Buganvílias - flores do jardim tropical

Pin
Send
Share
Send

A buganvília é um arbusto sempre verde, ou ciana das árvores, com uma forma incomum de brácteas, que, como pétalas brilhantes, rodeiam pequenas flores. A planta pertence à família Niktaginovye. Sua terra natal é a costa oeste da América Latina. Pela primeira vez, o viajante Louis de Bougainville viu as flores encantadoras do Rio de Janeiro. Já no começo do século XIX. eles adornavam os parques e estufas da Europa. As buganvílias amantes do calor não toleram a onda de frio, de modo que só podem crescer em jardins no sul do Cáucaso e na Crimeia. Mas como uma flor do quarto, essa beleza levemente caprichosa será ótima.

Descrição botânica

Bougainvillea é uma planta perene com hastes longas e encaracoladas. A altura dos brotos pode atingir 5 m. Com o tempo, a base do caule se alinha e engrossa, e a planta se transforma em uma árvore curta. Os brotos são cobertos com uma casca marrom escura e acinzentada com a idade. Pontas afiadas e longas estão presentes nos galhos.

Folhas pecíolo regulares crescem em brotos jovens. Eles têm bordas sólidas e uma forma oval ou ovoide com uma extremidade pontiaguda. A placa da folha se dobra levemente ao longo da veia central. Tem uma cor verde brilhante lisa.








Brotos jovens são cobertos com pequenas flores. Botões tubulares brancos ou amarelados com bordas fortemente dobradas consistem em 5 pétalas. Os órgãos reprodutivos praticamente não espreitam para fora do tubo. As próprias flores dificilmente atraem a atenção, mas cada botão é cercado por três brácteas grandes. Eles se parecem com folhas com uma superfície fina como papel. Uma malha de veias é visível nela. A cor das brácteas pode ser branca, creme, amarela, rosa ou framboesa. As flores desbotam e caem muito mais rápido do que essas folhas brilhantes.

Beija-flores e algumas espécies de borboletas tropicais são polinizadores naturais de buganvílias. Sem eles, o conjunto de frutas não ocorre.

Diversidade de espécies

O gênero da buganvília não pode ser chamado de grande. Contém apenas 14 espécies de plantas. Mas existem muitas variedades diferentes.

Buganvílias está nua. A variedade recebeu esse nome por causa do suave, quase desprovido de espinhos do caule. Folhas verdes brilhantes e brilhantes crescem nele. Durante o período de floração, que pode durar até 9 meses em casa, pequenas flores amarelas com um tubo longo são cercadas por grandes brácteas de um rico tom de framboesa. Eles podem crescer em torno de uma única flor e em torno de uma pequena inflorescência.

Bougainvillea nu

Buganvílias é linda. Brotos longos e flexíveis de arbustos são cobertos com folhagem verde escura aveludada em caules longos. Durante a floração, quase toda a coroa fica oculta sob flores com folhas brilhantes. Inicialmente, eles são pintados em um rico tom vermelho, mas eventualmente desbotam e se tornam quase brancos.

Buganvílias lindas

Buganvílias peruana. Os tiros longos não dão processos laterais. Eles são cobertos por uma folhagem estreita, na base da qual estão escondidos espinhos curtos. A variedade dissolve de maneira estável um grande número de inflorescências. Suas brácteas têm uma forma de terry e uma superfície ligeiramente enrugada.

Buganvílias peruana

Métodos de criação

A buganvília pode ser propagada por semeadura, enraizamento de estacas e estratificação. A propagação de sementes é complicada pelo fato de que, para semear, você precisa usar apenas sementes frescas, que não são amarradas em condições ambientes. Mas a propagação vegetativa é bastante fácil. Com ele, os sinais varietais das plantas são preservados.

Em maio-junho, brotos meio-lignificados de um ano são cortados. Estão enraizadas em vasos com uma mistura de turfa e areia a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. Para manter o efeito estufa, as estacas são cobertas com um filme ou garrafas plásticas. Para que as raízes apareçam mais cedo, é recomendável tratar a seção inferior com uma composição especial. O aquecimento do solo também é bom. Com o advento das raízes, as plantas são transplantadas para um local permanente no solo para plantas adultas.

A configuração do ar radicular é possível durante todo o ano. Para fazer isso, o processo jovem não-lignificado é levemente arranhado para danificar a casca. É colocado no solo. Um galho longo pode ser dobrado no chão na panela principal. Um pequeno recipiente é amarrado ao solo perto da parte superior. O processo de enraizamento leva cerca de um mês, após o qual a parte aérea é separada da planta mãe e plantada em um vaso separado.

