Por muitos anos do passado soviético, varandas e galerias foram distribuídas para o armazenamento de lixo e itens sazonais. Hoje, no entanto, essas áreas estão sendo cada vez mais usadas para criar jardins floridos, plantando belas composições tanto na varanda quanto nas caixas de galpão.
A escolha de plantas para esses fins hoje é enorme. Neste artigo vamos apresentá-lo a um dos mais interessantes na aparência e despretensioso no cuidado - ervilhas perfumadas. Sobre como crescer ervilhas na varanda, sobre suas variedades populares e características de crescimento, leia abaixo.
- As melhores variedades de ervilha para o cultivo na varanda
- Crescimento de ervilha através de brotos
- Preparação do solo
- Preparação e desembarque de sementes
- Cuidados de sementes
- Desembarque de mudas
- Semeando as sementes de ervilha doce diretamente em caixas na varanda
- Como cuidar de ervilhas perfumadas no verão na varanda
- Rega adequada
- Top curativo e fertilizante
- Hastes da Jarreteira
As melhores variedades de ervilha para o cultivo na varanda
Ervilhas doces (latim Lathyrus odoratus) - cultura de flores de um ano, pertence à família das leguminosas. Seu nome foi recebido devido ao fato de que ao florescer exala um aroma muito agradável. Outro nome de flor - rank perfumado. A origem desta planta vai longe na antiguidade e não é conhecida com certeza.
O caule da ervilha perfumada é encaracolado, fino, rastejante, ligeiramente ramificado. As folhas são verdes com um belo tom azulado. Nas extremidades temos antenas, que permitem que você se agarre aos suportes e cresça como uma liana.
Pequenas flores (2-6 cm) são coletadas em inflorescência racemosa de 15 ou menos flores. Ao mesmo tempo, 5-6 flores florescem. A duração do florescimento de cada um deles é de 4-5 dias. A coloração pode ser diferente: branco, rosa, creme, vermelho, violeta, azul, etc. O período de floração é muito longo - de junho a outubro.
As variedades são divididas em altas, médias e pequenas. As plantas mais altas podem atingir 2,5-3 m, as mais baixas são flores que atingiram os 20 cm, as variedades altas são plantadas em jardins, estufas (para cortar).
Cerca de 100 das variedades são adequadas para o plantio em varandas, terraços e gazebos.Os grupos varietais mais populares são Spencer, Galaxy, Royal, Winter Elegance, Rufled. Variedades de raça baixa (Mammut, Bijou, Fantasia, Cupido) são usadas para cultura de vasos.
Além disso, diferentes tipos de ervilhas diferem nas formas e cores das flores. Não faz muito tempo, os criadores foram levados por muitos anos.
Ervilhas podem ser combinadas com outras flores. Se os planos apenas um paisagismo vertical da varanda, então petúnia e lúpulo vai fazer.
Com paisagismo misto, você pode plantar rosas e gerânio nas proximidades.
Crescimento de ervilha através de brotos
Flores de ervilha doce são propagadas de duas maneiras:
- sementes;
- mudas.
Antes de plantar ervilhas nas mudas, é necessário cuidar da preparação do solo e das sementes com antecedência.
Preparação do solo
Se você planeja plantar mudas no solo do jardim, então ele deve ser colhido no outono. Desde ervilhas doces são plantadas no início da primavera, durante este período, o solo aberto ainda será congelado. A quantidade necessária de terra é trazida para a varanda e armazenada até a primavera em um local fresco.
As primeiras semanas de março - o momento mais ideal quando você deve plantar ervilhas em mudas. Por 6-7 dias antes da semeadura, o solo deve ser levado para o apartamento para aquecimento. Depois disso, deve ser misturado com uma mistura de turfa para o cultivo de mudas (vendidas em lojas especializadas).
Se você planeja plantar ervilhas na terra de compra, então o solo "Universal", "Para flores internas" fará. Para o plantio de sementes, você pode usar copos de plástico comuns, tendo previamente feito neles buracos de drenagem, ou recipientes especiais para mudas. Os tanques devem ser preenchidos com terra e despejados abundantemente.
Preparação e desembarque de sementes
Depois da manipulação com o solo, é necessário preparar o material de semente.Para determinar sua germinação, as sementes de girassol por dia (possíveis por várias horas) são embebidas em água morna (50-60 ° C). Você também pode realizar o procedimento para sua descontaminação.
No dia seguinte, as sementes que flutuam na superfície são descartadas. O restante no fundo, inchado, coloque em um guardanapo molhado e cubra com um filme plástico. Antes disso, para uma maior chance de germinação, a camada de sementes pode ser perfurada com uma tesoura ou uma tesoura de manicure. Embora este procedimento seja melhor para conduzir produtores de flores já experientes.
O recipiente com sementes é colocado em um lugar quente por três dias, regularmente ventilando-os. Após esse período, eles devem começar a bicar (pode demorar mais tempo) e podem ser plantados no solo. Para fazer isso, pequenos furos (2,5 a 3 cm) são feitos nos copos no chão, uma semente fica nela e é coberta com terra. As capacidades devem ser cobertas com um filme.
