Tomate "Openwork F1": variedade de alta produtividade e resistência ao calor

Pin
Send
Share
Send

Cottagers e jardineiros, o cultivo do tomate para si mesmo, escolher as melhores variedades, e um deles é merecidamente considerado "a céu aberto". Neste artigo vamos descrever em detalhes todas as características desta maravilhosa variedade, e dizer-lhe sobre como cuidar dele.

  • Aparência e descrição da variedade
    • Características do fruto do híbrido
    • Vantagens e desvantagens da variedade
  • Agrotecnia
    • Preparação e plantio de sementes
    • Armazenamento e plantio de mudas
  • Cuidado com a variedade no campo aberto
    • Como regar uma planta
    • A necessidade de top vestir e amarrar tomates
  • Cuidado de tomate híbrido na estufa
    • Preparação do Solo
    • Plantio e cuidado
  • Pragas e doenças
  • Colheita

Aparência e descrição da variedade

Os frutos amadurecem relativamente cedo - a primeira colheita já é de 15 a 16 semanas após o surgimento das primeiras brotações. Eles podem ser cultivados ao ar livre e sob abrigo de filmes.

Variedades de Tomate: Casanova, Klusha, Presidente, Gina, O Primeiro Rei, Milagre da Terra, Marina Grove, O Príncipe Negro, O Milagre Carmesim, Katya, , "Liana", "Red Red", "Sanka", "Maçãs Douradas", "Sugar Bison".

Eles são adequados para crescer no país e no jardim, bem como para a produção de hortaliças em grande escala e consulte o tipo determinista - quando o caule pára de crescer após amarrar várias escovas (geralmente 4-5) e o arbusto dá a colheita mais cedo, uma vez por estação.

A altura do mato pode chegar a 80 cm, as folhas são grandes, a estrutura da inflorescência é simples, a articulação é articulada. Número de ninhos - de 4 a 6. Produção sazonal de tomate "Azhur" atinge 6 kg por 1 quadrado. m. Com um cuidado competente e cobertura de uma planta, você pode coletar até 8 kg de frutas.

Voce sabe Tomates como frutas em termos de botânica são bagas. Mas em 1893 a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu: embora de acordo com a classificação botânica os frutos sejam frutos silvestres, eles ainda são usados ​​como vegetais, portanto, sob as regras da alfândega, eles devem ser encaminhados para vegetais.

Características do fruto do híbrido

As frutas são redondas, lisas, com polpa carnuda e densa, muito suculenta e doce a gosto. A cor da fruta imatura é verde claro e madura - vermelho vivo. Cada um deles pesa de 220 a 260 g.

Na culinária, esses tomates são usados ​​para fazer saladas, lanches frios e pratos quentes, e enlatados, fazer suco e colar.

Vantagens e desvantagens da variedade

As vantagens dos tomates "Azhur" são:

  • alta produtividade;
  • resistência ao calor;
  • uma pequena altura do mato;
  • Imunidade a muitas doenças (oídio, podridão de raiz e vértice, etc.);
  • bom gosto de polpa;
  • uso diversificado na culinária.
Desvantagens:

  • difícil cuidado para o bushiness;
  • maior necessidade de cobertura;
  • Apesar da resistência ao calor, é necessária rega regular.

Importante! O fósforo deve ser adicionado no primeiro mês de crescimento do tomate. Isso ajudará a fortalecer as raízes, contribuirá para a floração precoce e a maturação mais rápida dos vegetais, aumentará seu teor e densidade de açúcar, além de aumentar o rendimento.

Agrotecnia

Ao descrever os méritos do tomate "Azhur F1", vale a pena mencionar também a despretensão da variedade para os métodos de cultivo: no campo aberto e sob o filme. Aqui, apenas a liga deve ser realizada a tempo e siga a formação do mato, oportuna remover o excesso de ovários para crescer vegetais grandes, suculentos e não-rachados. O cuidado adequado é uma garantia de que você cresce em seu jardim ou em uma estufa bonita, como na foto, legumes.

