Descrição de morango silvestre Kimberly, características de cultivo

Pin
Send
Share
Send

A variedade Kimberly, com seus méritos, atrai agricultores e residentes de verão. As bagas são densas, bem transportadas, grandes, com sabor expressivo e sabor a morango. Mas essas qualidades não se manifestam em todas as regiões e nem com nenhum cuidado. Esta variedade holandesa tem seus próprios requisitos de calor, umidade e fertilidade do solo.

A origem dos morangos silvestres Kimberly

O nome completo da variedade é Wima Kimberly, no Registro Estadual está listado como morangos, não morangos. Por sua origem, Kimberly é um híbrido, uma vez que é obtido polinizando duas variedades diferentes: Gorella e Chandler. Uma vantagem indubitável para muitos jardineiros é a origem holandesa.

Vídeo: Apresentação Kimberly Strawberry

Um pedido de teste e registro de variedades na Rússia foi apresentado em 2008. E somente após cinco anos a variedade foi oficialmente reconhecida e registrada no Registro Estadual como zoneada para as regiões da Terra Negra Central e Central. Hoje, Kimberly é uma marca internacional. Os morangos se espalham por toda a Europa, trazidos para os Estados Unidos e são bem conhecidos na Rússia e na CEI.

Características da variedade

O arbusto Kimberly é poderoso, mas não denso, folhas grandes são mantidas em pecíolos fortes e altos. Graças a essa estrutura, a planta é bem ventilada, iluminada pelo sol e pouco suscetível a doenças. No entanto, nos verões frios e úmidos, podem aparecer sinais de manchas marrons e brancas nas folhas.

Os arbustos de Kimberly são escassos, mas altos e poderosos

As folhas são côncavas, com grandes dentículos afiados, pintados em verde claro, até sem brilho. O bigode é grosso, cresce em pequena quantidade. Segundo o Registro do Estado, a variedade é média cedo, embora muitos vendedores o chamem cedo. Isso causa confusão. Os jardineiros contestam a maturidade precoce de Kimberly, dizendo que seus frutos amadurecem mais tarde que a variedade de remanufatura Elsinore e quase simultaneamente com os morangos usuais (não precoces): mel, Síria etc.

O momento da floração e amadurecimento depende da região em crescimento e do clima. Mesmo na mesma localidade em anos diferentes, Kimberly pode cantar em junho ou julho, ou seja, com uma diferença de um mês. Como dizem os jardineiros: Kimberly tem um gosto bom quando o tempo está bom. Essa variedade gosta muito do sol; com a falta de calor, os arbustos se recuperam por um longo tempo após o inverno, florescem tarde, as bagas mancham lentamente, faltam açúcares.

Kimberly precisa de muitos dias quentes de sol para crescimento ativo e florescimento abundante

Eu sempre questiono tudo o que li na Internet, mesmo em fontes oficiais. Mas desta vez, tendo estudado as resenhas nos fóruns e assistindo a um vídeo sobre Kimberly, concordo com as informações do Registro Estadual. Cultive essa variedade somente nas regiões para as quais está dividida em zonas. Enquanto isso, ele já foi levado aos Urais e à Sibéria. Os arbustos são caracterizados por alta resistência ao gelo, de fato, eles toleram até o inverno da Sibéria. Mas então começam as decepções: na primavera e no verão, quando há falta de calor, os arbustos não crescem, há poucas frutas, na seção são brancas, a parte superior da fruta não mancha, o sabor é azedo. E tudo porque, Kimberly encontra seu sabor brilhante apenas em plena maturidade. Os jardineiros do sul também ficam desapontados, pelo contrário, têm excesso de calor, de modo que as mudas não se enraízam bem, crescem lentamente e as bagas são assadas ao sol e ficam macias.

Na Sibéria e nos Urais, Kimberly não amadurece a cada ano, a ponta da baga e a carne dentro permanecem brancas

Quando cultivadas em regiões para as quais a variedade é dividida, as bagas Kimberly crescem: peso médio - 20 g, algumas amostras - 40-50 g. Todos estão alinhados, não há ninharias, têm uma forma cônica, sem pescoço, muito parecido com um coração volumétrico. O período de maturação é prolongado. Não há muitas frutas vermelhas no mato de uma só vez. Se coletados a tempo, os morangos serão grandes, não triturados até o final da coleta. Sua carne é densa, os aquênios estão deprimidos, a superfície é vermelho-alaranjada, brilhante. Pontuação de degustação - cinco pontos em cinco. Os frutos são caracterizados por um alto teor de açúcar - 10%, mas não açucarado, há uma agradável acidez. Algum sabor de Kimberly é chamado de caramelo.

