Berbigão - grama elegante

Pin
Send
Share
Send

Puppet é um gênero de ervas anuais com os melhores brotos sem peso e flores brilhantes e graciosas. As plantas pertencem à família do cravo-da-índia. Eles são comuns na Itália, mas também são encontrados em outros países da Europa Central e do Sul. Na maioria das vezes, berbigão pode ser encontrado em prados ensolarados. Os botânicos chamam isso de agrostemma, mas entre os jardineiros esses nomes são mais comuns: cravo de campo, tórico, caminho de marionetes. O fantoche é usado frequentemente no projeto da paisagem. É bom em plantações de grupo quando um tapete de flores lilás ou rosa floresce em meio a uma sessão verde escura. As plantas são despretensiosas nos cuidados e se desenvolvem bem em climas temperados.

Características botânicas

Berbigão é um anual gramado. Suas hastes crescem 30-80 cm de altura. O rizoma ramificado tem uma raiz central da haste e vários processos laterais. Eles são cobertos com uma pele cinza-esbranquiçada com uma pilha pequena. A haste vertical cresce isoladamente ou se ramifica na parte superior. Ao longo de toda a extensão da sessão, localizam-se folhas verdes escuras lanceoladas estreitas de 4 a 15 cm de comprimento, folhas sem pecíolos são presas novamente ao caule e vilosidades prateadas longas são visíveis em sua superfície.

Durante todo o verão, os topos dos brotos são coroados com grandes flores simples com cinco pétalas. O diâmetro da corola é de cerca de 5 cm e a floração quase não é acompanhada por um cheiro. As pétalas podem ser rosa escuro, roxo ou roxo. Sua cor é mais saturada nas bordas e, no centro, fica mais clara. O núcleo consiste em longos estames e ovários esbranquiçados.








O amadurecimento das sementes ocorre no final do verão. A fruta é uma caixa polisspermótica seca, sem caule. Possui 5 dentes e contém sementes pretas arredondadas com um diâmetro de 2,5 a 3,5 mm. Eles são cobertos com pele áspera. Embora o berbigão seja um convidado bem-vindo no jardim, os agrônomos consideram a planta uma erva daninha. As sementes contêm toxinas tóxicas. Uma vez na alimentação animal, eles causam sérios distúrbios digestivos e doenças do gado.

Tipos de berbigão

Apenas 2 espécies de plantas são registradas na família berbigão.

Berbigão comum. A altura do herbáceo anual é de 0,5-1 m. O caule se ramifica a partir do meio e consiste em brotos verdes finos. Folhas lineares opostas são cobertas com uma grossa pilha prateada. Flores com 5 cm de diâmetro florescem das axilas das folhas em pedicelos longos, e o cálice em forma de sino é dissecado em 5 partes. Na base, as pétalas estão fundidas. Eles são pintados em lilás claro, vermelho ou branco. Mais perto do centro, há faixas escuras estreitas ao longo das veias. A floração ocorre em junho-julho. Os botões se abrem ao amanhecer e fecham ao meio-dia.

Berbigão comum

A boneca é graciosa. As plantas são distinguidas por brotos simples ou ramificados com pequenas folhas lanceoladas. Grandes flores de cor púrpura-rosa com diâmetro de 5-7 cm florescem nas extremidades das hastes.A base das pétalas fica branca e veias roxas escuras são visíveis. Pétalas finas balançam ao vento, como as asas de borboletas. A floração ocorre em junho-setembro.

A boneca é graciosa

Para diversificar a oferta de jardineiros, a variedade de floriculturas tem variedades decorativas de berbigão:

  • Sakuragai - flores brancas de tamanho médio;
  • Milas - botões grandes de cor fúcsia;
  • Milas Seris - flores de um tom roxo escuro.

Crescendo

Agrostemma, como qualquer anual, é propagado por sementes. As sementes mantêm a capacidade de germinar até 8 anos. O desembarque é feito imediatamente em campo aberto no inverno ou no início da primavera. As sementes são distribuídas nos poços a uma profundidade de 2-3 cm, o broto pode sair de uma profundidade de 7 cm.É aconselhável plantar em grupos de 3-4 sementes. Quando o solo aquece para +12 ... + 16 ° C, os primeiros rebentos aparecem. Eles podem se desenvolver 1-2 semanas após a semeadura. À medida que o berbigão cresce, diminua para que a distância entre as plantas seja de 15 a 30 cm e mudas de 8 a 12 cm de altura podem ser transplantadas para outro local com um pedaço de terra.

Recursos de Cuidados

Puppet é bastante despretensioso e não exigirá muito esforço dos jardineiros. Cresce igualmente bem em solos argilosos e arenosos. Solos preferidos com uma reação neutra ou alcalina. Antes do plantio, é recomendável cavar a terra e adicionar areia ao solo pesado. O berbigão responde bem à introdução de cal no solo.

A planta prefere abrir prados ensolarados. No sol brilhante, eles se desenvolverão mais rapidamente, os caules não se esticarão muito e a floração será abundante. Com a falta de iluminação, as gravações crescem mais e mal são expostas.

Agrostemma prefere altas temperaturas e normalmente tolera o calor do verão. A grama começa a murchar com as primeiras geadas. Em temperaturas positivas de inverno, a planta pode sobreviver pelo segundo ano. No entanto, sua decoratividade neste caso é bastante reduzida, de modo que o berbigão é cultivado anualmente.

A rega para o berbigão precisa ser moderada para que a água não fique estagnada no solo. As plantas sofrem uma leve seca, mas em áreas úmidas sofrem apodrecimento das raízes e podem morrer. A umidade não deve ser alta. Perto de corpos d'água, o agrostem se desenvolve pior do que em áreas áridas.

Em solos férteis, a cobertura não é necessária. Em solos empobrecidos, é aconselhável fertilizar o berbigão com uma solução orgânica 1-2 vezes ao verão.

Devido à sua toxicidade, o berbigão praticamente não é afetado por pragas, portanto você não precisa se preocupar com a segurança da planta.

Propriedades curativas

As sementes de berbigão contêm uma grande quantidade de glicosídeo agrostemmina. Sua presença no corpo causa perturbações do trato digestivo, destrói glóbulos vermelhos, inibe a atividade cardíaca e causa convulsões. Por esse motivo, o tratamento das marionetes é realizado com extremo cuidado, após consulta com um médico.

Com o uso adequado da droga, o agrostem comum tem efeitos anti-helmínticos, hipnóticos, diaforéticos e de cicatrização. Na medicina popular, infusões e decocções são tomadas para dores no estômago, resfriados e sangramento uterino. Compressas de ervas e cataplasmas ajudam a curar hemorróidas e inflamações da pele.

Boneca em paisagismo

Berbigão flores, embora simples, mas muito elegante. Nos desembarques em grupo, eles ficam ótimos em mixborders. Os melhores vizinhos para o agrostemma serão festuca, malmequeres, kaleria, miosótis e cereais ornamentais. Ao compor uma composição no jardim, vale a pena combinar o berbigão com plantas resistentes de baixo crescimento que servirão as hastes finas como suporte natural. Se não for fornecido, use um rack pequeno.

Você pode fazer buquês com uma boneca. Parece ótimo no corte e permanece fresco por até 2 semanas. Pétalas brancas e macias e brancas complementam perfeitamente o arranjo floral.

Pin
Send
Share
Send