Características do crescimento de acididários

Pin
Send
Share
Send

As flores são consideradas uma decoração autêntica de qualquer dacha. Felizmente, não há problema com a variedade - uma variedade de variedades é oferecida nas lojas. No entanto, a vantagem é dada a espécies espetaculares, mas ao mesmo tempo despretensiosas.

Considere o que o popular azidantera e que tipo de flor.

  • Descrição e foto
  • Espécies e variedades
  • Aterragem
  • Cuidado
    • Rega regular
    • Afrouxando e capinando
    • Adubação adicional
    • Proteção contra doenças e pragas
  • Reprodução
    • Lâmpadas
  • Preparação para o inverno
  • Atsidantera em design de paisagem

Descrição e foto

É uma planta perene veio até nós a partir das regiões tropicais da África. habitat natural são encostas rochosas.

Tem um caule de flor bastante alto (1-1,2 m) e harmonioso, que é cercado por duas folhas em forma de x com pontas afiadas, elas podem chegar a 55-60 cm de comprimento. Estes apêndices ao toque são muito suaves e a plasticidade apenas enfatiza a sua decoração ao longo da temporada. O sistema radicular é representado por um pequeno bulbo redondo (4-6 cm de diâmetro). É densamente coberto com uma concha na forma de uma malha marrom.

Inflorescência em forma de pequenas espiguetas capazes de "jogar fora" até dez cores.O período de floração é de agosto a setembro (dependendo do horário de desembarque). Neste momento, o atleta da linhagem de Muridel agrada o olho com flores brancas de 5-12 cm de diâmetro, com seis pétalas pontiagudas, no centro elas podem ter uma cor púrpura escura ou preta (esta variante é menos comum).

Importante! Não se apresse para comprar lâmpadas trazidas do exterior. Em um clima mais temperado, a "bulba", acostumada ao calor, pode simplesmente não começar.
Durante a floração, você pode pegar um agradável cheiro doce que emana das flores abertas. Este "ambre" não é muito forte e pode "matar" os aromas mais intensos que emanam das plantas vizinhas.

O outono é a época da frutificação. As flores, gradualmente desaparecendo, formam cápsulas de sementes oblongas. Eles podem ser usados ​​para colher material de plantio.

Espécies e variedades

Iniciantes são frequentemente confundidos nos nomes de espécies e variedades externas semelhantes. No caso desta complexidade perene, acrescenta confusão nos catálogos de lojas e viveiros. Vamos tentar fazer alguma clareza.

Vendo no preço da loja, indicando que antes você acididera de MurielaeTenha em mente - nome obschevidovoe que se aplica a todas as cores deste tipo.

Mas esse é o nome antigo. Nos últimos 15 anos, a planta é oficialmente listada como um gladíolo Muriel. No curso dos restos e do velho "nome" flor perfumada, o que cria algumas dificuldades na seleção. Em pessoas, que também é conhecido como o perfumado (ou doce), Gladíolo, Gladíolo alguns chamam. Acontece que esses nomes simples ajudam a explicar ao vendedor o que você precisa.

Voce sabe Na Roma antiga, Gladíolo atribuído propriedades mágicas, considerou os seus gladiadores flores: root-lâmpada de um tipo de flor que usado como um amuleto e usava-o no peito. Acreditava-se que ele sempre traz a vitória.

Tendo lidado com a "árvore genealógica", ir para as notas reais. No total, há cerca de 40, mas nem todos se enraizar na nossa área. Na maioria das vezes nos sites você pode ver "representantes" de tais linhas:

Duas cores, acidaire "clássico" com flores grandes, que estão localizados no centro de uma mancha preta e vermelha. É uma espécie de padrão, com o cuidado adequado pode "dar" flores com um diâmetro de 10-12 cm.

Bicolor com um design diferente do "núcleo" (principalmente escuro transborda).

Tubo curto. Do nome é claro que as flores são colocadas em um pequeno tubo. Sua característica distintiva é uma rica cor roxa.

Tropical. Aloca-se por uma inflorescência bilateral em 5 (máximo 6) flores. O fundo branco principal é "diluído" com incrustações de manchas carmesim.

