Segredos do crescimento bem sucedido de litops em casa

Pin
Send
Share
Send

Lithops são plantas suculentas da família Aisov. Lithops, formado por duas folhas carnudas unidas na base, é, sem dúvida, capaz de decorar qualquer oásis de casa, tornando-se seu entusiasmo. Isto é largamente determinado pela popularidade desta planta exótica e uma miríade de pessoas que desejam cultivar uma flor que se parece com uma pedra em casa.

Voce sabe Traduzido da língua grega, a palavra "litops" é traduzida como "semelhante a uma pedra" ("como uma pedra"), que realmente transmite a essência e a aparência da planta.

  • Como escolher a litope certa ao comprar
  • Quais condições criar para o cultivo de litops na casa?
    • Localização e iluminação
    • Condições de temperatura
  • Como cuidar de uma "pedra viva" em casa
    • Rega
    • Humidade do ar
    • Alimentação
  • Características de cuidado no período de descanso
  • Transplante de Lithoplast: seleção de vasos e solo
  • Florescimento de "pedras vivas"
  • Combate a possíveis doenças e pragas
  • Crescimento de Lithops de Sementes

Como escolher a litope certa ao comprar

Antes de ir a uma loja especializada para uma planta tão exótica, é aconselhável estudar o que são as litops e que tipo elas têm.Isto é explicado simplesmente: usando a ignorância das pessoas, os vendedores inescrupulosos geralmente emitem cactos anões comuns para litopses.

Ao comprar, você deve inspecionar cuidadosamente toda a superfície da planta quanto a manchas, mofo, podridão e danos mecânicos. Mesmo pequenos focos e arranhões no futuro podem ser desastrosos, então é melhor não comprar litopses com defeitos similares.

O grau de desenvolvimento do sistema radicular também deve ser verificado antes da compra. Felizmente, é muito fácil fazer isso - você precisa balançar levemente a planta e avaliar a condição das brotações que surgiram na superfície. Eles devem ser fortes e afastar-se das folhas não inferior a 2-3 cm de raio (para brotos jovens).

Também é necessário tocar levemente a superfície das folhas dos litops. Sua estrutura amolecida indica o começo do apodrecimento, isto é, uma completa violação das condições prescritas de detenção. As compras de tais "pedras de florescimento" devem ser evitadas.

Quais condições criar para o cultivo de litops na casa?

De acordo com especialistas e floristas experientes, as litopses são despretensiosas, no entanto, como para qualquer outra planta, é necessário criar condições ideais para "florir pedras vivas".Para este fim, é necessário colocar corretamente o vaso com a planta, para fornecer-lhe um regime adequado de iluminação e temperatura.

Localização e iluminação

O fator mais importante no conteúdo doméstico da "pedra viva" é sua localização e iluminação. Na natureza, as litopses crescem apenas em terrenos abertos e ensolarados e, portanto, a planta deve receber luz natural suficiente em casa. Para "pedras floridas", o lugar na casa onde os raios do sol caem dentro de três a quatro horas por dia é o melhor.

Os especialistas recomendam colocar uma panela com litops nas janelas ao sul ou oeste da casa, e tão perto do vidro (para que os raios do sol não sejam refratados). No inverno, quando a luz natural se torna muito menor, ela deve ser compensada com a instalação acima das "pedras vivas" iluminação artificial. Como regra geral, as lâmpadas fluorescentes são mais adequadas. A altura de sua fixação é de 10 a 15 cm (dependendo da potência da lâmpada e do tamanho da litops).

Voce sabe Os artesãos modernos e os fãs desta fábrica geralmente praticam a opção de criação automatizada de condições de iluminação.Para fazer isso, um pote com litops é colocado sob uma lâmpada fluorescente e, por sua vez, é conectado a um regulador controlado. - Acende a lâmpada durante o dia e desliga-a à noite. Isso simplifica muito o processo de crescimento em casa.

Condições de temperatura

Devido à sua natureza, esta planta exótica é muito melhor tolera clima seco, em vez de congelar. Além disso, as litopses reagem muito sensivelmente a uma diminuição da pressão atmosférica.

No período de primavera-verão, quando o sistema radicular de "pedras vivas" está crescendo ativamente, a temperatura do conteúdo de sua casa deve variar entre + 20 ... + 25 ° С. No período de outono-inverno, quando a floração não ocorre, o pote com litops deve ser mantido a +12 ... +15 ° С.

Vale ressaltar que uma planta adulta, como pequenos brotos, adora mudanças de temperatura, portanto, no verão, é desejável alterar a temperatura do conteúdo de +25 ° C no dia para +15 ° C durante a noite. Para isso, basta reorganizar o pote do peitoril da janela até o chão. No inverno e durante o descanso, tais procedimentos não são necessários.

