Microscópico fungo é dividido em muitas espécies. Mas hoje vamos considerar duas espécies específicas que podem provocar uma doença grave - alternaria nas plantações de videiras ou na área suburbana.
- Descrição e sintomas
- Causas e agente causador
- Tratamento de aneurisma
- Métodos folclóricos
- Produtos químicos
- Prevenção
- Variedades Sustentáveis
Descrição e sintomas
Na última década, a alternaria só se tornou mais forte e se tornou mais resistente a influências externas. Feridas de culturas de uva que são caracterizadas por sua influência na massa vegetativa e rendimento são monitoradas em todo lugar.
Vinhas podem se surpreender:
- Alternativa à alternativa, que por sua vez provoca o desenvolvimento da doença de Uni Blanc. A doença começa a se manifestar no final do período de primavera, quando nas folhas de uva você pode encontrar uma irregularidade amarelada de tamanhos pequenos, até um centímetro.Se você rasgar uma folha atingida e olhar através dela para a luz, poderá ver que a mancha é mais pronunciada. No período de chuvas e umidade na parte inferior das folhas pode-se considerar a formação de um depósito de azeitona mofado. Se isso aconteceu, então as bordas da folha afetada estão secando, ela adquire uma coloração cinza e parece queimada. A mesma placa pode ser formada não apenas na parte frondosa da planta, mas também em bagas e cristas. No final do período de verão, quando a parte lenhosa da planta amadurece, outros sintomas da doença podem ser rastreados. O amadurecimento dos brotos verdes ocorre de forma desigual: alguns deles permanecem verdes por muito tempo, e então são simplesmente esbranquiçados, em vez de ficarem marrons. No inverno, a crosta é clarificada, adquire uma sombra branca suja e formam-se manchas. Também característica característica desta doença é a resistência do inverno reduzida da planta, e ao plantar novas mudas, surge um problema com o seu enraizamento - eles massivamente perecer.
- A alternativa do tenussim - a doença de uvas, que até recentemente era considerado inofensivo, porque os cientistas estavam confiantes de que isso afeta somente a planta já mortos ou feridos, bem como uvas, que tem um sistema imunológico enfraquecido. Mas, como se viu, a doença pode causar danos severos às plantações de videiras e afetar plantas saudáveis e fortes. híbridos Euro-americano de infecção em massa observadas que têm uma baixa taxa de produtos químicos de tratamento, porque eles são resistentes a outras doenças perigosas. Ocorre derrota da parte verde das plantas - folhas, brotos, cristas. Esta doença se manifesta ainda na formação do primeiro folhagem, quando eles podem observar a formação da borda da folha seca, que pode ser confundido com um sinal de deficiência de potássio. Quando a temperatura passa de + 26 ° C e observou-se uma alta humidade suficiente, o rim total de extinção e escapa danos graves podem ocorrer.Quando muitas folhas foram formadas na parte aérea, a doença se manifesta como uma lesão em massa da massa verde, com uma irregularidade marrom. Alternaria pode provocar secar folhas e brotos de uvas, Quando não há resistência a doenças na forma de tratamento químico. Se a alternaria for acompanhada de alta umidade e alta temperatura do ar, a doença pode se espalhar rapidamente sobre a planta e sua secagem ocorrerá em uma velocidade relâmpago - por 4-5 dias. Alternaria muitas vezes parasita em conjunto com fomopsis, o que agrava muito a condição das uvas e dificulta o combate às doenças. Alternaria particularmente ativa se espalha através da planta na primavera, e quando o ar se aquece a 30 ° C, as uvas podem descartar completamente as folhas, mas o fungo não morre, mas continua a parasitar toda a estação de crescimento.
Causas e agente causador
Como indicado acima, a alternaria é uma doença fúngica que pode afetar toda a parte da superfície das uvas.Devido a esses parasitas facultativos como Alternaria alternata e Alternaria tenussima ser resolvida plantas enfraquecidas. O desenvolvimento do fungo provocou a alta temperatura e humidade. Nos últimos 10 anos, a doença tornou-se particularmente resistente às mudanças climáticas e se espalhou para diferentes áreas de uva, enquanto a gravidade da doença aumentou.