Preparação e plantio de sementes

Tomates da variedade "Azhur F1" porca 2 meses antes do transplante.Aqui você precisa se concentrar nas possíveis geadas de maio e na maneira de crescer.

Importante! O tempo de semeadura das sementes deve ser calculado levando-se em consideração a idade das plântulas e o tempo de desembarque no solo. Caso contrário, o crescimento de uma planta adulta desacelerará e haverá uma safra ruim.

Sementes de híbridos não desinfetam, como sementes de variedades puras, não endurecem pelo frio e semeiam. Se é suposto crescer em uma estufa, eles semeiam algumas semanas antes. A semeadura é realizada em caixas de até 10 cm de altura, preenchidas com uma mistura especial de solo comprada.

Se desejar, você pode fazer essa mistura sozinho. Aqui é uma receita simples: um balde de uma mistura que consiste em partes iguais de relva, estrume e turfa - colher de sopa de cinzas, uma colher de chá de fertilizante de fósforo e uma colher de chá de fertilizante de potássio. A mistura é preparada uma semana antes do consumo e umedecida.

No dia apropriada dela vertida para a caixa de cartão e, em seguida, vertida vagabunda solução quente de humato de sódio, vaguear, com um intervalo de 5 cm a uma profundidade de 1 cm, lançada no sulco de sementeira em 2 cm de distância e cobertos com. A caixa é armazenada em um lugar quente (não acima de 24 ° C), em um local claro.

Armazenamento e plantio de mudas

Condições de armazenamento de sementes:

  • boa iluminação;
  • alta umidade (pulverização diária);
  • calor (não inferior a 18 dias ° C, durante a noite - não inferior a + 12 ° C).
Cultivar mudas é a seguinte. Primeiro você precisa para preparar e descontaminar a mistura de solo, se for levado da rua.

Para esta finalidade, o chão tem de ser calcinado num forno (um quarto de hora, a uma temperatura de 180 ° C) ou aquecido num forno de microondas (minutos na potência de 800), ou escaldadas com água a ferver. Você também pode usar uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, o solo deverá ser aquecido durante uma semana à temperatura ambiente - para propagação aí microflora.

Antes de semear a necessidade de encher os recipientes (vasos de turfa, copos de plástico, e assim por diante. N.) Molhado descontaminado solo. Depois disso, ele deve ser feito no sulco com um intervalo de 3 cm e uma profundidade de 1 cm, colocá-los em sementes a cada 2 cm e, finalmente, para preencher.

Desde o seu surgimento (uma semana após a semeadura), eles devem ser armazenados dentro de casa em um local iluminado cerca de 1,5-2 meses. Para criar um recipiente de alta umidade pode ser coberto com filme ou vidro. O teor de umidade da mistura do solo deve ser monitorado diariamente e suavemente pulverizado, se necessário.

Importante! A intensidade de mudas de rega depende do ritmo de seu crescimento, o aquecimento global e alongamento do dia.
Em caso de alagamento, o recipiente deve ser aberto para ventilação.No entanto, recomenda-se a arejar diariamente. Depois de algumas semanas, o revestimento pode ser removido completamente. No caso do molde deve ser cuidadosamente remover camada contaminada de solo e um fungicida para tratá-lo com uma solução ou, pelo menos, permanganato de potássio.

No tempo quente, calma, é necessário fazer "jovem" no espaço aberto, ele gradualmente acostumado ao sol, primeiro por 5 minutos, em seguida, 10 minutos e assim por diante, todos os dias aumentando a duração do "banho de sol".

Mudas qualquer de tomates, incluindo as variedades "a céu aberto", uma vez que as primeiras mudas precisam regulares (a cada 2 semanas), adubação orgânica.

Se as sementes desde o início foram semeadas em um pacote grande (volume recomendado de 0,5-1 litros), em seguida, no décimo dia após a germinação é realizado esgrima - plantar couves da capacidade total de pequena individual. Um par de dias antes de que é desejável para a produção de inundação, de modo que o solo secou ligeiramente espadas e não era grave.

