Dicas para plantar e cuidar de groselha "Kolobok"

Pin
Send
Share
Send

Por certo, a pátria da groselha não é clara. Vários autores escrevem sobre a Europa Ocidental, a África, o Cáucaso e a América. Para nós, esta fruta é conhecida e amada há muito tempo. Pelo método de seleção, muitas novas variedades surgiram, como aquelas que não são muito encontradas em nossas parcelas e que estão em constante demanda entre os produtores de caminhões. Uma das melhores variedades nacionais de groselha - "The Gingerbread Man".

  • História de variedades de reprodução de groselha "Gingerbread Man"
  • Características e características da variedade
  • Prós e contras de groselha "Gingerbread Man"
  • Como escolher mudas ao comprar
  • Tempo e escolha do local de pouso
  • Trabalho preparatório antes do plantio
  • Plantio de mudas jovens no local
  • Cuidados e cultivo de variedades de groselhas "Gingerbread Man"
    • Molhar, capinar e afrouxar do solo
    • Aplicação de fertilizantes
    • Poda e moldando a coroa
    • Abrigo de arbustos para o inverno
  • Termos de maturação e colheita

História de variedades de reprodução de groselha "Gingerbread Man"

A variedade é conhecida desde 1988. País de origem - a URSS (RSFSR). VSTISP exibida especialistas (All-Russia Selection-Instituto Tecnológico de Horticultura e pitomnikovodsta). A variedade foi criada em 1977 através do cruzamento da cultivar "Rosa 2", com um grau de "Change", realizada em ensaios de variedades em 1988, após o qual foi introduzido no registo de estado. Esta classe mesa, famosa pela grande gosto e fresco e forma processada. Utilizado para a preparação de sobremesas, bolos, compotas, pastas, sucos, adequados para congelar.

Voce sabe "Gingerbread Man "de hoje - um dos países mais popular e difundido na Rússia e CEI gooseberry variedades.

Características e características da variedade

Goosebumps "The Gingerbread Man" tem a seguinte descrição: arbusto exuberante, vigorosa, espalhando-se, com tiros poderosos. Ele médias (3-4 g) e grande (8/7 g) são bagas forma esférica ou ligeiramente alongada. Baga madura pode permanecer muito tempo no mato e não desmoronar. bagas cor - marrom âmbar-vermelhos. A carne - suculento, denso, doce, com uma ligeira acidez; casca - comestível, espessa, brilhante, sem uma arma.

As folhas são pequenas, irregular, fundo - mat cinza-verde na parte superior - rico, verde escuro, brilhante. Dispara - poderoso. Groselha "coque" atinge uma altura de 1,5 m, mas os ramos arbusto frequentemente inclinado para baixo, formando um arco. Caules jovens são suaves, lignificado, com casca castanho-acinzentado e quase sem espinhos. Espinhas são apenas nos interstícios das folhas.

Prós e contras de groselha "Gingerbread Man"

(Quase congelar no inverno os arbustos), bem como a resistência, a unpretentiousness, rendimento estável, a resistência ao agente patogénico da antracnose e oídio boa resistência inverno groselha "-espécie" - com os profissionais. Goosebumps "The Gingerbread Man" - é uma variedade precoce: bagas de amadurecimento é necessário no início e meados de Julho e dura até o final do verão.

Voce sabe Grade "The Gingerbread Man" é usado na produção de vinho. Vinho é avaliada pelo seu sabor distinto e fragrância.

Os rendimentos gooseberry "Gingerbread" - até 9-10 kg de bagas de um arbusto. Berry não só delicioso, mas também útil - contêm grandes quantidades de vitamina C (24-28 mg / 100 g). Com todas as vantagens de variedades, deve-se ter em mente que o "Gingerbread Man" não tolera alternando geadas e degelos. Durante esses períodos, pode mesmo morrer - não está intimidação geada como a temperatura cai.

Como escolher mudas ao comprar

Comprar melhor na creche ou no reprodutor comprovado, onde uma grande seleção de mudas sadias gooseberry. Custos de boas mudas rapidamente pagar.

Importante! "Bolo" - gooseberry alta liquidez no mercado e, portanto, o custo e retorno sobre seu cultivo e criação de animais.
Melhor tomar um de dois anos de mudas de três ou quatro tiros fortes, longas raízes lenhosas abertos desenvolvido até 25-30 cm, folhas hastes e os botões unblown - as folhas são permitidas apenas no topo dos ramos.

Tempo e escolha do local de pouso

Groselhas são plantadas na primavera e outono. Na primavera plantadas no final de março - início de abril. Se plantada no inverno, em seguida, em setembro - uma planta precisa de tempo para ter plenamente raiz até a geada. Melhor ainda gooseberry "Gingerbread Man" para plantar no outono: plantio de outono é preferível para a sobrevivência das mudas e facilitar cuidados de acompanhamento, como groselhas primeiros botões em flor de primavera, e que ocorrem frequentemente geadas da Primavera pode destruí-los. No outono, planta jovem sobrevive, invernos temperados e normais, mas desde a primavera - há um full-length.

Ao escolher local de desembarque no lado parte aberta do sol.

Importante! Não devem ser plantadas groselha no vale e no chão, com a proximidade das águas subterrâneas.