Voce sabe Pátria das litopses são os desertos quentes da África do Sul: Namíbia, Botsuana, África do Sul.O clima nestas regiões é suficientemente rígida e monótona, como a completa ausência de água da vida é agravado pelo fato de que qualquer chuva e não cair, e o calor chega a 50 ° C. São estas condições que são ótimas para o crescimento de litops na natureza. No entanto, para condições locais, mais suaves e mais suaves, devem ser criadas.

Como cuidar de uma "pedra viva" em casa

Junto com a aparência incomum de "pedras vivas" de muitas pessoas são atraídas para a sua simplicidade eo fato de que em casa você pode produtivamente crescer Lithops, cuidados e manutenção do que é reduzido para a rega oportuna e adequada, a colocação correta do vaso com a planta ea alimentação correta " pedra florida ".

Rega

Apesar do fato de que Lithops muito facilmente pode transferir alguma falta de umidade, recebendo-a de stocks em folhas de rega excessiva e água estagnada, geralmente rapidamente levar ao enfraquecimento ruptura e podridão radicular. Portanto, você deve determinar corretamente o modo de rega.

Para plantas suculentas também incluem cactos, que estão em harmonia com as Lithops nas composições.Para os cactos parecerem belos, eles precisam de cuidados adequados, proteção contra doenças e pragas.

Então, do meio da primavera até o final do outono, as litopses requerem rega a cada 7-10 dias. É importante prestar atenção ao estado da planta - se a umidade recebida não for suficiente, durante o dia as folhas se enrugarão. No caso de tais situações, a frequência de rega deve ser aumentada.

Em dias particularmente quentes e secos, os cuidados com "pedras vivas" devem mudar: além da rega básica, todas as noites, as folhas de litops devem ser aspergidas com água morna. No momento em que a planta está se preparando para trocar folhas ou formar botões, a rega é aumentada. Juntamente com a rega, neste momento, você também pode fazer alguns fertilizantes minerais, plantando-os na água.

Com o início do período de descanso, que ocorre no inverno, a rega deve ser interrompida. É desejável restaurá-lo somente em fevereiro, e a regularidade e o volume da irrigação devem ser reduzidos. Então, basta umedecer o solo na panela com um pulverizador a cada 2-3 semanas. A frequência de irrigação só deve ser aumentada se a abertura do intervalo entre as folhas de "pedras vivas" for prolongada.

Durante a irrigação, é altamente recomendável evitar a penetração direta de umidade no fosso formado pelas folhas, e não deixá-lo nas superfícies laterais das "pedras vivas". Isso pode provocar queimaduras graves e o começo da putrefação dos tecidos.

Vale ressaltar que com a rega moderada regular, é permitido derramar uma panela com uma planta uma ou duas vezes por mês, imitando a estação chuvosa natural para isso. Em geral, isso tem um efeito benéfico no desenvolvimento do sistema radicular.

Deve ser entendido que é a rega que predetermina não só a vitalidade da litopsia em casa, mas também a sua aparência. Assim, com um excesso de entrada de água, ela se acumula em folhas velhas e desatualizadas, em conseqüência das quais elas não desaparecem, o que piora significativamente a aparência geral das "pedras floridas".

Humidade do ar

Lithops, cuidado em casa para o qual é bastante simples e compreensível, não requer condições especiais em relação à umidade do ar. Isso elimina a necessidade de pulverização e hidratação adicionais. Além disso, esta planta exótica tolera facilmente uma longa estadia em quartos com ar seco.

Determinar é apenas a frescura do ar, pelo que a frequente e regular circulação da sala onde a panela com a litops está em pé é estritamente obrigatória.

Importante! Lithops em todas as fases de cultivo são bastante exigentes para o arejamento regular da sala. No entanto, juntamente com isso, deve-se ter cuidado para garantir que o recipiente com a planta não esteja no rascunho, pois isso pode ser prejudicial para ele.

Alimentação

"Pedras-flores" podem ser alimentadas com qualquer um dos fertilizantes disponíveis para os cactos. No entanto, eles não devem ser abusados, porque o sistema radicular da planta absorve os componentes introduzidos lentamente o suficiente, e seu excesso no solo pode matar litopses. Portanto, no processo de alimentação, recomenda-se fazer apenas metade da dose prescrita na embalagem.

Top dressing, como regra, ajuda a salvar a planta da morte, quando as folhas começam a murchar e perder a forma ou a planta é atacada por parasitas. O tratamento repetido pode ser realizado não antes de um mês.

Não é necessário produzir cobertura sem necessidade aguda. A única exceção é a situação,quando a planta mais de dois anos cresce em um lugar sem transplante - neste caso, a fertilização irá fortalecê-lo e saturar com minerais.

Características de cuidado no período de descanso

Durante o ano, as litopses passam por um período de descanso duas vezes. A primeira é a mudança de folhas, quando todos os processos vitais da planta diminuem significativamente, e as forças principais são gastas no crescimento de novas folhas.