Tratamento de aneurisma
Quando houve uma derrota da planta, Devo lutar para começar o tratamento de modo a não agravar a situação e para parar a propagação do fungo para outras plantas. Considere o que e como tratá uvas Alternaria para obter os resultados da mais alta qualidade e parar os fungos parasitando. Existem muitos tratamentos que estão em seu próprio bem e eficaz. Entre eles estão os métodos tradicionais e os tratamentos que utilizam agentes químicos.
Métodos folclóricos
Métodos folclóricos mais eficaz para fins preventivos, ao invés de terapêutico, mas eles também são freqüentemente usados para reduzir o efeito parasitário do fungo nas plantas em combinação com o processamento químico.
Mullein na forma de infusão. A ferramenta é preparada em casa, é necessário o uso de 3 kg de estrume por 10 litros de água. A mistura infundir durante 3 dias, depois passado através de um filtro e utilizado para a pulverização das partes aéreas das plantas da planta. Esta ferramenta é muito popular entre os viticultores, porque eles não contêm substâncias nocivas e seguro para as pessoas e plantas.
Manganês Para preparar a solução, use 5 g do produto para 11 litros de água. Deve prestar especial atenção à preparação da solução para evitar queimaduras graves a partir da planta.
Leite Para preparar o produto, use 1 parte de leite e 10 partes de água. O líquido resultante é processado pela parte do solo da planta. Devido à luz solar e a temperaturas elevadas será o desenvolvimento activo de bactérias de ácido láctico, que irá contribuir para a supressão do crescimento do fungo, Alternaria provocando.
Sabão doméstico com carbonato de sódio. Para preparar este remédio, você deve usar 30 g de refrigerante e 30 g de sabão por 10 litros de água. Devido ao filme característico que é formado após a aplicação do produto à planta, o fungo não consegue ultrapassar a barreira e sofrerá de exposição alcalina ao refrigerante.
Produtos químicos
Para se livrar da uva alternaria, é mais eficaz tratar a planta com produtos químicos.
Definitivamente, é necessário começar o tratamento quando você descobrir sinais óbvios de uma alternativa, o que significará transbordar a doença para uma forma grave.
Isso ajuda neste processamento de casos a mistura de bordeaux. Para que o tratamento seja eficaz e não danifique a planta, é necessário abordar a preparação da mistura de forma responsável.
Será certo preparar a mistura, observando as regras:
- O sulfato de cobre e a cal de reprodução devem ser produzidos em diferentes vasos.
- Uma mistura de cal com água é bem misturada e filtrada.
- Uma solução de sulfato de cobre deve ser filtrada e gradualmente introduzida cal.
O tratamento pode ser realizado independentemente das fases da estação de crescimento. Geralmente produz até 6 tratamentos por temporada. Após o processamento, você pode começar a comer frutas após 20 dias após o tratamento.
Um meio muito eficaz e popular para o processamento de uvas é considerado "Trichodermin". Prepare o produto para uso de acordo com as instruções da embalagem. O processamento desta ferramenta é necessário no período em que ocorre a primeira abertura das folhas das uvas. É importante ter em conta a temperatura do ar durante o período de tratamento, deve ser pelo menos 15 ° C.
Após o tratamento com Trichodermina, pode recorrer-se à utilização de outras preparações químicas, que são vinhas pulverizadas com um intervalo de 2 semanas entre diferentes tratamentos.
Meios eficazes, que podem ser usados na luta contra alternaria, são: "Skor", "Quadrice", "Rapid Gold".
Prevenção
Para evitar a infecção de uvas com alternaria, é necessário:
- oportuna remover resíduos orgânicos;
- spray com uma solução de Bordeaux mistura 2%;
- Regularmente se alimentam com fertilizantes minerais, o que ajudará a aumentar a imunidade;
- observar a agrotecnia correta nas vinhas.
Variedades Sustentáveis
Para evitar a infecção com variedades de uvas, recomenda-se a compra de variedades resistentes a esta doença. No momento, variedades especialmente criadas que resistem a esses fungos não existem. Mas, considerando que a alternaria é muito semelhante a outras doenças, como a podridão negra e o altranoz, é aconselhável escolher variedades de uvas boas contra estas doenças. Você pode recorrer ao plantio:
- "Traminer";
- "Cabernet Sauvignon";
- "Rkatsiteli";
- "Riesling".
- "Amur avanço";
- "Amur triunfo";
- "Ametista";
- "Marinovsky".