Abeto - beleza perfumada de coníferas

Pin
Send
Share
Send

Abeto (abies) - uma árvore ou arbusto perene da família Pine. Externamente, a planta é muito semelhante ao abeto, e na estrutura e direção do crescimento dos cones - como o cedro. A maioria dos representantes é distribuída dos trópicos para o Círculo Polar Ártico do Hemisfério Norte. O maior número de abetos está concentrado no oeste do Canadá, nos EUA e no leste da Ásia. Dependendo do tipo de abeto, eles são amantes do calor ou resistem ao gelo, mas todos são sensíveis à seca e estagnação da água. O abeto é usado na indústria da madeira, no paisagismo e na medicina tradicional.

Descrição botânica

O abeto é uma planta perene perene na forma de uma árvore ou arbusto. Sua coroa piramidal pode ser translúcida ou densa, estreita ou extensa. A altura, dependendo das condições climáticas e das espécies, é de 0,5 a 80 M. O rizoma é predominantemente central, mas está localizado em uma superfície rasa (até 2 m da superfície do solo). Os troncos e galhos jovens são cobertos com uma casca lisa cinza-marrom, que ao longo dos anos é coberta por rachaduras verticais profundas. Os ramos crescem anulares, quase perpendiculares ao tronco ou têm caráter ascendente.

Em brotos jovens agulhas e botões de tarry estão localizados. As agulhas planas e não muito rígidas são estreitadas na base. Eles têm bordas sólidas e 2 listras brancas na parte inferior. As agulhas crescem em dois planos. As agulhas são solitárias e pintadas em verde escuro, às vezes prateado azulado. Seu comprimento é de cerca de 5-8 cm.








O abeto é uma planta monóica. Ela dissolve cones masculinos e femininos. Estróbilos masculinos lembram brincos e crescem em grupos. Devido à grande quantidade de pólen, adquirem uma cor amarelo palha ou avermelhada. Cones femininos de forma cilíndrica ou ovoide crescem em hastes eretas direcionadas para cima. Cada comprimento mede de 3 a 11 cm e as escalas de cobertura estão presas ao eixo. Inicialmente, os tons violeta-rosado dominam sua cor. Com o tempo, as escalas lignificadas ficam marrons. Já no outono deste ano, pequenas sementes aladas amadurecem sob elas. Em setembro-outubro, o cone se desfaz completamente e as sementes se desfazem. Nos galhos, apenas as varas são salvas.

Tipos e variedades de plantas perenes

No total, 50 espécies de plantas são registradas no gênero abeto.

Abeto coreano. O habitante da Ásia alpina e da Coréia do Sul faz parte de florestas mistas. A árvore tem uma coroa larga na forma de um cone. Cresce até 15 m de altura. Casca cinza clara lança um tom vermelho-marrom ou roxo. As agulhas grossas de 10 a 15 mm de comprimento são diferenciadas por uma superfície dura e uma forma de sabre. Ela tem uma cor verde escura. Os cones cilíndricos de cor púrpura-violeta crescem 5-7 cm de comprimento. Variedades populares:

  • Silberlok - uma árvore baixa (até 200 cm) de formato cônico, coberta com agulhas verde-escuras com listras brancas prateadas na base;
  • Um diamante é uma planta anã (0,3-0,60 m) com uma coroa verde brilhante oval.
Abeto coreano

Abeto siberiano. Uma árvore delgada com uma coroa a céu aberto cresce 30 m de altura. Quase do solo, é coberto por galhos finos com casca cinza escura e lisa. Gradualmente, rachaduras profundas aparecem no córtex. A variedade liberta uma grande quantidade de resina perfumada transparente (bálsamo de abeto). As agulhas verde-escuras com revestimento de cera duram de 7 a 10 anos. A floração ocorre em maio e o amadurecimento das frutas ocorre em setembro-outubro.

