com a ajuda de um podador de jardim. Isso facilita a rápida adaptação da muda e o desenvolvimento de seu sistema radicular.

Cuidado de uma árvore

A fim de obter uma colheita estável de cerejas, o jardineiro precisa cuidar adequadamente das árvores:

  • soltar o solo e formar adequadamente a coroa aparando;
  • a tempo de regar, cuide da casca;
  • tratar plantas de doenças e insetos nocivos;
  • cobrir o solo de palha perto dos troncos;
  • fertilizar e garantir a ausência de ervas daninhas.

Rega

A cereja deve ser regada na ausência de chuva pelo menos uma vez por semana, usando ao mesmo tempo 40-50 litros de água por planta adulta.

É necessário cobrir a cobertura morta com o solo acima da camada radicular do solo - isso reduzirá a evaporação da umidade do solo e a necessidade da água da planta.

Períodos em que a cereja precisa de rega diária:

  • o tempo de floração da árvore (meados de maio-final de maio);
  • tempo de enchimento de frutas (segunda década de junho).
A ausência de umidade se dará a conhecer a frutos duros e secos, não ganhando o peso adequado, sem gosto e claramente deformado.

Se a cobertura estiver ausente, então é necessário realizar um afrouxamento semanal do solo na camada de raiz - este procedimento também ajudará a evitar que o solo úmido seque.

Uma solução muito boa seria regar regularmente a planta no verão. Se o jardineiro tiver essa oportunidade, você pode providenciar uma irrigação por gotejamento no jardim de cerejeiras.

Para calcular corretamente a dose diária de umidade em cada cereja, você precisa considerar que cada planta terá 20-30 litros de água.

Adubação adicional

Para frutificar a fruta de pedra permaneceu estável e anual, as árvores precisam ser alimentadas.

Molho superior anual de primavera. O tempo para o top dressing é o final de março - meados de abril. O círculo de cerejas próximo ao tronco é limpo das folhas do ano passado e o nitrato de amônio é aplicado na camada superficial do solo.

Para cada metro quadrado de solo, são recolhidos 20-30 g de salitre, após o que a água é vertida sobre o fertilizante (2 baldes).

Penso superior na primavera para plântulas mal-hibridas. O solo na vizinhança do círculo de estoque é umedecido com fertilizante líquido.O fertilizante é feito assim: 20 g de ureia se dissolvem em um balde de água, quantidade suficiente para uma planta.

Top curativo de verão, após a frutificação da cereja. A planta é regada com uma mistura de alimentação composta por 3 colheres de sopa de superfosfato e 2 colheres de sopa de cloreto de potássio misturado com 10 litros de água. Para cada árvore adulta você precisa de 3,5 baldes de uma mistura líquida.

Molho superior do outono para as cerejas que saem no inverno. O curativo de verão é repetido, combinado com a introdução de orgânicos bem decompostos, na quantidade de 0,5 baldes de fertilizante na camada de raiz de cada planta. Como fertilizantes orgânicos é possível tomar estrume de gado, húmus de dois anos, composto, húmus.

A aplicação de fertilizantes é realizada somente após o solo sob a planta ter sido limpo de folhas caídas e ervas daninhas.

Cal

A casca de cerejas jovens (menores de três anos) deve ser protegida das queimaduras solares. Para isso, no início da primavera, o tronco e os ramos de cerejeira mais grossos são colocados em uma capa de papel branco. Esta capa "protetor solar" pode ser feita a partir de um rolo de papel de parede antigo.

Os troncos das árvores frutíferas adultas são caiados todas as primaveras. Para muitas pessoas, árvores caiadas de branco e elegantes são um sinal da chegada da primavera e do início da Páscoa. Mas o branqueamento não é feito para decorar, protege as plantas de insetos prejudiciais, queimaduras solares e doenças.

Uma lima não é suficiente para branquear, adicionar e misturar vários outros ingredientes úteis na solução:

  • 10 litros de água;
  • 3 kg de cal-pushonki;
  • 1 kg de estrume de vaca fresco;
  • 1,5 kg de argila;
  • esfregou em um ralador de 100 gramas de sabão em pó.
Tudo isso é misturado e deixado para persistir por 4-5 horas. Quando a composição para branquear dissolve sabão em pó - a solução está pronta para uso.

Aparar

Cereja "Shpanka" - uma árvore com um tipo de buquê de frutificação e vincula bagas em brotos anuais. Para a realização era permanente, você precisa gastar a poda anual de primavera da planta.

Aprenda também sobre a poda de árvores frutíferas como pêssego, maçã, cereja, pêra, ameixa, damasco.
Poda é realizada usando um podador de jardim ou uma serra de jardim. A melhor época para esse procedimento é no início da primavera, antes que os brotos inchados comecem a crescer.

