Jacobinia é ideal para cultivo interno. Seus elegantes arbustos verdes estão pontilhados de flores incomuns. Eles não requerem cuidados especiais e sempre se deliciam com uma aparência elegante. Na foto, Jacobin ataca com uma espessa esfregona verde de folhas. As pessoas que acreditam na energia das plantas dizem que o jacobino promove o desenvolvimento da intuição, capacidade de resposta, entendimento mútuo e mantém a harmonia na família.
Descrição da planta
Jacobinia é uma planta perene da família Acanthus. É comum nas florestas tropicais da América do Sul e Central. Outro nome para esta planta doce também é conhecido - justiça ou justiça. Os representantes do Jacobinum assumem uma forma gramada ou semi-arbustiva.
O rizoma é altamente ramificado e consiste em muitos processos finos. As hastes da planta são densas, eretas, cobertas com uma pele verde-rosa suave. Os entrenós são espessados e pintados de avermelhado. Nos rebentos existem muitos processos laterais. A altura do arbusto em condições naturais pode atingir 1-1,5 m.
As folhas opostas ou pecíolos da Jacobinia estão dispostas em pares. Eles têm uma forma lanceolada ou ovoide com bordas serrilhadas. A placa da folha tem uma superfície tuberosa e com veios. Na maioria das vezes, as folhas densas e brilhantes são pintadas em verde brilhante.
O período de floração cai em fevereiro-abril. Às vezes, a planta Jacobinia floresce novamente no início do outono. As flores tubulares consistem em várias camadas de pétalas estreitas. Os brotos são coletados em inflorescências inclinadas, geralmente caídas. As pétalas podem ser pintadas em rosa, laranja, coral, vermelho ou branco. Cada flor é armazenada no mato por até duas semanas.
Tipos de Jacobinia
Cerca de 50 espécies são distinguidas no gênero Jacobinia. É difícil comprar uma planta, é surpreendentemente raro em lojas de flores. Os mais comuns na cultura eram cerca de uma dúzia de variedades. Convencionalmente, eles são divididos em espécies com inflorescências apicais e laterais.
Jacobinia Brandege. A planta forma um arbusto denso e ramificado, com grandes inflorescências apicais. As hastes são densamente cobertas com folhas ovais pecíolo de cor verde escuro. O comprimento das folhas opostas não ultrapassa os 7 cm e a parte de trás da folhagem é coberta por rara pubescência e apresenta um tom rosado. No final de uma sessão caída, uma grande inflorescência de espiga floresce quase constantemente. Consiste em muitos gomos de dois lábios, espaçados de perto, e se assemelha a uma única flor incomum de até 10 cm de comprimento.Pétalas são pintadas de amarelo e cercadas por sépalas marrom-avermelhadas. A altura total do arbusto é 80-100 cm.
A carne jacobina é vermelha. A planta tem uma forma cilíndrica e consiste em brotos fracamente ramificados. A altura do arbusto é de 0,6 a 1,5 m. As folhas ovais opostas têm uma borda irregular e uma extremidade pontiaguda. Seu comprimento é de 15 a 20 cm e a superfície externa da folha tem uma cor verde escura áspera. Folhas inferiores ligeiramente pubescentes são pintadas em rosa esmeralda. Nas partes superiores das hastes, inflorescências verticais, com flores de 10 a 13 cm de altura, próximas umas das outras, os botões são pintados de rosa brilhante. Pétalas estreitas ligeiramente dobradas para trás.
Campos Jacobinos ou rosa. O arbusto ligeiramente ramificado distingue-se pelas folhas verde-azuladas lanceoladas com até 8 cm de comprimento.A altura máxima do mato é de 1,5 M. Um padrão de relevo de veias é claramente visível na superfície da folhagem. No topo das hastes, há densas inflorescências em forma de espiga, de um tom rosa claro.
Jacobinus é de flores baixas. Arbusto de crescimento baixo com brotos caídos de 30 a 60 cm de altura As hastes são altamente ramificadas e cobertas com folhas verdes brilhantes ovais com uma borda pontiaguda. O comprimento das folhas de couro é de 7 cm e a largura de 3 cm. Uma única flor tubular na forma de uma pequena vela está pendurada na borda da parte aérea. Pétalas têm uma cor de dois tons. A borda amarela gradualmente se transforma em uma base rosa-vermelha. As flores são formadas em abundância, de modo que a coroa esférica em toda a superfície é coberta por luzes brilhantes.
