Samambaia-centopéia: plantar e cuidar do polypodium

Pin
Send
Share
Send

Muitos floristas gostam de plantar plantas que diferem na ausência de flores ou aparência cativante. É para uma tal centopéia de samambaia. Muitos ouviram as lendas de uma samambaia florescente que traz boa sorte. E agora você pode conferir a lenda sozinho, plantando uma planta estranha em casa. Contaremos todas as nuances de cuidar do polypodium, ajudar a cultivar uma planta e multiplicá-la.

  • Polypodium: Descrição da samambaia-centopéia
  • O que você precisa saber sobre o plantio de um polypodium
    • Escolhendo uma capacidade para crescer um polypodium
    • Como escolher um lugar para crescer
    • Recomendações para o plantio: escolha do solo para polypodium
  • Plantando o polypodium
    • Reprodução do polypodium pela divisão do arbusto
    • Como multiplicar samambaia com esporos
    • Cultivando as centopéias de samambaia-centopéia
  • Regras de cuidado para o polypodium
    • Regando a samambaia-centopéia
    • Adubo e alimentação de samambaias
    • Tudo sobre o transplante de uma samambaia
  • Características de cuidado para o polypodium
  • Doenças e pragas da samambaia coberta

Polypodium: Descrição da samambaia-centopéia

A familiaridade com uma centopéia deve começar com uma descrição. Polypodium - Uma planta atarracada e gramínea que pertence à família de perneiras, cresce nas florestas e selvas da América do Sul, Austrália, Índia e Nova Zelândia.

Voce sabe Na Alemanha, o polypodium é chamado de "raiz doce". Este nome foi dado à samambaia, devido à presença de ácido málico, glicose e saponinas no rizoma.

Como é uma samambaia?

A planta é como um enorme nenúfar na estrutura da parte aérea. A samambaia tem um rizoma ramificado espesso, de onde saem as fileiras. Falta-lhe um talo, pelo que todos os processos metabólicos ocorrem no pescoço da raiz e nas pernas das folhas. O polypodium estende-se até 25 cm de altura. O comprimento máximo das folhas é de um metro. O gênero polypodium inclui até 100 espécies, que são epífitas (crescendo em árvores ou arbustos) e samambaias acima do solo. Se você precisa de uma flor que cresça mais em largura do que em altura, então esta planta serve apenas para você. A altura e o comprimento máximos das folhas que a samambaia já tem no seu quarto ano de vida, se foi semeada por esporos, ou pelo terceiro ano, se foi segregada por divisão.

O que você precisa saber sobre o plantio de um polypodium

Antes de plantar o polypodium, é preciso pensar nas condições de manutenção e escolha de um local para a planta. Samambaia difere de flores comuns, não só pela ausência de pedúnculos e brotos, mas também pela estrutura da coroa e raízes. É por isso que vamos falar sobre como escolher o vaso certo para o plantio, pegar o solo e colocar o vaso de flores na casa.

Voce sabe Polypodium foi nomeado "centopéia" por causa do arranjo de fileiras de folhas, que se assemelham a pernas finas.

Escolhendo uma capacidade para crescer um polypodium

Vamos começar escolhendo o vaso certo para a samambaia centopéia. Ao comprar uma samambaia em uma panela, você precisa descobrir a idade da planta e quanto ela é em determinado recipiente. Depois de comprar em qualquer caso, a samambaia precisa ser extraída da panela e inspecionar as raízes. Se o volume de raízes é igual ao volume do pote, é melhor transplantá-lo para um novo. Como o sistema radicular do polipódico é forte o suficiente, na ausência de espaço livre no vaso, as raízes simplesmente quebram o pote de plástico ou começam a se "arrastar" para fora do solo.

Pegue o pote apenas de acordo com o tamanho das raízes. A preferência é dada aos vasos largos e baixos, que possuem uma grande área inferior.Em tal vaso, o sistema radicular estará em uma posição natural (natural), e as próprias raízes crescerão em largura.

Importante! Raízes volumétricas não podem crescer em um vaso estreito muito alongado, então escolha um pote redondo ou quadrado.

Recomenda-se comprar um recipiente de materiais fortes (argila, faiança, porcelana, mármore) para evitar a deformação do pote devido à pressão do sistema radicular.

Como escolher um lugar para crescer

Polypodium gosta de luz difusa, portanto, ao escolher um lugar para crescer, você deve excluir imediatamente as galerias abertas e as janelas do sul.

É melhor colocar a panela no lado leste. A parte norte da sala também é uma boa opção. A principal tarefa é evitar que os raios solares diretos cheguem às folhas de samambaia. Em casos extremos, você pode colocar uma flor no lado sul, mas é necessário sombrear bem a localização do vaso de flores.

No inverno, a samambaia requer boa iluminação (já que não há inverno em sua terra natal como tal). A duração do dia deve ser de pelo menos oito horas. Iluminação adicional é realizada à custa de lâmpadas fluorescentes, que são colocadas a uma distância de 50-70 cm da planta.