O segundo é executado em paralelo com a queda dos botões desbotados, uma vez que as litopses reconstroem e reconfiguram o sistema de alimentação. O período de resto dura, por via de regra, 2-3 semanas. Neste momento a planta precisa de cuidados especiais.

Primeiro de tudo, neste período categoricamente é proibido alimentar os litops, Rega também deve ser descontinuado. Isso se deve ao fato de que a desaceleração dos processos vitais diz respeito principalmente à capacidade de sucção do sistema radicular.

Em vista disso, substâncias e excesso de água se concentram em torno das raízes da planta e gradualmente as destroem, levando a litólise à morte. É mais conveniente, neste momento, colocar um pote de "pedras vivas" em uma luz, seco e ventilado, mas protegido de forma segura do local de trabalho.

Transplante de Lithoplast: seleção de vasos e solo

O transplante só deve ser realizado se o sistema radicular da planta não mais se encaixar no volume da panela e, como conseqüência, uma desaceleração perceptível no crescimento da litopéia começa.

Antes de replantar os litops, você deve verificar cuidadosamente sua condição, uma vez que determina se a planta irá realizar tais manipulações. Deve estar livre de manchas e placa, e a cor deve corresponder à cor normal.

É extremamente importante que o solo para as litopses no novo local de pouso não difira muito na composição do componente daquele em que foi originalmente semeado. Isso se deve à baixa adaptabilidade da planta às novas condições de detenção.

Transplante "pedras de floração" é melhor em vasos com um diâmetro grande, mas uma pequena altura. Para litops, o mais adequado é a cerâmica. O transplante deve ser realizado por famílias inteiras (um grupo de plantas), pois uma única planta se desenvolve mais fraca e, como regra, não floresce.

O substrato de plantio para o plantio de litopsia em um novo local deve ser multicomponente, mas não conter minerais e substâncias úteis em altas concentrações.A melhor opção é a auto-preparação do substrato. Assim, para 1 parte de turfa húmus SOD é adicionada 1 parte (ou argila), 1,5 partes de areia de quartzo com uma fracção grosseira e 2 partes de pedaços de tijolo finas (não mais do que 2 mm). A presença de calcário no solo é inaceitável.

A parte inferior do vaso ao longo de toda a superfície do leito de cascalho deve ser apertado para garantir a saída do excesso de água e ventilação, e depois espalhar folha superior transplante seixos ou cascalho para recriar para o ambiente de crescimento natural Lithops.

Voce sabe No processo de crescimento em casa para o sistema radicular, deliberadamente diminuir a taxa de crescimento, limitando o volume do pote. Sob condições reais, as raízes dos litops podem se afastar da planta por uma distância de até um metro. Portanto, plantando uma flor em um vaso maior, você pode cultivar uma planta maior.

Florescimento de "pedras vivas"

Lithops, floração, que ocorre pela primeira vez apenas no terceiro ano após a semeadura ou plantio, floração, geralmente no outono. E, começando a florescer apenas alguns espécimes de plantas da família, eo resto gradualmente aderir a este processo com cada ano sucessivo. Vale ressaltar que O primeiro a florescer não é o mais adulto e o maior representante família.

"Pedras vivas" soltam entre as folhas uma flor branca ou amarela de surpreendente beleza. Seu tamanho pode exceder até o tamanho da própria folha e, por via de regra, consegue 3-4 cm no diâmetro.

Em condições naturais de crescimento, como na manutenção ideal da casa, a floração dura 10 a 15 dias. Neste caso, a flor só abre ao meio-dia e, com o início da noite, as pétalas se fecham. Deve-se notar que sob a influência do sol escaldante a flor pode mudar sua cor: de branco para rosa e de amarelo para vermelho.

Muitas plantas do tipo suculento têm propriedades medicinais: aloe, tolstyanka, agave.

Combate a possíveis doenças e pragas

As litopses (pedras vivas) podem ser expostas a doenças e pragas por várias razões. Muitas vezes há uma situação em que o litops está enrugado, o que fazer neste caso? Tal reação surge do ataque de um ácaro. Ele ataca plantas que são mantidas em locais mal ventilados e poluídos. Felizmente, livrar-se do carrapato é muito simples.

Para fazer isso, prepare uma mistura com base em 1 parte de sabão em pó, 0,2 partes de álcool, 0,2 partes de água e 0,2 partes de detergente. O mingau resultante deve ser aplicado suavemente nas folhas do litops e, após 10 a 15 minutos, limpe com um pano macio. Como regra geral, dois ou três procedimentos são suficientes.

O amante suculento é também a erva da raiz, que afeta a planta durante o período de descanso, quando as "pedras vivas" são as mais vulneráveis. Para proteger contra tais ataques antes do período de descanso, recomenda-se tratar as litopses profilaticamente com preparações "Dantop" e "Mospilan" (ou seus análogos).

