Colmeia de abelhas com suas próprias mãos: características de fazer uma casa para as abelhas

Pin
Send
Share
Send

As abelhas estão acostumadas a esconder sua habitação em cavidades ou uma copa densa de árvores. Portanto, para que os insetos se aclimatem mais rápido em um novo ambiente, os apicultores experientes tentam criar condições ideais para as abelhas se reproduzirem e criarem mel delicioso. Neste artigo, você aprenderá a criar uma colméia com suas próprias mãos, o que é melhor para levar materiais para habitação de abelha e opções de acomodação.

  • Elementos estruturais básicos
  • Como escolher os materiais e ferramentas para criar
    • Os materiais mais populares
    • Lista de ferramentas para construir uma casa para as abelhas
  • Como fazer uma colmeia
    • Wood
    • De espuma de plástico
    • De poliuretano
  • Mobiliário de uma colmeia

Elementos estruturais básicos

Antes de criar um esboço de design, você precisa saber de que consiste a colmeia de abelhas. Isto é devido ao fato de que o apicultor tenta criar insetos como uma moradia que suporta suas necessidades biológicas. No entanto, nem sempre as abelhas desse tipo serão convenientes. Basicamente Todos os projetos da colmeia consistem em um casco, dois compartimentos, uma tampa e uma loja. Externamente, parece uma caixa alongada com um teto denso e um fundo.

Os edifícios consistem em paredes. Dimensões dependem do tipo de construção.Pode haver vários. Nas paredes há bandos de abelhas.

A loja pode não ser necessária, no entanto, é adequada para a preservação do mel quando o mel ocorre. Existe outro podkryshnik (outra versão da loja, mas sem grooves). Está localizado entre o telhado e o topo. Ele serve como aquecedor. No podzryshnik você pode instalar e um vale para as abelhas.

O fundo está sob o corpo e pode ser removível e não removível. A primeira opção permite que você cuide adequadamente das abelhas, se elas precisarem de ajuda médica. O não-removível forma uma borda, que serve as abelhas como um local de pouso. Alguns apicultores fazem um teto que retém o calor dentro da colméia. Você pode colocá-lo no topo do slot acima dos quadros.

O teto é a proteção e o principal elemento da colmeia. Pode cobrir insetos de fenômenos atmosféricos. O telhado é plano e empena. O primeiro permite transportar a colmeia.

O quadro serve para equipar as abelhas do favo de mel. Consiste de uma barra superior e inferior, bem como dois slats laterais. Quadros estão equipados com divisores e estão localizados em uma barra de cima.

Como escolher os materiais e ferramentas para criar

Para criar uma colméia, apenas materiais naturais e de alta qualidade são usados. Nas seções seguintes, você será capaz de entender o que é necessário para construir um ninho e também aprender as vantagens e desvantagens de cada um dos materiais.

Os materiais mais populares

O primeiro e bastante popular material para criar uma colméia - árvore. Ele bem "respira" e sopra o vapor para fora. Basicamente, escolha madeira de coníferas, como pinho, cedro, abeto e abeto. Você também pode tomar choupo, linden ou aspen. A madeira tem um baixo nível de condutividade térmica, protegendo as abelhas em climas quentes e frios.

Importante! Para a produção de colmeias, escolha um material sem áreas podres, nós e rachaduras.
A única desvantagem deste material é a capacidade de reter a umidade, que cai na colmeia.

Colmeias de contraplacado são caracterizadas como ambientalmente amigáveis ​​e duráveis. Eles são bem pesados ​​e transportam bem o transporte. O compensado é superior à madeira em termos de isolamento e secura. Para isso, o compensado precisa ser coberto com tinta acrílica especial e isolar as paredes da colmeia com poliestireno expandido.

Em tais colméias, as abelhas gastam menos energia em aquecimento, porque dentro e assim todas as condições confortáveis ​​para viver e produzir mel são criadas.

O mel é o mais famoso, mas não é o único produto da apicultura. Por muitos anos, a humanidade tem usado amplamente outros produtos que as abelhas produzem: pólen, veneno de abelha, cera, própolis, sub-moraine e geléia.

Muitos apicultores escolhem o poliestireno expandido, já que é barato e tem um alto nível de isolamento térmico. É fácil trabalhar e reparar. As únicas desvantagens deste material são indicadores de baixa resistência e um sabor desagradável de mel, como as abelhas podem experimentar o isopor para o sabor.

Se você quer produzir mel, mas tem uma pequena quantidade de dinheiro, então você pode fazer uma colméia espuma de poliestireno. O design é bastante fácil, mantém o calor no inverno e mantém a calma no verão.