Escolhas deve ser feito cuidadosamente com um torrão de terra, no recipiente de 200 ml - .. potes de turfa, copos plásticos, etc. Depois de 6-7 semanas, os brotos aparecem na escova flor - em seguida, um par de semanas que você precisa para ser plantada no jardim ou em uma estufa. E você não pode ficar aqui!

Voce sabe Na Europa, os tomates inicialmente importados da América eram considerados não comestíveis. Durante muito tempo os jardineiros os usavam como plantações ornamentais.
Características de boas mudas de tomates "Azhur": um caule poderoso, grandes folhas densas, raiz desenvolvida.

Ao plantar brotos no chão, observe o seguinte esquema: a distância entre as mudas é de 40 cm, a profundidade de plantio é de 2 cm, devendo ser feita em clima nublado e sem vento.

O cultivo de tomates em áreas ao ar livre é um pouco diferente do método de efeito estufa, portanto, considere as duas opções separadamente.

Cuidado com a variedade no campo aberto

Neste caso, o cultivo é reduzido a irrigação, aeração, alimentação, se necessário, amarre as hastes aos suportes, matando (2-3 vezes por temporada), bem como para controlar ervas daninhas, pragas e doenças. Aeração é o afrouxamento do solo entre as fileiras para acessar o ar para o sistema radicular. Além disso, afrouxar, como a matança, ajuda a combater ervas daninhas. Afinal, um anfitrião diligente não combate ervas daninhas com a ajuda de herbicidas.

Na luta contra doenças fúngicas, os frutos infectados são removidos, restos de plantas são destruídos e os locais são isolados de outras culturas solanáceas.

Importante! O uso de fertilizantes potássicos aumenta a resistência do tomate a doenças fúngicas e bacterianas.

Como regar uma planta

Como já mencionado na descrição, "Ajour" é muito despretensioso, mas, apesar disso, ainda requer rega regular, para que a terra não seque até que os vegetais estejam completamente maduros.

Regue os tomates à noite. A melhor maneira de regar é o gotejamento subterrâneo - fornece o maior rendimento. Se tal método não puder ser organizado, a água deve ser colocada sob as raízes ou no corredor com água e cinza (2 pitada por 10 litros). Se essas condições forem atendidas, a fruta nunca ficará doente com a podridão dos vértices.

A necessidade de top vestir e amarrar tomates

Você precisa fazer fertilizante pelo menos três vezes por temporada, mas é melhor fertilizar regularmente a cada duas semanas. Adequado para qualquer fertilizante, se apenas neles fósforo e potássio foi mais do que o nitrogênio.

Aqui está um simples receita para fertilizante: para 10 litros de água, 15 g de nitrato de amónio, 50 g de superfosfato e 30 g de cloreto de potássio. Além disso, as plantas estão constantemente precisando de magnésio, e no período de florescimento - em boro (pulverização noturna de vegetação com uma solução fraca de ácido bórico).

arbustos Garter impede decorre de quebrar sob seu próprio peso. Ao mesmo material de liga não deve ferir os talos.

Amarre as hastes para cavilhas imediatamente após o seu desembarque no chão. Então, eles firmemente se enraizarão e começarão a crescer rapidamente. As mudas devem ser amarradas quando crescerem 5-6 folhas. Cavilhas obstruído até uma profundidade de 40 cm, no lado norte da haste, a uma distância de apoio Altura 10 cm -. 1 m.

Cuidado de tomate híbrido na estufa

Este método de crescimento, para além da já descrita rega, arejamento, fertilização, amarração, maturação e manutenção da saúde das plantas, implica também a ventilação da estufa.

Preparação do Solo

Antes da sementeira ou plantação de plântulas terreno a ser tratado em conformidade.

Para o cultivar "céu aberto" necessita de luz, não nadar solo com um bom arejamento, contendo mais do que 2% de húmus, com um expoente ácido (pH) de 6 a 7. Em seguida, o rendimento de tomates é máxima.

preparo do solo - está cavando no outono em uma pá de baioneta e soltando o início da primavera, e outro cultivo antes da sementeira ou plantação. O solo deve ser aquecido a +15 ° C e acima. Para garantir essa condição, você precisa cobrir as camas com filme preto com antecedência.