Jacobinius (Justica) Adatoda. Este arbusto perene é distinguido pela cor esmeralda de folhas ovais e flores delicadas. Os botões são coletados em algumas inflorescências em forma de espigão. As pétalas de dois lábios mais largas são pintadas de branco e têm manchas rosa ou roxas. A planta tem propriedades curativas.
Variedades decorativas:
- alba - distingue-se por grandes flores brancas como a neve;
- jacobino amarelo - uma inflorescência amarela brilhante com pétalas longas e estreitas brota sobre os brotos;
- Jacobina variegada - pequenas manchas brancas estão presentes nos folhetos.
Métodos de criação
A flor de Jacobinia se propaga por sementes e métodos vegetativos. As sementes são plantadas em areia úmida e turfa em fevereiro e abril. A panela é coberta com papel alumínio e colocada em um local claro. A temperatura do ar não deve cair abaixo de + 20 ... +25 ° C. É importante ventilar e umedecer regularmente o solo. Os tiros aparecem dentro de 3-10 dias. Ao brotar 4 folhas reais, as plantas mergulham em vasos separados. Para plantar, use a terra para plantas adultas.
O enraizamento das estacas jacobinas é muito rápido e eficiente. Normalmente, o pouso é feito no início da primavera, após a poda planejada da coroa. Nas espécies com flores apicais, são utilizadas estacas superiores semilignificadas. Eles estão enraizados no solo arenoso de turfa a uma temperatura de + 20 ... +22 ° C. Plantas com flores laterais únicas são propagadas por processos laterais. Eles também estão enraizados no solo a uma temperatura de +18 ° C. As estacas devem ter pelo menos dois nódulos e 7 a 10 cm de comprimento, e os jacobinos enraizados são plantados em vasos pequenos e separados. A primeira floração pode ser esperada em meados do outono.
Regras para transplantes
Jacobin é transplantado a cada 1-3 anos à medida que o rizoma cresce. O pote é escolhido profundo e estável. Um transplante está planejado para o início da primavera e combinado com a poda da coroa. Você não pode transplantar um arbusto. É necessário tentar manter o pedaço de terra e não danificar as raízes. No fundo da panela despeje a drenagem. As terras para plantio devem incluir os seguintes componentes:
- solo foliar;
- húmus;
- turfa;
- areia do rio.
Recursos de Cuidados
Cuidar de Jacobin em casa não requer muita atenção. Um cultivador de flores com experiência mínima em lidar com esta planta. Para uma flor, você precisa escolher uma sala iluminada. Jacobinia adora luz difusa, mas precisa de proteção contra os raios diretos do sol do meio-dia. No inverno, a iluminação é útil em salas escuras.
A temperatura do ar mais adequada para a instalação é de + 20 ... +25 ° C. Em calor intenso, você precisa ventilar a sala com mais frequência ou levar Jacobin ao ar fresco. No inverno, você deve abaixar gradualmente a temperatura para +12 ... +16 ° C. Durante a floração, os arbustos também são mantidos em local fresco.
Um morador dos trópicos precisa de alta umidade; portanto, pulverização regular, o uso de bandejas de seixos úmidos e umidificadores são bem-vindos.
O jacobino é regado abundantemente e freqüentemente com água mole sem cloro. Com o resfriamento, a frequência da rega é reduzida, mas apenas as camadas superiores do solo devem secar. Caso contrário, as folhas e os brotos das flores começarão a secar e cair.
De março a agosto, três vezes por mês, o jacobino é fertilizado com compostos orgânicos. A alimentação deve ser bem diluída com água, para não prejudicar as raízes. O excesso de fertilizante também é indesejável, pois leva ao forçamento das hastes e à falta de floração.
Jacobinia precisa de poda anual. Apenas 2-3 internódios são deixados em cada haste. Sem esse procedimento, os brotos são expostos e ampliados. Também é aconselhável rejuvenescer a planta a cada 3-5 anos.
Das doenças de Jacobinia, apenas a podridão das raízes pode incomodar com a irrigação e a estagnação inadequadas da água. No verão, com ar seco, os ácaros, pulgões e insetos escamados se depositam nas folhas. Para parasitas, inseticidas eficazes como Actellic ou Karbofos devem ser usados.