A única desvantagem é a pintura da colmeia acabada para proteger o plástico de espuma dos fenômenos atmosféricos. Espuma de poliuretano Usado para isolamento de edifícios. Ele tem um baixo nível de condutividade térmica, mas essa propriedade será útil para criar uma colmeia.A espuma de poliuretano não passa umidade, não apodrece, não reage aos solventes e protege o ninho de germes e fungos. O material é forte o suficiente e o mouse não pode danificá-lo.

O único inconveniente é a inflamabilidade. Mas isso pode ser remediado por um sistema de ventilação adicional.

Policarbonato é forte, leve e durável. O material é adequado para manter insetos, pois pode suportar temperaturas baixas e altas, não tem medo da exposição solar direta. Dentro do ninho deste material, um microclima ideal para as abelhas será mantido.

Lista de ferramentas para construir uma casa para as abelhas

Para criar uma colmeia, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Machado
  • Serras de diferentes tamanhos
  • Martelo
  • Brocas
  • Fuganka
  • Formão
  • Rubanca
  • Ferramentas de marcação
  • Ferramentas elétricas
  • Picos de canto
  • Cola "PVA"
  • Ninho de quadro (você pode levá-lo por um tempo com um apicultor experiente).

Como fazer uma colmeia

Agora que você escolheu o material ideal para si mesmo e reuniu todas as ferramentas necessárias, passamos para o mais importante. Nas seções seguintes, você aprenderá a montar uma colméia para abelhas a partir de diferentes materiais.

Wood

Para fazer uma colméia, escolha tábuas de madeira com um teor de umidade que flutua em torno de 15-16%. Dependendo do número e tamanho do corpo, a quantidade de material também é selecionada. Os desenhos são melhor tirados de apicultores experientes.

Importante! Manter os parâmetros básicos dos elementos principais para simplificar a operação.

Casco na colmeia

Você também precisará de tábuas de 4 cm de espessura para a fabricação do fundo e da casca. Nas pranchas fazemos ranhuras para conectar as paredes do case.

Nós produzimos correias no tamanho de 18x4 mm.

Nós juntamos as placas em escudos, lubrificando as ranhuras com cola PVA. É muito importante pressioná-los firmemente uns contra os outros para que as lacunas não se formem. E também 4 paredes. Recolher o corpo que você precisa na forma de escudos, que podem ser conectados com a ajuda de cola de passador e caseína. As dimensões das paredes traseira e frontal são de 605x320 mm. As paredes laterais são 530x320 mm. Nas paredes laterais fazemos ranhuras com 5 mm de profundidade e 20 mm de largura.

Importante! Distância entre sulcos - 450 mm.
Continuamos a criar uma parede traseira e frontal. Recolha-os devem ser tábuas temporárias de tábuas (espessura - 15 mm). As dimensões da parede são 675x500 mm. As dimensões das paredes laterais externas são 560x500 mm.

Em um lugar permanente, as tábuas das paredes externas precisam ser pregadas individualmente, para se ajustar corretamente ao local.As paredes internas são fixadas com cola, os cantos devem ser fixados estritamente retos. A borda inferior do corpo é melhor posicionada horizontalmente.

Bandejas inferior e superior

A bandeja inferior deve ser feita de acordo com as seguintes dimensões - 1x25 cm, colocando-a a 5 cm da parede direita da colmeia. A bandeja superior mede 1x10 cm, deve ser posicionada a 12 cm da parede direita da colmeia. Sua altura é de 3 cm abaixo da borda das barras superiores dos quadros. O subespaço

Na parede do fundo, no nível inferior, é necessário fazer um buraco em forma de cunha, de modo que seria mais fácil lutar com o varroa. Pode ser fechado com um liner (dimensões de 45 x 4 cm).

Com a ajuda dos buracos para as bandejas, você protege o espaço intersticial da colméia com pequenos corredores das ripas. As dimensões são 1,5x2 cm.

Sexo

Paralelamente à parede interna frontal do corpo, pregaremos a primeira camada do piso. O comprimento do piso é de 65 cm, a primeira tábua deve ser colocada de forma que se projete além da armação em 1 cm, sobre esta borda nós fazemos as tábuas de aterrissagem. Em seguida, pregue o resto das tábuas do piso. Depois disso, vire o corpo de cabeça para baixo e coloque uma camada de papelão e material de cobertura. A próxima camada de piso é as tábuas.

