As framboesas são uma cultura favorita de frutas silvestres em nossos jardins. Pode ser plantada na primavera e no outono. As plantas em contêineres criam raízes bem, mesmo plantadas no verão. Porém, dados os ciclos de desenvolvimento dessa cultura, é aconselhável realizar o trabalho de plantio após o final da estação de crescimento. E como o período do outono é caracterizado por uma temperatura mais moderada e maior umidade, contribui para o rápido enraizamento das plantas.
É possível plantar framboesas no outono
O plantio de framboesas é melhor feito no final da temporada. A essa altura, a colheita já foi colhida, quase todo o trabalho no jardim está concluído. Você pode preparar lentamente o local, comprar material de plantio de alta qualidade, cuja escolha é muito maior no outono. E se você plantar mudas antes do início do tempo frio, elas terão tempo para criar raízes, ficar mais fortes e inverno bem. E na primavera, todos os esforços devem ser direcionados ao desenvolvimento da parte aérea e à frutificação.
No início da temporada, você simplesmente não pode ter tempo para plantar framboesas antes do início da estação de crescimento - ele começa a crescer rapidamente, sem tempo para criar o sistema radicular. Mudas fracas criam raízes longas e dolorosamente. Além disso, geadas severas podem ocorrer na primavera, geralmente o solo não está suficientemente aquecido e as plantas não recebem a nutrição necessária do solo congelado. À tarde, quando o ar é aquecido, os rins começam a abrir, tomando todos os sucos, brotos vegetativos geralmente secam e morrem.
No outono, o clima quente e chuvoso prevalece, não há calor seco, o que cria condições ideais para fortalecer e desenvolver o sistema radicular. Com o plantio no outono, as mudas dão o melhor crescimento e as bagas já podem ser obtidas na próxima estação.
Quando é melhor plantar framboesas no outono
A principal regra do plantio de framboesas no outono é completá-la três semanas antes do início da geada. Datas específicas dependem das características climáticas das regiões e da variedade de framboesa. Nos subúrbios e regiões centrais, as operações de plantio são realizadas de setembro a meados de outubro. Na Ucrânia e no sul da Rússia, os arbustos de bagas são plantados do final de setembro ao final de outubro. A melhor época para plantar framboesas nas partes norte e central da Ucrânia é o início de outubro, no sul - do final de outubro a meados de novembro. Nos Urais e na Sibéria, se o outono é quente, as framboesas são plantadas no início de setembro.
O principal sinal que determina a disponibilidade das mudas para o plantio é a formação de brotos de substituição no colo da raiz. Nas variedades iniciais, elas aparecem em setembro, e nas posteriores em outubro.
Vídeo: plantando framboesas
Como plantar framboesas no outono
Para obter uma colheita generosa, você precisa comprar material de plantio de alta qualidade e colocar adequadamente as framboesas no jardim, criando as condições mais confortáveis para isso.
Seleção de assento
As framboesas crescem bem e dão frutos em áreas iluminadas a maior parte do dia pelo sol. Os arbustos não devem ser plantados em fileiras entre árvores frutíferas, o que prejudica a aeração, a luz e as condições nutricionais. Na sombra, as bagas ficam menores, perdem a doçura e a produção diminui.
A cultura não gosta de correntes de ar, por isso é melhor plantá-la ao longo da cerca para protegê-la dos ventos fortes, apoiando pelo menos um metro da cerca viva. As framboesas que amam a umidade não devem ser colocadas em encostas secas, onde as plantas sofrem com a falta de umidade. O solo da framboesa não deve secar. Mas o alagamento é prejudicial aos arbustos de bagas - a microflora patogênica se desenvolve, o risco de desenvolver podridão radicular aumenta. Portanto, planícies úmidas devem ser evitadas, onde os brotos costumam derreter quando a neve cai. As águas subterrâneas não devem ultrapassar um metro e meio da superfície da terra.
