Espargos - planta longa e bem conhecida para cada florista.
No continente europeu, apareceu pela primeira vez há mais de dois séculos.
Mas há algumas décadas os aspargos experimentaram uma verdadeira onda de popularidade - ela pode ser encontrada em casa por quase todos os produtores.
Mas até hoje as posições desta incrível planta não foram abaladas.
- Condições ótimas para espargos em casa
- Localização e iluminação
- Condições de temperatura
- Características de cuidados para aspargos no processo de crescimento
- Rega correta em diferentes épocas do ano
- Humidade do ar
- Adubação do solo e adubação
- Aparar correto
- Mistura de transplante e terra
- Reprodução de espargos em casa
- Fissão do rizoma
- Estacas de caule
- Método de semente
Em sua aparência espargos se assemelha a uma samambaia, mas na verdade representa uma família de aspargos.
Centenas de espécies de espargos são conhecidas pela ciência, mas apenas algumas são adequadas para o cultivo em casa.
Condições ótimas para espargos em casa
A principal vantagem do aspargo é que cuidar dele em casa é bastante simples. Tente fornecer este "habitante verde" com as condições mais próximas às naturais, e não se esqueça da rega atempada. Mas, a fim de obter belas e exuberantes verdes, aderir a certas regras e cercar a planta com os devidos cuidados.
Localização e iluminação
A colocação ideal de aspargos na sala é o peitoril da janela, que fica no lado noroeste ou nordeste.
Espargos - planta muito amorosa. Se a sala estiver no lado sul, o pote deve ser colocado a uma curta distância da janela. No inverno, os espargos da sala podem não ter luz natural, por isso, nesta época do ano, ela deve ser movida para mais perto da luz do sol.
Um peitoril da janela normal é um excelente local para esta planta. Imediatamente após a compra ou após um período de descanso, a planta não é recomendadasujeito a iluminação intensiva.
Em vez disso, é necessário organizar aspargos fase de transição. Coloque-o em um local ligeiramente escurecido e, gradualmente, aproxime-o da fonte de luz. Se você decidir colocar aspargos no verão para uma varanda ou um jardim, não se esqueça de levar alguns dias para adaptar e acostumar a planta a novas condições.
Condições de temperatura
Quanto ao regime de temperatura para aspargos, então na estação quente, o mais confortável é o indicador de +22 a +25 ° C. No inverno, a temperatura deve ser de +12 a +15 ° C. Aquecer estas "fofas árvores de Natal" não é bem tolerado, por isso, nos dias quentes de verão, elas precisam de mais sombra e pulverização.
Características de cuidados para aspargos no processo de crescimento
Espargos requer pulverização compulsória, periódica. Se a planta será cultivada como uma flor interior decorativa, então você pode fazer sem pré-preparação de sementes. Além disso, não se esqueça da temperatura na sala, o seu indicador deve ser pelo menos 18 ° C.
Rega correta em diferentes épocas do ano
Ao cuidar de aspargos, não se esqueça que esta planta é muito higrófila e durante todo o período de vegetação ativa (início da primavera - meados do outono) requer regas abundantes e freqüentes. Água deve ser pelo menos 3 vezes por semana, a água, que foi previamente resolvida por um dia.
Regar os espargos requer muita água que a camada superior do solo pode secar até a próxima rega, e as camadas média e profunda ainda permanecem molhadas.
É necessário evitar a secagem do solo, e a estagnação da água na panela não deve ser permitida, pois isso pode levar à decomposição do sistema radicular. Escorra o excesso de umidade da panela aproximadamente em meia hora após a rega.
Com o início do outono deve reduzir gradualmente a intensidade da irrigação. Durante o período de descanso, durante o qual os futuros brotos são colocados na profundidade do vaso, a umidade do solo deve permanecer ótima. Para cumprir esta condição, basta regar os espargos não mais do que duas vezes por semana.
Humidade do ar
Os espargos amadores de umidade são ótimos em uma sala com um nível moderado ou alto de umidade. Se você borrifar todos os dias do spray, ele responde imediatamente. Tal reação aparecerá na intensificação da coloração das folhas e no acúmulo da coroa.
Se a planta está contida em uma sala com ar seco, então é possível melhorar significativamente a situação com a ajuda de um palete. Encha-o com areia bruta grande ou seixos umedecidos e coloque um pote de plantas ali. Alguns produtores usam musgo molhado como um enchimento, mas neste caso é necessário lembrar a necessidade de sua substituição anual.
Adubação do solo e adubação
Asparagusu para necessidades crescentes solo leve, fértil, solto e levemente ácido. A este respeito, o aspargo é uma planta muito despretensiosa, uma vez que o solo para o seu cultivo é feito em casa. Para fazer isso, simplesmente pegue duas partes de húmus e adicione a essa massa um pedaço de areia de rio lavada e solo de folha.
