Mixborder é um tipo popular de canteiro de flores em paisagismo. Para criá-lo, você pode usar praticamente qualquer planta: arbustos de coníferas de tamanho menor, plantas anuais e bienais, plantas trepadeiras e até árvores. Ao projetar, é importante considerar o esquema de cores, a forma e as bordas, para que a borda da mixagem seja bem cuidada, se encaixe no estilo do site.
O que é um mixborder
Na tradução do inglês, o mixborder significa "borda mista". Este é um jardim de flores complexo, criado a partir de plantas plantadas de várias linhas e de várias camadas. O canteiro de flores sempre consiste em muitas culturas que diferem na aparência e no período de floração. Uma característica distintiva desse elemento do enredo é sua forma assimétrica, assim como a floração contínua e contínua.
Mixborder é amplamente utilizado em paisagismo. Este tipo de canteiro pode ser usado para decorar cercas e estruturas, bem como para zonear o jardim. Criar um jardim de flores misto não é uma tarefa fácil. É necessário conhecer bem as peculiaridades da vegetação das plantas utilizadas, escolher as variedades certas e formar uma composição geral para que pareça vantajosa de qualquer ângulo.
A largura total da mixborder é determinada pela planta mais alta. Não deve exceder sua altura mais de 2 vezes.
Variedades
Existem diferentes tipos de mixborders. No projeto paisagístico, não há soluções universais, cada elemento do jardim é selecionado levando em consideração o estilo geral do local, as características do solo e o clima, sutilezas geográficas.
Shrubby
Recomendado para decorar cercas e edifícios no local. A ênfase nesta composição são arbustos com diferentes períodos de floração, bem como culturas altas. Dentro desta espécie, as cordas mistas de coníferas são isoladas separadamente. Sua vantagem é a facilidade de atendimento, a despretensão a condições externas.
Inglês
Possui plantas simples e austeridade no design. A decoratividade de um jardim de flores é alcançada por linhas claras, restrição do esquema de cores. Adequado para decorar caminhos de jardins, terraços e gazebos.
Rústico
A especificidade desta espécie é o florescimento exuberante de plantas características do clima local. São necessários cuidados regulares e de alta qualidade, caso contrário, o mixborder da vila rapidamente se torna preparado. Por esse motivo, as culturas herbáceas devem ser plantadas com muito cuidado.
Vegetal ou jardim
O tipo mais prático de mixborder. Como plantas, são utilizadas várias culturas sazonais com diferentes períodos de crescimento. A colheita pode ser removida à medida que amadurece. É importante monitorar a formação correta, impedindo o crescimento e a redução da massa verde. Esta é a melhor solução para uma residência de verão onde a funcionalidade e a beleza são importantes.
Quais plantas usar
Para criar um mixborder bonito e bem conservado, você deve abordar cuidadosamente a escolha de plantas primárias e secundárias. Eles devem estar em harmonia entre si em termos de cor, altura e época da floração. Ordem de chegada e visualizações populares:
- Arbustos e árvores anãs atuam como base (esqueleto) do mixborder. É em torno deles que todo o volume da composição será formado. Recomenda-se escolher as culturas que se prestam bem à poda e florescem por um longo tempo. Exemplos: mock up, bérberis, spirea, sabugueiro, ameixa decorativa e hortênsia japonesa, rododendro.
- As plantas perenes são a parte principal do mixborder. Normalmente, essas são culturas com flores de várias alturas, diferindo na forma e na sombra das pétalas. As plantas perenes são plantadas no centro para preencher o volume principal. Exemplos: daylilies, echinacea, gerânio de jardim, lavater, aquilegia, astilbe. Como plantas decorativas e decíduas usavam hosta, geyhera, samambaia e outros.
- Anuários. Eles têm um curto período de floração, atuam apenas como um elemento adicional para preencher vazios no mixborder. Os seguintes tipos são adequados: zínia, malmequeres, cosmea, gazania.
- Coníferas. Eles são uma verdadeira decoração de qualquer jardim de flores misto. Arbustos de crescimento baixo e anões são combinados com plantas com flores, e também são indispensáveis para composições de coníferas de composto único. Exemplos: zimbro, thuja, abeto coreano, abeto sérvio, tsuga canadense.
As trepadeiras em mixborders são usadas com pouca frequência. Eles exigem a instalação de um suporte e também crescem rapidamente, o que é inconveniente para a formação de linhas estritas do jardim de flores. As camadas e os níveis são criados usando a altura das culturas, portanto a variedade deve ser selecionada na fase de planejamento do esquema geral.
Layouts de mixborder
Ao criar um esquema misto de jardim de flores, é importante levar em consideração o arranjo de linhas das plantas. No primeiro nível, deve haver culturas de baixo crescimento (fronteira), necessárias apenas para enfatizar o estilo geral. A segunda linha é sempre as plantações mais densas e volumosas, dando muita vegetação e botões. Arbustos e árvores atrofiadas são mais adequados para a última linha e estrutura.
A escolha de um esquema de cores é o passo mais difícil na formação de um mixborder. É importante não exagerar, para obter um equilíbrio harmonioso de todos os tons. Recomenda-se usar no máximo 4-5 cores; ao escolher contraste e compatibilidade, use um círculo cromático.