Paredes externas

Depois de ter feito o chão e pregado as paredes internas, instale as paredes externas. Pregos frontais e traseiros do fundo do corpo cada. As extremidades devem se projetar 2 cm atrás das paredes internas laterais. Neste momento, colocamos o isolamento entre as paredes. Na placa frontal, recorte os orifícios da bandeja. Na parede de trás deve haver um buraco para o quadro.

Além disso, para estabilidade, é necessário pregar o revestimento nas paredes externas dos cantos.

Nas extremidades das paredes traseira e frontal, que se projetam 2 cm além das paredes internas laterais, é necessário encher as placas laterais com 15 cm de espessura.Para todo o perímetro das paredes internas, ripas de 4 x 2 cm devem ser batidas.

Nas ripas das partes frontal e traseira da colmeia, você deve selecionar as dobras (dimensões 1x1 cm) para estabelecer os quadros. As pranchas devem ser colocadas firmemente no material de isolamento. Material de aquecimento

Para preencher os interstícios, você precisa usar musgo. Deveria estar mais murcho, já que esse musgo preencherá bem os vazios.

Além disso, espuma, placa de isolamento, algodão, lã e reboque são usados.

Telhado

Como os apicultores muitas vezes precisam levantar o telhado e colocá-lo de volta, o produto deve ser leve. Para isso, você precisa de uma cinta. Deve ser feito com 12 cm de altura de tábuas de 15 cm de espessura. Ao longo de um ninho sob o telhado, deixar altura espaço de 24 cm. Neste local existem lojas na metade do quadro e aquecimento almofada.

Travesseiro

A almofada é colocada entre as flanges para a tela, de modo que se encaixa firmemente contra as paredes laterais.

O travesseiro ocupa 1 cm acima do ninho. As dimensões são 75x53. A espessura da embalagem -. 10 centímetros musgo também pode ser usado, mas é melhor para usá-lo para o isolamento térmico das paredes laterais.

Entrada para as abelhas

Entre a parte inferior e o bordo inferior da caixa deve ser deixado para a passagem de abelhas 1 cm e ventilação no inverno.

Voce sabe Cor da colmeia melhor em branco, porque esta cor é melhor lembrada por insetos.

De espuma de plástico

Para o fabrico de penoplastnogo colmeia, vai precisar as folhas de espuma, parafusos (5 cm), lixa de grão pequeno, tinta é à base de água, unhas líquido, pintura do rolo, de régua, chave de fenda (chave de fenda) e faca papelaria e de serra circular.

Importante! Todos os objetos da colméia estão conectados exatamente da mesma maneira que as bases de madeira do ninho para as abelhas.
folhas de espuma deve ser um dos seguintes tamanhos - 3x5 cm No papel, preparar o esboço de projeto e arraste-o para a espuma com um marcador e uma régua ..

Nós recortamos um desenho com uma faca clerical, uma serra ou uma serra para metal. As bordas são limpas por aninhamento. Paredes laterais nós fixamos com sobreposições (nas junções nós cortamos quartos e firmemente dirigimos as paredes em um ao outro). Nós fixamos os elementos com unhas líquidas.

Para corrigir o resultado, use parafusos auto-perfurantes ao redor do perímetro.

De poliuretano

Habitação

Para o gabinete, você precisará de 8 placas de metal. Quatro chapas formarão um contorno externo e as quatro restantes formarão uma parte interna. Entre as placas internas opostas, você precisa instalar espaçadores. Ladrilhos externos devem ser aparafusados.

Para os lados internos das telhas externas, é necessário fixar as tampas de metal que formam os recessos para segurar no corpo.

A base e a tampa são feitas com ranhuras. Neles, e serão inseridos pratos. Nas bordas, as tiras de metal são colocadas e aparafusadas juntas.

No perímetro interno e externo do corpo e tampa, faça furos. Eles serão inseridos na montagem de hastes metálicas com rosca.

Nas hastes você deve parafusar os parafusos, mantendo toda a estrutura firme. Na tampa, faça furos para encher a mistura e um trinco com um bujão.Eles vão fechar esse buraco. Parte inferior e telhado

Para o telhado você precisa de 2 partes retangulares. Um deve ter contas salientes ao longo das bordas, o outro deve ter uma parte interna retangular saliente.

O fundo é um quadro retangular com uma malha de metal no meio. É feito de barras de poliuretano individuais. Você pode trancá-los.

Você deve ter 4 formas para barras. Em todas as barras, você precisa colocar uma tira de metal ao longo do perímetro interno, que formará as dobras. Nelas nós nos deitamos e pregamos a malha de metal com um grampeador.

