Quase todos os residentes de verão têm uma adega no terreno. E quem não tem, provavelmente já pensou na construção de tais premissas. A conservação na adega da adega há muito é praticada por pessoas. Portanto, neste artigo, vamos dizer-lhe como fazer um porão sozinho sem a ajuda de construtores.
- Requisitos para o porão
- Quais são os projetos
- Onde é o melhor lugar para construir um prédio?
- Nós construímos uma adega com nossas próprias mãos
- Materiais Necessários
- Passo-a-passo
Requisitos para o porão
Para o porão (geleira, subterrâneo) funcionou normalmente por um longo tempo, os seguintes requisitos devem ser aplicados a ele:
- Temperatura do ar constantemente reduzida e estável. No glaciar, a temperatura deve ser mais ou menos constante ao longo do ano, independentemente de o verão estar no exterior ou no inverno.
- Escurecendo. Na cave não é permitido clareamento freqüente. Janelas em geleiras não podem ser feitas, e as lâmpadas elétricas só podem ser ligadas quando você está visitando o metrô. Alguns produtos que estão em sua adega, para armazenamento a longo prazo, devem estar sempre no escuro.
- Humidade do ar. Deve ser de cerca de 90%. Este é um indicador muito importante, se estiver muito subavaliado, existe o risco de que alguns produtos sejam estragados. Para monitorar a umidade do ar usando um psicrômetro. Se a umidade for muito baixa, ela deve ser aumentada. Isso é feito borrifando água nas paredes e espalhando serragem úmida no chão.
- Ar sempre limpo e fresco. Para garantir a ventilação da adega, você precisa projetar adequadamente a ventilação de admissão e exaustão. Este é um fator muito importante que não permitirá que o ar fique estagnado dentro de casa.
Quais são os projetos
Existem mais de uma dúzia de diferentes tipos de construções de adega.Cada dono faz tudo do seu jeito. Mas existem tipos de estruturas de longa data, das quais diremos:
- Armazenamento terrestre (armazenamento de vegetais). Este tipo de construção é adequado para a construção nas regiões do nosso país onde o solo tem uma alta umidade, e as águas subterrâneas estão muito próximas da superfície. Acredita-se que os inventores da dacha de São Petersburgo inventaram tal projeto, cujas condições do solo não permitem um aprofundamento muito baixo. Os aterramentos são aprofundados no solo, não mais do que meio metro, e de cima, uma estrutura esquelética.
- Adega. Este é outro tipo de geleira, que é enterrado sob o solo não mais do que meio metro. O design desta adega é bastante simples e não ocupa grandes áreas no site. Essas instalações de armazenamento são construídas por pessoas que têm uma quantidade limitada de finanças e uma pequena área de residência de verão. Além disso, essas instalações são construídas por todos os residentes de verão, cuja parcela está localizada em regiões com alto nível de água subterrânea.
- Cave com desossa. O design de tal armazenamento é muito semelhante ao da geleira descrita acima. A única diferença éque esta construção é construída com aterro subseqüente. Isso é feito para manter o nível de umidade necessário na sala.
- Adega semi-enterrada. Este tipo de construção é o mais comum no território do nosso país. A profundidade desse subterrâneo é de cerca de um metro, o que permite que seja construído mesmo em solos moderadamente úmidos. As paredes de tal armazenamento despejam betão e selam a impermeabilização. A sobreposição é feita de uma laje, protegida por uma camada de material de cobertura ou feltro.
- Cozinha de verão com adega. Tais edifícios são muito adequados para aqueles que têm uma parcela muito modesta no país. O armazenamento pode ser construído logo abaixo da cozinha de verão, deixando a escotilha para entrar. Os robôs de construção devem ser conduzidos apenas com pessoas experientes, caso contrário, há o risco de um colapso da cozinha de verão.
- Adega de pedra. Os cofres de tais estruturas são muito raros hoje em dia. Eles já entraram na história, embora alguns ainda possam ser observados em aldeias e assentamentos individuais. As estruturas de tais caves são muito complexas, requerem um trabalho cuidadoso e preciso. Até à data, existem muito poucos mestres que serão capazes de construir um tal glaciar.E a propósito, tem um bom regime de temperatura, umidade constante e excelente ventilação.