Todos eles têm uma coisa em comum: a aparência, por assim dizer, combina modéstia e efeito visual. Isso se tornou a chave para a popularidade da planta. Outros fatores que levaram a isso foram procedimentos simples para o plantio e mais cuidados para o jovem Acidante, que cresce no campo aberto.

Aterragem

É dividido em duas etapas - preliminares (para endurecimento) e básicas. Esta combinação permite obter mudas fortes e resistentes.

Importante! A umidade excessiva invariavelmente atrai lesmas. Além disso, a floração de verão chuvosa, sombria e fria pode e não espera.

O pote "pouso" para melhor germinação é geralmente feito assim:

  • No início de março, panelas com um diâmetro de 13-15 cm são tomadas.
  • Neles, o substrato é derramado (ajuste "orquídea" da loja).
  • Bulbos colocados a uma profundidade de 3-4 cm e polvilhados com o solo. O número de mudas depende do tamanho delas.É aconselhável colocar um em uma panela, embora muitos estejam em uma tara de 15 centímetros, 5-6 cebolas pequenas ou três grandes.
  • Então tudo é como sempre. Um pote é colocado em uma janela bem iluminada. Uma vez que o substrato começa a secar, as mudas são imediatamente regadas. Em abril, como aquecimento, os potes são levados para uma loggia ou uma estufa.

Quando as geadas finalmente recuam (geralmente este é o mês de maio), Muriel é transferida para o campo aberto:

  • Primeiro, um lugar bem iluminado é selecionado. Se não existe essa possibilidade, então não há mal algum, meia-sombra serve. Quanto ao solo, a flor é bem aceita em praticamente qualquer solo (com exceção do "barro" excepcionalmente pesado).
  • Cavou buracos de 8 a 12 cm cada. Concentre-se no tamanho de uma muda específica. A partir destes parâmetros, o "intervalo" entre os poços também depende - o intervalo mínimo é de pelo menos 12 cm, enquanto entre os grandes bulbos deixam 15-20 cm.

Voce sabe Na Idade Média, a farinha dos bulbos de gladíolos foi adicionada ao assar pão.

Humidifying o "assento", você pode adormecer um pouco de areia do rio. O bulbo coloca-se em um buraco e coberto da terra, depois do qual uma rega abundante executa-se imediatamente.

Como você pode ver, o atleta se distingue pela simplicidade em termos de plantio, e o cultivo adicional é adequado para ela.

Cuidado

Uma planta despretensiosa requer cuidados regulares, mas ao mesmo tempo permanentes. Esses procedimentos estão na força de todos, como você verá agora.

Rega regular

Apesar de sua origem africana, perene requer rega frequente. A umidificação é realizada constantemente, o solo não deve secar (caso contrário, a "bulba" secará instantaneamente).

No verão quente, a planta leva 2-3 baldes por semana, um para cada abordagem. Por outro lado, o alagamento do rizoma é indesejável. Com o início da floração, os volumes de irrigação são levemente reduzidos, o que é bom para o surgimento das flores (tons escuros presentes na cor ficam mais saturados).

Mulching ajuda a reter a umidade durante a estação de crescimento. No curso são "pó" de grama cortada, turfa ou húmus picado. Verdade, com este último você precisa ter cuidado - muita dose pode "queimar" a lâmpada.

Afrouxando e capinando

Após cada rega, o solo perto da flor deve ser solto, para que o rizoma receba a porção necessária de ar.

Das ferramentas para este procedimento, um shampoo tridente é mais adequado - por isso é mais seguro. Acontece que, sem calcular a força, alguns donos danificam os vasos, ou chegam até a "lâmpada". Com o trabalho exato "tridente" exclui-se.

Importante! Ao construir uma colina alpina, alguns plantam um acônito violeta nas proximidades de gladíolos perfumados. Parece bom, mas muitas espécies dessa planta são venenosas. Use para a decoração deste "selvagem", recolhidos a partir do campo mais próximo, você não pode!

A remoção de ervas daninhas é feita conforme necessário. É aconselhável para limpar a erva mal apareceu, sem esperar até que ele persegue o crescimento. Se você perder o momento, a inflorescência será lenta, com pequenas flores.

Adubação adicional

Um perfumado "habitante" do local, parecendo o mais comum gladíolo, requer aplicação regular de fertilizantes.

