Mirtilos é conhecido há muito tempo em nossa região, mas nem todos se arriscam a cultivá-lo. Alguns jardineiros acreditam que o problema com a planta mais que a safra resultante. Outros não sabem como cultivá-la. Esperamos que este material vai ajudar a todos a cultivar a planta corretamente.
- Mirtilo: uma descrição da planta
- Seleção de um lugar para o plantio de mirtilos
- Requisitos para o solo
- Repartição do site
- Plantio e reprodução de mirtilos
- Plantando mirtilos com sementes
- Reprodução de estacas de mirtilo
- Pelo método de dividir o mato
- Reprodução de mirtilo por camadas
- Técnica de plantio de mirtilo
- Blueberries crescentes na treliça
- Cuidar de mirtilos
- Rega de mirtilo
- Alimentando e fertilizando mirtilos
- Formação de mirtilo
- Mirtilos
- Mirtilos invernados
- Erros comuns no crescimento
Mirtilo: uma descrição da planta
Mirtilos - é um arbusto que alguns biólogos consideram uma vacina. Para transportar uma baga de mirtilo, uma oxicoco, uma airela. Mirtilo tem um sistema radicular fibroso sem pêlos radiculares. Tem brotos verdes, que são então transformados em galhos eretos cilíndricos cobertos com uma casca marrom ou cinza escuro.As folhas da planta são duras, pequenas, lisas, inteiras, com bordas curvas, atingindo 3 cm de comprimento. A parte superior deles devido ao revestimento de cera é brilhante, de cor verde-azulada, e a parte inferior é leve com veias.
Flores de cinco dentes com corola branca ou rosada. Ela se estende a 6 cm de comprimento, tem 8-10 estames, que aparecem no topo de ramos de dois anos para várias peças. O arbusto cresce a um metro, mas algumas variedades se estendem a dois.
Os frutos da planta são oblongos, azuis com uma flor azul, atingem um comprimento de 12 mm. A carne das bagas é esverdeada. Em média, o peso de uma fruta é de 10 gramas, mas algumas espécies dão frutos grandes que pesam até 25 gramas. Nesse caso, até 10 kg podem ser removidos de um arbusto.
No entanto, nem todas as variedades são adequadas para o cultivo em nossa faixa. Existem variedades de maturação precoce, média e tardia. Em nossas latitudes, recomenda-se levar as duas primeiras, já que esta não tem tempo para amadurecer cerca de 30%.
Seleção de um lugar para o plantio de mirtilos
Plantar e cuidar de mirtilos começa com a escolha certa de localização para o mato. Para ele é necessário determinar um lugar ensolarado e bem iluminado, uma penumbra leve é permitida, mas então as bagas serão mais ácidas. Certifique-se de que as águas subterrâneas não passam perto do local de pouso. Eles devem fluir a uma profundidade de um metro ou mais. É desejável que o lugar não seja soprado pelos ventos.
O mirtilo é plantado na primavera ou no outono, mas o plantio de primavera é preferível. Durante o verão, a planta cria raízes no local e se torna resistente à geada.
Requisitos para o solo
Para tornar o mirtilo bem estabelecido no local, ele precisa de uma composição adequada do solo. É ideal plantá-lo em solos arenosos ou de turfa que tenham uma reação levemente ácida ou ácida. Você pode usar o solo argiloso, mas depois sob o mato deve ser uma boa drenagem. Se o solo do seu jardim for completamente diferente, você poderá criar manualmente um site com essas condições.
A planta não gosta de predecessores, então o solo para o mirtilo deve ser mantido por alguns anos antes do plantio. Antes de plantar, é escavado com fertilizantes orgânicos e minerais. É aconselhável realizar este evento no outono, se o plantio estiver planejado para a primavera.
Repartição do site
Uma boa colheita de bagas é coletada por aqueles jardineiros que sabem como plantar corretamente mirtilos. Eles o plantam em fileiras que se estendem de norte a sul. Então os arbustos receberão a quantidade máxima de luz. A distância entre eles depende da variedade da planta: os mais altos devem viver a uma distância de um metro - um e meio um do outro, e os curtos - cerca de 60 cm.Mas se você pretende crescer em escala industrial, faça uma distância de pelo menos dois metros. Nesse caso, equipamentos especiais podem passar entre as linhas.
Plantio e reprodução de mirtilos
Ele é plantado no solo de mirtilo geralmente na primavera, antes de os botões incharem. Mas as mudas são extraídas de várias maneiras: sementes, estacas, ramos, divisão do mato.