Importante! Particularmente perigoso para a samambaia são os raios do meio-dia do sol, que em questão de horas "queimam" as folhas e podem levar à morte da flor.

Recomendações para o plantio: escolha do solo para polypodium

O samambaia Polypodium gosta do solo solto fracamente ácido, que pode ser comprado em uma loja de flores ou feito por você mesmo. A melhor opção é a preparação caseira do substrato, pois você terá certeza de que o solo não tem impurezas prejudiciais.

Para o preparo do solo, uma mistura de casca de pinus triturada, esfagno e húmus foliar é usada em proporções iguais. Esta é a composição ideal do solo, mas nem sempre é possível encontrar os componentes necessários. Outra variante do substrato envolve o uso de terra de coníferas, terra de folhas, turfa, húmus e areia na proporção de 1: 2: 1: 1: 1.

Antes de carregar o substrato na panela no fundo é necessário colocar a drenagem da argila expandida ou pequenos seixos. O solo, embora tenha boas propriedades de drenagem, no entanto, uma drenagem adicional de umidade nunca impedirá.

No caso em que o solo não pode ser preparado em casa por qualquer motivo, tente encontrar na loja de flores um substrato especial para samambaias ou epífitas.Tal solo terá todas as propriedades necessárias para garantir o crescimento normal e desenvolvimento para o seu animal de estimação.

Importante! O uso de argila ou solos pesados ​​é estritamente proibido devido à retenção de umidade. Tais solos causarão o apodrecimento das raízes.

Plantando o polypodium

A reprodução de samambaia em casa não é fácil. Existem três formas de reprodução: divisão de um arbusto, reprodução por camadas ou esporos. No caso de reprodução generativa (sementes), você receberá uma cópia da planta principal sem quaisquer diferenças.

Reprodução do polypodium pela divisão do arbusto

A divisão do mato é feita durante o transplante. Depois de extrair o sistema radicular do chão, você precisa prestar atenção às pequenas rosetas basais, de onde as folhas crescem.

Com a ajuda de uma faca de construção aguda da planta mãe, parte das raízes com uma roseta e 2-3 folhas são separadas, transplantadas em uma mini-estufa ou cobertas com um frasco. O local do corte deve ser polvilhado com carvão, para que não haja cáries. Nos primeiros dias a samambaia é mantida em um local quente e sombreado. Uma planta jovem requer aeração regular e umidade constante.Ao mesmo tempo, deve ser fornecida uma boa iluminação difusa. Para não "estragar" o arbusto da mãe, a divisão é realizada somente se houver pelo menos 5-6 folhas desenvolvidas na samambaia, caso contrário a flor começará a doer.

Como multiplicar samambaia com esporos

É incrivelmente difícil propagar a samambaia com esporos em casa, pois a planta não fornece o material de plantio necessário.

Quando o esporângio no verso da folha amadurece, a placa foliar é cortada e colocada em um saco permeável ao ar para secar.

Uma semana depois, a folha secará e os esporos cairão no fundo da embalagem. Ao mesmo tempo vale a pena esclarecer que a germinação do material de plantio obtido pode ser próxima de zero, já que nas condições do ambiente é impossível repetir todos os processos naturais.

Para brotar esporos, use uma estufa "caseira" com um aquecimento mais baixo. No tanque coloque um tijolo, turfa em cima e despeje cerca de 5 cm de água destilada. Além disso, sobre a turfa colocar esporos (não aprofundar e não esmagar) e cobrir a capacidade do vidro.

Importante! A quantidade de água no recipiente é sempre mantida no mesmo nível.

Quando as plantas atingem uma altura de 5 cm, elas são mergulhadas em vasos separados.

Cultivando as centopéias de samambaia-centopéia

Muitos floristas estão familiarizados com este método de reprodução. Ao contrário da divisão de um arbusto, o cultivo de uma nova samambaia a partir das camadas não representa qualquer risco para a planta mãe.

Durante o período de crescimento rápido (o fim da primavera - o começo do verão), a última folha da samambaia deve ser levemente incisada no centro, dobrada no chão e polvilhada com terra no local da incisão. Para manter o lençol melhor no solo, ele é fixado com arame.

As raízes devem aparecer no lugar da incisão. Isto é facilitado pela rega abundante e alimentação sob a mãe arbusto.

De tempos em tempos, você precisa verificar a folha quanto à presença de raízes. É possível separar a nova planta da planta-mãe somente após a formação de um sistema radicular suficientemente forte.

Importante! Nas camadas, tire folhas fortes com uma cor brilhante, sem danos visíveis.

Regras de cuidado para o polypodium

O cuidado da samambaia em casa requer o cumprimento de certas regras, que serão discutidas nesta seção. Na natureza, o polypodium cresce em um clima tropical, e é necessário criar para ele condições semelhantes na casa.

Regando a samambaia-centopéia

Samambaia deve ser regada com água macia.É necessário usar água da torneira, em vez de água destilada.

É necessário entender que a rega excessiva ameaça as raízes podres. No entanto, se você usar o solo certo, e drenagem é colocada no fundo da panela, em seguida, "derramar" a flor será muito difícil.

