Clarkia - tapete de flor de Sakura

Pin
Send
Share
Send

Clarkia é uma grama anual muito bonita, com cores incomuns e vibrantes. Devido à variedade de tons de rosa e flores abundantes, Clarkia é freqüentemente chamada de "sakura". A planta pertence à família Chipre. Sua terra natal é o Chile e a costa do Pacífico da América do Norte. Flores brilhantes, como se penduradas em hastes finas, formam ilhas multicoloridas no jardim. Isso certamente tornará o site mais bonito e atrairá muita atenção. Um jardim de flores colorido se tornará o orgulho dos proprietários. Clarkia é pouco exigente em cuidados, mas graças a alguns truques, a floração será mais abundante e durará mais tempo.

Descrição botânica

Clarkia é uma grama anual com um rizoma fibroso e superficial. As hastes finas e eretas se ramificam bem, de modo que a planta forma um arbusto de 30 a 90 cm de altura.Os rebentos são cobertos com uma casca avermelhada com curta pubescência. Folhas regulares, sésseis ou pecíolos curtos, são pintadas em verde escuro. Às vezes, traços avermelhados são visíveis na superfície. A chapa tem uma forma oval com uma extremidade pontiaguda.

A floração começa em maio-junho, 2 meses após a semeadura. No topo dos brotos, flores axiais simples são formadas em pedicelos curtos. Eles têm a forma correta e um pequeno tubo. Pétalas finas são pintadas em tons de rosa, roxo ou lilás de várias intensidades. As pétalas podem ter bordas lisas ou dissecadas. Existem botões simples e terry. As flores exalam um aroma delicado que atrai insetos benéficos para a área.







Após a polinização, os frutos são amarrados - pequenas cápsulas oblongas. Eles escondem pequenas sementes com um revestimento marrom. Eles mantêm a viabilidade por 2-4 anos. Caixas de sementes após o amadurecimento aberto, o que provoca a auto-sementeira.

Espécies de Clarkia

Clarkia não é muito numerosa. Possui cerca de 30 espécies, mas apenas 4 são utilizadas na cultura. Os criadores também criaram várias variedades decorativas. As plantas ficam bem em um plantio monofônico, bem como ao usar uma mistura de variedades de clarkia com botões coloridos.

Clarkia é graciosa. A planta atinge uma altura de 90 cm e consiste em caules finos e altamente ramificados. Folhas verde-escuras com veios em relevo têm uma forma oval e bordas serrilhadas. A floração ocorre de junho a setembro. No topo das hastes, formam-se inflorescências soltas do carpo. O diâmetro de cada corola é de cerca de 4 cm.

  • Perfeição do salmão ("perfeição do salmão") - brotos soltos de 70 a 90 cm de altura, cobertos com inflorescências de terry com pétalas de salmão;
  • Albatroz - flores brancas e felpudas florescem em um arbusto com 75 cm de altura;
  • Diamante - os topos dos brotos são decorados com grandes flores felpudas de cor rosa brilhante;
  • Gloriosa - a planta é densamente coberta por simples flores escarlates com um núcleo leve.
Clarkia é graciosa

Clarkia é bonita. A variedade compacta não excede os 40 cm de altura, as folhas alongadas e verdes têm uma borda sólida e um ápice pontiagudo. Flores axilares florescem nas extremidades dos brotos. Eles estão localizados individualmente ou em pequenas inflorescências. Pétalas finas e macias são divididas em 3 partes e lembram um tridente incomum ou chifres de veado. A floração começa no final de maio.

Clarkia é bonita

Clarkia Breveri. A vista apareceu apenas em 2006. Uma planta com até 50 cm de altura é resistente ao frio. As flores delicadas simétricas de diâmetro não ultrapassam os 3 cm e as flores de clarkia rosa são comparadas com as flores de sakura.

Clarkia Breveri

Clarkia Terry. Este anual forma brotos densos devido a brotos altamente ramificados. A altura dos arbustos é de 40 a 65 (90) cm. As folhas alongadas verde-escuras são cercadas por flores duplas com pétalas brancas, rosa, roxas e bordô.

Clarkia Terry

Métodos de Propagação e Desembarque

A melhor maneira de propagar clarkia, como qualquer anual, é semear. Durante a temporada, amadurecem em grandes quantidades na planta, portanto não há dificuldades. As sementes podem ser semeadas para mudas ou imediatamente em campo aberto.

As mudas podem ser semeadas no início de março, e a floração é esperada na segunda quinzena de maio. Para cultivar mudas de clarkia, caixas largas são preparadas a partir de sementes. O solo é composto pelos seguintes componentes:

  • terreno de folha (2 partes);
  • húmus apodrecido (1 parte);
  • turfa (1 parte);
  • areia (1 parte).