Importante! Como regra geral, doenças e pragas afetam o litops, quando o cuidado não corresponde ao que é requerido. Para que a planta ganhe força, após o processamento é altamente recomendável colocar a panela com litops nas condições de estufa exigidas.

Crescimento de Lithops de Sementes

É possível crescer litops de sementes independentemente em casa, para isso, é necessário apenas seguir algumas recomendações e conselhos.

A semeadura é melhor feita em março, o substrato para o plantio de "pedras vivas" deve ser pobre em composição mineral, mas incluir vários componentes básicos: miolo de tijolo, turfa ou folha moída, areia de quartzo, turfa ou argila.Deve ser dominado por lutas de areia e tijolos, e os componentes restantes são tomados em partes iguais.

Depois de preparar o substrato, ele é vaporizado (despejado com água fervente), bem misturado e novamente solto. Ao adormecer em uma panela, em primeiro lugar, uma camada de drenagem é formada a partir de pequenos cascalho ou seixos, e só então um substrato é colocado nela.

Imediatamente antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em água por 6-8 horas. Durante este tempo, a semente é absorvida pela umidade e aberta, o que aumenta muito a taxa de germinação e crescimento. Semear as sementes precisam estar molhadas, sem secar.

Lithops, cuja reprodução é realizada sem imersão preliminar de material de plantio, como regra, demonstrar menor germinação.

Placas litopses na superfície sem polvilhar ou mulching sementes. Imediatamente depois disso, o recipiente com as mudas é bem coberto com vidro ou um filme de jardim e colocado em um lugar quente e bem iluminado, criando assim um ambiente de estufa que fica próximo ao habitat natural das "pedras de floração".

Depois disso, o sucesso do crescimento e desenvolvimento de jovens litops em casa é completamente dependente dos cuidados corretos.

O regime de temperatura é muito importante para as mudas. Assim, a temperatura + 25 ... +30 ° С, necessário para o litops durante o dia, à noite deve ser substituído por um menor e suave - + 15 ... +18 ° С. Neste caso, todos os dias, o recipiente deve ser aberto por 5-10 minutos.

Umidificar o solo com mudas somente se estiver completamente seco e exclusivamente com o auxílio de um nebulizador, porque o jato habitual "entupirá" as sementes, o que retardará seu crescimento.

A germinação de sementes e o primeiro surgimento de plântulas podem ser esperados em 7-10 dias após o plantio.

Com o surgimento de brotação deve aumentar a frequência e tempo de ventilação do pote (4-5 vezes por dia durante 10-15 minutos). Ao mesmo tempo, você precisa ter certeza de que a capacidade com brotos não está no rascunho. As condições de estufa para a germinação de "pedras vivas" devem ser preservadas, mas não permitem o superaquecimento do ar na estufa acima de +40 ° C. Além disso, proteja os litops da luz solar direta.

Quando o tamanho dos rebentos de "pedras de florescimento" atinge 1 cm de altura, a superfície do solo de desembarque deve ser cuidadosamente coberta com pedrinhas. Neste momento é permissível para a profilaxia tratar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio para proteger a planta do musgo e do mofo.

Apesar da possível diferença na taxa de crescimento de litops individuais, com cuidados domiciliares adequados e a criação das condições exigidas, após seis meses após o plantio, a planta começa a mudar suas folhas. Durante este período, é necessário reduzir drasticamente ou parar completamente a irrigação, que só pode ser restaurada após a morte das folhas velhas.

A primeira vez para plantar "pedras em flor" é desejável não antes de um ano após a semeadura. Neste caso, é muito importante que a composição do solo no novo local não difira muito daquela em que a planta foi originalmente localizada, e o volume do vaso foi suficiente para o crescimento do sistema radicular. É melhor sobreviver às litopses pelas famílias, porque neste caso elas se desenvolvem mais rapidamente e florescem melhor.

Importante! O sistema radicular da planta é extremamente suscetível a vários tipos manipulações Portanto, qualquer dano a raízes pequenas ou grandes pode ser prejudicial aos litops. No processo de cuidado e transplante, é altamente recomendável tratar as raízes com trepidação e precisão.

Litopes é uma incrível planta exótica, que é cada vez mais cultivada em casa, assim como as famosas flores internas.Um grande número de pessoas que optam por crescer litopses é facilmente explicado pela originalidade da planta e sua aparência.

Criar condições ótimas para a planta é bastante simples - você só precisa colocar corretamente o vaso com "pedras floridas vivas" e fornecer-lhes os devidos cuidados (irrigação e fertilizante). Tais ações simples ajudarão os fãs de beleza não padronizada a rapidamente e sem problemas crescer litopses em casa.

Pin
Send
Share
Send