Kimberly é uma baga que precisa ser totalmente amadurecida, só depois adquire seu sabor de caramelo e sabor de morango

Na descrição do Registro Estadual, são mencionadas boas secas e resistência ao calor da variedade. No entanto, nesta questão, estou pronto para ficar do lado dos jardineiros que dizem que Kimberly adora uma boa rega. No calor sem água, as folhas caem, o que é compreensível: para manter um arbusto vigoroso, derramando bagas grandes e suculentas, você precisa de umidade; caso contrário, você terá que coletar passas, não morangos. Além disso, os proprietários desta variedade falam de seu amor pela fertilidade do solo; ele responde ao adubo com maior crescimento de mato e maior produtividade.

Vantagens e desvantagens dos morangos Kimberly (tabela)

VantagensDesvantagens
As bagas são grandes, densas, saborosas, bem transportadas.Exige calor, não em todas as regiões mostra as qualidades declaradas
Resistente à podridão cinzenta e oídioAfetada por manchas nas folhas, na primavera - por clorose.
Absorção média e fraca, o que facilita o cuidadoPrecisa de rega e alimentação
As bagas não ficam menores no final da colheita.Bagas verdes e alastrando
Alta resistência ao invernoAtrai pragas e pássaros

Lugar para Kimberly no local, especialmente no desembarque

Sei por experiência própria o quanto é importante escolher o lugar certo para os morangos silvestres. Na primavera passada, plantou arbustos na Ásia e Elsinore. Eu escolhi para eles o lugar mais ensolarado, protegido do vento, isto é, do lado sul da casa. E na primavera eu me amaldiçoei por tal decisão. A neve caiu perto da casa muito cedo, à tarde havia poças, à noite os morangos estavam acorrentados com gelo. Alguns arbustos morreram; do resto, apenas corações permaneceram vivos. Outras variedades foram plantadas no meio do terreno, a neve as deixou quando as fortes geadas já haviam parado, parecia que não havia inverno - eram verdes.

Vídeo: escolhendo e preparando um local para morangos silvestres

Plante Kimberly em um local ensolarado, mas não onde a neve comece a derreter mais cedo. As planícies não são adequadas devido à estagnação do derretimento e da água da chuva nelas, e também é indesejável plantar em morros. Em áreas elevadas, o solo descongela e seca rapidamente, e ainda não há energia solar suficiente para aquecer a profundidade das raízes. Como resultado, por vários dias as folhas evaporam a umidade e as raízes ainda não conseguem obtê-la. Os arbustos de morango podem simplesmente secar.

Plante morangos em uma área ensolarada e nivelada, é permitida uma ligeira inclinação para o sul

As datas de plantio dependem da qualidade das mudas e do clima na sua região. Assim, os morangos comprados com um sistema radicular fechado ou um bigode com um pedaço de terra retirado de suas próprias camas podem ser plantados durante a estação quente: do início da primavera ao outono, mas o mais tardar um mês antes da geada no solo. Se você comprou mudas com um sistema de raiz aberta, então, nos dias quentes de primavera ou verão, elas serão muito difíceis de enraizar. Falhas aguardam em clima frio e chuvoso - as raízes apodrecem, não tendo tempo para criar raízes em um novo local.

Infelizmente, na maioria dos casos, os morangos são plantados durante o período em que o encontramos à venda, e o clima nesse momento pode ser muito diversificado: do gelo ao calor. Para aumentar a taxa de sobrevivência e estimular o crescimento ativo de mudas, siga as regras:

  • Prepare o canteiro com antecedência, levando em consideração o esquema de plantio de 50x50 cm. Para cada metro quadrado, leve um balde de húmus e 0,5 l de cinza de madeira. Você pode comprar um fertilizante especial para morangos silvestres, por exemplo, Gumi-Omi, e colocá-lo em cada buraco.

    O solo para os morangos deve ser solto e fértil

  • Se você comprou mudas no início da primavera, ainda há fortes geadas de retorno, então construa uma estufa a partir de arcos acima do jardim. Os materiais de cobertura economizarão não apenas o tempo frio, mas também as fortes chuvas, se você esticar o filme sobre fibra de fibra. No calor dos arcos, você pode fixar a viseira de sombreamento feita de agrofibra.

