Picante e perfumado, e mesmo quente e ardente a gosto - esta é a primeira associação que causa mostarda. Mas, na verdade, se você for mais fundo, não é apenas o tempero mais comum do mundo, mas também um excelente siderato desinfetante do solo, um remédio eficaz e um cosmético. O que é mostarda, qual é a proporção de seus benefícios e danos à saúde humana, quanto e a quem ela pode ser consumida - discutiremos tudo isso mais adiante no artigo.
- Composição quimica
- O que é útil para mostarda
- Aplicação
- Na culinária
- Na medicina
- Em cosmetologia
- Receitas da medicina tradicional e cosmetologia em casa
- Contra-indicações e danos
Composição quimica
Muitos proprietários semeiam grãos de mostarda em seu terreno. Destes, crescem densas hastes de meio metro que, em maio, florescem com inflorescências amarelas. Mas, para fins médicos, culinários e cosméticos, apenas grãos são necessários, e hastes são usadas para melhorar a composição do solo na cama.
Em todas as partes de plantas anuais, que é a família do repolho, encontramos necessário para o pleno desenvolvimento das vitaminas humanos, minerais, fibras alimentares e ácidos. Em 100 gramas de sementes de mostarda em pó contêm:
- carboidratos - 5 g;
- proteínas - 4,4 g;
- gorduras - 4 g;
- gorduras insaturadas - 0,2 g;
- fibras alimentares - 3,3 g;
- ácidos graxos poliinsaturados - 1 g;
- ácidos graxos monoinsaturados - 2,6 g;
- sódio - 37 mg;
- potássio - 38 mg;
- cálcio - 58 mgs;
- magnésio - 49 mg;
- ferro - 1,5 mg;
- açucar - 0,9 g;
- retinol - 71 mg;
- calciferol - 0,1 mg;
- cianocobalamina - 0,5 mg;
- ácido ascórbico - 1,5 mg;
- piridoxina - 0,1 mg.
Além disso, fibras vegetais em todas as partes da planta são típicas da família glucosinolatos repolho, em particular: sinigrin, sinalbin, mirozin e enzima. Em contacto com água, estes componentes formam óleos de mostarda, incluindo allilizotiotsinat que fornecem sabor específico agudamente queima.
Os grãos inteiros de mostarda aquecidos perdem sua causticidade e, ao contrário, irradiam um agradável aroma de noz, mas conservam a amargura ao mastigar. Este fato é explicado pelo efeito da temperatura na enzima tirosinase. Como resultado de reações físico-químicas complexas no nível molecular, ocorre a liberação de substâncias sulfurosas cáusticas. Estas características da mostarda são utilizadas pelos cozinheiros, ajustando o nível de sabor picante. Apesar do fato de que a composição da mostarda contém gorduras, ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados, o conteúdo calórico do produto permite que seja adicionado ao alimento principal em quantidades suficientes. Em 100 g de sementes de tempero há apenas 66 kcal.
O que é útil para mostarda
As pessoas primitivas sabiam sobre as propriedades benéficas da planta e os contemporâneos também não as negligenciavam. Pelo contrário, a mostarda é usada com sucesso tanto na medicina popular como na medicina oficial.
Devido à interacção de componentes minerais, a planta tem um tónico, aquecimento, anti-séptico, expectorante, e efeito envolvente.
Para resfriados e tosse, muitos ainda usam o chamado mostarda "avô", polvilhado de meias para o pó de calor mostarda, feita a partir de ele comprime e esfregando.
Além disso, temperando efeito benéfico sobre o sistema digestivo, fígado e vesícula biliar. também normaliza o metabolismo no corpo e aumenta o apetite, mas com um consumo abundante pode dar um pouco efeito laxante. Usando a capacidade de mostarda para melhorar a circulação, phytotherapists recomendá-lo para tratar a dor ciática, cãibras musculares, neurite, doenças de pele, reumatismo e até mesmo esterilidade. Além disso, é um excelente preventivo contra a hipertensão e a aterosclerose.
Nutricionistas dizem que o consumo regular do produto ajuda livrar-se de quilos extras e promove atividade sexual. E os cientistas provaram que as pessoas que consomem constantemente tempero de mostarda têm boa visão.
As senhoras que querem ter uma cabeça de cabelo fofa serão ajudadas por uma máscara de cabelo com mostarda. Como resultado do efeito de aquecimento dos componentes, a circulação estimula, de modo que os folículos pilosos e o cabelo cresçam.
Aplicação
Muitos donos de mostarda - Este é um tempero saboroso para vários pratos, e um remédio eficaz, e um ingrediente indispensável em um laboratório de cosmetologia em casa. Vamos descobrir como fazer pasta de mostarda caseira, o que fazer com mostarda em pó e manteiga.