Plantando mirtilos com sementes
O cultivo de blueberries com sementes é talvez o método mais demorado. Eles são colhidos no outono de bagas saudáveis e saudáveis. Após a colheita, os frutos são secos e semeados em canteiros para o cultivo de mudas. Deve ser um primer com turfa azeda.
Em uma plantação de primavera, as sementes devem primeiro ser endurecidas e sua imunidade aumentada. Para fazer isso, eles estão sujeitos a estratificação - mantenha três meses na geladeira no compartimento de vegetais com acesso ao ar. Eles são plantados também nos canteiros a uma profundidade de até um centímetro, e o topo é vertido com uma mistura de areia e turfa na proporção de 3: 1.
Agora as sementes precisam de cuidados cuidadosos. Eles devem germinar a uma umidade de 40% e uma temperatura do ar de 23-25 ºC. Remova regularmente as ervas daninhas. Solte o solo, regue-o. A primeira fertilização pode ser feita apenas um ano após a semeadura das sementes. As mudas estão prontas para serem plantadas em campo aberto em dois anos, e começará a dar frutos após cerca de oito.
Reprodução de estacas de mirtilo
É muito mais rápido e seguro cultivar blueberries a partir de estacas. Eles são cortados no outono, depois que a planta descarta as folhas, ou na primavera antes do fluxo de seiva. Tome o comprimento das estacas de raiz de 8 - 15 cm. Quanto mais grosso o caule, mais rápido as raízes são formadas. Para garantir que eles se estabeleçam rapidamente, eles são mantidos em local fresco a uma temperatura de 1-5 ºC. Em seguida, eles devem ser plantados em mistura de solo a partir de turfa e areia (1: 3), e polvilhados em cima com outros 5 cm, sendo que as estacas no substrato são inseridas obliquamente. Mudas para plantio no campo também se desenvolvem dentro de dois anos.
Pelo método de dividir o mato
Você pode obter novas mudas de mirtilo e dividir o mato. Para isso, é escavado e dividido em partes, cada uma das quais deve ter raízes com pelo menos 5 cm de comprimento. O plantio de novas mudas é realizado imediatamente. Tais arbustos, bem como plantados por estacas, começam a dar frutos após quatro anos.
Reprodução de mirtilo por camadas
Mudas de mirtilo podem ser obtidas também por camadas, mas este é um processo longo e improdutivo. Para fazer isso, pegue um longo ramo do mato, priginayut para o chão e no lugar onde eles entram em contato, polvilhado com serragem. Eles criam raízes em cerca de dois a três anos. Então o ramo é separado da mãe e plantado para crescer.
Às vezes vem de uma maneira diferente - Corte a bucha, aplique uma dose dupla de fertilizante mineral ao redor e cubra com uma camada de serragem de cerca de 25-30 cm. Nesse caso, os brotos jovens, que crescem este ano, criam raízes em dois ou três anos. Então você pode remover a estufa improvisada, aparar os ramos entrincheirados e soltá-los em recipientes. Lá eles devem crescer por mais dois anos e só então eles podem ser plantados em um lugar permanente. As primeiras bagas que eles podem dar já no próximo ano.
Técnica de plantio de mirtilo
O mirtilo requer um esquema especial de plantio, que não depende do tempo de plantio. Para os arbustos, poços com uma profundidade de até meio metro e um tamanho de 60 x 60 cm são preparados. Suas paredes são bem soltas para fornecer raízes com acesso ao ar. Em seguida, o fundo é empilhado e tamped substrato de turfa misturado com 50 g de enxofre, areia, agulhas e serragem. É importante não levar consigo fertilizantes orgânicos e outros fertilizantes neste momento. Eles aterram alcalinos e devem ser ácidos.
A muda é abaixada no poço e endireitada até suas raízes uniformemente ao longo de todo o plano. Então eles são polvilhados com terra de modo que o pescoço da raiz fique debaixo do solo a uma profundidade de 3 cm.Agora a muda deve ser regada e coberta com terra por 12 cm Para fazer isso, use turfa, palha, casca ou serragem.
Na primavera, no primeiro ano de vida da muda, metade dela é encurtada por galhos fortes e os fracos são completamente cortados. Pelo segundo ano, a poda não é executada.
Blueberries crescentes na treliça
Blueberries altas montanhas podem ser cultivadas não só por arbustos, mas também em treliças - Uma estrutura de treliça que suporta os ramos da planta. Para isso, é necessário cavar no chão a uma distância de 2 a 4 m de concreto de dois metros ou suportes de madeira. Entre eles, puxe o fio em linhas com um intervalo de 40 a 50 cm.
