As rosas são um ornamento de qualquer jardim de junho a outubro. Para proteger sua beleza das geadas, você precisa conhecer as características de aliciar rosas no outono e se preparar para o inverno. Ajuda no inverno é especialmente necessária para as variedades de rosas que foram criadas recentemente e florescendo continuamente durante todo o verão. Variedades que florescem uma vez, conseguem se adaptar à mudança da estação.
- Como desacelerar a vegetação
- Redução de rega
- Mudança de fertilizantes
- Abstenção de aparar
- Como preparar rosas para o inverno
- Remoção de ervas daninhas
- Tratamento com cloreto de cobre
- Hilling de flores
- Colheita para o inverno
- Do que para cobrir rosas
- Usando um abrigo seco ao ar para salvar
Como desacelerar a vegetação
Para um inverno feliz, a planta deve acumular nutrientes do outono e entrar em um estado de descanso. Uma diminuição na temperatura e uma redução nas horas de luz do dia sinalizarão a aproximação do inverno para uma rosa, e as mudanças no preparo no outono e a preparação para o inverno ajudarão a reconstruir os processos biológicos. Agosto - O mês em que começa a preparação de rosas para a temporada de inverno.
Redução de rega
Em agosto, reduza a quantia de água, e desde o começo de setembro, as rosas molhando param. Se o tempo estiver muito quente e árido, a parada de irrigação é transferida para o final do mês.
Em geral, a terra seca é mais adequada para rosas de inverno do que saturada com umidade.
Mudança de fertilizantes
Desde agosto de deixar de aplicar fertilizantes nitrogenados para ajudar a floração abundante, mas sim fazer raiz fertilizar aditivos potássio e fósforo. Esta é outra nuance importante em como cuidar de rosas no outono.
Durante este período, recomenda-se a realização de 2 adubações adicionais.
Para o primeiro em 10 litros de água, dissolva:
- ácido bórico - 2, 5 g (pode ser substituído por marrom - 3,5 g);
- Sulfato de potássio - 10 g;
- superfosfato - 25 g.
- água - 10 litros,
- superfosfato e sulfato de potsio - 15 e 16 g, respectivamente.
Abstenção de aparar
Em meados de setembro, corte os botões murchados. Ao mesmo tempo, gomos não abertos são arrancados, que são menores que o tamanho de uma ervilha. Os botões restantes são autorizados a amadurecer e formar sementes.
Como preparar rosas para o inverno
É importante ajudar a planta a entrar gradualmente em um estado de repouso e criar condições para proteção contra as severas geadas, pragas e doenças. Além disso, é melhor comparar todos os procedimentos preparatórios com a previsão do tempo, já que em anos diferentes o resfriamento sazonal ocorre em diferentes períodos.
Remoção de ervas daninhas
O afrouxamento do solo é interrompido Setembro. Caso contrário, os brotos, que estão em repouso, podem começar a se desenvolver ativamente.
Tratamento com cloreto de cobre
O tratamento com fungicida é realizado antes da secagem, em clima seco e quente, observando todas as precauções. Preliminarmente, a uma altitude de 40-50 cm, todas as folhas são removidas da planta.
A pulverização com cloreto de cobre é realizada para desinfetar a casca e evitar muitas doenças do mato. Os mais famosos deles são sarna e oídio.
Hilling de flores
Os arbustos se acumulam até a primeira geada, pois o movimento dos sucos na planta não parou e o caule pode quebrar a partir da geada.Em torno do caule é uma colina 30-40 cm de altura.A mistura para a maturação deve ser seca, que consiste de solo com a adição de areia, serragem, antes da secagem do solo em torno da raiz pode ser levemente polvilhado com cinzas.
Colheita para o inverno
Poda e remoção de folhas é realizada no final de outubro.
Processamento de rosas no outono antes de se esconder para o inverno combina 2 tipos de corte:
- Sanitária - arrancando as folhas e podando as partes moribundas da planta no inverno.
- Poda para a formação da coroa do mato.
- evaporação da umidade das folhas, que esgota as plantas e aumenta a umidade dentro do abrigo;
- sua decadência no mato em abrigo e infecção com a podridão da planta inteira.
A poda de formação é realizada dependendo da variedade e é dividida em 3 tipos:
- Poda curta - deixar brotos com um par de rins. Faça esse tipo de corte com pouca frequência. Espécies de estampagem em cascata são cortadas em breve apenas no primeiro ano, o comprimento de brotos após esse corte é de 15-18 cm.
- Médio - deixa uma fuga de 35-40 cm, 5-6 gomos, executar em híbrido de chá, polyanthus e rosas floribunda, grandiflora, variedades remontantes.
- Poda longa - deixe pelo menos 10 rins, encurtando ligeiramente a parte aérea. Aplicado a ingleses velhos, rosas shrubby e clingy.
Shoots rosas de escalada corte em 30% do comprimento, exceto para espécies de pequenas cores, que comprimem o ponto de crescimento. Variedades de Clumpy florescem nos brotos do ano passado, por causa disso eles não podem ser cortados demais. Apenas velhos brotos perenes são encurtados para 30 cm, para estimular o crescimento de caules jovens.
Tiros fracos, não maduros e doentes são completamente cortados.
Deixar 3-5 brotos maduros, tentando observar simetria e tais princípios:
- A poda é realizada em clima seco e claro.
- Para hastes grossas, uma serra é usada para que a madeira não se parta.
- Seções são feitas em um ângulo, para drenar a umidade.
- O núcleo no corte deve ser branco.
- O corte é feito sobre os botões inchados 5 mm mais altos, para que os rebentos que crescem a partir deles não se interceptem no futuro.
- Depois de terminar a poda, remova todas as folhas, percorrendo suavemente o talo de baixo para cima com uma mão em uma luva grossa.
Do que para cobrir rosas
Para criar um abrigo de rosas seco para o inverno, você precisa:
- esqueleto;
- material de cobertura.
- Película de polietileno - é durável, mas você precisa deixar os orifícios de ventilação, porque debaixo dela as rosas podem vypret.
- Sacking, trapos densos, casacos velhos e casacos - estes materiais úteis são baratos, mas não muito convenientes.
- Agrofibras, spunbond, lutrasil são materiais sintéticos especiais, passam umidade e ar bem, você pode comprar qualquer material necessário, servir várias temporadas, são fáceis de usar.
Além disso, as rosas são embrulhadas em pano de saco ou papel pesado para o inverno e cobrir sem armação:
- folhas secas;
- lapnikom;
- serragem.
Este método é adequado para arbustos baixos e variedades resistentes ao frio.
Usando um abrigo seco ao ar para salvar
No abrigo da rosa estão expostos a dois perigos:
- Roedores - para profilaxia em túneis expõem veneno de roedores.
- Precipitação - sem acesso ao ar e com alta umidade, atira sufocada e é afetada por patógenos.
Por este motivo, cubra as rosas imediatamente, aguente-as por 2 semanas a uma temperatura do ar menor que 2-5 ° C abaixo de 0. Isso também não permitirá que você entre em abrigos para roedores.
As hastes das rosas são gentilmente dobradas no chão e colocadas sobre o material da cama por baixo. Se necessário, as hastes são fixadas ao solo com grampos de metal. A base do caule deve estar bem entediada.
Cubra a armação que cobre o material de cobertura. Agrofibras, spunbond, lutrasil são dobrados em 2-3 camadas. Aplicando polietileno, deixe aberturas para o ar. O material é pressionado no chão com tábuas e tijolos.
Se a neve seca cair, você pode derramar sobre o abrigo para isolamento adicional.