Abeto siberiano

Abeto de bálsamo. O habitante da América do Norte é encontrado na costa dos oceanos Atlântico e Pacífico. É uma árvore delgada, com uma altura de 15 a 25 cm, com uma coroa cônica. As agulhas de 15 a 25 mm de comprimento têm uma borda cega e um pequeno entalhe no final. Faixas claras são visíveis na base das agulhas verdes escuras brilhantes. Estróbilos ovais violetas crescem 5-10 cm de comprimento e 20-25 mm de diâmetro. Variedades:

  • Nana é um arbusto baixo e aberto com 0,5 m de altura e até 2,5 m de largura. Difere em agulhas verdes escuras curtas (apenas 4-10 mm de comprimento);
  • Piccolo é um arbusto arredondado com até 40 cm de diâmetro, com galhos densos e bem espaçados, repletos de agulhas verde-escuras.
Abeto de bálsamo

Abeto caucasiano (Nordman). Árvores com cerca de 60 m de altura são encontradas ao longo da costa do Mar Negro, no Cáucaso e na Turquia. Eles têm uma coroa estreita na forma de um cone. Devido à alta densidade, quase não transmite luz. Os rins são desprovidos de alcatrão. Agulhas verdes escuras crescem 1-4 cm de comprimento. No início de maio, aparecem cones verdes, que gradualmente se tornam marrom escuro. O comprimento dos cones é de 12 a 20 cm.

Abeto branco

Fir Phraser. Uma árvore cresce nas montanhas no sudeste dos EUA. Possui uma coroa cônica ou colunar e atinge 12-25 m de altura. A casca de brotos jovens é cinza suave, e a antiga - escamosa marrom-avermelhada. Agulhas curtas (até 20 mm) têm uma cor verde escura. As fêmeas oblongas têm cerca de 3,5 a 6 cm de comprimento quando aparecem com uma tonalidade roxa, mas depois ficam marrom-amareladas. A variedade é famosa por sua boa resistência ao gelo.

Fir Phraser

Abeto monocromático (concolor). Uma árvore com até 60 m de altura e um diâmetro de tronco de 190 cm vive nas regiões montanhosas do oeste dos Estados Unidos. É usado ativamente na indústria da madeira. A planta tem uma casca lisa cinza e ramos perpendiculares ao tronco. Agulhas verdes planas com um tom azul claro ou esbranquiçado têm a forma de uma foice curvada. Seu comprimento é de 1,5 a 6 cm. Em maio, os cones aparecem. Macho, menor, agrupado e pintado em roxo ou vermelho. As fêmeas ovais crescem de 7 a 12 cm e têm um tom verde claro.

Abeto sólido

Abeto branco (europeu ou pente). Uma árvore com 30 a 65 m de altura é comum no sul e no centro da Europa. Uma coroa translúcida piramidal ou oval consiste em galhos horizontais ou elevados, cobertos com agulhas planas verde-escuras com 2-3 cm de comprimento.Os cones cilíndricos femininos crescem 10-16 cm de comprimento. Eles mudam de cor de verde para marrom escuro.

Abeto branco

Abeto branco. Uma árvore com 30 m de altura tem uma coroa estreita e simétrica de formato cônico. Os brotos são cobertos com uma casca cinza-prateada suave. As agulhas macias ligeiramente bifurcadas atingem 1-3 cm de comprimento. É pintada de verde escuro e possui listras branco-azuladas na base. Os cones cilíndricos direcionados para cima com 45-55 mm de comprimento ficam roxos quando aparecem, mas ficam marrom-escuros.

Abeto branco

Métodos de criação

O abeto é propagado usando sementes e estacas. O método das sementes é mais adequado para plantas de espécies. A coleta de sementes é realizada no início do estágio de amadurecimento. Isso pode ser feito até que os cones se deteriorem e as sementes não se espalhem por longas distâncias. Eles são secos e o material da semente é extraído. Até a próxima primavera, as sementes são deixadas em um saco de tecido. Para que sejam estratificados, por vários meses a bolsa é colocada na geladeira ou no porão. No meio da primavera, eles são plantados em campo aberto. Para fazer isso, prepare uma cama. O solo do jardim é misturado ao solo do relvado e à areia. As sementes são enterradas por 1,5-2 cm e depois cobertas com um filme. Os brotos aparecem após 20 a 25 dias, após os quais o abrigo pode ser removido. Molhar e afrouxar regularmente. Durante o primeiro ano, é importante remover as ervas daninhas em tempo hábil. No inverno, as mudas de abeto são cobertas com ramos de abeto. Na primavera, eles podem ser transplantados para um local permanente. Inicialmente, as plantas se desenvolvem muito lentamente. O crescimento anual é de até 10 cm.

