Como lidar com o weevil em morangos

Pin
Send
Share
Send

Cultivo de morangos requer muito esforço e paciência. Mas crescer morangos - é metade da batalha. Também é necessário para protegê-la das numerosas pragas (e que desejam comer morango falta em abundância). Um desses insetos perigosos, capaz de destruir 50 a 80% de toda a colheita, é gorgulhos. Sinais de que seus morangos sob ataque desse inimigo, são: o aparecimento de pequenos furos nas folhas das plantas verdes, o afundamento repentino de caules, botões murchando, se alguém tivesse cortado. Em tal situação, você não será capaz de derrotar completamente o besouro - o tempo é perdido e, para não perder toda a colheita, você terá que competir completamente com o gorgulho. Para evitar tal situação, é necessário preparar-se antecipadamente, para saber melhor o que é um escaravelho e como combatê-lo contra um morangoe.

  • Que praga de morango parece
  • Dano do gorgulho
  • Métodos de prevenção e agrotécnicos de controle de pragas
  • Lutando contra os meios populares
  • Tratamento com preparações biológicas
  • Pulverização com produtos químicos

Voce sabe A família dos gorgulhos de gorgulhos (elefantes) (latim Curculionidae) tem mais de 70 000 espécies.O nome do besouro é associado a uma longa tromba na cabeça (rostro), pela qual o besouro perfura os tecidos das plantas, com a ajuda de que ele alimenta e põe ovos. A família dos gorgulhos é representada por uma variedade de tamanhos (de 1 mm a 50 mm), formas do corpo (redondas, planas, cilíndricas, etc.), cores. As larvas de alguns gorgulhos vivem na terra, outras em botões de flores. Cada espécie tem seu próprio nicho, seus próprios gostos: alguém come plantas da floresta, algumas palmeiras, algumas hortaliças, algumas (por exemplo, o gorgulho) se alimentam de cereais coletados por pessoas.

Que praga de morango parece

Nas latitudes médias, existem mais de 5000 espécies desses besouros. Entre eles, a maior ameaça aos morangos é o gorgulho-framboesa-morango (Latin Anthonomus rubi). Para combater com sucesso a praga, você precisa saber como é um weevil. O tamanho de um besouro adulto é pequeno - até 3 mm, a cor da cobertura de quitina é preta e marrom. O besouro é coberto com pêlos curtos, tem asas, por meio das quais voa da planta para a planta. Os gorgulhos femininos são muito maiores que os machos. O nome desse tipo de gorgulho indica sua predileção - o besouro não afeta apenas morangos e morangos, mas também framboesas, amoras, roseiras e dogrose.

O período de acasalamento é de um mês e meio.Durante esse tempo, uma fêmea é capaz de colocar até 50 ovos. O gorgulho da framboesa-morango - um representante de longa haste - é mais atraído por botões de flores. É neles que os gorgulhos fêmeas põem ovos (um em um botão), dos quais larvas de eclosão - vermes brancos ou creme grossos (a cabeça tem uma concha quitinosa marrom). Pupation ocorre em 20 dias. A pupa macia de cor amarelada tem rudimentos da cabeça, asas e pernas. Algumas semanas depois, a pupa se transforma em um besouro adulto. Hibernando besouros no solo em folhas velhas sob um arbusto de morangos e reativado após o solo aquecer a mais 13 graus Celsius.

Voce sabe O que é weevil? Gorgulho - uma das pragas mais perigosas, comendo raízes, folhas, caules, frutos de quase todas as plantas conhecidas (incluindo a água). A maioria das espécies de gorgulhos vive nos trópicos. O aquecimento global e as atividades humanas levaram ao fato de que muitos tipos de gorgulhos, ao se juntarem a produtos importados em outras regiões, estão aclimatados em novas condições climáticas.Um exemplo brilhante é o escaravelho da palmeira do sudeste da Ásia, que se tornou um desastre para a França, Espanha, México, chegou ao Território de Krasnodar, na Rússia (em 2015, esta praga foi destruída por muitas palmeiras em Sochi).