O plantio de mirtilo é realizado ao longo do arame tensionado em passos de 70 cm entre os arbustos. Quando as filiais de um arbusto esticam-se para cima, unem-se periodicamente a um arame. Nos mesmos tiros são colocados para que todos recebam a quantidade máxima de calor e luz solar.
Devido ao fato de que as bagas nesta posição são melhor sopradas, iluminadas e aquecidas, elas crescem mais suculentas e doces. Para cuidar dos arbustos plantados desta forma, é necessário, bem como para aqueles plantados da maneira usual: alimentação, água, cobertura morta, realizar a poda.
Para este tipo de cultivo, recomenda-se usar as seguintes variedades de mirtilo:
- Rankokas;
- Bluray;
- Patriota;
- Covill;
- Herbert.
Cuidar de mirtilos
Medidas para o cuidado de mirtilos não são nada de especial. Ela precisa de água, alimentação, afrouxamento, cobertura morta, poda.O afrouxamento é realizado várias vezes por temporada, mas com muito cuidado. As raízes tenras dos mirtilos estão a apenas 15 cm da superfície. Portanto, recomenda-se que a cobertura do solo e solte o solo sem remover o material de revestimento. Mas isso não deve ser feito com muita freqüência, para que o solo não seque.
Rega de mirtilo
A planta requer rega rigorosamente verificada. A água não deve estagnar perto das raízes por mais de dois dias, mas a falta de umidade afeta sua saúde. Água duas vezes por semana para dois baldes para cada arbusto adulto. E uma rega envolve a introdução de um balde de manhã e outro depois do pôr-do-sol. Em julho e agosto, quando as flores são assentes e a frutificação começa, a água deve ser tratada com especial atenção.
De uma quantidade suficiente de umidade depende da qualidade da cultura. Em cultivo industrial a irrigação por gotejamento para mirtilo é fornecida. Em dias particularmente quentes, recomenda-se pulverizar a planta no início da manhã e à noite para evitar o sobreaquecimento.
Alimentando e fertilizando mirtilos
A planta é considerada de pouca demanda para a fertilidade do solo, mas é excelente para a aplicação de fertilizantes minerais.Recomenda-se levá-los no início da primavera, quando o fluxo de seiva começa e os botões incham.
A melhor planta é o sulfato de zinco, superfosfato, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, sulfato de amônio. Este último, que se refere aos fertilizantes nitrogenados, é introduzido em três etapas. No início da primavera, 40% da taxa final é dada, no início de maio - 35%, junho - 25%. Debaixo de um arbusto, você precisa fazer 70 a 90 gramas, o que será suficiente para a próxima primavera.
Fertilizante fosfórico para jardim de mirtilo (superfosfato) é adicionado a 100 g por cada arbusto uma vez no verão e uma vez no outono. Sulfato de zinco e potássio são dados uma vez por estação para 2 g, sulfato de magnésio por 15 g.
Formação de mirtilo
A mirtilo regularmente deu uma colheita, deve cortar-se. A poda é formativa e sanitária. O primeiro é gasto na primavera antes dos rins serem derramados. Particularmente cuidadosamente o procedimento é realizado sobre os arbustos com a idade de 2 a 4 anos.
É importante que eles formem uma coroa forte, de modo que os ramos congelados, caídos, doentes e fracos, assim como aqueles que surgiram nas raízes, estão sujeitos à circuncisão. Eles são importantes para deixar 3 - 5 dos ramos mais fortes.A partir dos quatro anos, brotos com mais de cinco anos também são removidos.
A técnica de poda depende da variedade da planta. Arbustos que crescem em linha reta são cortados no meio, e no alastrado e subdimensionado eles cortam os ramos inferiores. Além disso, preste atenção aos arbustos vizinhos não são ramos entrelaçados.
A poda sanitária é realizada durante toda a temporada. Assim que você notar os brotos suspeitos, corte-os imediatamente e queime-os longe do local.
Mirtilos
Mulching, bem como soltar o solo, ajuda a manter o nível necessário de umidade do solo sob o mato. Como mulch use casca, serragem, agulhas, folhas pereprevshie, palha. Os cones de mirtilos dão aos arbustos uma aparência requintada - os arbustos se encaixam perfeitamente no design da paisagem. A camada de cobertura depende da idade da planta: quanto mais o mirtilo é mais velho, mais espesso deve ser.
Palha permite abrandar mola de abertura renal e redefinir as folhas da planta no Outono. Além disso, a planta sente menos mudanças bruscas de temperatura, que podem destruí-lo. Mas com tais um abrigo blueberries produz intensamente brotos, melhor madeira amadurecimento, o que também ajuda-lo a sobreviver ao frio.