- Adega bloqueada. Esta estrutura é realizada em duas entradas. Geleira bloqueada é muito conveniente para construir um pequeno número de famílias, por exemplo, no limite das seções. Então você pode construir uma loja para dois: para você e seus vizinhos. Ao mesmo tempo, territórios e meios são salvos.
- Adega da terra. Anteriormente, era muito comum no território da província de Yaroslavl e, portanto, foi nomeado pelo povo "armazenamento de Yaroslavl". O edifício está completamente sob o solo, e o topo é coberto apenas com podtovarnikom ou postes. Esta adega é perfeita para armazenamento a longo prazo de batatas, beterrabas e cenouras.
Onde é o melhor lugar para construir um prédio?
Antes do início das obras, é necessário determinar de forma clara e correta a localização da futura geleira. Você deve levar em conta todas as propriedades do solo (sua composição, etc.), o nível das águas subterrâneas e a profundidade do congelamento. Muitos parâmetros dependerão desses parâmetros, incluindo aqueles que descrevemos no primeiro parágrafo. E também - a durabilidade da estrutura, que também depende diretamente não só da qualidade da construção, mas também da sua localização.
Tente escolher um local seco e sublime ou uma encosta de montanha (uma pequena corcunda). Tal terreno imediatamente facilitará o problema da impermeabilização. Ao construir uma instalação de armazenamento subterrâneo, é necessário saber claramente em que profundidade as águas subterrâneas se encontram.
By the way, pelo método de perfuração exploratória verificar imediatamente a composição do solo. Se ele contém muita areia ou argila, isso significa que, ao construir uma adega, você precisará fortalecer as paredes com mais força. Às vezes, no levantamento do solo, há traficantes de floe. Floats não sucumbem à drenagem, em seu lugar para construir uma adega não pode.
Os tipos mais comuns de solo: franco-arenoso, arenoso, argiloso e argiloso. Para determinar com precisão a composição do solo, é necessário tomar 100 g da terra e dar para o laboratório de agrotóxicos. Mas existe uma maneira de determinar com precisão o tipo de solo sem a ajuda de químicos. Para fazer isso, você precisa pegar um pouco de terra e tentar enrolá-lo em um fio e, em seguida, rolar em um anel fino.Se o chão não quiser rolar no fio, então você está lidando com um tipo de solo arenoso.
Se o chão do fio estiver enrolado, mas o anel não sair, significa que é um barro leve. Se o anel sai, mas em alguns lugares dá rachaduras - este é um franco pesado, e se o anel é perfeito e sem rachaduras - solo argiloso.
Alguns tipos de solo com forte congelamento podem se expandir em 5 a 10%, e isso pode afetar adversamente sua estrutura e causar danos mecânicos. Deve-se ter em mente que a uma profundidade de mais de três metros, o solo permanece a uma temperatura constante (4-10 ° C) durante todo o ano.
Portanto, os tipos de caves completamente subterrâneos retêm melhor uma temperatura constante. Além disso, a quantidade de precipitação na forma de neve afeta a profundidade do congelamento: quanto mais neve cai, menos o solo congela.
Nós construímos uma adega com nossas próprias mãos
Nesta seção, vamos dizer-lhe como construir uma adega na casa de campo com suas próprias mãos, a instrução será detalhada e passo a passo.
Materiais Necessários
Como dissemos antes do início da construção, você deve determinar o tipo e as características do solo. Quanto mais úmido o solo, maior a espessura das paredes na futura adega. Vamos criar paredes de concreto e reforço de espessura (10-16 mm de diâmetro). Além disso, as paredes podem ser construídas de tijolo vermelho.
Para ajustar o endurecimento de uma camada uniforme de fundação e piso, usaremos um nível especial para medir os ângulos no plano.Além disso, precisaremos da ajuda de ferramentas: pás, baldes, espátula, luvas, etc. Para gradualmente e em camadas, despeje as paredes de concreto, precisaremos fazer formas a partir das placas. Portanto, você precisa preparar antecipadamente as placas, que devem ser coladas com um filme (para que o concreto não grude na árvore).
Como uma camada de impermeabilização, usaremos um ruberoide. Vamos prendê-lo às paredes por meio de pequenas placas retangulares (tamanho 40 cm por 5 cm, dependendo da largura das folhas de material de cobertura) e pregos, bem como uma lâmpada a gás (o material de cobertura aquecido é perfeitamente colado uns aos outros).