Na culinária
De re coquinaria no livro antigo "De re coquinaria", datada de século V, menciona a preparação de pasta condimentada, que era composta de grãos esmagados de pimenta preta, cominho, endro, mostarda e cozido nas sementes de coentros fogo, esfregou ervas secas aipo, tomilho, lovage, orégano, cebolinha. Tudo isso é reabastecido com mel, vinagre e azeite. A pasta resultante é temperado apenas carne assada em um espeto.
Hoje, a mostarda é um tempero aromático tradicional para pratos de carne e frio. É também um ingrediente essencial para molhos e maionese. todo e solo Um grão na planta em pó é adicionado como conservante em todas as marinadas. Mas isso não é tudo. Cozinheiros frequentemente lubrificados com mostarda líquido antes de assar. E poderia ser uma ave, peixe e carne de porco, e carne de vitela.delicada superfície do produto sob essa cobertura mantém a sua suculência, não cola e é impregnado com um agradável aroma picante. E de cima de uma crosta crocante fina forma-se.
Nas receitas da Bélgica e da Holanda é popular sopa de mostarda, que é feito de creme, alho, finamente picado toucinho salgado e salsa. Claro, o ingrediente principal deste prato é mostarda. Na cozinha asiática sem grãos dessa cultura não faz qualquer pratos de carne e vegetais. variedades negras de plantas são usados para saladas, sementes obzharivaya pré na frigideira fortemente aquecida. E variedades brancas são recheadas com bacon e peixe cru. A fim de evitar o efeito de conservantes químicos nocivos muitas donas de casa preferem preparar sua própria pasta de mostarda. Além disso, não é difícil em casa. Para a variante clássica precisa 7 colheres de chá de mostarda em pó (que pode ser adquirido na loja ou receber desgastada do moinho em grão) a serem unidas para 1,5 horas. L.açúcar e uma pitada de sal.
A mistura é vertida em um jarro de 1 litro e bem agitada. Em seguida, em pequenas porções, é adicionada água quente (40 ° C) ao recipiente. Depois disso, a massa resultante é coberta com uma tampa e deixada em infusão por cerca de 5 horas. Em seguida, misture com uma consistência de uma colher de chá de qualquer óleo vegetal.
Na medicina
Para fins medicinais, as sementes de mostarda branca e preta são mais usadas. Destes, o pó é feito para gesso de mostarda, bem como emplastros de mostarda. Meios similares são praticados na medicina oficial para resfriados, tosses, bronquite, neuralgia, radiculite.
Os doutores folclóricos aconselham diariamente comido em um estômago vazio algumas sementes de mostarda. Eles vão consertar o trato digestivo, se livrar da constipação. Além do tempero, muitos fitoterapeutas o consideram um excelente antiinflamatório. Primeiro de tudo, é recomendado para pacientes com asma e artrite.
Na medicina, há uma opinião que a mostarda fomenta a ressorção de tumores. Para fazer isso, basta desidratar as sementes e diluí-las com água morna e mel. Recomenda-se que tal bebida tome três vezes ao dia, e é desejável aplicar compressas de mostarda a um local doloroso em paralelo.
Alguns fitoterapeutas dizem que a ingestão diária de mostarda em pó diluída, bebida com o estômago vazio, promove o desenvolvimento de inteligência, bem como a remoção de toxinas do corpo. É por isso que quando envenenamento de produtos químicos venenosos aconselhamos a tomar "afiada". Os pediatras aconselham para doenças catarrais além de emplastros de mostarda para usar compressas especiais. Eles são feitos de 1 colher de chá de mostarda em pó e um copo de água morna. Aplique por no máximo 10 minutos.
Alguns médicos aconselham para o fortalecimento geral do corpo, melhorar a imunidade e apetite sistematicamente óleo de mostarda. As vitaminas existentes podem durar mais de seis meses. Mas os especialistas recomendam não abusar desta terapia, porque o óleo de mostarda tem propriedades e contra-indicações úteis.
Em cosmetologia
Graças à inter-relação de componentes úteis, a cultura é apreciada por esteticistas de todo o mundo. O fato é que a substância promove o rejuvenescimento da pele, a regeneração celular, melhora a circulação sanguínea. Não admira que as antigas belezas indianas considerassem a mostarda beber "o elixir da juventude".
Cosmetologists modernos usam pó e óleo de mostarda para a preparação de cicatrização de feridas, agentes antifúngicos. Além disso, o produto tem um efeito eficaz sobre o crescimento do cabelo, melhora a sua condição, nutrir substâncias benéficas.