A alimentação é realizada a cada duas semanas (para solos "complexos", a quebra é reduzida para 10 dias) e combinada com a rega seguinte.

Para tais fins, compostos minerais complexos, como o nitro ammofos, são utilizados. Antes de prestar atenção à composição do produto comprado - se ele contém um grande número de compostos de amônia, então os brotos e folhas da flor irão crescer, enquanto as flores se tornarão médias.

Proteção contra doenças e pragas

Ascidantera tem boa imunidade, mas não devemos nos esquecer de um fator como "vizinhança" com outras culturas.É a partir daí que a infecção ocorre com várias feridas e parasitas.

Na maioria das vezes perene assar tal confusão:

  • Oídio. Para combatê-lo, use permanganato de potássio - 2,5 g por 10 litros de água. Após a primeira pulverização, faça o controle 1-2 (com intervalo de 5 dias). Se não ajuda - 5 litros de água quente adicionada a carbonato de sódio (25 g) e sabão líquido (5 g). Processe não apenas a planta, mas o solo, em 2-3 sessões com intervalo semanal.
  • Rotação da raiz É perigoso, porque a menor planta atraso terá que jogar fora (isto é típico de todos os tipos com raízes bulbosas). A prevenção é importante aqui - antes do plantio, os bulbos são colocados em recipientes de plástico e despejados com fungicidas secos. Lá eles são armazenados em local seco até o pouso.

Voce sabe Nos séculos XVII-XVIII, gladíolos foram usados ​​como uma cura para a dor de dente e como um meio de lactífero em mães a amamentar.

  • Danos causados ​​por ferrugem e mosaico. Mal apareceu "ornamento" doloroso pode ser removido com uma solução de enxofre coloidal (25 g / 10 l). Para melhor efeito, o tratamento é repetido três vezes, depois de esperar uma semana.

Entre os "oponentes" estão listados tais pragas:

  • Pulgões Não tolera a ação de inseticidas no tipo de "Aktellik" e "Tanrek". Ampolas em 2 ml é suficiente para 2 litros de água.Se houver muitos insetos, a mesma capacidade é obtida para 1 litro. Um (no máximo dois) processamento é permitido.
  • Tripes As drogas são as mesmas que contra os pulgões, mas um forte "Decis" também ajuda. 0,1 g / 10 l - e o problema é resolvido, o pequeno mosquito começará a morrer literalmente em 5 minutos. Observe a duração do medicamento (15 dias).
  • Lesmas. Após o tratamento com meios semelhantes, é improvável que apareçam no pedúnculo. Como medida preventiva, eles são aconselhados a coletá-los do cultivo.

Reprodução

Dois métodos principais são usados. Eles são bem conhecidos de todos os produtores, mas ainda há alguns pontos que vale a pena mencionar separadamente.

Sementes

Este método, por toda sua simplicidade, é raramente usado. O ponto é que os aquênios germinados atingirão o estágio de floração apenas pela terceira temporada após o pouso no solo aberto. Algumas pessoas levam apenas 2 anos (mas isso é uma raridade mesmo em um solo bem cuidado).

Se tais dificuldades não são assustadoras e o tempo está disponível com abundância, todo o procedimento é feito de acordo com este algoritmo:

  • desde o outono das caixas são selecionados aquênios, que são armazenados em local seco e escuro;
  • no início de fevereiro, uma caixa é levada para a semeadura, na qual o substrato preparado é preenchido;

Importante! A transição abrupta da fonte fresco no verão seco provoca o aparecimento de podridão radicular. Em regiões com tais condições climáticas, a Acidante precisa de cuidados especiais.

  • sementes colocado na caixa e pressionado a uma profundidade de 0,5-1 cm e não pode pressão, mas simplesmente polvilhado camada de solo da mesma espessura .;
  • Cuidado com a temperatura, deve ser pelo menos +20 ° C.

A primeira vez que as colheitas são umedecidas por pulverização, e só então você pode molhar suavemente as mudas. Ela, por sinal, é necessário também para mergulhar, colocando ao mesmo tempo em diferentes vasos ou diretamente no solo.

Após o plantio principal, o rizoma é escavado e enviado para o inverno para re-plantar pequenos bulbos na primavera. Um ano mais tarde, este trabalho é repetido, e só então podemos esperar flores.