Ao colocar uma framboesa, o autor dessas linhas sempre adere a uma rotação de culturas e não usa áreas onde cultivou tomates, berinjelas, batatas e morangos. Os arbustos de frutos silvestres crescerão bem após as abóboras, abobrinhas, pepinos, feijões ou adubos verdes, que eu lavro no solo um mês antes de plantar framboesas. No lugar da antiga framboesa, planto mudas não antes de quatro a cinco anos para reduzir a probabilidade de doenças que são facilmente transmitidas pelo solo. Também é muito importante escolher bons vizinhos para as framboesas. Ela se dá bem com groselhas, amoras, mas o espinheiro e as uvas são melhor plantados em outro canto do jardim: plantas concorrentes, lutando por comida e umidade, enfraquecem-se.
O melhor solo para as framboesas é o barro ou o arenito, mas também crescerá em áreas arenosas com grandes doses de fertilizantes e irrigação regular. Em locais com barro, as framboesas ficam enfraquecidas e improdutivas; portanto, se não for possível plantá-lo em outro canto do jardim, você precisará adicionar areia ao solo argiloso (1 balde / m2).
As framboesas preferem crescer em áreas com acidez neutra. Em um ambiente ácido, muitos nutrientes são inacessíveis, portanto é necessário neutralizar - adicionar cal durante a escavação (500 g m2).
O nível de acidez é fácil de estabelecer sozinho, se você observar atentamente as ervas daninhas que crescem no jardim. Cavalinha, banana, azeda, erva fofa crescem rapidamente em áreas com forte acidificação do solo. Manguito, camomila, trevo, urtiga se desenvolvem no solo com acidez neutra.
Como escolher mudas
Para o plantio, mudas anuais saudáveis devem ser colhidas com um sistema radicular desenvolvido, composto por 2-3 raízes com cerca de 10 cm de comprimento e lóbulos radiculares. As sessões devem ser flexíveis, com cerca de 10 mm de espessura.
O material de plantio de alta qualidade pode ser adquirido em centros especializados de jardinagem ou viveiros com boa reputação. Eles geralmente oferecem plantas cultivadas em recipientes que, quando transplantados, são simplesmente transferidos para o poço de aterrissagem junto com o solo, de modo que a taxa de sobrevivência é quase 100%.
Preparação do local
O trabalho de pré-plantio é realizado um mês e meio antes do plantio de mudas. A área após a escavação e limpeza das ervas daninhas é temperada com fertilizantes. 2 m2 de húmus, 60 g de superfosfato e 50 g de sulfato de potássio são adicionados a m2.
Em vez da composição mineral, cinzas (300 g / m2) podem ser usadas. Em solos pobres de areia ou argila, é útil introduzir o biofertilizante AgroProst (12 kg m2), que contém todos os macro e microelementos necessários para as plantas em forma enriquecida com oxigênio, como base nutritiva. Em um alto nível de acidez, o solo é alcalinizado com cal (500 g / m2).
O plantio de framboesas é realizado de várias maneiras. No caso de um esquema de arbusto, cavas de 60x40 cm são cavadas sob as mudas a uma distância de 1 m uma da outra, formando um espaçamento entre linhas de 1,5 M. Um ou 2 arbustos são colocados no poço preparado. Este é o método de plantio mais comum em pequenas áreas, permitindo o cultivo de framboesas em diferentes partes do jardim.
Em grandes plantações, é mais eficiente usar o método da fita. Neste caso, são preparadas trincheiras de 50X50 cm, nas quais são plantadas plantas únicas a cada 0,7 m, alinhando-as com a marcação de cabos. Entre as fileiras, observa-se um intervalo de 2 m e uma treliça de dois níveis é instalada ao longo da vala, na qual os brotos serão amarrados à medida que crescem.
