Euonymus - fogo nos galhos de outono

Pin
Send
Share
Send

Euonymus - uma árvore ou arbusto da família da Eurásia. Ao longo do ano, ela impressiona com variedade e extraordinária beleza. As folhas brilhantes mudam de cor de verde para vermelho e depois amarelo. Embora as flores não sejam muito expressivas, as frutas servem como uma decoração maravilhosa. Por esse motivo, a planta conquistou o coração dos jardineiros e também é usada como planta de casa. O euonymus selvagem é encontrado em climas temperados e subtrópicos da Eurásia e da América do Norte. Dependendo da terra natal de uma espécie específica, as condições de detenção também mudam.

Características botânicas

O Euonymus é uma árvore baixa ou um arbusto que se estende até 4 a 10 m de altura.Tiros com uma seção redonda ou retangular rapidamente lignificam e formam um crescimento de cortiça. Folhas opostas com uma superfície lisa e semelhante a couro estão localizadas nelas. A folhagem é lisa, verde ou heterogênea. O alívio das veias central e lateral é claramente visível nele. Espécimes decíduos e sempre-verdes são encontrados na natureza. No início do outono, as plantas mudam a cor das folhas de verde para vermelho-arroxeado e depois se tornam translúcidas e amareladas.

Depois que as folhas florescem, a flor da árvore do eixo começa. Pequenas escovas de folhas ou escudos se formam nas axilas das folhas. As flores são bastante discretas, têm pétalas esverdeadas ou rosa-acastanhadas. A floração é acompanhada por um odor desagradável bastante acentuado.









Após a polinização, os frutos são amarrados - caixas de sementes. Cada fruta de 4 folhas parece um travesseiro inchado. Amadurecendo, as folhas ficam bordô, framboesa, amarela ou roxa e abertas. No interior, as sementes com uma muda carnuda são visíveis.

Atenção! Embora as frutas pareçam frutas suculentas e pareçam muito apetitosas, elas são venenosas.

Diversidade de espécies

O gênero euonymus inclui mais de 140 espécies de plantas, das quais 20 na Rússia são um habitat natural.

Euonymus alado. A planta se enraizou nos vales dos rios e nas margens rochosas dos corpos de água doce da China, Sakhalin e Coréia. Um arbusto com uma coroa altamente ramificada cresce de 2,5 a 4 m de altura. Seus galhos tetraédricos são cobertos com casca cinza clara. Folhetos de couro de forma obovada ou rômbica são distinguidos por uma cor verde escura. Entre eles, na primavera, aparecem numerosas inflorescências soltas com pequenas flores esverdeadas. Frutos maduros ficam escarlates. A variedade compactus forma uma coroa abobadada com até 2 m de altura. Consiste em folhas ovais verde-claras, que adquirem um tom escarlate no outono. As frutas são alaranjadas. A espécie tolera bem as geadas, mas pode sofrer com o calor e a seca.

Euonymus alado

Euonymus euonymus. Despretensiosa para os solos, a espécie vive em florestas de folha caduca da Ásia Menor e da Europa. Crescimentos ásperos e irregulares se formam em brotos verdes jovens, e a casca fica quase preta. A folhagem ovóide cresce até 11 cm e, no outono, passa de verde escuro para bordô. As frutas são laranja brilhante. A espécie é popular no paisagismo urbano, pois é resistente à seca, ao gelo e à contaminação por gases. A variedade "cascata vermelha" é um arbusto ou uma árvore com 3 a 4 m de altura.No verão, é coberta por folhagem verde escura, mas no início do outono torna-se amarela brilhante e depois roxa.

Euonymus European

Fortune euonymus. Arbustos rastejantes e extensos são adequados para regiões com clima frio. Uma sempre-viva é ideal para a faixa do meio. É coberto com folhas verde-rosadas brilhantes com cerca de 4 cm de comprimento. Folhetos enrolar um pouco. Variedades:

  • Ouro esmeralda - arbusto rastejante com 50 cm de altura e 150 cm de largura cresce folhas variegadas cobertas com um padrão dourado;
  • Emerald Gaeti - um arbusto de até 25 cm de altura é distinguido por pequenas folhas ovais com uma borda branca.
Fortune euonymus

Euonymus japonês (variegado). Um arbusto ou árvore com brotos quase verticais na natureza pode crescer até 7 m de altura. Também é usado como planta de casa. Grande folhagem de couro em forma oval, com uma borda pontiaguda, é pintada de verde escuro e tem uma fina borda branca. Pequenas flores verde-amarelo com um diâmetro de cerca de 1 cm são colhidas em guarda-chuvas densos. As frutas são pintadas na cor rosa-laranja.