Mirtilos invernados
flores de mirtilo são capazes de tolerar geadas para -7˚S, então geadas da Primavera não são susceptíveis de afectar o nível da colheita. Mas as geadas de outono, mesmo a -2 ° C, podem destruir colheitas ainda não amadurecidas. Para evitar sua morte, antes que as geadas do outono em arbustos lançar qualquer material disponível, como juta, spanbord filme.
Às vezes recomendado para realizar tais plantas períodos de irrigação - Água pulverizada do bico em uma mangueira rasa especial ou spray atomizado.
Outra questão é como cobrir mirtilos para o inverno. Quando se trata de variedades altas, eles podem seguramente tolerar geadas a -25 ° C. Mas se o inverno é sem neve ou com uma pequena quantidade de precipitação, eles podem congelar.Neste caso, os arbustos também podem ser cobertos com pano de saco, mesa de costura ou gravata com bogie. Para este efeito, a partir do outono, sobre os arbustos, é instalada uma armação dos suportes e o arame cruzado entrelaçado entre eles. Na verdade, isso tudo preparação de mirtilos para o inverno e termina.
Erros comuns no crescimento
Apesar da informação bastante abrangente sobre o crescimento de blueberries, que é de acesso geral, os camionistas e jardineiros admitem uma série de erros típicos. Entre eles, vale a pena notar o seguinte:
1. Plante um arbusto em solo úmido ou nas terras baixas, com base nas considerações de que, na natureza, os mirtilos crescem em pântanos. Na verdade, na natureza, cresce à beira de pântanos, colinas, montes, por isso mesmo não tem umidade. Excesso de umidade não dá às raízes ar suficiente, e no inverno ainda ameaça queimaduras. Portanto, é necessário escolher locais com umidade moderada para arbustos de mirtilo.
2. Alta acidez do solo. Em valores de pH acima de 5,5, o fungo micorrízico não vive na terra, o que desempenha um papel importante na assimilação de nutrientes pela planta. Folhas de mirtilo obter uma cor verde clara, o que indica uma falta de nitrogênio.
3Sombra excessiva do mato. A planta em si pode crescer na sombra, mas deixa de dar frutos ou dá uma colheita pobre e azeda. Portanto, se você quiser um monte de frutas suculentas, forneça à planta luz solar e um mínimo de vento.
4. Predecessores errados. Mirtilos, com exceção de gramíneas perenes, não são tolerados pelos seus predecessores. Além disso, não tolera solos fertilizados há menos de cinco anos.
5. Violação das regras de seleção e preparo de mudas para plantio. Muitos pensam que a presença de um grande número de ramos na muda - uma garantia de sua boa sobrevivência. De fato, devemos prestar atenção ao sistema radicular da planta. Se estiver em uma panela apertada e as raízes estiverem embrulhadas para dentro, essa planta ficará enfraquecida. Ao soltá-lo nesse estado, você não obterá o resultado esperado. Certifique-se de endireitar e desemaranhar as raízes da planta antes de plantar. Eles mesmos não farão isso e o sistema de raízes não crescerá.
6. Composição inadequada e dose de fertilizantes. Muitas pessoas pensam que os mirtilos podem ser alimentados com os mesmos fertilizantes que outros arbustos de bagas. Mas, na verdade, os fertilizantes minerais orgânicos e clorídricos habituais são fatais para a micorriza muito fungo, que vive nas raízes da planta e ajuda a absorver nutrientes.Portanto, use apenas fertilizantes minerais, que são feitos até meados de junho.
7. afrouxamento excessivo do solo. Como o sistema radicular do arbusto está próximo à superfície, o afrouxamento não deve ser realizado a mais de 3 cm e, quando for capinado, não use enxada e outras ferramentas de jardinagem. Recomenda-se chafurdar o solo. Isto irá mantê-lo a partir de ervas daninhas, pragas, doenças, melhorar a temperatura e o regime de ar-água. Afrouxamento com cobertura morta ajuda a preservar raízes frágeis, que, se danificadas, são restauradas muito lentamente.
Hoje, os jardineiros estão cada vez mais interessados em cultivar blueberries e coletando frutos úteis e saborosos. Mas muito poucas pessoas sabem disso cuidado para ele é diferente dos arbustos berry habituais. Além disso, a expectativa da primeira safra pode se arrastar por vários anos.
Nesse caso, todo erro pode anular os anos de trabalho. Portanto, antes de empreender o cultivo de blueberries, você deve estudar cuidadosamente sua agrotecnia. Para uma abordagem competente, você será premiado com uma colheita abundante e suculenta de bagas úteis.