Todo outono eu planto novas variedades de framboesas. Para fazer isso, cavar uma vala com antecedência e depositar resíduos orgânicos nas camas - no topo e nas ervas daninhas no fundo. Bem compactado e polvilhado com uma pequena camada de terra. Depois de um mês e meio, encho o solo nutriente e planto as plantas. Certifique-se de regá-los abundantemente. Os orgânicos no fundo da vala, decompondo-se gradualmente, melhoram a estrutura do solo, ativam a atividade vital de microorganismos benéficos, fornecendo nutrição às framboesas por 3 anos.
Padrão de plantio de framboesa no outono
Antes do plantio, as raízes de framboesa são embebidas em água por uma hora com a adição de um estimulante de crescimento - Kornevin ou Heteroauxin.
Processo passo a passo
- No fundo do poço ou vala, uma camada fértil de solo é derramada na forma de uma colina.
- Uma muda é abaixada no centro do poço, espalhando as raízes em diferentes direções. As plantas são plantadas em trincheiras a uma distância de 70 cm uma da outra.
- As mudas são cobertas com solo fértil, sacudindo-as levemente para que não haja vazios subterrâneos, caso contrário as raízes poderão congelar no inverno.
- O pescoço da raiz deve permanecer aberto. O aprofundamento das mudas pode retardar o seu desenvolvimento e até levar à morte, e o plantio muito pequeno pode causar a secagem dos brotos localizados nas raízes.
- Eles compactam o solo ao redor do arbusto e formam uma ranhura de rega circular na qual são introduzidos 0,5 l de água.
- Corte os brotos a uma altura de 20 cm do chão.
- A superfície do solo é polvilhada com feno, palha ou húmus. A terra coberta com uma camada de cobertura de 10 cm de espessura congela lentamente, resultando em tempo adicional para o crescimento do sistema radicular, que não para mesmo quando a temperatura cai para -2 ° C.
Para economizar espaço no meu site, cultivo framboesas em recipientes. Cavo baldes de plástico com um fundo cortado no chão, encho-o com solo fértil e planta plantas. Essas barreiras isolantes, enterradas a 30 cm de profundidade no solo, impedem que as framboesas se espalhem pela área.
Vídeo: método de trincheira de plantio de framboesas
Características do plantio de outono nas regiões
O plantio de outono em diferentes zonas climáticas tem características próprias. As condições mais confortáveis para o cultivo de framboesas são criadas nos subúrbios e nas regiões centrais. A parte central da Rússia está localizada na zona de clima continental temperado, caracterizado pelo outono bastante quente (+ 8-12 ° C), com chuvas frequentes. Esse clima é favorável ao enraizamento de mudas. Aqui, as framboesas se sentem confortáveis na primavera e no verão sem secar o calor do sul e no inverno sem geadas siberianas muito severas.
Plantio de framboesa nos Urais
Para cada região, variedades de zonas devem ser selecionadas. As framboesas para os Urais devem atender aos mais altos padrões de produtividade e ter excelentes capacidades de adaptação para suportar o clima local rigoroso.
O outono seco sem precipitação nessa região leva a um déficit de umidade, portanto, após o plantio, as mudas devem ser abundantemente regadas e a irrigação com carga de água deve ser realizada antes das geadas. Além disso, no início do inverno, o termômetro aqui pode cair para -31 ° C e praticamente não há neve. Como resultado, plantas sem cobertura de neve geralmente congelam e morrem. Portanto, é necessário preparar as plantas plantadas para o inverno, cobri-las com agrofibras.
Afinal, os invernos aqui são muito severos, as geadas podem atingir -50 ° C e, nos Urais Polares, podem cair para -60 ° C. Muitas vezes, há tempestades de neve soprando neve de locais abertos elevados. Para aumentar a espessura da cobertura de neve, são instaladas proteções perto dos arbustos, são feitos eixos.
A framboesa é melhor colocada na parte de trás do jardim. Árvores frutíferas, edifícios agrícolas se tornarão um obstáculo ao vento. Uma cerca alta também ajudará a proteger os arbustos de bagas das rajadas de vento e, para não projetar sombra nas plantações, pode ser feita de policarbonato transparente.