Dano do gorgulho

Os besouros invernados são selecionados a partir do solo e esperam que os botões se concentrem no meio dos arbustos de morango, nos pedicelos e nas folhas em crescimento. Após o surgimento das gemas e acasalamento, o gorgulho danifica o broto, coloca o ovo nele e, em seguida, procede o processo, cuja descrição foi dada: larva, pupa, besouro jovem (em torno de meados do verão). Como resultado, a praga devora brotos, flores e pedicelos, folhas de morango. Apenas uma fêmea pode danificar 50 flores. Se houver muitas pragas e a área do morango for pequena, é possível perder completamente a cultura. Com gorgulhos de morango pode alternar para framboesas.

Voce sabe Em 1920, nos EUA, na cidade de Enterprise (Alabama), um monumento a um escaravelho de algodão foi erguido. O monumento foi instalado pelos fazendeiros como um sinal de gratidão, depois que o gorgulho destruiu todas as plantações de algodão e fazendas devastadas.Depois disso, os agricultores abandonaram a monocultura, começaram a desenvolver outros ramos da agricultura e rapidamente ficaram ricos.

Métodos de prevenção e agrotécnicos de controle de pragas

O dano causado pelo gorgulho do morango é tão grande que é necessário tomar medidas preventivas contra ele. Não deixe a praga parecer mais fácil do que tentar se livrar dela. A prevenção deve ser feita no outono: após o término da colheita, é necessário cortar todas as folhas dos arbustos de morango, capinar as ervas daninhas, tratá-las com um inseticida. Se as folhas tiverem traços de gorgulhos derrotados, elas devem ser queimadas.

Além disso, o uso de algumas técnicas agrotécnicas também contribui para o sucesso da luta contra os gorgulhos:

  • é necessário "diluir" arbustos de framboesas e morangos no local (ambas as plantas são igualmente afetadas pela praga);

  • variedades de plantas de morango com o menor período de floração;

  • Pestões danificados e folhas para remover;

  • regularmente aplicar um método mecânico para controlar besouros - a coleção de besouros de arbustos. É melhor fazer isso no início da manhã (depois da noite, os besouros ainda não se aqueceram).À noite, você pode colocar sob o papel de arbustos, filme (você pode usar uma bandeja plana, etc), e de manhã, agitar suavemente a planta e recolher os besouros (em seguida, queimar o papel, lavar a bandeja com água). Apesar do laboriousness, a eficácia deste método é alta;

  • tente assustar a praga com a ajuda de um aroma forte (plantar alho, cebolas, malmequeres, etc.), enquanto periodicamente quebra ou corta brotos para melhorar o odor;

  • cavar para o solo de inverno, mulch com agulhas de pinheiro ou filme denso escuro.

Jardineiros experientes, ao responder como combater o gorgulho em um morango na primavera, é aconselhável organizar armadilhas para gorgulhos. Para este propósito, uma mistura especial é preparada: 200 g de açúcar e 100 g de fermento por litro de água. Essa mistura é feita no calor. Em seguida, é despejado em um recipiente de vidro com um gargalo estreito. As armadilhas são colocadas entre os arbustos de morangos durante a floração (a mistura deve ser trocada a cada três dias). Uma solução mais simples (mas não menos eficaz) é o uso de armadilhas de um pedaço de pano (aniagem) e papelão corrugado no meio-dia quente. Escondendo-se do calor, os besouros se escondem em papel corrugado, e o jardineiro só pode removê-los (junto com o papel)

Importante! Ao decidir como se livrar de um gorgulho em morangos, você precisa se lembrar que o fator mais importante não será o método que você vai combater a praga, mas sim em que período de tempo você vai começar essa luta. Meios únicos não existem - será necessário infligir vários golpes quando os besouros do gorgulho forem os mais vulneráveis.

Lutando contra os meios populares

Uma das vantagens dos remédios populares para o controle de pragas é a possibilidade de utilizá-los em qualquer período do desenvolvimento vegetativo dos morangos sem causar danos à planta. Os métodos populares requerem repetição repetida - são facilmente lavados durante a irrigação ou durante a precipitação. Sobre a eficácia dos remédios populares de gorgulho em morangos são muito diferentes, por isso é melhor usar experiência comprovada.