Quais são as podas anuais:

  • modelagem pura da coroa da planta;
  • Não dê a árvore coberta de galhos extras (engrosse a coroa);
  • a poda promove o fato de que as bagas crescem;
  • aumento no rendimento global;
  • após a poda, a planta acumula muitos ramos de frutas jovens.
Voce sabe Na cultura japonesa, a flor de cerejeira espetacular e majestosa é muito apreciada. Os japoneses tiram férias semanais, tentando cronometrá-los especificamente para a bela floração desse tipo de cereja com frutas não comestíveis.
Como formar uma cereja jovem:

  • no ano de plantio mudas da planta são podadas, deixando apenas 5-6 ramos. Estes são os ramos esqueléticos da planta, a distância aproximada entre eles é 10-15 cm.O resto do crescimento jovem é esculpido por um secateur;
  • pelo segundo ano de vida as plantas precisam cortar ramos que crescem dentro da copa das árvores. Ligeiramente encurtado ramos esqueléticos excessivamente crescidos, a planta deve crescer mais em largura, ao invés de altura. A poda é direcionada para a formação geral e para o fato de que a coroa não é engrossada por ramos supérfluos;
  • nos anos subsequentes tal poda deve ser realizada a cada primavera. Ao velho, as árvores de dez anos de idade, ao cortar os galhos secos e sem vida, são limpas.Assim, a cereja velha é rejuvenescida, e o período de sua frutificação é prolongado por vários anos.

Importante! Todas as seções em uma casca de árvore são cobertas com verniz de jardim ou tinta a óleo comum após o término da poda.
Como cozinhar var jardim: 250 g de solidol, 200 g de cera e 50 g de resina de pinheiro são colocados numa panela velha. A capacidade é colocada em um banho de água e mantida lá até que todos os ingredientes estejam misturados. Você deve obter uma consistência de creme de leite grosso.

Se a composição resultante for muito líquida, ela pode ficar um pouco mais espessa ao adicionar cinzas de madeira. Você pode tornar a solução mais líquida com qualquer óleo vegetal.

Doenças e pragas

Cereja "Shpanka" é afetada por tais doenças fúngicas como coccomicose, moniliose, antracnose.

Cockcomic de cerejas é mostrado em manchas vermelhas em uma lâmina de folha verde, um revestimento branco e rosa de esporos de cogumelos na parte inferior da folha e deformado, não é adequado para comer bagas. As folhas afetadas caem da planta nos meses de verão. Uma das consequências da coccomicose é que a árvore entra no inverno doente, enfraquecida, e isso pode levar à sua morte.O fungo malicioso hiberna em folhas caídas.

Medidas preventivas contra coccomicose:

  • tratamento na primavera da mistura Bordeaux de folhas jovens;
  • no fim da floração - tratamento do jardim com preparações de Topsin-M ou Skor;
  • remoção do local ou destruição pelo fogo da folhagem infectada caída.

Moniliose de cereja (o segundo nome é queimadura monilial) - doença fúngica, manifestada externamente nos ramos e folhas "queimados". A moniliose corrente faz com que a casca da árvore e as bagas cresçam, após o que algumas das frutas apodrecem e caem.

As bagas restantes nos ramos murcham (mumificado). A casca da madeira, infectada com fungos, é coberta com rachaduras e manchas de goma, o que leva a uma morte gradual da planta.

Como lidar com a monilíase da cereja:

  • Trate as folhas recém-misturadas com uma calda bordalesa ou uma solução a 3% de sulfato ferroso;
  • Polvilhe as árvores com fungicidas ou uma mistura Bordeaux 1% imediatamente após a floração;
  • remover (queimar) todas as bagas e folhas infectadas (caídas e deixadas na árvore). Ramos doentes são cortados com um aperto de até 10-12 cm de madeira saudável.

Voce sabe Nas cerejas há muitas vitaminas: a vitamina B é responsável pela elasticidade da pele e do cabelo, pela força das unhas. A vitamina A fornece acuidade visual e, com a ajuda da vitamina C, aumenta a imunidade geral do corpo e o envelhecimento é adiado. As cerejas são úteis para comer sucos frescos e beber dele. Berry é utilizado na composição de máscaras faciais, cuja aplicação confere à pele frescor e elasticidade.

Colheita

"Shpanka" começa a amadurecer na terceira década de junho. No verão frio, o início do amadurecimento da colheita pode ser transferido para a primeira década de julho. Bagas verdes começam a corar, coram. Em plena maturação, a cereja fica vermelha brilhante, com uma suculenta carne escarlate.

O sabor das bagas é doce com uma ligeira acidez. Amadurecendo, as bagas são facilmente separadas do pedúnculo, e se o horticultor se atrasar na colheita - elas podem desmoronar no fundo da árvore.

Cereja "Shpanka" - a primeira variedade. Outras variedades de cerejas começam a amadurecer durante duas semanas após "Shpanka".

Cereja deste tipo é usada para compota, geléia, geléia, confeitos, geleia, mousses, licores de frutas vermelhas, tinturas e vinhos. As amantes colocam cerejas frescas nos freezers para o consumo de inverno.Em secadores elétricos, cerejas secas e secas são preparadas

Os pomares de cerejas, cultivados com amor e perseverança, darão generosas colheitas ao agricultor durante muitos anos, uma bela flor de primavera branca e uma sombra dispersa que salva do calor do verão.

Pin
Send
Share
Send