Plantar uma fruta exótica no peitoril da janela parece uma tarefa impossível para muitos. Estamos constantemente com medo de que uma família de cítricos requeira um cuidado único que absorva todo o nosso tempo e finanças. De fato, algumas dessas plantas requerem supervisão cuidadosa, mas a mandarim não é particularmente relevante. Esta fruta é muito despretensiosa e bastante resistente para o nosso clima. Portanto, depois de ler o nosso artigo, escolha a melhor maneira de cultivar e corajosamente continue a plantar a fruta no exterior. E como escolher e cultivar um mandarim a partir de um osso em casa, diremos a seguir.
- Selecionando um lugar para um mandarim
- Temperatura
- Iluminação
- Humidade do ar
- Escolha de pratos ou recipientes para plantio
- Solo para mandarim
- Plantio, reprodução e transplante de mandarim
- Métodos vegetativos de reprodução
- Método de semente
- Cuidado da planta
- Rega Mandarim
- Fertilizante e fertilizante
Selecionando um lugar para um mandarim
Se você ainda decidiu cultivar um mandarim, a primeira coisa a fazer é escolher um lugar para uma árvore perene. Quarto mandarim pode crescer tanto no peitoril da janela e na varanda.Até hoje, muitas plantas anãs foram criadas por criadores, mas as mandarinas usuais podem receber a forma correta.
O lugar para plantar a árvore da casa é escolhido da mesma maneira que no jardim. O enredo deve ser bem iluminado com pouca luz solar direta. Com luz insuficiente, o mandarim diminui seu crescimento e pode não florescer. Portanto, para crescer um mandarim, escolha a parte sul da sala, mas para que ao meio-dia a árvore possa ser ligeiramente pritenit.
Temperatura
Para a manutenção interior de tangerina, é necessário manter uma certa temperatura. No período de verão, os parâmetros ideais de temperatura para o crescimento de uma árvore devem ser + 20 ... + 25 ° C. Quando a planta começa a florescer ou os botões aparecem nela, é aconselhável avisá-los contra a queda de flores, baixando a temperatura não superior a +20 ° C.
No inverno, para melhorar o futuro floração de tangerina cítrica é melhor sair sem muito movimento. A temperatura no período de inverno do conteúdo pode variar de +5 ° C a + 10 ° C.Observando esses regimes de temperatura, você pode facilmente cultivar tangerina a partir de um osso em casa.
Iluminação
O mandarim de iluminação é um momento muito importante quando cresce. Com luz insuficiente, a árvore fica para trás em desenvolvimento e há um grande risco de obter um florescimento humilde. No verão, a jovem tangerina pode ficar ligeiramente exposta ao ar livre, para que a planta se acostume gradualmente ao meio ambiente. Mas ao meio-dia você terá que se esconder da luz solar direta.
No inverno, quando o dia de luz é bastante curto, o mandarim deve ser colocado no lugar mais claro da sala. Acontece que uma árvore jovem pode não ter iluminação suficiente. Aqui, uma lâmpada de fito virá para o resgate, que é parafusada em um abajur ou candelabro comum. Começar destaque mandarim precisa gradualmenteCaso contrário, com uma mudança brusca na duração da luz do dia, a planta pode descartar a folhagem.
Humidade do ar
O mandarim não tolera ar seco. Portanto, para manter a umidade suficiente, recomenda-se colocar em volta do recipiente um recipiente de água. À medida que a temperatura aumenta, a planta precisa ser adicionalmente umedecida, às vezes várias vezes ao dia. No inverno, é melhor aplicar a pulverização, mas apenas quando o solo secar.
Escolha de pratos ou recipientes para plantio
Utensílios de mesa para plantar um mandarim é recomendado para escolher baseado em seu tamanho. Lembre-se, para um melhor crescimento da árvore, ela precisará ser transplantada a cada ano. Não escolha uma panela grande imediatamente, pois muito espaço pode levar à decomposição das raízes.
Os melhores recipientes para tangerina são pequenas caixas de madeira ou vasos feitos de materiais naturais. Ao plantar, não esqueça da boa drenagem. Este papel é excelente para seixos, argila expandida, restos de cerâmica quebrada e até mesmo espuma. O mandarim não gosta da estagnação da umidade no solo, que também pode levar à decomposição das raízes.
Solo para mandarim
Tal como no cultivo ao ar livre, a tangerina interior não gosta de solos ácidos. Portanto, escolhendo a mistura pronta para o plantio na loja, preste atenção à acidez do substrato.
Se você não confia em substratos comprados, você pode preparar o solo independentemente para o plantio. Para isso, pegue a grama e o chão frondoso, a areia lavada do rio e um pouco de cinza de madeira. Observe as proporções de 1: 1: 0,5. A partir desses componentes, obtém-se um solo leve, permeável ao ar, que o mandarim adora.
Plantio, reprodução e transplante de mandarim
No cultivo de casa do mandarim cítrico, há vários caminhos da sua reprodução: estacas, enxertando e o método mais popular para hoje - um osso. Mas quão correto é plantar e cultivar um mandarim a partir de um osso, para que a árvore dê frutos?