Se as sementes não forem plantadas em recipientes separados, mas em um recipiente, elas devem ser plantadas a uma distância de 8 cm uma da outra. Após o plantio das sementes, o solo deve ser regado. Assim que os brotos verdes passarem, o filme precisa ser removido. Óculos ou uma bandeja para expor em um lugar ensolarado.
Cuidados de sementes
O cuidado de plântulas de ervilhas cheirosas assume a supervisão sobre um modo de temperatura. A sala não deve estar muito quente. A temperatura ótima é 20 ° C. A sala deve ser ventilada regularmente, e mudas - moderadamente regadas (1-2 vezes por semana). Possível adubação de mudas com adubação nitrogenada.
Após o aparecimento das primeiras folhas nas mudas na bandeja, elas precisam ser eliminadas, deixando uma distância entre os brotos de 14 cm.Se os brotos aparecerem antes do plantio, eles devem ser removidos.
Desembarque de mudas
Nas caixas de varanda e vasos brotos são plantados juntamente com um torrão de terra após o estabelecimento do tempo quente. O procedimento para desembarque deve ser realizado com muito cuidado, de modo a não danificar os brotos ainda frágeis e o sistema radicular pouco desenvolvido.
A melhor maneira de fazer isso é se você pré-semear o poço da semente e, em seguida, cortar o copo no qual ele está plantado, cortá-lo com uma tesoura e extrair todo o solo de lá. Ao mesmo tempo, no solo do recipiente são feitas depressões, que podem acomodar o germe junto com todo o torrão de terra.
Se várias plantas são plantadas, as folgas entre elas são deixadas pelo menos 20-25 cm de comprimento, dependendo da variedade selecionada.Plantas altas plantam 4 peças por 1 quadrado. m.
Para se acostumar a um novo lugar de ervilhas será de cerca de duas semanas, durante este tempo ele pode ter uma falta de crescimento. Durante este período, os brotos são recomendados para sombrear a luz solar.
Semeando as sementes de ervilha doce diretamente em caixas na varanda
O estágio de cultivo de brotos de ervilhas com cheiro doce pode ser ignorado e começar a crescer das sementes imediatamente para o local onde a flor crescerá depois. E se você for plantar uma caixa de ervilhas ao lado de outras plantas em uma caixa de varanda, esse método será o único possível.
Uma de suas desvantagens significativas é que a flor florescerá mais tarde - em julho e agosto. Embora este problema também seja resolvido - o suficiente uma semana antes de plantar as sementes para cobrir a caixa com um filme plástico. Isso é feito para que a terra esteja bem aquecida.
A preparação do solo e das sementes ao plantar diretamente nas caixas de varanda não é diferente deste procedimento na criação de mudas. Para o desenvolvimento normal de ervilhas aromáticas, é necessária uma capacidade profunda (não inferior a 60 cm) e não muito ampla.
Sementes para o plantio escolher fresco, prazo de validade não é mais do que um ano.Após o aparecimento do terceiro par de folhas, recomenda-se que pica, isto dará um incentivo ao desenvolvimento de brotos laterais. Nas variedades precoces, a floração ocorre 60 dias após a semeadura.
Como cuidar de ervilhas perfumadas no verão na varanda
Ervilhas doces - A planta é despretensiosa no atendimento, mas ainda requer um pouco de atenção e cumprimento de algumas regras agrotécnicas. Em particular, esta flor não tolera:
- luz solar direta;
- cheio de sombras;
- umidade excessiva;
- queda acentuada de temperatura.
Um procedimento importante para o cuidado é a remoção imediata de flores murchas, a fim de evitar a formação de frutos. Afinal, quando as ervilhas começam a dar frutos, sua flor diminui.
Rega adequada
Molhar ervilhas fragrantes é necessário moderadamente. É melhor realizar este procedimento de manhã ou à noite.É útil pulverizá-lo a partir do atomizador, garantindo que a planta não esteja neste momento ao sol, caso contrário poderá haver queimaduras das folhas.
Um fluxo de água durante a rega deve ser direcionado a uma distância de 20 cm do caule.
Depois de regar o solo sob a planta é de preferência solto para melhor acesso de oxigênio para as raízes.
Em períodos especialmente áridos e quentes, a rega deve ser abundante e frequente.
Uma vez em duas semanas, você pode adicionar fertilizantes à água para o curativo superior foliar.
Top curativo e fertilizante
No período de crescimento ativo e antes do florescimento, a flor é alimentada uma vez a cada duas semanas com fertilizantes minerais e nitrogenados. Durante a floração você pode aplicar fertilizantes minerais "Flor", "Agricola" (duas vezes). Não exagere com o enfeite superior. Existe o risco de que isso possa levar a uma floração e crescimento mais lento das folhas.
Hastes da Jarreteira
A planta da Jarreteira é realizada após o aparecimento das primeiras antenas no final das folhas. Na varanda, você precisa puxar a corda e amarrar as ervilhas com fio.
Será uma espécie de ponta para a flor, então ele escolherá um suporte para os brotos.Você só terá que ajustar seu crescimento na direção certa. Para que a flor seja confortável para enrolar, você pode colocar uma grade ou trilho.
Crescer ervilhas na varanda não é difícil e lhe dará uma floração longa e longa colorida.