    Coloque sobre o leito do arco, usando diferentes materiais de cobertura, você pode proteger as mudas do frio, chuva, calor

  • Antes de plantar, abaixe o sistema de raízes abertas na água por várias horas. É melhor usar derretimento ou chuva, adicione um estimulante de raiz: mel, suco de aloe, Epin, Kornevin, Energen, etc. Mudas em vasos ou recipientes na véspera do plantio devem ser bem derramadas com água limpa.

    Mantenha as mudas com um sistema de raiz aberta antes de plantar na água

  • Para plantar, faça furos no tamanho das raízes, encha-as com água quentinha e aquecida ao sol. Plante morangos, deixando um broto de crescimento (coração) na superfície. Transplante mudas de vasos por transbordo, ou seja, com um pedaço de terra, sem perturbar as raízes.

    Diagrama de plantio de morangos: o ponto de crescimento deve estar acima do solo e todas as raízes abaixo dele

  • Cobrir a terra, forneça sombreamento nos primeiros 2-3 dias.

    Sob a cobertura morta, a terra não superaquece e seca

Imediatamente após o plantio, para facilitar a sobrevivência dos morangos, você pode pulverizar a parte acima do solo com "vitaminas" para plantas: Epin, Energen, Novosil, etc.

Cuidados com a primavera de morango, rega e cobertura

Na primavera, imediatamente após a neve derreter, remova todos os abrigos dos canteiros de morango. O próximo trabalho de primavera será a poda de folhas manchadas e secas. Simultaneamente com esta medida, abra o solo e aplique fertilizante nitrogenado. Isso ajudará os arbustos a se recuperarem mais rapidamente e a não adoecerem com clorose. No total, serão necessários pelo menos três curativos para a temporada:

  1. No início da primavera, no primeiro afrouxamento, aplique infusão de verbasco (1:10), fezes de pássaros (1:20), uma solução de extrato de cavalo (50 g por 10 l de água), uréia (30 g por 10 l), nitrato de amônio (30 g por 10 k) ou qualquer outro fertilizante que contenha principalmente nitrogênio. Gaste 0,5 litros de fertilizante líquido por arbusto.
  2. No período de extensão dos brotos, a cinza de madeira é adequada - 1-2 colheres de sopa. eu sob um arbusto ou uma mistura complexa adquirida com microelementos (Fertika, folha em branco, etc.). O nitrogênio nesta cobertura deve ser menor que o potássio e o fósforo.
  3. No outono, no final da estação de crescimento, faça sulcos ao longo das fileiras de morangos com 15 cm de profundidade e polvilhe-os uniformemente para cada metro em 1 colher de sopa. eu superfosfato e qualquer sal de potássio sem cloro. Água e nível.

Para aumentar a produtividade, também são feitos curativos foliares: por cor com uma solução de ácido bórico (1 g de cristais por 10 litros de água) e em agosto, quando são colocados os botões de flores do próximo ano - carbamida (15 g por 10 litros de água).

Vídeo: o esquema de alimentação mais simples para morangos e morangos

Quanto à irrigação, a solução mais fácil é instalar um sistema de irrigação por gotejamento. Se isso não for possível, regue a água, concentrando-se nas condições do solo. Sob Kimberly, ela deve estar constantemente molhada a uma profundidade de 30 cm. Nos verões chuvosos, a rega não será necessária e, no calor, você terá que regar 2-3 litros todos os dias sob o mato.

O sistema de irrigação por gotejamento o poupará de trabalho físico duro - regando cada arbusto de um regador ou balde

Controle de Pragas e Doenças

Uma medida importante no cultivo de morangos silvestres é a proteção contra pragas e doenças. Não há necessidade de esperar por sinais de infecção. É melhor realizar a pulverização preventiva do que perder na colheita e, com uma forte infecção, os arbustos podem morrer completamente. Os morangos têm várias pragas: nemátodos, carrapatos, pulgões, gorgulhos. Todos eles começam a comer ativamente durante o período de crescimento de folhas jovens e extensão de pedúnculos. Para se livrar dos insetos, use um inseticida sistêmico de amplo espectro, por exemplo, Karbofos (60 g por 10 l de água) ou Actara (2-3 g de pó por 10 l). Esses medicamentos tornam os morangos venenosos para pragas por 1-2 semanas. Repita o tratamento.

