Ledum - estupefaça a grama

Pin
Send
Share
Send

Ledum é um arbusto sempre-verde da família Heather. O nome científico - ledum (ledum) - aproxima-o do incenso, pois as folhas densas também exalam um intenso aroma amadeirado. A palavra "Ledum" da antiga língua russa é traduzida como estupefaciente, venenosa, intoxicante. Às vezes, a planta é chamada de orégano, cicuta, bagul e teólogo. Seu habitat é bastante amplo. Afeta o Hemisfério Norte, em particular a zona subártica temperada. O Ledum é frequentemente usado para fins medicinais, mas também pode servir para decorar o jardim.

A aparência da planta

Ledum é um arbusto perene ou arbusto com uma altura de 50 a 120 cm e é nutrido por um rizoma de superfície ramificada com processos curtos. Hastes ramificadas rígidas não diferem em grande diâmetro. Eles podem ser eretos, ascendentes ou rastejantes. Brotos jovens de cor verde-oliva são cobertos de pubescência enferrujada, mas com o tempo se tornam cobertos de casca escura e nua.

Folhagem de couro com folhas curtas persiste durante todo o ano. Tem uma forma alongada ou lanceolada, com uma veia central em relevo e as bordas voltadas para baixo. A cor das folhas é verde escuro. Na luz brilhante, torna-se marrom acastanhado. Folhas de couro estão crescendo novamente. Ao esfregá-los, um cheiro agudo e estupefato emana.

De abril a junho, densas flores de guarda-chuva florescem nos brotos do ano passado. Cada flor tem um pedúnculo curto. Pétalas brancas ovais formam um copo em forma de sino. O número de todos os elementos da flor é um múltiplo de 5. Ledum é polinizado por insetos, após o que as caixas de sementes secas com 5 seções amadurecem. Pequenas sementes aladas se amontoam nelas.








Atenção! Todas as partes do Ledum são venenosas! Após o contato com a planta, lave as mãos. Mesmo estando perto dos matagais e respirando o aroma, você pode sentir tonturas e fraquezas em breve. Embora Ledum seja uma boa planta de mel, seu pólen e mel são venenosos. Você pode experimentar o produto somente após tratamento térmico prolongado e em pequenas quantidades.

Tipos de Ledum

O gênero ledum possui apenas 6 espécies de plantas. Destes, 4 crescem na Rússia.

Ledum é pântano. Um representante típico do gênero, comum em climas temperados. É um arbusto denso com até 1,2 m de altura e brotos ramificados são cobertos com uma pilha pequena e enferrujada. As folhas verde-escuras e brilhantes exalam um cheiro agradável. No final da primavera, guarda-chuvas ou escudos densos florescem com pequenas flores brancas ou rosa claro.

Pântano de Ledum

Alecrim verde. Hastes de alojamento rígidas crescem até 90 cm de comprimento. Eles têm uma cor marrom clara. Nos brotos próximos um do outro, como agulhas macias verdes brilhantes, localizam-se folhas lineares estreitas. No verso das folhas torcidas, há uma pilha de feltro. Durante a floração, guarda-chuvas pequenos (até 6 cm de largura) florescem nas cores branca ou creme. A espécie tolera perfeitamente até geadas severas.

Alecrim verde

Ledum é de folhas grandes. O habitante do Extremo Oriente, Japão e Coréia cresce 40-80 cm de altura. Ele se instala em aterros pedregosos e nas encostas das montanhas. A folhagem oval mede 3-4 cm de comprimento e 8-15 mm de largura. Nos processos jovens e nas costas das folhas, há uma pilha vermelha grossa.

Alecrim grande

Alguns anos atrás, rododendro era sinônimo de ledum. Até agora, alguns jardineiros atribuem Transbaikal Ledum para esse gênero, no entanto, de fato, é apenas um parente distante e tem o nome científico "rhododendron daursky". A planta também representa um arbusto altamente ramificado de 50 a 200 cm de altura. Os galhos são cobertos com folhas estreitas e densas, de cor verde escuro. Mas as flores têm um rico tom rosa. Muitas vezes, esse "alecrim" pode ser visto em um vaso em uma composição de buquê.

Ledum Transbaikal

Métodos de criação

Ledum perfeitamente propagado por sementes e métodos vegetativos. Na natureza, novas plantas geralmente aparecem a partir de sementes. Eles são coletados de pequenas caixas maduras, que racham de baixo para cima. De longe, os aquênios se assemelham a pequenos lustres. As sementes são colhidas no outono, mas semeadas apenas no início da primavera. Para fazer isso, prepare recipientes com solo solto do jardim misturado com areia. O solo deve estar solto e úmido e também ter uma reação ácida. As sementes são distribuídas na superfície e apenas ligeiramente pressionadas no solo. O recipiente é coberto com um material transparente e colocado em local fresco. Periodicamente, a estufa é arejada e regada. As fotos aparecem após 25 a 30 dias. As mudas cultivadas são plantadas em vasos de turfa separados ou em outra caixa com uma distância maior, para que as raízes não fiquem emaranhadas.

As plantas de jardim são convenientemente propagadas por camadas. Para isso, os galhos flexíveis são inclinados ao solo e fixados em um buraco com 20 cm de profundidade, devendo o topo ser deixado na superfície. Após o enraizamento, a filmagem é separada.