Os fertilizantes orgânicos são aplicados na safra anterior a uma taxa de 3-4 kg / m².m de esterco fresco, isso otimiza o uso de nutrientes. Os fertilizantes minerais devem ser introduzidos com base em uma análise geral agroquímica do solo.

A cobertura superior com fertilizantes de fósforo e potássio é realizada sob aração no outono, na proporção de 10 g / ha e 20 g / ha, respectivamente. Os fertilizantes nitrogenados são introduzidos na primavera 3-4 vezes e durante todo o crescimento da planta na taxa de 10 g / ha. Além disso, com a falta de cálcio, as plantas precisam ser alimentadas com fertilizantes minerais com alto teor desse elemento.

Plantio e cuidado

Regras de pouso:

  • O pouso não é muito profundo.
  • Os fertilizantes nitrogenados não devem ser demais, senão os topos crescerão mais intensamente que os frutos silvestres.
  • Plante um broto sem amarelar e sem folhas cotilédeas.
  • O plantio é feito na ausência de sol, em solo úmido.
O regime de plantação de tomates "Azhur" é o seguinte: a largura das camas é de 60 a 80 cm, com passagens de 50 cm, a distância entre as fileiras de arbustos é de 50 cm, e entre as hastes adjacentes é de 30 cm.

Importante! Após o plantio de mudas na primeira década de irrigação, não é necessário. Precisamos deixá-la se dar bem.
Antes do aparecimento das inflorescências, as plantas são regadas duas vezes por semana a uma taxa de água de 5 l / 1 metro quadrado.m, e no período de floração - 10 litros / 1 quadrado. m) A melhor maneira de regar é o gotejamento subterrâneo, e se isso não for possível, então manual: sob as raízes ou na entrelinha.

O tempo de rega é mais cedo pela manhã ou ao entardecer, de modo que a condensação excessiva não se forma e não escorre para os arbustos de tomate. Para manter um microclima estável, a estufa precisa ser ventilada 2 horas após a irrigação.

Pois a liga pode ser usada como pinos e reticulados lineares / de estrutura.

Stephens, crescendo a partir dos seios das folhas, levam a ramificações indesejáveis ​​do arbusto. Afinal, o sombreamento é formado, a probabilidade de infecção aumenta e a maturação diminui. Por isso, os enteados em tomates devem necessariamente retirar-se - de manhã, para que a ferida rapidamente cedesse.

No início da segunda década após o plantio das mudas, primeiro top dressing mistura de uma solução de nitrofoski (1 colher de sopa por 10 litros de água) e verbasco líquido (0,5 litros). Segunda alimentação é feito no início da terceira década. Para a temporada, você precisa fazer pelo menos três curativos adicionais.

Pragas e doenças

Embora o "Azhur" seja resistente a doenças comuns, ainda é necessário conhecê-las, bem como métodos de combatê-las.Afinal, a probabilidade de que parasitas e infecções possam prejudicar seus tomates e reduzir seus rendimentos existe.

Um dos freqüentes visitantes indesejados nas camas são os fungos. Esporos de fungos são transportados pelo ar (vento, umidade, insetos, ferramentas de jardinagem) e, penetrando nas feridas ou aberturas naturais das plantas, infectam-nos. O bushiness também promove a reprodução de fungos.

De doenças fúngicas é digno de nota podridão cinzenta - Ela gosta muito de condições de estufa, especialmente solo "ácido". Prevenção da doença: arejamento regular da estufa, nivelamento do pH adicionando cinzas e farinha de ossos ao solo. Tratamento: tratamento de folhas doentes e bagas com uma mistura de cal (2 partes) e sulfato de cobre (1 parte) ou a sua remoção completa.

Septoria - Outra doença fúngica. O fungo parasita em caules e folhas (pontos de luz com franjas escuras e pontos). Tratamento: pulverização com uma emulsão de oxicloreto de cobre com a repetição do procedimento após 15 dias.