Regras de desembarque

Buganvílias podem ser plantadas no jardim, mas depois no outono, durante a onda de frio, você terá que cavar uma planta. Somente no sul do país o inverno é invernal, com bom abrigo. É muito mais conveniente plantar imediatamente uma flor em um vaso e, à medida que cresce, movê-la para um vaso grande. No outono, é trazido para a sala.

As plantas jovens são transplantadas anualmente e, para mais espécimes adultos, um transplante é suficiente em 3-5 anos. É melhor fazer isso na primeira metade da primavera. O sistema radicular se desenvolve lentamente, portanto o próximo vaso deve ser um pouco maior que o anterior. Você pode deixar o recipiente antigo, mas sacuda parte do antigo coma de terra e poda levemente as raízes.

A mistura ideal de solo para o plantio de buganvílias deve conter:

  • terra de relva;
  • húmus decíduo;
  • areia de rio;
  • turfa.

No fundo da panela deve drenar o material. Ao transplantar, as raízes devem ser inspecionadas quanto a danos e aparadas. A terra é socada e cuidadosamente regada. Os primeiros dias de buganvílias são mantidos em local sombreado.

Recursos de Cuidados

Em casa, é importante que a planta forneça um habitat permanente. Reage dolorosamente a quaisquer alterações, seja uma volta do pote em relação à fonte de luz, uma forte flutuação de temperatura, um calado e muito mais.

Iluminação Buganvílias precisa de luz difusa e brilhante. Da luz solar direta ao meio-dia, é necessário sombreamento com uma cortina fina ou gaze. Se o sol não for suficiente, a floração se tornará menos abundante.

Temperatura A temperatura ideal para a flor é de + 22 ... + 25 ° C. Em dias quentes, a sala precisa ser ventilada regularmente. A flor cresce muito bem ao ar livre, em local protegido de correntes de ar. Se o verão estiver muito frio, as buganvílias florescerão, mas suas brácteas ficarão pálidas e não obterão o brilho usual. No inverno, a temperatura é reduzida para +12 ... + 15 ° C. Arrefecer a +5 ... + 10 ° C leva a doenças e morte.

Umidade. O habitante dos trópicos precisa de alta umidade. Muitas vezes deve ser pulverizado com um líquido bem limpo. Durante a floração, a água não deve cair sobre os brotos; portanto, use bandejas com seixos molhados e umidificador. Várias vezes por ano, uma flor é banhada em um banho quente.

Rega. A planta deve ser abundantemente e frequentemente regada, mas a superfície do solo deve ter tempo para secar. Desde o final do verão, quando a temperatura cai, a frequência de irrigação é reduzida. No inverno, começa um período adormecido, quando parte da folhagem cai e a evaporação da umidade é reduzida. A rega é quase completamente removida, apenas umedecendo ligeiramente o chão.

Adubo. De abril a outubro, a buganvília é fertilizada duas vezes por mês com a composição mineral para florescer plantas de interior. A cobertura superior diluída é derramada no solo a uma distância dos brotos.

Poda. A formação de copas desempenha um papel muito importante na aparência decorativa das buganvílias. Além disso, este procedimento estimula a formação de gemas e processos laterais. Na poda da primavera, brotos secos no inverno e processos finos e fracos são removidos. No verão, inflorescências desbotadas devem ser cortadas. A vegetação de outono é moldada. Os brotos são encurtados em um terço e diluem lugares muito grossos. Nos rebentos do ano em curso deve permanecer pelo menos 5-7 cm.

A base do caule é gradualmente espessada e lignificada. Com bastante esforço, as buganvílias podem formar um bonsai (na forma de uma pequena árvore com um tronco grosso e uma coroa que se espalha), um arbusto com vários troncos ou uma escultura verde.

Doenças, pragas. A buganvília se destaca pela boa imunidade e resistência aos parasitas. Somente com distúrbios prolongados na tecnologia agrícola, podem surgir doenças fúngicas e clorose das folhas. Das pragas, apenas ocasionalmente é possível encontrar um cochonilha, pulgão ou ácaro. Quanto mais cedo os insetos forem descobertos, menos danos eles causarão à planta. Para fazer isso, você precisa inspecionar folhas e caules de tempos em tempos. Se necessário, eles são pulverizados com inseticidas.

Pin
Send
Share
Send