Além de todos os itens acima, você também pode precisar de: roleta, lápis, serra, búlgaro, alicates, óculos, etc.
Passo-a-passo
Para construir um porão subterrâneo com suas próprias mãos, siga estas instruções passo-a-passo:
- Cave o poço da fundação. Seu tamanho dependerá do nível da água subterrânea. Se a água estiver abaixo de 3 metros, o tamanho ideal do poço será de 2,3 m de profundidade, 2,5 m de comprimento e largura. Se desejado, as dimensões podem ser ajustadas, mas não se esqueça de adicionar 0,5 m ao longo do perímetro e 0,4-0,5 m de profundidade. Será necessário para camadas de concreto e impermeabilização.
- Depois de cavar o poço da fundação, é o fundo precisa ser devidamente socado. Em seguida, coloque um travesseiro de cascalho (você também pode usar entulho). A espessura da almofada deve ser de 0,2-0,3 M. A camada de cascalho também deve ser compactada e o reforço deve ser colocado no topo. Depois disso, o chão pode ser derramado com concreto.
- A espessura do piso de concreto deve ser de pelo menos 20 cmCaso contrário, existe o risco de danos mecânicos devido à mobilidade das massas do solo (em geadas severas ou pequenos terremotos). Depois que o piso é derramado, ele precisa ser protegido com uma camada de impermeabilização.Para este propósito, é melhor usar um ruberoide. Para colocá-lo é necessário no concreto congelado. Normalmente, a largura do porão é maior do que a largura do rolo de material de cobertura. Portanto, deve ser sobrepostas e cola as extremidades, usando uma lâmpada de aquecimento a gás. Depois da camada de impermeabilização para derramar uma outra camada de betão de 10-15 cm de espessura.
- Além disso, todas as paredes em torno do perímetro obbivat pranchas e hooped material de cobertura. As extremidades das placas de cobertura são lâmpada de gás aquecido, dobrada e ligada a outras placas. Depois da camada de impermeabilização está pronta, é possível iniciar a construção de paredes de betão.
- Para começar você precisa fazer uma cofragem inicial e colocar barras de reforço. Uma cofragem a fazer pequenos, 15-20 cm de altura (após a cura da primeira camada da cofragem é transferido para o passo acima). barras de reforço para amarrar sobre três fios de ligação específica. Em seguida, instale-os verticalmente ao longo de toda a altura da escavação. A distância entre grupos de barras de reforço não deve exceder um metro. E, idealmente, o mais apropriado - o projeto virá mais forte. Normalmente, o processo de paredes pode levar uma semana ou mais, porque o sombreamento é gradual, o movimento constante da cofragem para cima. Quanto mais profunda a sua adega, mais você construir as paredes.
- Quando as paredes estão totalmente erguidas, você precisa prosseguir para o estágio final - fabricação de carcaça e cofragem para telhados, e depois - a formação de um telhado de concreto. Mas lembre-se de uma coisa importante: as paredes sobem 15-20 cm acima do nível do solo.
- Agora Nas paredes, você precisa colocar as vigas do mancal. Vigas de metal ou concreto são as melhores.
- Necessidade seguinte Formar uma cofragem com folhas de contraplacado impermeáveis. O molde é feito em torno do perímetro da sala. A altura da cofragem deve ser de 20 a 30 cm.
- Depois disso, você precisa para formar um quadro de fios de reforço, que ficarão perpendiculares entre si, e serão presos com um fio de tricô. É importante que as hastes que são empilhadas a partir do fundo vão para as vigas de suporte. Além disso, insira nas bordas opostas do quadro dois tubos (especiais, que são projetados para ventilação na adega).
- Uma vez que a armadura é colocada transversalmente, O lugar da sua interseção deve ser conectado por um fio de tricô. Assim, o design será mais durável e durável.
- O próximo passo será o vazamento de concreto com um quadro pronto. O preenchimento deve apenas em uma direção, compactando constantemente o concreto.Quando todo o quadro é derramado, deixe congelar e regar o concreto para a próxima semana todos os dias. Então não vai quebrar.
Você terá que fazer uma escada para entrar no porão, colocar eletricidade lá para a lâmpada (se necessário) e fazer um bloqueio secreto na escotilha.