Primeiro de tudo, é necessário entender que, ao usar esse método, espere que o resultado não seja anterior a seis anos. Uma forma ainda mais complexa de reprodução são as mudas, pois ao usá-las, é extremamente raro cultivar mandarim em casa.
Ao mesmo tempo, uma das opções testadas é a vacinação da mandarina. Em casa é plantada em mudas de laranja, limão ou grapefruit.Além disso, muitos produtores estão interessados em quanto mandarim cresce? Esta árvore cítrica é muito durável e com bom atendimento viverá mais de trinta anos.
As raízes da mandarina crescem ativamente a cada ano, por causa do que A planta precisa de um transplante anual. Após 5-6 anos, transplantados com menos frequência - a cada dois anos. O transplante deve ser realizado na primavera, antes do crescimento ativo do rizoma, e cada vez que o vaso ou vaso for selecionado um pouco mais do que o anterior. A melhor maneira para um mandarim será um método de transbordo de transplante: tente não destruir o caroço de terra formado.
Métodos vegetativos de reprodução
Como mencionamos acima, a reprodução de tangerina em casa, com o plantio habitual de mudas - é quase impossível. Portanto, para crescer uma árvore prolífica, Estacas mandarim inocular em qualquer outra planta cítrica.
Para fazer isso, você precisará de um arbusto que tenha entre um e dois anos e o caule do mandarim escolhido. Tomamos uma muda de citrinos e a uma distância de 10 cm acima do solo fazemos um corte em T.Então, pressionando levemente a ponta da faca, obtemos um sulco no qual inserimos o talo.
Depois disso, é necessário revestir o local de corte com um spray de jardim e rebobinar o PVC com filme ou fita adesiva. Depois de enxertar um mandarim, é necessário colocá-los em uma estufa ou simplesmente cobrir com uma bolsa de celofane. Você pode ventilar uma vez por dia, para ver se o olho apareceu após a vacinação.
Normalmente, o pedúnculo é plantado durante um mês, após o que a estufa é removida e a fita é solta. Depois de enraizar a partir de um filme esticado você pode se livrar completamente. Crescendo mandarim neste modo de reprodução, você tem toda a chance de obter frutas doces e suculentas.
Método de semente
O método mais fácil de cultivar um mandarim é plantar um osso, e você já sabe disso. Portanto, com antecedência compre alguns frutos que foram armazenados corretamente, sem congelamento e luz solar direta e escolha deles com uma dúzia de ossos. Em seguida, enxágue-os bem com água corrente e coloque-os no peitoril da janela ou em outra superfície lisa para secar.
Quando as sementes secarem, elas devem estar encharcadas para germinação adicional: pegamos um pano de algodão e enrolamos os ossos nele. Dentro de alguns dias, o tecido deve estar úmido, mas não nade na água.
Depois que as sementes estão inchadas e os germes começam a brotar, você pode transplantá-las para o solo preparado. Depois de plantar uma semente de tangerina e a muda crescer um pouco, ela deve ser transplantada para um recipiente de cerca de 4 litros.
Cuidado da planta
Se você não tiver mais perguntas sobre como plantar um mandarim, resta apenas dar a ele os devidos cuidados e esperar por frutas perfumadas. Para um bom crescimento de árvores não se esqueça de umidade suficiente no verão. Vamos ter mais luz, mas sombra ao sol, pois as folhas de mandarim são facilmente queimadas.
Algumas variedades de mandarinas de interior podem florescer até um ano inteiro, mas para garantir o seu crescimento confortável, retire a maioria das flores e dos ovários. Se você não quiser dar uma aparência especial a um mandarim, você só precisará remover os galhos secos ou muito esticados.
Rega Mandarim
Com o advento da primavera, você precisa regar abundantemente a mandarina, molhando toda a massa da terra e se você construir um sistema de drenagem corretamente, não haverá estagnação da umidade e isso não prejudicará a planta. Em dias especialmente quentes, regar a árvore com um banho quente, e no processo de preparação para o inverno, no período de outono, a rega deve ser reduzida. Ao crescer em uma sala quente, regue-a enquanto a camada superior do solo seca.
Fertilizante e fertilizante
Todos os fertilizantes e coberturas superiores do mandarim, é desejável fazer depois da rega. No verão, a árvore requer fertilizante a cada duas semanas e, com o advento do outono, uma vez por mês. Um bom curativo para um mandarim é um esterco de vaca diluído.
Você também pode combinar vários fertilizantes minerais, embora em cada loja de jardinagem você possa comprar facilmente compostos especiais prontos. Para aumentar a frutificação, há um método de alimentação como espigas de peixe: um quarto de quilo de peixe sem sal, cozinhar cerca de meia hora em dois litros de água, após o que adicionar água fria, filtrar e usar em conjunto com o fertilizante.
Depois de manipulações tão simples, sua árvore do sul não apenas agradará sua aparência, mas também trará frutos deliciosos. Concordo, é muito mais interessante colocar tangerinas cultivadas em casa na mesa de Ano Novo, com a qual você irá, sem dúvida, surpreender todos os hóspedes que vieram até você.