Os resultados da praga mais perigosa - o ácaro-morango, assenta no ponto de crescimento, as folhas jovens crescem lentamente, deformam-se, secam

Da mesma forma, borrife morangos de todas as doenças fúngicas. Use fungicidas sistêmicos para isso: HOM, Skor, mistura Bordeaux, Ridomil, etc. Realize o primeiro tratamento em folhas jovens, capturando o solo sob os arbustos. Após 10-14 dias, repita. Troque os medicamentos todos os anos para que fungos e insetos não desenvolvam imunidade contra eles.

Abrigo para o inverno

Se o local para morangos for escolhido corretamente, na região em crescimento no inverno há muita neve, então Kimberly não precisa ser coberta. Em condições de inverno nevado e rigoroso, a proteção contra galhos de abeto, estopa, agrofibra, palha ou outro material permeável ao ar evita o congelamento. De cima, você pode esboçar os galhos das árvores restantes após a poda. Eles desempenharão a função de retenção de neve.

Vídeo: morangos silvestres depois do inverno

Objetivo da colheita

A baga de Kimberly é densa, mantém sua forma bem. A colheita tolera facilmente o transporte, pode ser armazenada na geladeira por 2-3 dias. O principal objetivo dessa variedade é a mesa, ou seja, o consumo fresco. Os excessos podem ser congelados, transformados em compotas, compotas, compotas, marmelada caseira. As bagas têm um agradável aroma a morango, que se intensifica quando secas. Não seque as bagas maiores da última colheita para usar no inverno na preparação de chá com vitaminas perfumadas.

Kimberly é uma variedade de mesa feita para consumo fresco

Gardeners comentários

Aqui está o meu tipo de Kimberly, o mato é médio, largo, quando o plantio faço a distância entre os arbustos, 50-60 cm, o rendimento é médio, a folha é verde-clara, não observei folhas de cinco dedos, principalmente quatro, três dedos, nas condições de Chelyabinsk a maturação é média nos anos 20 Junho, sabor 4+, sabor de morango.

alenyshkaaa

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=46&t=6986&start=30

Na última temporada, gostei muito dessa variedade. Produtividade, sabor, tamanho de frutas. É atingido por detectar, é claro, bem, tudo bem. Percebi uma característica que, ao mesmo tempo, não há muitas bagas vermelhas no mato. Se a tempo de coletar grandes frutos maduros, a variedade não diminui até o final da colheita e, nos últimos pedúnculos, os frutos terão o mesmo tamanho que no início da colheita.

Pergunta

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=46&t=6986

Nesta série eu gosto de tudo. O sabor é excelente - um aroma refinado, peculiar e único. O tamanho da baga é grande a médio, praticamente não há ninharias. A aparência é maravilhosa. A baga é brilhante, como se a granel, brilhasse. A produtividade é alta. Os arbustos são poderosos, as folhas são verde-claras, os pedúnculos são fortes, mas dobram-se sob o peso das bagas. A capacidade de formar é média. A variedade inicial, quando comparada com Honeoye, começa a dar frutos uma semana depois. A resistência do inverno é alta.

Mila

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4350

Também experimentamos essa variedade no ano passado. As mudas foram simplesmente super !!! O mais memorável de todos, um sistema radicular quase branco, muito poderoso, como um pano de prato. Notei que esse recurso raiz leve corresponde a folhagem leve. As folhas são verde claro brilhante. Uma forma muito bonita de frutas. Sob a forma de corações. Mas o mais importante, acho que a baga é pesada. Não é denso, mas pesado. O mesmo volume, se você tomar Honeoye e Wima Kimberly, Kimberley terá um peso médio de 25% a mais. É uma qualidade muito boa quando vendido em peso (afinal, muitos vendem em volume - em baldes).

Elena VA

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4350

Wima Kimberly é um morango muito saboroso e bonito, mas desde que as condições climáticas atendam aos seus requisitos. A variedade tolera invernos gelados e com neve, mas na primavera e no verão precisa de muitos dias quentes. O mesmo cuidado é clássico, porque todas as variedades de morango e híbridos são necessárias para cobertura, rega, proteção contra doenças e pragas.

Pin
Send
Share
Send