Trabalho preparatório antes do plantio

solo ideal para a groselha - um barro fértil, mas também cresce bem no saibro, arenoso. Pobre crescendo em uma zona húmida, solo fortemente podzolic.Não gosto do solo altamente ácidas, por isso, se o solo é ácido - é necessariamente desoxidado a ligeiramente ácido - pH 5.5. Para este fim, giz, calcário, farinha de dolomita; eles são feitos em tempo útil - nem em um ano desembarque groselhas, e no ano antes.

Preparar um lote de terra para duas ou três semanas - limpeza de ervas daninhas, cavar fundo (30 cm) e nível, removendo grandes pedaços.

Plantio de mudas jovens no local

O diâmetro do furo sob groselha - 45 - 55 cm de profundidade - 45 -. 50 cm no lado inferior do bloco superior em uma camada de solo uniformemente removido e adubos orgânicos ou minerais. Seedling colocado no centro e na mesma ramificação, gota a gota, mas não menos do que 6-7 cm no pescoço de raiz. Em seguida levemente calcadas solo, a cobertura (folhas decompostos, turfa, feno, palha) e regada. O esquema seguinte é utilizada para a plantação de groselha "coque" - 2 × 1,5 × 1,7 ou 1,7. Se plantado densamente, a altura reduzida do arbusto, a sua extensa e redução da produtividade.

Cuidados e cultivo de variedades de groselhas "Gingerbread Man"

Com adequadas groselhas de plantar "Gingerbread Man" crescimento ainda mais a sua simples - rega, capina, erva daninha, pragas, primavera e outono de escavação, fertilizando a introdução.

Molhar, capinar e afrouxar do solo

Polvilhado como secagem do solo, mas não permitindo que a secagem completa ou água estagnada. A rega deve ser uniforme - muitas vezes, mas moderadamente. Grandes pausas sem água vai levar a fissuras de bagas. Capina é feita para destruir ervas daninhas e afrouxamento. Afrouxou depois de rega e adubação. Sob a cobertura morta no início solo não pode afrouxar.

Aplicação de fertilizantes

para groselha fertilizantes são aplicados no plantio - no fundo do poço. Utilize para o efeito, e fertilizantes orgânicos e minerais. Por exemplo, a sequência de alimentação: composto, húmus, turfa - 0,5-1 balde no poço; cinzas de madeira - 500-600 g por buraco; superfosfato - 180-250 g por poço. Você pode fertilizar e mulch após o plantio antes - fertilizante diluído em água e já regada plantou uma muda. No futuro, fertilizar a cada ano - ou o outono cavando o solo ou cavar a primavera. Fertilizantes são as mesmas que para o plantio.

Poda e moldando a coroa

Corte "Gingerbread Man" aterragem - nos ramos da mesma idade, deixando apenas 5-6 gemas. Isto dá fortes arbusto ramos crescimento karkasoobrazuyuschim. Plantando groselhas "Gingerbread Man", você precisa saber que cortá-lo no futuro deve ser um regular.

Importante! A variedade é propensa ao espessamento, portanto hastes extras são importantes na hora de cortar.

Groselhas não gostam de sombreamento e com forte ramificação cresce pouco e suavemente. A planta abundantemente fructifies, com o desenvolvimento de seus 23-25 ​​hastes de idade desigual. Os galhos mais velhos, que perderam sua fertilidade, são removidos, eles deixam os jovens mais fortes.

Idealmente, quando o arbusto cresce, quando poda, você precisa deixar 4-5 ramos esqueléticos fortes. E constantemente rejuvenescer o arbusto - cortando os caules encolhidos e deixando camadas fortes laterais. Em geral, eles removem todos os galhos danificados, entrelaçados, com sinais de podridão.

A última vez em uma estação em que o mato é cortado para o inverno - no começo-meio de outubro - é cortada como de costume, mas ao mesmo tempo todos os galhos com mais de cinco anos são removidos. Locais de cortes devem ser tratados com verniz de jardim.

Abrigo de arbustos para o inverno

Após a poda de outono, os ramos são reunidos, pressionados e amarrados (não fortemente) em um ou dois lugares.

Importante! É aconselhável tratar o arbusto com um fungicida de jardim antes da cinta. O meio eficaz mais simples é a pulverização com 1% de líquido Bordeaux.

Em seguida, adicione adubação, cavando o solo (10-12 cm na zona radicular, mais - até 20 cm), regada, mulched (turfa, húmus). Arbustos do primeiro ano, e as plantas mais maduras, abrigando ramos de abeto abeto vermelho, agrospanom, quaisquer outros materiais de revestimento na mão. Se há muita neve, então é bom que eles preencham completamente o mato.

Termos de maturação e colheita

Amadurecer as bagas em meados do verão - em julho. Como a variedade é desembarcada, a colheita é fácil e segura. Bagas coletadas são armazenadas por um longo tempo, elas são altamente transportáveis.

Voce sabe Para necessidades diferentes, bagas de um arbusto são tomadas em tempos diferentes. Para alimentos, congelamento - quando totalmente maduro, macio, com uma cor rica. Para a fabricação de compotas, geleias, pastas, compotas - nedospevshimi pouco difícil (estágio de maturidade técnica).

Se você está jogando este groselhas, fez tudo certo - para escolher um bom mudas, criou o cuidado da planta desejada, desde fertilizantes e poda, em seguida, acabou com um arbusto de três ou quatro anos pode obter 10 kg de bagas e muito mais.

Pin
Send
Share
Send