Além disso, os produtores de flores preparam o solo a partir de quantidades iguais de solo de estufa, terra de jardim e areia de rio. Se não houver maneira de fazer o solo misturar-se, então você pode usar um primer universal, que é vendido em qualquer loja de flores.
Aspargos em crescimento requerem suplementação regular:
- A partir de espargos no início da primavera (período vegetativo) a cada 2 semanas, é necessário alimentar soluções de fertilizantes complexos líquidos (por exemplo, "Rainbow" ou "Hyacinth"). Certifique-se de observar a dosagem indicada nas instruções para a preparação específica.
- Além disso, fertilizantes orgânicos ou minerais especiais destinados a plantas de interior podem ser adicionados semanalmente ao pote de espargos.
- Uma única fertilização do solo com excrementos de pássaros durante a temporada de verão garantirá a formação de um grande número de rebentos jovens e saudáveis.
- Pulverização regular dispara estimulador de crescimento "Buton", dissolvido em água (1 grama do medicamento por 1 litro de água) fará com que a coroa aspargo saudável, fresco e muito brilhante.
Aparar correto
Espargos saudáveis não precisa de poda. Lembre-se que os brotos de plantas saudáveis de poda podem levar a uma parada completa em seu crescimento.
Corte quando os brotos murchados e amarelados aparecerem, e também remova todos os brotos nus. A poda promove o crescimento ativo de novos brotos. Geralmente os aspargos de poda são realizados na primavera, simultaneamente com o transplante de plantas.
Mistura de transplante e terra
Depois disso, como a planta atinge a idade de cinco transplante é realizado anualmente. Aos 7 anos de idade, o sistema radicular se desenvolve não tão ativamente espargos transplantados a cada 3 anos.
Quando transplantando, é necessário cortar o sistema de raiz da fábrica um pouco. A mistura de solo necessária para a planta pode ser preparada independentemente. Para fazer isso, basta misturar esses componentes: terra sodada, húmus vegetal e areia do rio.
Não esqueça de umedecer bem o solo preparado. Na parte inferior da panela, preencha a camada de drenagem e, em seguida, encha-a com solo nutritivo.Tal mistura deve consistir de uma parte de areia do rio e duas partes de solo nutriente leve.
Após a conclusão do transplante, os espargos devem ser regados abundantemente e após uma semana de alimentação.
Depois de plantar a planta, cuide do acesso aéreo suficiente - isso é necessário para evitar o lodo do solo.
Reprodução de espargos em casa
A reprodução de espargos inclui 3 métodos principais. Todos eles são amplamente utilizados por floristas experientes e iniciantes. Sua principal vantagem é que eles estão todos disponíveis em casa.
Fissão do rizoma
Durante o transplante anual de espargos, dependendo do tamanho, a planta pode ser dividida em várias partes. Depois disso, eles são plantados em um tanque de desembarque separado. A regra principal - ao dividir, não esqueça de aparar tal parte dos espargos como as raízes. Este método de reprodução é o menos traumático para os espargos.
Estacas de caule
Este método de reprodução é realizado no início da primavera. Cortes cortados da planta devem ter cerca de 10 centímetros de comprimento. A fim de torcer as estacas, a areia do rio é usada.
Além disso, o recipiente com as aparas deve ser coberto com polietileno, a fim de reduzir a evaporação da umidade. Depois disso, o recipiente é colocado em um lugar brilhante com uma temperatura de +20 a +22 ° C. Não se esqueça de ar diário e umedeça o plantio.
No total, o processo de enraizamento dura aproximadamente 30 dias. No final deste período, os aspargos devem ser transplantados para um local permanente.
Método de semente
Após a polinização artificial, o aspargo dá frutos dos quais é possível extrair sementes. Para cultivar uma planta forte, a semeadura deve ser feita imediatamente após a colheita. Geralmente as sementes são colhidas de janeiro a março.
O solo mais ideal para o plantio deve consistir em partes iguais de areia e turfa. A mistura do solo deve ser bem regada, e depois no solo já úmido, plantar as sementes.
Em seguida, o recipiente com sementes é coberto com um filme e colocado em um local brilhante com uma temperatura de 20-22 ° C. As gotas de condensação aparecem no filme indicam que as mudas precisam ser ventiladas.Um mês depois, os primeiros brotos aparecem no local de plantio.
Depois que as mudas atingem 10 cm de altura, elas são necessárias mergulhar (transplantado junto com o sistema radicular). Por via de regra, as plantas fortalecidas transplantam-se a um novo lugar em junho.
Espargos - uma verdadeira alegria para o florista. Dê-lhe a devida atenção e a planta certamente agradará você e seus entes queridos!