A barra frontal é melhor posicionada em altura menor para obter um slot para a bandeja. Após a fundição com uma fresa, selecionamos ranhuras nas paredes laterais internas para a válvula de gaveta inferior. Nós cortamos em policarbonato. A barra traseira também está localizada em uma altura menor, para inserir a trava neste slot. Preparação de uma mistura de espuma de poliuretano

Este material é obtido como resultado das reações de poliol e poliisoconato.

Ao despejar a mistura, é necessário calcular a massa total para o processo corretamente. Você pode fazer isso calculando o volume da parte da colméia: multiplique-a pela largura, espessura e comprimento. A soma recebida deve ser multiplicada pelo coeficiente de perdas tecnológicas (1,15) e pela densidade presumida de espuma de poliuretano (60 kg / m2).

Para um corpo de uma colmeia com uma espessura de 5 cm, são consumidos cerca de 1,5 kg de poliol e 1,7 kg de poliisoconato.

Importante! Encha a mistura muito rapidamente por 10 segundos, pois endurece rapidamente.
Para misturar e despejar, existem dispositivos especiais que fornecem e aquecem a mistura. No entanto, você pode fazer com um mixer de construção. Para fazer isso, você precisa derramar poliisoconato no recipiente flexível e imediatamente começar a misturá-lo com um misturador. Em seguida, despeje o poliol e 3 segundos interferir com a mistura. Depois disso, a espuma de poliuretano acabada é despejada no molde rapidamente.

Preparando e preenchendo formulários

Parte do molde que entrará em contato com a mistura deve ser tratada com uma solução de cera na gasolina.

Importante! Use apenas sua parte brilhante e obsoleta.
Após o processamento, nós coletamos o formulário. Placas internas são instaladas nas ranhuras da base, e dentro das placas devem ser colocados cantos de plástico, que servirão como dobras para a armação. Cantos podem ser fixados com um fio grosso.

Nós fixamos e fixamos com parafusos e extensões do espaçador interno. Em seguida, instale as placas externas e fixe-as com parafusos, colocando a parte superior das ranhuras do molde nas paredes.Nós torcemos tudo com hastes de metal.

Nesta forma, preencha os furos com uma mistura de poliuretano, mas não completamente, à medida que se expande. Uma vez que a espuma começa a aparecer do buraco, o molde deve ser fechado com um trinco.

Da mesma forma, preenchemos os moldes para a tampa e o fundo. Depois de derramar o molde para a tampa, despeje uma pequena quantidade de cascalho, de modo que a tampa fique firme com rajadas de vento.

Extração

A mistura congela por 30 minutos. Depois disso, destrave os parafusos que seguram as hastes. Usando uma barra de madeira e um martelo, bata no topo do molde.

Depois disso, destrave os parafusos nas bordas do molde, fazendo isso pouco a pouco, para não deformar a estrutura. Então nós passamos dois círculos em todos os parafusos e, em seguida, removemos os espaçadores. As partes do molde são retiradas das partículas de espuma de poliuretano, e o excesso nas bordas do corpo pode ser removido com uma faca afiada. Depois disso, a estrutura é limpa com uma lixa de grão fino.

Em seguida, o produto é coberto com tinta acrílica fachada para proteger a colmeia da radiação ultravioleta. Tal revestimento não é afetado por mudanças de temperatura.

A coloração ocorre dentro de uma semana após a fabricação, mas não antes de 8 horas.

Mobiliário de uma colmeia

Agora você precisa fazer o dispositivo de colmeia.

No modo americano de criar abelhas, são criados 5 tipos de famílias de insetos no apiário: mãe, pai, iniciante, incubadora e familiar-educadora. Para este método, você precisa ter uma isca de colmeia em 24 quadros, calhas, dois diafragmas que se moverão livremente na colmeia, um diafragma cego com um feixe de borracha, um diafragma com uma grade de separação. Um alimentador e almofadas também são necessários. No outono ou na primavera, povoamos uma família com um bom plantel. No outono, eles são alimentados com mel e perga, são tratados para varroatose e a profilaxia é realizada com agentes antinodematosos. Na primavera, os insetos são alimentados com favo de mel com Perga.

Voce sabe A fumigação não acalma as abelhas, apenas simula um incêndio. As abelhas comem muito mel e voam para outro lugar.
Esses desenhos podem ser repetidos somente se houver um esboço da colmeia. Qual material será melhor para sua colméia - escolha você. Use nossas instruções para criar uma colmeia melhor.

Assista ao vídeo: Ataque de escorpião a uma barata - experimento

Pin
Send
Share
Send