Dendrobium - orquídea despretensiosa e abundante em flor

Pin
Send
Share
Send

Dendrobium é uma planta epifítica exótica com grandes flores perfumadas. Você pode encontrá-lo nas árvores das florestas tropicais da Austrália, Filipinas, Extremo Oriente e América do Sul. Pertence à família Orchid e absorveu todo o seu charme. Pedúnculos longos, cobertos com muitas flores bonitas, aparecem com regularidade invejável. Além disso, é o dendrobium que é o menos caprichoso e difícil de manter. Uma quantidade suficiente de diligência ajudará até um novato a cultivar plantas bonitas.

Descrição da planta

Dendrobium é uma erva perene. Sua aparência varia muito, dependendo da espécie. As plantas vivem nas árvores, portanto seu sistema radicular é compacto. Os pseudobulbos lisos crescem em segmentos, o que lembra hastes com uma seção transversal redonda ou nervurada. Eles são eretos ou rastejantes. A altura da planta é de 2 cm a 5 M. A duração de um pseudobulbo individual é de 2 a 4 anos.

Na base da parte aérea, folhas ovais ou lanceoladas em couro crescem das raízes. Eles se sentam na lâmpada e formam um anel contínuo. À medida que a folhagem cresce, ela se move para o topo do caule. A maioria dos dendrobianos é sempre-verde, mas com um longo período de seca, espécies individuais descartam a folhagem.










Na primavera, após um período de descanso, um pedúnculo elástico fino cresce a partir do topo do pseudobulbo. É simples ou ramificado e carrega uma inflorescência racemose. Flores de várias tonalidades e formas podem ser inodoras ou exalam um aroma delicado e agradável. O lábio oval largo na base da coluna é dobrado em um tubo. A coluna em si tem uma perna alongada, que se funde com as sépalas laterais na forma de um crescimento sacular. O florescimento de Dendrobium não ocorre todos os anos, mas quanto mais tempo o intervalo, mais botões se formarão.

Visualizações populares

O gênero dendrobium é um dos mais diversos. Inclui mais de 1200 espécies de plantas. Alguns deles:

Dendrobium Nobile (D. nobile) ou nobre. Plantas grandes com caule ereto e frondoso. As articulações espessas e carnudas são embrulhadas em folhas de assento ovais. Folhagem de couro cresce em 2 linhas. Em cada composição, em um pedúnculo curto, as flores axilares florescem, agrupadas em 2-3 partes. As pétalas em forma de ovo na base são pintadas em um tom creme e, na borda, tornam-se lilás saturadas. Na base do lábio pubescente há uma mancha roxa escura. Devido às suas altas propriedades decorativas, essa espécie em particular é cultivada em ambientes fechados.

Dendrobium Nobile

Dendrobium Phalaenopsis (D. phalaenopsis). Planta grande com pseudobulbos espessos e eretos. Os brotos na parte inferior são nus e, em cima, são cobertos com folhas verdes escuras vaginais de forma lanceolada. Um pedúnculo fino, com até 60 cm de comprimento, é densamente coberto por flores grandes, sob as quais o pincel se curva um pouco. Os botões são feitos de pétalas coloridas. Ao longo da borda, são pintados de branco e, em direção à base, tornam-se rosados. O lábio de três lóbulos tem uma grande mancha roxa escura.

Dendrobium Phalaenopsis

Lindley Dendrobium (D. lindleyi). Uma planta epifítica baixa cresce em ramos eretos carnudos com até 8 cm de comprimento. Externamente, eles são mais parecidos com pseudobulbos clássicos. Cada uma cresce uma única folha oval de tonalidade esmeralda. Durante o período de floração, pedúnculos longos e arqueados aparecem, ramificados no final. Eles são abundantemente cobertos com pequenas flores amarelas douradas com um aroma forte. O diâmetro da flor é de 2-5 cm.

Dendrobium Lindley

Rei Dendrobium (D. kingianum). Plantas epifíticas com brotos eretos e espessados, cobertos por filmes esbranquiçados. As folhas sedentárias de forma lanceolada ou ovóide podem crescer até 30 cm de comprimento e são coletadas na parte superior do broto em um grupo de 3-4 peças. Um pincel solto com um pequeno número de pequenas flores perfumadas floresce no topo do caule. As pétalas pontiagudas de uma cor esbranquiçada ou violeta se fundem nas bordas. No fundo, há um lábio de três lóbulos mais brilhante.

Dendrobium King

Dendronium of Parish (D. parishii). A epífita decídua forma uma roseta densa nas folhas na base da parte aérea. Folhetos ovais rígidos com uma ponta pontiaguda crescem de 5 a 10 cm de comprimento. O comprimento de um pseudobulbo pendurado cilíndrico atinge 40 cm e o caule cresce em bulbos maduros e sem folhas. Carrega grandes flores rosa-lilás com um aroma delicado. O diâmetro da flor é 5-10 cm.

Dendronium Parisha

Métodos de criação

Em casa, o dendrobium é propagado por métodos vegetativos. Faça isso durante um transplante planejado. Arbusto grande pode ser dividido. Muitas vezes, o procedimento não é recomendado. Pelo menos 3-4 anos, a orquídea deve crescer. A flor, que cresceu de 6 a 8 pseudobulbos, é liberada do solo e cortada com uma lâmina estéril, de modo que 2-3 bolbos e parte do broto fiquem divididos. Locais de cortes são necessariamente tratados com carvão moído. Depois disso, as plantas resultantes são plantadas em solo fresco.