A rega da planta é recomendada quando a camada superior seca. Vale a pena notar que a quantidade de irrigação aumenta com a temperatura ambiente. Portanto, a umidade do solo deve ser monitorada diariamente.

Importante! No inverno, a flor deve ser regada com cuidado, pois os processos dentro da planta diminuem, o que significa que a samambaia precisa de menos umidade.

Adubo e alimentação de samambaias

Fern Polypodium, além de regar requer cuidados adicionais em casa. Alimente a planta na primavera e no verão, durante o rápido crescimento da parte verde e do sistema radicular. O fertilizante é introduzido no solo, no entanto, sua quantidade deve ser quatro vezes menor do que a indicada na embalagem. O curativo superior é moído no solo a cada duas semanas. Você pode usar fertilizantes orgânicos (turfa, húmus, composto) e fertilizantes minerais complexos.

Voce sabe Na medicina popular polypodium é usado para o tratamento de doenças do trato respiratório superior, reumatismo e gota.

Tudo sobre o transplante de uma samambaia

O transplante é realizado no final da primavera ou no início do verão. Isso é feito principalmente quando as raízes preenchem todo o volume do vaso ou o crescimento das samambaias diminui. Para saber exatamente se a planta precisa de um transplante ou não, só é possível após a extração do sistema radicular.

Recomendamos um transplante à medida que o rizoma cresce, pois qualquer intervenção prejudica o polypodium. Se você tem certeza de que as raízes não estão lotadas, você não precisa transplantar.

Importante! Ao transplantar, raízes amarelas não são enterradas, elas devem estar na superfície.

Características de cuidado para o polypodium

Flor de casa (samambaia) requer o cumprimento do regime de temperatura e alta umidade, que é uma parte importante dos cuidados com a planta.

Vamos começar com a temperatura. Na primavera e no verão, a samambaia é mantida a uma temperatura de + 22-25 ° C. No outono e no inverno, o polypodium adormece, mas a parte verde da planta não cai. Durante este período, a temperatura pode ser reduzida para 16-18 graus.

Importante! A temperatura mínima no inverno não deve cair abaixo de 14 ° C.

A umidade é outro fator que afeta a saúde da samambaia. No inverno, devido aos elementos de aquecimento na sala, diminui a umidade, o que leva a uma deterioração do estado do polypodium. Em tal período, a planta deve ser regularmente pulverizada do atomizador com água parada à temperatura ambiente. Além de pulverizar em um palete, coloque musgo molhado ou argila expandida, que retém a umidade.

Uma opção interessante é colocar a flor no terrário, onde as condições ideais (iluminação, temperatura, umidade) são criadas.

Doenças e pragas da samambaia coberta

A centopeia, assim como muitas flores, sofre de doenças e pragas, portanto é necessário determinar a doença de samambaia a tempo e livrar-se dela.

Polypodium é afetado por tais parasitas "populares", como uma sarna e ácaros. Combata-os com a ajuda da química ou de remédios populares.

Ácaro da aranha Pequenos ácaros aracnídeos, cuja cor varia de vermelho escuro a amarelo claro. Parasitize quase todas as plantas domésticas, para que a infecção de uma panela ameaça "epidemia" todas as cores da casa.Descubra o parasita pode ser por punções escuras nas folhas da samambaia. Destruído por tais meios como Aktara, Actellik ou seu análogo. As pessoas praticam a pulverização da parte aérea com a infusão de casca de cebola e a limpeza das folhas com uma solução de sabão. Você também pode simplesmente organizar um "banho" para o seu animal de estimação. Como os carrapatos amam o ar seco, o aumento da umidade fará com que eles deixem o habitat.

Escudo Um parasita desagradável que incomoda muitas culturas. Este é um pequeno inseto da família de semisweet, que na aparência se assemelha a pequenos pólipos de cor escura ou clara. A praga se alimenta do suco da planta, enfraquecendo-a. Adulto shtivok remova mecanicamente por meio de um pincel ou um absorvente embebido em uma solução de sabão. Após a remoção do parasita, o polipódico deve ser tratado com um inseticida direcionado.

Nós nos voltamos para outros problemas com a planta.

  1. As folhas começam a ficar amarelas e secam. Esta condição da samambaia é devido ao excesso de umidade, falta de luz ou baixa umidade. Traga todos os indicadores de volta ao normal e a planta se recuperará.
  2. Placas de folhas murcham e tornam-se transparentes - isso é uma superabundância de luz ou queimaduras solares. Transfira a planta por vários dias para a sombra e o polypodium retornará ao normal.
  3. Folhas perdem contraste, o crescimento diminui. A razão para tais problemas é um pote muito pequeno ou muito grande. Além disso, o motivo pode ser a falta de alimentação.
Doenças oportunamente identificadas facilitam o tratamento e reabilitação do polypodium.

Agora você sabe como cuidar de uma samambaia centopéia. Siga estas instruções e tente prestar atenção máxima ao seu animal de estimação, já que a planta também ama calor e cuidado.

Pin
Send
Share
Send