O abeto varietal é geralmente propagado por estacas. Para isso, são utilizadas sessões anuais de indivíduos jovens. O comprimento do cabo deve ser de 5 a 8 cm. É importante que o topo tenha um único rim e o calcanhar seja preservado na base (a casca da planta mãe). As estacas são colhidas no início da primavera, até o início do fluxo de seiva. É melhor fazer isso no início do dia com tempo nublado. 6 horas antes do plantio, os brotos são embebidos em uma solução fungicida para evitar infecções fúngicas. É importante garantir que o calcanhar no calcanhar não se separe da madeira. O plantio é realizado em vasos cheios de uma mistura de folhas e húmus e areia do rio. As mudas são cobertas com um filme transparente, que não deve entrar em contato com o topo. Para um melhor enraizamento, é organizado um aquecimento mais baixo, de modo que a temperatura do solo esteja 2-3 ° C acima da temperatura ambiente. Os recipientes são colocados em um local com luz difusa e brilhante. Todos os dias você precisa ventilar as mudas e umedecer o solo conforme necessário. Desde maio, eles são expostos ao ar fresco e novamente levados para casa durante o inverno. Um rizoma completo se desenvolve em um ano.

Características de pouso e transplante

O abeto cresce melhor em sombra parcial ou em um local bem iluminado, protegido das rajadas de vento. Não tolera alta contaminação por gás e estagnação da água no solo. O trabalho de pouso está planejado para meados da primavera ou início do outono em um dia nublado. A terra deve ser fértil com uma reação levemente ácida. O abeto cresce bem em barro drenado.

A preparação do local começa em 3-4 semanas. Eles cavam e formam uma cova de 60 cm de largura e profundidade.Uma camada de drenagem de cascalho, pedra britada ou fragmentos de tijolo vermelho é colocada no fundo. Em seguida, um monte de uma mistura de húmus, argila, areia, turfa, nitrofoska e serragem é derramado. Ao plantar, as raízes são distribuídas uniformemente, fixando o colo ao nível do solo. O espaço livre é preenchido com um substrato nutritivo. É socado e um tronco de barril é formado com um pequeno recesso para irrigação.

Nos plantios em grupo entre as plantas, é necessário manter uma distância de 2,5 a 4,5 m. A mesma distância deve ser mantida em relação a edifícios e cercas.

Ao contrário de outras coníferas, o abeto com 5 a 10 anos tolera muito bem o transplante. A preparação para o procedimento começa em 6 a 12 meses. Usando uma pá, um círculo é desenhado a uma distância de cerca de 40-50 cm do cano até uma profundidade de 1 baioneta. No dia marcado, o procedimento é repetido e o pedaço de terra é içado. A planta é extraída com um pedaço de terra. É importante tentar manter sua integridade e pousar imediatamente em um novo local para que o rizoma não seque.

Segredos do cuidado do abeto

O abeto é considerado uma planta pouco exigente. Muita atenção terá que ser dada às plantas jovens. Nos primeiros anos após o plantio, você deve afrouxar e remover ervas daninhas regularmente do solo, para que não seja tomado pela crosta. É necessário cobrir a superfície com uma camada de aparas de madeira, serragem ou turfa a uma altura de 58 cm. É necessário remover levemente a cobertura do tronco.

A rega é necessária apenas com seca prolongada. As variedades decorativas que amam a umidade precisam mais delas. O abeto não gosta da estagnação da água nas raízes; portanto, a irrigação é realizada em pequenas porções, para que a umidade tenha tempo de absorver o solo.

2-3 anos após o plantio, as plantas são alimentadas pela primeira vez. Na primavera, o fertilizante mineral (Kemira Universal) é espalhado no círculo do barril.

No início da primavera, a poda é realizada. Na maioria das vezes, brotos secos e danificados são removidos, mas a coroa pode ser modelada. Você não pode remover mais de 30% da duração da gravação.

As plantas adultas toleram facilmente até geadas severas e não precisam de abrigo. Além disso, os jovens devem ser protegidos cobrindo o solo com turfa e folhagem seca a uma altura de 10 a 12 cm. Não será supérfluo cobrir a base do tronco ou todo o arbusto curto com galhos de abeto.

As doenças de plantas raramente perturbam o abeto. Às vezes, você precisa observar o amarelecimento das agulhas e travesseiros enferrujados na casca (ferrugem). Os brotos danificados são removidos completamente e tratados com fungicida (líquido de Bordeaux).

A principal praga da planta é o abeto hermes (inseto pequeno, espécie de pulgão). Se for detectado, um inseticida deve ser tratado. Na maioria das vezes, os jardineiros praticam a pulverização preventiva no início da primavera, durante o período do despertar dos insetos.

Pin
Send
Share
Send