Uma espera tão longa não serve a todos, e então eles recorrem a outro método mais rápido de reprodução.

Lâmpadas

Os bulbos maduros tingidos são secados no outono. Eles têm bebês, que terão que ser separados. Selecione a "prole" mais saudável, com uma pele macia e sem ressecamento.

Durante uma semana e meia antes do plantio, as escamas são cuidadosamente removidas e o bebê é mergulhado em água morna (até +35 ° C) durante o dia.Em seguida, segue a germinação no solo com misturas de areia pura e turfa a +22 ... +25 ° C.

Voce sabe Atualmente, uma grande quantidade de vitamina C é encontrada nos gladíolos, e as pétalas de gladíolos vermelho-preto fazem parte de algumas cargas medicinais que aumentam a imunidade humana.

O pouso já é realizado na terra aquecida nos buracos. No fundo do poço adormecer 1 cm de areia do rio, em seguida, despeje uma solução de sulfato de cobre ou permanganato (1 g / 10 litros). As crianças são dispostas a uma distância de 5-6 cm umas das outras. O intervalo entre os poços é o mesmo que para lâmpadas maduras.

As folhas devem ser repelidas após um mês.

Também recomendamos que você veja a lista de flores bulbosas que irão decorar o seu canteiro de flores: açafrão, íris, muscari, frésia, narciso, tulipa, lírio, gladíolo, crescente do outono e snowdrop.

Preparação para o inverno

Muitos estão interessados ​​e quando cavar uma flor tão tenra como um atleta. Aqui tudo é tradicional: o rizoma é extraído com as primeiras geadas.

Mas até este ponto vale a pena lembrar algumas nuances simples. O primeiro diz respeito à rega, que é gradualmente reduzida após a floração. Não se esqueça de fertilizantes - depois que as flores estão desbotadas, sua aplicação é proibida.

Na véspera das geadas, o caule é cortado ao nível das folhas inferiores, que devem ser deixadas por enquanto.E só depois disso a planta é escavada. Imediatamente removido a terra e raízes acumulado, e lâmpadas são separados das crianças e eu haste.

A ascensão, como já sabemos, não é muito caprichosa, e essa qualidade também se estende ao armazenamento no inverno.

Importante! Muito antes de plantar (mesmo durante escavação outono) verificar a presença de larvas de besouro solo e grilos. Mesmo que sejam apenas alguns pedaços, eles ainda representam uma ameaça para as flores.

As primeiras 2-4 semanas após este tratamento, as lâmpadas realizado numa sala ventilada a 20 ... 22 ° C. Um mês mais tarde removido coarsened "casca", e ele próprio colocado em bulbil não demasiado denso o saco de papel ou um pano, no qual ele vai "hibernação" (a uma temperatura de cerca de 15 ° C).

Atsidantera em design de paisagem

Uma linda perene é frequentemente usada como um elemento do design do site. Uma planta com um caule alto se encaixará perfeitamente em tais variantes da paisagem decorativa:

  • Colina alpina. Isto é ideal para uma flor que cresce "selvagem" em planaltos pedregosos.
  • montes alpinos muitas vezes decoradas com estas flores e plantas: aster Alpine, mimulyusom, lumbago, hionodoksom, molodilom, beldroegas, rue, zimbro, Armero e foxtail prado.

  • Um canteiro de flores saturado.Se tal arranjo for planejado para ser redondo, o acidander é plantado mais perto do centro, o que aumenta o efeito da "pirâmide viva".
  • "Enquadrar" um reservatório artificial. Uma "perna" alta, juntamente com folhas características, causa fortes associações com a palheta usual, mas devido à coloração parece muito mais lucrativa.
  • A opção mais fácil é plantar flores perto de um banco ou gazebo. Um aroma delicado deles complementará perfeitamente o resto na noite de agosto.

Voce sabe O gladíolo é uma das cinco culturas de corte mais comuns no mundo.

Os melhores vizinhos para esta planta são perenes, que, quando florescem, "brincam" em tons de vermelho e roxo. São asters e sábios.

Agora você pode facilmente pegar um espetacular Muriel. Esperamos que o processo de crescimento também não cause dificuldades especiais. Mais cores brilhantes todos os dias!

Pin
Send
Share
Send