Como lidar com doenças e pragas de nogueira

Pin
Send
Share
Send

Noz - é amplamente distribuída em áreas suburbanas. Seus frutos são calóricos e úteis. Praticamente todas as partes da árvore - folhas, raízes, casca - devido ao teor de vitaminas e minerais têm propriedades curativas. Eles são usados ​​na medicina tradicional e popular, cosmetologia. Noz e óleo de noz - convidados frequentes em mesas de cozinha em vários pratos. Infelizmente, esta planta não tem imunidade permanente a várias doenças e parasitas que levam a danos às frutas, tornando-os impróprios para o consumo. Embora a noz seja afetada por doenças com muito menos frequência do que outras árvores frutíferas. Vamos familiarizá-lo com as doenças mais frequentes da nogueira, pragas perigosas e formas de combatê-las.

  • Métodos de lutar com doenças da noz
    • Bacteriose
    • Queimadura bacteriana
    • Mancha marrom (marsoniose)
    • Câncer De Raiz
  • Meios para combater as pragas das nozes
    • Borboleta branca americana
    • Zabolonnik
    • Ácaro warty ácaro
    • Traça da porca
    • Plodojorka
    • Pulgões

Voce sabe Nogueira também é chamada Voloshsky, grego, real, às vezes mogno.

Métodos de lutar com doenças da noz

As razões principais pelas quais Voloshin pode ficar doente:

  • erros na tecnologia agrícola;
  • composição do solo inadequada;
  • falta de luz;
  • umidade excessiva do solo;
  • ocorrência de águas subterrâneas próximas;
  • derrota por pragas.

A fim de descobrir as doenças da noz a tempo e iniciar o seu tratamento, muitas vezes é necessário inspecionar a árvore para mudanças na aparência. Por via de regra, os primeiros sinais da presença da doença manifestam-se na forma de vários tipos de lugares nas folhas e brotos.

E para evitar doenças, é importante realizar a pulverização preventiva de primavera, poda sanitária, limpeza de folhas caídas e frutas. É necessário saber o que pulverizar a noz na primavera da prevenção de várias doenças.

Bacteriose

Condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de bacteriose na noz aparecem com clima quente e úmido da primavera. A doença manifesta manchas escuras nas folhas, brotos, frutos, flores. O maior dano pode causar durante a floração, destruindo a maioria das flores. Se a bacteriose se desenvolve depois da floração, então em tais árvores a madeira fica marrom, e os pequenos brotos morrem. As frutas estão cobertas de manchas escuras.

Medidas de controle. Para evitar bacterioses, a noz deve ser tratada na primavera antes de florir com uma mistura de Bordeaux 3%. A pulverização repetida deve ser feita duas semanas após a floração.

Importante! Para que o tratamento com um líquido Bordeaux tenha um efeito maior, uma solução de uréia a 0,3% pode ser adicionada a ele.

Queimadura bacteriana

Uma das doenças mais graves da nogueira é a queima bacteriana. Afeta folhas, flores, brotos e frutas. É esta doença que é a razão pela qual as folhas escurecem a noz. No início, eles ficam cobertos de manchas aquosas, depois ficam pretos, mas, mesmo quando morrem, não caem da árvore, mas permanecem nos galhos por muito tempo. As hastes da nogueira estão cobertas de úlceras. Os brotos murcham, os brotos morrem. As partes infectadas da planta são cobertas por gotas de líquido.

Queimadura bacteriana também causa porque nozes pretas na árvore ficam pretas. Primeiro, as manchas pretas aparecem nas frutas, e então todo o núcleo fica preto e se torna impróprio para a comida.

Fatores que são favoráveis ​​para o desenvolvimento de queimadura bacteriana na castanha são chuvas longas e pesadas. O agente causador da doença é transportado por insetos e vento.

Medidas de controle. Se forem detectados sintomas de uma queimadura bacteriana, será necessário o tratamento com medicamentos com cobre na composição (líquido Bordeaux, "Cineb" "HOM", etc.). Partes afetadas da árvore devem ser destruídas.

Importante! O tratamento da nogueira de doenças deve ser realizado em clima seco e sem vento, com observância obrigatória de medidas de segurança pessoal. Os olhos devem ser protegidos com óculos, mãos - com luvas, nariz e boca - com uma máscara.

Mancha marrom (marsoniose)

A mancha marrom se espalha para a fruta, brotos e folhas da árvore. Os primeiros sintomas são manchas ovais de forma marrom irregular nas folhas. Essas folhas secam rapidamente e caem prematuramente. A doença é especialmente perigosa durante o período de floração, pois pode prejudicar até 90% das flores. Por conseguinte, a perda de colheita será muito significativa.

O clima úmido e a precipitação prolongada contribuem para o desenvolvimento da doença.

Medidas de controle. A fim de evitar manchas marrons, a noz deve ser tratada com uma mistura Bordeaux 1% até o momento do movimento dos rins.O tratamento repetido é realizado na fase de aparecimento das folhas, a terceira - duas semanas após a anterior. As folhas e brotos afetados devem ser destruídos pela queima.

Câncer De Raiz

O câncer de raiz afeta as raízes da planta, mas penetra através de rachaduras e danos. Como resultado da doença, crescimentos são formados no sistema radicular. Em caso de danos graves, a árvore pode parar de crescer e deixar de dar frutos.

Medidas de controle. Se esta doença for encontrada, os crescimentos das raízes devem ser removidos e, em seguida, tratar o rizoma com uma solução a 1% de soda cáustica. Após o tratamento, as raízes devem ser enxaguadas com água.