Esquemas de mixborder na foto
- Jardim redondo - a melhor solução para a parte central da trama
- Mixborder alongado adequado para zonear o jardim
- Um exemplo de um simples misturador rústico
- Jardim de flores complexo de diferentes tipos de plantas
- Mixborder para grandes áreas
Layout DIY e mixborder de layout
Um jardim de flores misto pode ser criado em quase qualquer lugar do jardim. As cordas mistas são formadas com mais frequência perto das bordas do local, ao longo dos caminhos ou paredes da casa. Para cercas e estruturas de paisagismo, plantas altas são mais adequadas e para localização no centro do jardim - subdimensionadas, pois são claramente visíveis de todos os lados. Para dar linhas claras, caminhos, bordas, elementos de pedra e esculturas de jardim são usados. Eles fazem o canteiro terminado e bem arrumado.
É importante considerar a compatibilidade das plantas. Todas as culturas para plantio em um canteiro de flores devem igualmente transmitir luz e sombra, o que permite alcançar uma alta taxa de crescimento e uniformidade de floração. Recomenda-se escolher variedades adaptadas ao clima da região para evitar problemas em temperaturas mais baixas. Além disso, é necessário levar em consideração o período de vegetação e floração. Todas as plantas devem colher brotos em fileiras ou florescer ao mesmo tempo e murchar na mesma velocidade.
Dicas de cuidados úteis
Com uma abordagem competente para a seleção de plantas para o mixborder e sua localização no local, não há problemas com cuidado. A principal tarefa é manter a decoratividade ao longo da temporada. Isso requer:
- observar rega regular, pulverizar as folhas durante uma seca;
- pelo menos 2 vezes durante o verão para fazer fertilização mineral para melhorar a floração e o crescimento;
- remover ervas daninhas, soltar o solo;
- cortar todos os brotos crescidos, secos e deformados, bem como moldar arbustos no outono e na primavera.
O uso de fungicidas e inseticidas é necessário apenas se forem detectados sinais característicos de infecção. Para fins preventivos, o tratamento geralmente não é realizado.
Avaliações e conselhos de jardineiros experientes
Na Rússia, as mixborders ainda estão se tornando populares, e não é tão fácil para iniciantes dominar esse elemento do design da paisagem. Recomenda-se que os cultivadores de flores experientes ao criar canteiros mistos abordem cuidadosamente a escolha das plantas e não se esqueçam do estilo como um todo. Deve ser combinado com o design geral do site. Por exemplo, um canteiro decorado com flores rústicas simples não é adequado para um jardim japonês ascético. Você não precisa ter medo de experimentar: esta é a única maneira de criar uma mixagem que você gosta.
Não há regras estritas ao criar uma composição. É importante contar com o esquema de cores e conectar a imaginação para obter volume visual e harmonia do jardim.
Meu marido e eu somos grandes fãs do estilo inglês, incluindo mixborders. No site, os colocamos até agora 4. Aqui está o principal. Estabelecido em 2013. Durante a sua existência, muitas flores deixaram. O solo não era adequado para culturas como a sálvia. Ele está encharcado. Mas astilbes, anfitriões e daylilies realmente gostam do bairro de viburnum, spireas, skumpy e cerejas ... Agora chego à conclusão de que é necessário planejar e desenhar! Qualquer que seja o capricho que possa parecer. Isso o salvará de muitos, muitos transplantes.
De acordo com a agrotecnia do mixborder, posso dizer que 1) a remoção de ervas daninhas é mais fácil, porque as plantas estão bem fechadas e as ervas daninhas têm muita dificuldade; 2) o solo é muito compactado, novamente devido à densidade do plantio; 3) grande secura do solo, porque muitas plantas são muitas e evaporam; 4) na primavera pisei no mesmo ancinho: planto um monte de tudo, porque parece que ainda há um lugar, então tudo se abre e metade dos desembarques está em uma sombra morta, completamente atolada. Para mim, concluo que você precisa adicionar floração média e baixa. Incluindo anuários.
elsa30
//www.tomat-pomidor.com/forums/topic/3796-%D0%BC%D0%B8%D0%BA%D1%81%D0%B1%D0%BE%D1%80%D0%B4%D0 % B5% D1% 80 /
E eu realmente gosto dos anfitriões. Eles não criam problemas para mim e ficam ótimos o verão inteiro. E vi um diagrama de quão bem plantado. Agora eu quero fazer o mesmo.
E l ena
//www.tomat-pomidor.com/forums/topic/3796-%D0%BC%D0%B8%D0%BA%D1%81%D0%B1%D0%BE%D1%80%D0%B4%D0 % B5% D1% 80 /
Na minha mixborder, os hosts podem ser chamados de backbone, lindos até o outono. Somente é necessário plantar uma distância entre eles pelo menos um metro, bem, ou reduzir periodicamente seu diâmetro com uma pá.
Nella
//www.tomat-pomidor.com/forums/topic/3796-%D0%BC%D0%B8%D0%BA%D1%81%D0%B1%D0%BE%D1%80%D0%B4%D0 % B5% D1% 80 /
Vídeo: dicas úteis para criar um mixborder
Mixborder é uma verdadeira decoração do jardim. Permite o zoneamento do território e decora estruturas ou cercas. Ao escolher plantas, você deve se concentrar no seu próprio gosto, nas especificidades do local e no clima da região.