Euonymus japonês

Euonymus warty. O habitante das encostas das montanhas da Europa e a oeste da Rússia tem um arbusto ou uma árvore de 2 a 5 m de altura, e seus brotos verdes e brilhantes são rapidamente cobertos por verrugas negras. No verão, as folhas verdes brilhantes formam uma coroa densa e, no outono, ficam rosadas. Entre a folhagem frutos marrom-vermelho são visíveis.

Euonymus warty

O euonymus é anão. Um arbusto de 30 a 100 cm de altura consiste em galhos rastejantes e ascendentes. Os caules jovens são flexíveis, esverdeados, com sulcos. Com a idade, eles ficam dormentes e cobertos de verrugas escuras. A folhagem com cerca de 4 cm de comprimento tem uma cor verde brilhante e uma forma estreita e linear. Em junho, as flores com pétalas marrom-vermelhas se abrem. Eles estão localizados nas axilas das folhas, isoladas ou semi-guarda-chuvas, com 2-3 brotos. A fruta é uma caixa amarela com mudas de laranja enrugadas.

Dwarfish euonymus

Eucalyptus maak. Um arbusto alastrado ou uma árvore de caule múltiplo com 3 a 10 m de altura é distinguido por brotos achatados de verde ou vermelho-marrom. Muitas vezes, há um revestimento cinza no córtex. Folhas ovais ou ovóides crescem de 5 a 12 cm de comprimento e de 1 a 5 cm de largura.No final de junho, aparecem inflorescências axilares com pequenas flores brancas. Em setembro, os frutos amadurecem rosa ou vermelho.

Árvore do eixo

O euonymus é sagrado. As hastes são cobertas com excrementos pterigóides e folhas romboides verdes brilhantes. Folhagem de outono torna-se mais brilhante, bordô.

Holy euonymus

Métodos de criação

Uma nova planta pode ser obtida a partir de sementes ou por métodos vegetativos (adequados para variedades decorativas).

As sementes são plantadas por 3-4 meses antes de plantar em uma geladeira ou outro local fresco a uma temperatura de + 2 ... + 3 ° C. Aqui eles têm que bicar. Somente quando uma pele densa explode na maioria das sementes, elas são limpas das mudas e tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Prepare com antecedência recipientes para plantar com solo fértil do jardim misturado com areia. As sementes são plantadas no solo em 2 cm e o recipiente é coberto com um filme e mantido à temperatura ambiente. As sessões podem ser vistas em 15 a 20 dias. Alguns jardineiros praticam semear o euonymus diretamente no campo aberto. No outono, as camas são cobertas com galhos de palha e abetos.

Brotos basais podem ser plantados. Na primavera, quando os brotos são fortes o suficiente, mas não excedem 40-50 cm de altura, eles são desenterrados. A raiz deve ter 25 a 30 cm de comprimento e 1,5 cm de espessura.O pedaço de terra não é completamente sacudido e não é seco, mas imediatamente colocado em um local permanente ou em um vaso de crescimento.

Na primeira metade do verão, você pode cortar estacas verdes de 7 cm de comprimento com 1-2 nós. A seção inferior é tratada com um estimulador de crescimento e os brotos são plantados em vasos com areia e turfa. Os brotos são mantidos em um local bem fresco, mas bem iluminado. O processo de enraizamento leva de 1,5 a 2 meses, após o qual são transplantados para o campo aberto.

Para variedades de interior ou anão, é adequado um método de divisão de arbustos. Com variedades grandes, é difícil perceber fisicamente. É necessário cavar uma planta. Em seguida, com uma pá ou lâmina, uma parte do rizoma com um rebento forte é separada. Para uma melhor adaptação, as hastes são encurtadas em 60-70%. Delenki imediatamente colocado nos boxes.