Voce sabe Dependendo das condições de crescimento, a nogueira pode trazer de 10 a 300 kg de fruta por estação.

Meios para combater as pragas das nozes

As principais medidas para combater as pragas da nogueira serão inspeções regulares para a detecção de lagartas - quanto mais cedo perceberem sua colonização, mais rápido e mais fácil elas conseguirão se livrar. Além disso, você precisa cortar e queimar galhos danificados a tempo de evitar a propagação de pragas para toda a árvore.

Borboleta branca americana

Lagartas da borboleta branca americana representam um grave perigo para a noz, como eles dão duas ou três gerações por temporada. Pela mesma razão, é muito difícil combatê-los.

A primeira geração vai para a pesca prejudicial em julho - agosto, o segundo - em agosto - setembro. E o terceiro come folhas em setembro - outubro. Assim, a invasão desses insetos é capaz de destruir quase toda a folhagem da árvore.

Medidas de controle. As lagartas de borboletas brancas americanas podem ser combatidas com métodos mecânicos, detectando e queimando seus ninhos. Você também pode usar cintos de caça para evitar que as lagartas cheguem às folhas, mas para pegá-las no tronco, e depois destruí-las queimando. No caso de casos negligenciados, são utilizadas preparações microbiológicas: "Bitoksibacillin", "Lepidocide", "Dendrobacillin" ou inseticidas.

Importante! Ao pulverizar a porca, a dosagem recomendada nas instruções para a preparação deve ser observada. A taxa de fluxo do fluido de trabalho por árvore será de 3 a 5 litros.

Zabolonnik

Tal praga de uma noz, como uma carniça, é impossível de detectar na fase inicial da lesão, uma vez que se instala sob a casca.A primeira geração de besouros aparece em maio, a segunda - em agosto. Gradualmente, os insetos roem a casca, e sua presença pode ser vista nos canais curvos que estão localizados próximos aos brotos e bases dos pecíolos. A árvore começa justaposição.

Por via de regra, as brotações estabelecem-se em fábricas débeis.

Medidas de controle. Para fins da prevenção, é necessário executar o aparamento sanitário oportuno da noz, que implica a remoção de ramos doentes, débeis, danificados. Quando um besouro atinge uma árvore, é necessário pulverizá-lo com inseticidas.

Voce sabe O teor de vitamina C na noz é quase 50 vezes maior do que nas frutas cítricas e 8 vezes maior do que na groselha.

Ácaro warty ácaro

Insetos sugadores geralmente têm um tamanho em miniatura, e os danos à planta são enormes. Assim, um ácaro com aspecto de ferrugem alcança um tamanho de até 1 mm, e pode estragar significativamente as folhas já no estágio de sua formação. Os sinais do ácaro que fixa na noz são pequenas "verrugas" da cor marrom-escura nas folhas.

Medidas de controle. Se houver sinais de danos no ácaro do ácaro, a árvore deve ser tratada com qualquer acaricida aprovado para uso na porca.

Traça da porca

Mole em nozes é difícil de perceber, porque tem uma cor paternalista e com asas fechadas é quase indistinguível da casca. Suas lagartas danificam as folhas, roendo a carne.

Medidas de controle. Para se livrar da traça da noz, aplique os venenos sistêmicos recomendados para as fruteiras, na mesma dosagem.

Plodojorka

A traça da fruta da castanha provoca sérios danos no miolo das nozes. A primeira geração de suas lagartas danifica os núcleos, então eles caem da árvore. A segunda ninhada se instala dentro da fruta e devora os cotilédones. Uma lagarta pode danificar várias nozes.

Medidas de controle. Armadilhas de feromônio são usadas a partir de métodos mecânicos para controle de tainhas de noz. Eles estão equipados de maio a setembro. O atractivo da substância, que eles contêm, atrai machos, em resultado dos quais podem ser destruídos e, assim, reduzir significativamente o número de descendentes.

Fruta worm deve ser coletada em tempo hábil debaixo da árvore e destruída. Com uma infecção forte, você pode usar uma preparação viral que causa granulosis nas lagartas.

Voce sabe Um quarto de um copo de miolo de nozes descascadas contém uma norma diária de ômega-3, uma substância útil para a atividade cerebral e o trabalho do coração.

Pulgões

Pulgões se estabelecem nas folhas e brotos da nogueira. Na maioria das vezes vive na parte de baixo dos folhetos. Ela suga o suco deles. É por isso que as folhas secam em nogueira. Como resultado, a árvore enfraquece visivelmente. As folhas rapidamente se curvam e caem.

Medidas de controle. No caso de danos em massa aos pulgões, recomenda-se o processamento de nozes com preparações "Decis" e "Karate". Se um inseto nocivo for encontrado no estágio inicial da lesão, você pode tentar usar decocções e infusões de plantas inseticidas repelentes. Além disso, esses agentes são usados ​​para tratamentos preventivos.

Importante! A árvore não pode ser pulverizada durante a floração, pois as preparações podem provocar a morte das abelhas.
A noz é uma planta despretensiosa, mas sua tecnologia agrícola incorreta pode frequentemente provocar o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas. E eles, por sua vez, podem levar a uma perda significativa de rendimento, enfraquecendo a árvore, retardando seu crescimento e até a morte. Para evitar que isso aconteça, não deixe a planta por muito tempo sem inspeção, e também aumente de acordo com as recomendações e faça tratamentos preventivos.Só sob tais condições pode crescer uma noz saudável e bem frutífera.

Assista ao vídeo: Manejo da Colmeia de Abelhas

Pin
Send
Share
Send