Importante na preparação de cosméticos para o cuidado do couro cabeludo Não exagere com a quantidade de mostarda. Afinal de contas, é, antes de tudo, um medicamento potente.Portanto, siga atentamente a receita e não exagere na substância no corpo e cabelo. Além disso, antes da aplicação é recomendada em uma pequena área da pele sensível fazer um teste de alergia.
Receitas da medicina tradicional e cosmetologia em casa
Com mostarda pode prevenir muitas doenças, bem como se livrar dos já existentes.
Considere as dez receitas mais populares e conselhos de curandeiros folclóricos:
- Para se livrar de sardas, tomar partes iguais de mel e mostarda em pó, misture-os com uma decocção de flores de lírios brancos e todos os dias antes de ir para a cama, se aplicam a áreas problemáticas.
- Com resfriados, SARS, bronquite, banhos de mostarda são muito úteis. Para 200 g deste pó se dissolver em um litro de água quente e despeje o líquido para dentro da bacia com a temperatura da água de + 35 ... 36 ° C. Mergulhe os pés em um recipiente preparado e segure por cerca de 10 minutos.
- Quando a febre medicina popular aconselha a preparar um medicamento a partir de 2 colheres de sopa. l. cahors, 1 colher de chá. sementes raladas da mostarda Sarept e uma pitada de sal. Todos os componentes são combinados, misturados e levados para dentro antes de cada refeição.
- Se torturar litíase urinária, faça-se um medicamento a partir de sementes de um campo de mostarda.Para fazer isso, você precisa de 1 colher de chá de matéria-prima madura e 250 ml de água fervida. Quando os componentes estiverem conectados, coloque a mistura no fogo e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Depois disso, deixe fermentar por 2 horas, coe e beba três vezes ao dia por 1 colher de sopa. l.
- Soluços irão embora se você pegar um pó de mostarda na ponta da faca e diluí-lo com uma colher de chá de vinagre. O mingau resultante deve ser colocado na língua e manter por 3 minutos. Depois disso, é aconselhável lavar a boca com água morna.
- Para aqueles que sofrem de constipação, uma receita de um terço de uma colher de chá de mostarda em pó branco e um copo de leite é útil. Se você beber tal droga antes de ir para a cama, o problema desaparecerá.
- Senhoras que anseiam rejuvenescimento instantâneo, você pode usar uma máscara antiga. É preparado a partir de 1 colher de sopa. l. mostarda em pó e camomila quente ou chá verde. Quando você começa uma consistência cremosa, é desejável adicionar um pouco de mel e azeite. O produto acabado deve ser aplicado por 10 minutos no rosto limpo, depois enxaguar com água morna.
- Para a pele cansada, um meio de 1 colher de chá é o ideal. óleo de mostarda e 2 colheres de sopa. l. flocos de aveia cozida.Combine os ingredientes quando eles esfriam. Depois disso, tudo é aplicado ao rosto e pescoço limpos. Após 15 minutos você pode lavar com água morna.
- Para fortalecer o cabelo, você precisa aquecer um pouco de óleo de mostarda em um banho-maria e esfregá-lo no couro cabeludo. Depois disso, cubra a cabeça com uma tampa de plástico e uma toalha. Após 20 minutos, lave com xampu normal.
- A fim de "acordar" folículos dormindo e parar a perda de cabelo, tente fazer uma máscara de 2 colheres de sopa. l. mostarda em pó, 1 gema de ovo, 2 colheres de sopa. l. bardana ou óleo de rícino e 2 colheres de chá. açúcar. Coloque todos os componentes juntos e aplique no couro cabeludo por meia hora. Em seguida, enxágüe com água morna.
Contra-indicações e danos
Mas não importa quão útil seja a mostarda, tudo tem sua própria medida. Se você come especiarias em quantidades descontroladas, então há uma alta probabilidade de queimar a membrana mucosa do estômago, provocar falta de ar e até mesmo perder a consciência.
Médicos avisam que o produto categoricamente contra-indicado pacientes com hipertensão, doenças do sistema cardiovascular, tuberculose pulmonar e processos inflamatórios nos rins.Além disso, abster-se de tempero e pessoas com úlceras abertas do trato digestivo.
Se você planeja ser tratado com óleo de mostarda ou pó, consulte seu médico. Não faça experiências com sua saúde, não faça autodiagnóstico e automedicação. Aqueles que amam comida picante, vale lembrar que o consumo excessivo de mostarda irrita fortemente as membranas mucosas e, assim, causa danos irreparáveis ao corpo. Além disso, o produto é um alérgeno forte, portanto, antes de usá-lo, é importante certificar-se de que você não está em risco.
Agora, sabendo que a mostarda é útil para a saúde, o corpo e o cabelo, você poderá ajustar sua dieta diária. Deixe esta especiaria trazer apenas benefícios e prazer!