Para arbustos com brotos de hospedagem, é conveniente usar o método de enraizamento de camadas, pois os brotos podem até se enraizar em contato com o solo. Um galho forte é colocado no chão, fixo com um estilingue e polvilhado com terra. O topo é deixado em cima. A aparência das raízes é indicada por brotos jovens. Depois disso, o broto é cortado mais perto da planta mãe e transplantado para um novo local.

Cuidado ao ar livre

Como as condições de vida na natureza são diferentes para diferentes espécies de euonymus, seus cuidados variam. Portanto, antes do plantio, é importante estudar as características do cuidado para cada espécie em particular. A maioria das plantas é melhor plantada em sombra parcial. O euonymus euonymus cresce bem sob o sol forte, e os euonymos europeus e verrugos se sentem confortáveis ​​à sombra.

O solo no local deve necessariamente ser solto e fértil. A ocorrência próxima de águas subterrâneas, bem como solos argilosos densos, impedirá o crescimento. A acidez deve ser neutra ou levemente alcalina. É adicionado cal ao solo ácido.

Os cuidados adicionais são reduzidos ao afrouxamento periódico do solo e à rega pouco frequente. O alagamento do local é inaceitável, mas uma leve seca não será prejudicial.

Na primavera, a poda é obrigatória. Remova os galhos secos e afine os locais espessados.

Duas vezes por estação durante o período de crescimento ativo, os arbustos são fertilizados com um complexo mineral. É bem produzido em água e derramado no solo um pouco longe do tronco.

No inverno, é necessário abrigo de ramos de abeto e folhas caídas. Quando a planta atinge a idade de 3 anos, pode inverno sem abrigo.

Com os devidos cuidados, o euonymus não sofre de doenças de plantas. No entanto, é regularmente submetido a ataques de ácaros, portanto o tratamento com acaricidas ("Aktara", "Aktellik") é realizado na primavera para fins preventivos.

Crescendo em casa

O euonymus também pode ser uma maravilhosa decoração de casa. Graças a um corte de cabelo regular, seu tamanho não será muito grande e o arbusto se encaixa perfeitamente no peitoril da janela ou na mesa.

Iluminação A maioria dos euonymos é pouco exigente em iluminação. Eles crescem igualmente bem na sombra parcial ou sob o sol forte. Variedades variadas precisam de mais luz solar. No verão, a partir do sol do meio-dia, é necessária proteção.

Temperatura O clima quente da planta não é muito agradável. É melhor em uma sala fria (+ 18 ... + 25 ° C). No inverno, esse número é reduzido para + 6 ... + 8 ° C. Um conteúdo mais quente leva a deixar cair parte da folhagem.

Umidade. A superfície de couro das folhas as protege da evaporação excessiva, portanto a umidade não é grande coisa. Para manter a beleza, as folhas são limpas ou banhadas pelo pó.

Rega. A maioria dos euonymos precisa de rega regular. Graças a isso, crescem melhor e mais rapidamente, além de amarrar um grande número de frutas. É importante remover o excesso de líquido do reservatório em tempo hábil.

Adubo. De março a setembro, uma porção de fertilizante de complexo mineral é aplicada mensalmente ao solo.

Poda. Para engrossar a coroa, os euonymos são aparados regularmente. É melhor fazê-lo na primavera. Também beliscar brotos. A planta tolera um bom corte de cabelo, podendo ser aplicado em praticamente qualquer formato. Alguns artesãos até criam bonsai.

Transplante O procedimento é realizado a cada 2-3 anos. O sistema radicular do euonymus é bastante superficial, portanto, potes muito profundos não são necessários. Estilhaços de argila grandes ou lascas de tijolo são sempre dispostos na parte inferior. Na mistura do solo deve estar presente:

  • areia;
  • solo de folha;
  • húmus de folhas;
  • solo turfoso.

Uso em paisagismo

O euonymus é muito decorativo. Anima perfeitamente o jardim do outono, mas também fica bem no verão. Arbustos e árvores podem ser usados ​​em plantações individuais no meio do local, bem como para criar uma borda ao longo do meio-fio, paredes e cercas com a ajuda de pousos em fita. A planta é combinada com representantes de coníferas (abeto, zimbro, thuja).

Pin
Send
Share
Send