Pulverização de arbustos de morango é popular:

  • solução de mostarda (100 g de mostarda seca por 3 litros de água);

  • solução de permanganato de potássio (5 g por 10 litros de água);

  • infusão de pimenta amarga (1 kg de pimenta vermelha para 10 litros de água, insistir por dois dias, depois ferver por 10 minutos e insistir por mais dois dias). Guarde em um recipiente fechado;

  • no período de formação dos botões - emulsão de mostarda e sabão em pó (10 litros de água, 200 g de sabão, 200 g de mostarda);

  • infusão de tansy (noite): 1,5 kg de tansy fresco por 5 litros de água. Insistir 3-4 dias, 30 minutos.ferver, diluir 5 litros de água fria, antes de polvilhar adicionar 50 g de sabão em pó;

  • infusões de tabaco e alho;

  • amônia (2 colheres de sopa por balde de água);

  • solução de cinza de madeira (3 kg), sabão em pó (40 g) e 10 l de água (durante o período de brotamento);

  • caldo amargo absinto (uma planta ligeiramente podvyat, 15 minutos ferver em 4 litros de água, adicione 6 litros de água fria e 40 gramas de sabão).

Um bom resultado é obtido com a cobertura dos morangos na primavera com cinzas e também com a rega com iodo (1 colher de chá por balde de água).

Importante! Quando perguntados se é necessário borrifar morangos do gorgulho, os especialistas dizem que os arbustos de morango devem ser pulverizados somente durante o brotamento, quando os brotos são formados.

Tratamento com preparações biológicas

De acordo com a segurança de plantas biológicas, humanos e abelhas, os métodos biológicos de controle de pragas são abordados por métodos folclóricos. Eles são ecologicamente corretos, não poluem e não se acumulam no solo, plantas, etc.

Eles são introduzidos desde o início da primavera até o final do outono. Deve-se ter em mente que:

  • os resultados da ação de tais drogas só são perceptíveis daqui a pouco;

  • o processamento múltiplo por eles é necessário;

  • As biopreparações dependem fortemente das condições climáticas (diminuição da temperatura, chuva, neblina, etc. afetam fortemente a eficiência).

Tais preparações biológicas do weevil, tais como "Akarin", "Iskra-Bio", "Fitoverm", "Nemabakt", "Entom-F", etc., morangos silvestres são bem toleradas. A composição de drogas inclui microorganismos que podem proteger os morangos por vários anos. A preparação "Cesar" (contém bactérias Pseudomonas B-306, fermentos do fungo Stereptomyces avermitilis) tem boa eficácia - causa paralisia dos gorgulhos e a sua morte em 5-7 dias. O consumo de droga é 10-15 ml por 10 litros de água. A pulverização com produtos biológicos é realizada em tempo seco e sem vento, à noite.

Pulverização com produtos químicos

Produtos químicos contra pragas de morangos são altamente confiáveis ​​e eficazes. Como um meio de gorgulho em morangos, os meios mais comumente usados ​​são "Carbofos", "Metafos", "Corsair", "Atellix" e "Inta-vir".

Importante! Os produtos químicos na composição desses inseticidas são muito agressivos, eles afetam negativamente não apenas o peso das pragas, mas também os insetos úteis (abelhas) no corpo humano.O uso (com medidas de segurança) de tais fundos é justificado quando todos os outros métodos não ajudaram.

O primeiro tratamento de morangos na primavera a partir do gorgulho é realizado cinco dias antes do início da floração. O segundo tratamento deve ser realizado no verão (quando surge uma nova geração de gorgulhos). Com um dano muito severo de pragas, um tratamento de outono ainda é realizado quando a colheita já é colhida. A pulverização é feita no início da manhã (para não prejudicar as abelhas e outros insetos úteis).

Assista ao vídeo: Blábláblá: Sai do Desafio Méliuz, 1 ano do canal, mil inscritos, novo layout | Esteffany Marques

Pin
Send
Share
Send