A doenças fúngicas podem ser atribuídas e ferrugem, quando as frutas quase instantaneamente ficam pretas e apodrecem. A doença progride no outono, durante mudanças bruscas de temperatura.Prevenção: tratamento 3-4 vezes por temporada com a droga "Ridomil Gold". Tratamento: queima de arbustos afetados. Bactérias, organismos unicelulares, também parasitam plantas - neste caso eles falam de bacteriose. Condições para o seu desenvolvimento: alta umidade, clima quente.

Os vírus são ainda menos bactérias. Os vetores de vírus dos quais os tomates sofrem são pauzinhos, ácaros e pulgões - insetos sugando o suco. Os sintomas das doenças virais são frequentemente semelhantes às manifestações de lesões fúngicas e bacterianas.

Arbustos infectados com um vírus são incuráveis ​​e perigosos para "vizinhos" saudáveis. Entre as infecções por vírus mais comuns - podridão de vértices, quando aparecem manchas marrons nas folhas e em frutos imaturos. Por via de regra, a doença se enfurece em um verão chuvoso. Medidas preventivas: ventilação, remoção da folhagem inferior. Tratamento: regar o solo com uma solução de cloreto de potássio a 4%.

Das pragas, os inimigos mais maliciosos dos tomates são pás. Contra eles há apenas uma arma - inseticidas, que acidentalmente destroem parasitas menos perigosos - pulgões e besouros do Colorado.

Colheita

Variedade "Azhur" é um híbrido do período de maturação a médio prazo: a primeira colheita já é de 15 a 16 semanas a partir do momento da emergência. Colheita manual de dados de tomate é possível como um separado, e em um determinado período de maturidade de toda a cultura de uma só vez. Muitos jardineiros preferem a segunda opção, temendo que o "orvalho frio" destrua as bagas.

No entanto, os arbustos de crescimento médio saudáveis ​​murcham tarde, por isso, se as geadas não são previstas, fruta verde é desejável para deixar amadurecer, até que fique mais frio a +8 ° C à noite. No entanto, se os vegetais forem armazenados por muito tempo ou transportados para longe, é possível coletar graxas e verdes - não confundir com adolescentes que ainda estão em desenvolvimento.

Importante! A limpeza é realizada em clima quente e seco. Neste caso, danos mecânicos ao fruto devem ser evitados, caso contrário, eles se deteriorarão rapidamente.
Voltando ao tema do armazenamento de tomates verdes, o chamado dozarivaniyu, deve notar-se que este processo permite-lhe desfrutar de legumes frescos extra de 2 meses. Este período depende em grande parte do microclima no armazenamento - gerenciá-lo, você pode amadurecer ou acelerar ou desacelerar.

Por tomates longo de amadurecimento para ser empilhado em uma única camada e dozarivat a uma temperatura não superior a 12 ° C (mas não abaixo de 10 ° C) e um intervalo de humidade de 80%. Em temperaturas mais elevadas e legumes umidade começa a decair, e os indicadores de clima mais baixos fez flácida. Os recipientes devem ser inspecionados diariamente, retirando dela os frutos que estão começando a corar, caso contrário, eles vão acelerar a maturação dos indesejáveis ​​"vizinhos". Para o amadurecimento rápido calibrado empilhado em duas ou três camadas e são armazenadas numa sala ventilada a uma temperatura de 20 ° C. Para acelerar o processo de amadurecimento de uma semana, com o verde que você precisa colocar cópias maduras. Em um microclima mais quente que amadurecem mais rápido, mas fez suave e feio.

A presença de luz durante o amadurecimento não é um grande negócio (embora as bagas claras tornam-se mais vivas), a principal coisa - para fornecer a ventilação na loja.

Aderindo a todas as regras, dicas e truques, você vai crescer em seu jardim ou em uma estufa, e uma rica colheita dos tomates pode desfrutar de deliciosos, legumes frescos, não só no verão, mas também no outono.

Pin
Send
Share
Send