Um grande arbusto durante o transplante de primavera pode ser dividido em várias partes. Para isso, a planta é completamente desenterrada, liberada do solo e cortada em divisões. Locais de cortes são tratados com carvão moído. As raízes não secam e determinam imediatamente as mudas em um local permanente.

Para estacas, brotos semi-lignificados com 2-3 folhas são cortados durante o verão. A seção inferior é tratada com estimulantes do crescimento e brotações radiculares em vasos com solo solto e nutritivo. As folhas mais próximas ao solo são cortadas completamente ou encurtadas. O enraizamento e a adaptação levam um longo período; portanto, as mudas são transferidas para áreas abertas somente na próxima primavera.

Aterragem e cuidados

Ledum pertence a plantas despretensiosas, portanto, os proprietários não causam muitos problemas. O melhor é plantar na primavera, embora isso não seja necessário para plantas com rizoma fechado. Como as raízes estão localizadas perto da superfície da Terra, elas cavam um buraco de aterrissagem de 40 a 60 cm de profundidade. Areia do rio ou seixos com 5 a 8 cm de espessura são despejados no fundo e o solo deve ser suficientemente ácido e solto. É aconselhável plantar arbustos em solos úmidos com a adição de agulhas. Se várias plantas são plantadas de uma só vez, a distância entre elas é de 60 a 70 cm. Após a conclusão de todo o trabalho, o solo é compactado e regado abundantemente. Então o chão perto dos arbustos é coberto com turfa.

No ambiente natural, o alecrim cresce perto de corpos d'água, portanto a rega regular é de grande importância. A irrigação não é necessária apenas com chuvas frequentes. A iluminação de plantas não é muito importante. Eles se sentem igualmente bem em um local ensolarado e à sombra parcial. Mesmo com sombreamento forte, o alecrim não morre, mas pode parecer menos decorativo e florescer com menos frequência.

De tempos em tempos, o solo deve ser afrouxado e as ervas daninhas removidas. No entanto, não esqueça que as raízes estão localizadas perto da superfície, portanto, tenha cuidado. Várias vezes durante a estação (primavera e verão), Ledum é fertilizado com complexos minerais. Em março e outubro, a poda é realizada. Os brotos que são arrancados de uma determinada forma são encurtados e os galhos secos e danificados são removidos.

Os invernos não são terríveis para Ledum. Ele tolera geadas até severas, mas na ausência de neve, o crescimento jovem pode congelar até a altura da cobertura de neve. Na primavera, basta remover os galhos afetados e seu crescimento jovem rapidamente tomará seu lugar.

Ledum é resistente a doenças de plantas. A inundação do solo não o assusta, mas apenas com o afrouxamento regular. Sem acesso aéreo, o fungo ainda pode se desenvolver. Muito raramente, insetos e ácaros se estabelecem em brotos. É fácil se livrar deles com a ajuda de inseticidas. Mais frequentemente, a própria planta repele insetos irritantes, inclusive de vizinhos no canteiro.

Uso do jardim

Uma coroa densa com estreitas folhas verdes escuras e pubescência avermelhada parece muito decorativa no jardim. Ledum é adequado para paisagismo de solos úmidos, margens de lagoas e rios, aterros rochosos, bem como o espaço sob as árvores. As plantas ficam melhor em plantações em grupo. Geralmente, os suportes de fita são usados ​​como hedge ou para zonear o site. Ledum pode ser composto de urze, cranberries, mirtilos, rododendro, gaulteria, estacas e cereais.

Propriedades úteis

Folhas e flores de Ledum contêm muitas substâncias biologicamente ativas reconhecidas não apenas pelo povo, mas também pela medicina oficial. Entre eles estão:

  • óleos essenciais;
  • taninos;
  • flavonóides;
  • ácido ascórbico;
  • goma;
  • produção volátil.

Desde os tempos antigos, a decocção tem sido usada como um agente anti-séptico e antibacteriano. Foi usado externamente, adicionando banhos ou compressas, e também bebeu para combater a tosse, SARS e infecções intestinais.

O chá com a adição de folhas de alecrim acalma e combate a insônia. A planta lida com doenças como pneumonia, tosse convulsa, bronquite, doenças hepáticas e renais, gastrite, eczema, furúnculos, varicela, colecistite. As drogas também são boas para a saúde das mulheres. Eles fortalecem os músculos e combatem doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, em diferentes países, a "especialização" de Ledum pode ser diferente.

Eles têm plantas e fins domésticos. O cheiro da folhagem afugenta insetos e mariposas sugadores de sangue.

Ledum é contra-indicado para pessoas que sofrem de alergias e sensíveis aos componentes da planta. Uma vez que aumenta o tônus ​​do útero, o tratamento é inaceitável para mulheres grávidas. E, é claro, a dose não pode ser excedida, portanto, o tratamento é melhor feito sob a supervisão de um médico.

Sinais e superstições

A grama Ledum está envolta em um grande número de lendas, e superstições também serão aceitas, muitos duvidam se vale a pena mantê-la em casa. Embora alguns tenham receio de alecrim selvagem, é muito útil, evita a propagação de micróbios patogênicos no ar e cura o corpo. Obviamente, se você deixar muitos galhos com flores em uma pequena sala, a casa ficará com dor de cabeça. Daí o presságio de que o alecrim aumenta o nervosismo, a irritabilidade e traz problemas. Mas um par de brotos não fará muito mal. Pelo contrário, limparão a atmosfera de energia negativa e encherão a sala com um agradável aroma discreto.

Pin
Send
Share
Send