A terra deve ser vaporizada de pragas e deixe as sementes de molho por várias horas em uma solução de permanganato de potássio. As culturas atingem uma profundidade de 1,5 a 2 cm e a superfície é pulverizada da pistola e coberta com vidro ou filme. A germinação leva até 14 dias, após os quais o abrigo deve ser removido. As mudas são cultivadas em um local bem iluminado e quente.

As mudas são cultivadas sem mergulho até o transplante em campo aberto. Todas as clarkies, mas especialmente as variedades híbridas, morrem quando transplantadas novamente. Para evitar esse problema, você pode plantar as sementes em pastilhas de turfa. Nesse caso, o rizoma não é ferido quando plantado em campo aberto. Também é importante não aprofundar o pescoço da raiz.

É permitido plantar sementes imediatamente em campo aberto. Mudas cultivadas em um só lugar parecem mais fortes e florescem mais rapidamente. O procedimento é realizado em maio, quando as geadas da primavera passam. No local da plantação, você deve cavar cuidadosamente o solo, remover ervas daninhas e fazer fertilizantes minerais. As sementes são semeadas a uma profundidade de 1,5-2 cm, com uma distância de 4-5 cm.

Cultivo ao ar livre

A localização Clarkia é uma planta despretensiosa e de rápido crescimento. Ela se sente igualmente bem ao sol aberto e à sombra parcial. Além disso, ela não tem medo de rascunhos e refrigeração a curto prazo. A planta prefere solos leves e férteis através dos quais o ar pode penetrar nas raízes. Obviamente, Clarkia pode se adaptar a solos argilosos pesados, mas não cresce tão intensamente.

Aterragem Como Clarkia é altamente ramificada, pode ser necessário desbaste. A distância entre as plantas adultas deve ser de pelo menos 15 cm, permitindo que o sol e o ar penetrem na parte inferior dos brotos, o que significa que verduras e flores permanecerão atraentes por mais tempo.

Rega. É melhor regar Clarkia regularmente para que apenas o solo superficial seque. Quando as raízes secam, as folhas e os brotos começam a ficar amarelos. A estagnação da água contribui para o desenvolvimento da podridão das raízes. Se a precipitação cai regularmente no verão, você pode ficar sem regar. Caso contrário, a irrigação é realizada em pequenas porções de água.

Umidade. A planta não precisa de umidade excessiva. Lugares ensolarados e bem ventilados são os preferidos.

Adubo. Desde o momento do pouso, o Clarkia precisa de alimentação regular. Duas vezes por mês, uma solução de fertilizantes minerais para plantas com flores deve ser aplicada. Eles contêm todas as substâncias necessárias e não prejudicam insetos benéficos.

Formação de coroas. As plantas jovens com uma altura de cerca de 10 cm podem ser beliscadas para obter mais arbustos exuberantes. É melhor podar as flores à medida que elas murcham, para que a planta retenha a decoratividade. Você deve selecionar imediatamente alguns botões para amadurecer as sementes. Quando a floração estiver concluída, é recomendável remover os brotos restantes e cavar o solo. É altamente provável que a auto-semeadura apareça no próximo ano e Clarkia revive sem nenhum esforço em seu lugar anterior.

Clarkia dentro de casa

Clarkia pode ser cultivada não apenas na rua, mas também na varanda ou na sala. No entanto, uma planta de casa tem um tamanho mais modesto e flores menores. O pote clarkia deve ser colocado em um local bem iluminado. Você pode cultivá-lo mesmo no inverno, usando iluminação adicional.

Se a planta em campo aberto brotou tarde e não teve tempo de florescer, ela pode ser desenterrada com um grande pedaço de terra e continuar a crescer em casa. Deve-se lembrar que mesmo os cuidados mais completos não transformarão a clarkia em uma perene. Depois que as flores desbotam, o rizoma começa a morrer.

Doenças e Pragas

Clarkia é resistente a doenças. Somente quando cultivadas em locais úmidos, em solos alagados, as raízes e brotações são afetadas pelo fungo. O aparecimento de uma placa fofa esbranquiçada ou manchas marrons nas hastes indica infecção. É impossível salvar essas plantas, todos os brotos devem ser destruídos e o solo tratado com um fungicida.

A praga mais comum da clarkia é uma pulga de jardim. Ela se instala em mudas jovens e inibe seu crescimento. O tratamento com Karbofos ou Fufanon ajuda a se livrar dos parasitas.

Usando Clarkia

Clarkia ganha o maior apelo em grupos grandes e densos. Em seguida, assemelha-se a um tapete exuberante coberto de flores perfumadas. Normalmente, uma planta é plantada perto de cercas ou ao longo de caminhos. Você pode combinar variedades com cores diferentes em um jardim. Clarkia fica bem no bairro de ásteres ou flox, rosas ou coníferas.

Flores perfumadas atraem insetos benéficos, então as ervas são melíferas. Clarkia também pode ser usado para formar buquês. Pincéis de flores delicadas ficarão em um vaso por 1-2 semanas.

Pin
Send
Share
Send