Mais suave e conveniente é a reprodução por crianças ou brotos laterais. Eles aparecem na base do caule e já têm suas próprias raízes. É possível estimular o desenvolvimento das crianças aumentando a umidade imediatamente após a murcha das flores e alimentando o complexo de dendrobium com nitrogênio. Quando as próprias raízes do bebê crescem de 3 a 5 cm, com a ajuda de uma lâmina, ela é separada da planta principal, capturando parte do caule da mãe. Locais cortados tratados com carvão ativado. Para nutrir as raízes, a parte aérea é colocada em um copo de água fervida por vários minutos. Para uma planta pequena, é preparado um vaso de pequeno diâmetro com solo especial. O desembarque é realizado com muito cuidado para não quebrar raízes finas.

Aterragem e atendimento domiciliar

O dendrobium de orquídea, embora seja considerado relativamente despretensioso, exige o cumprimento de várias regras. Ela não gosta de transplante, portanto eles não o realizam com frequência. As raízes delicadas são facilmente danificadas, após o que as orquídeas se recuperam por um longo tempo. É o suficiente para transplantar a planta a cada 3-4 anos.

A flor deve ser removida do recipiente antigo e junto com um pedaço de terra imerso em uma bacia de água morna. O solo ficará completamente atrás das raízes com danos mínimos. A nova panela deve ser pequena, em um recipiente apertado, as plantas se desenvolvem melhor e florescem mais abundantemente. É importante não aprofundar o rizoma. As raízes aéreas devem permanecer na superfície. Nas primeiras 1-2 semanas após o procedimento, parte das folhas velhas pode ficar amarela e cair.

Antes do uso, o solo do dendrobium deve ser derramado em água fervente por 10 a 15 minutos e depois seco. Consiste nos seguintes componentes:

  • pedaços de casca de pinheiro;
  • carvão vegetal;
  • fibra de coco;
  • musgo esfagno;
  • raízes de samambaia;
  • turfa.

Esta orquídea adora luz, deve ser colocada em uma sala com iluminação difusa. Mesmo no inverno, é necessário fornecer ao dendrobium uma luz do dia de doze horas. Nesse caso, a luz solar direta não deve cair sobre a planta. De tempos em tempos, a flor é girada em relação à fonte de luz para que ela se desenvolva uniformemente.

No verão, você pode levar o dendrobium ao ar fresco, protegendo-o de correntes de ar e precipitação. Embora a planta adora água, nossas chuvas são muito frias para isso. É nas ruas que será mais fácil fornecer as necessárias quedas diárias de temperatura, porque o regime de temperatura é a opção mais difícil no cultivo de plantas. Na primavera e no verão, as temperaturas diurnas devem estar entre + 15 ... + 20 ° C e as noturnas + 5 ... + 10 ° C. No outono e inverno, durante os períodos de descanso, a temperatura na sala deve ser de + 10 ... + 15 ° C. À noite, pode permanecer no mesmo nível ou diminuir em 2-3 ° C.

Ao longo do ano, o dendrobium precisa de alta umidade do ar (cerca de 70 a 80%), para que as plantas sejam pulverizadas regularmente com a pistola, colocadas perto de bandejas com água ou seixos molhados e, no inverno, eles usam umidificadores de ar. Não coloque panelas perto de radiadores. Mesmo no inverno com um conteúdo fresco, a umidade deve ser a mais alta possível.

Na primavera e no verão, durante o período de crescimento ativo, as orquídeas são regadas regularmente 1-2 vezes por semana. Para isso, uma panela com uma planta é baixada por 15 a 20 minutos em uma bacia com água morna e bem purificada. Eles ferver a água antes do uso, deve ser um pouco mais quente que o meio ambiente. O solo deve estar sempre levemente úmido; se a superfície estiver seca, a rega deve começar imediatamente. Além disso, o banho sob o chuveiro quente (35-40 ° C) é realizado regularmente durante todo o ano.

Adubar o dendrobium com composições especiais para orquídeas. Durante o período de descanso, a alimentação é interrompida ou complexos sem nitrogênio são usados. O fertilizante é produzido em água e derramado no solo.

Com cuidados inadequados, o dendrobium sofre de doenças fúngicas. Se a infecção é pequena, basta remover as folhas afetadas e realizar um tratamento fungicida. Dos parasitas da orquídea, os ácaros e pulgões costumam se estabelecer. Os insetos são eliminados com um banho quente e água com sabão, embora alguns produtores prefiram um inseticida.

Dendrobium com flores

Orquídeas jovens florescem por 4-5 anos de vida. Nas crianças, as flores podem aparecer um ano após o plantio. Para estimular o aparecimento de inflorescências, é muito importante manter a iluminação brilhante durante todo o ano e observar o regime de temperatura durante a dormência. Durante a floração, a rega regular e a cobertura são importantes para que as crianças apareçam.

O desenvolvimento vegetativo continua até o final do outono. Quando o pedúnculo está completamente seco, pode ser cortado. Ao mesmo tempo, os velhos pseudobulbos começam a enrugar e secar, mas não podem ser removidos, pois nutrem as crianças.

Pin
Send
Share
Send