As variedades Zorenka Altai, Vysokoye, Novosti Kuzmina, Seedling Rubinova, Kichinovskaya, Kirzhach e Kolokolchik são distinguidas pela alta resistência ao inverno.
Apresenta plantio de framboesas na Sibéria
Para o clima da Sibéria, devem ser selecionadas as variedades resistentes ao gelo que resistem ao frio até -40 ° C. Foram produzidas 44 variedades de framboesas adaptadas às baixas temperaturas do inverno na Sibéria. Estas são variedades de frutos vermelhos Novosti Kuzmina, Vysluha, Altai Delicious, Barnaul, Tipo, Brilho, Arqueado, Charme, com bagas pretas Ugolok, Vire, com amarelo - Presente da Sibéria, Boa Sorte.
Em regiões com clima frio, nas condições de um curto verão, é aconselhável cultivar framboesas perto das cabanas de verão, na parte do jardim bem iluminada e onde a neve começa a derreter mais cedo. É melhor colocar arbustos de framboesa nas colinas ou nas cordilheiras soltas: o solo esquenta mais rápido, a água não estagna e é garantida uma boa troca de ar. Nas regiões do norte, onde mesmo no verão há pouco calor e sol, é muito importante organizar corretamente a cordilheira com framboesas - de norte a sul. Com essa orientação, os arbustos ficarão bem iluminados o dia todo.
Nas duras condições da Sibéria, é necessário cuidar do aquecimento de novos desembarques para o inverno. Os arbustos são cobertos com material não tecido ou um abrigo seco ao ar é colocado acima deles.
Se o outono chuvoso ou a geada precoce, é melhor adiar o plantio de framboesa na zona de risco para a primavera até a primavera e plantar as mudas no jardim.
Recentemente, muitos jardineiros preferem cultivar framboesas em toras. Para fazer isso, use resíduos de madeira em decomposição, que são depositados na parte inferior da vala. Depois de derramá-los com água, acrescentam solo fértil por cima e plantam as plantas. A aterrissagem em toras fornece aos arbustos uma boa drenagem com um suprimento simultâneo de água. A framboesa produz bons frutos e produz menos crescimento do que com um plantio tradicional.
Vídeo: inverno plantando framboesas nas camas de Rosum
Plantação de framboesa na Ucrânia
As especificidades do plantio de framboesa na Ucrânia e no sul da Rússia são devidas à peculiaridade do clima - invernos quentes e com pouca neve e início da primavera quente. Nos meses de inverno, com pouca cobertura de neve, as plantas sofrem degelos freqüentes, quando a parte acima do solo acorda e a raiz congelada não pode fornecer água para ela. Também no período sem neve, ventos fortes drenam os caules e a camada de raiz do solo. Na primavera, sob o sol escaldante, os galhos ficam secos e quebradiços, as folhas desbotam e ficam amarelas. Portanto, nas regiões sul, requisitos especiais são colocados no local dos desembarques.
As condições climáticas da Ucrânia não são favoráveis o suficiente para obter altos rendimentos de framboesas devido à falta de umidade no solo e à seca do ar. A falta de precipitação viola o suprimento ideal de umidade das plantas. Portanto, antes de plantar, você deve considerar o sistema de irrigação. Para o plantio, devem ser selecionadas as variedades resistentes à seca de Lyachka, Brusvyana, Syaivo, Kosmicheskaya e Princess.
A framboesa deve ser colocada em um canto isolado do jardim, fechada do vento por uma cerca viva, galpões. O plantio industrial é preferencialmente localizado sob a proteção de um cinturão florestal.
Na Ucrânia, uma área bem iluminada deve ser alocada para arbustos de bagas, mas que ficarão à sombra pelo menos várias horas por dia; caso contrário, as bagas serão assadas ao sol e os brotos e folhas murcharão. Ou crie uma sombra artificial para uma framboesa, puxando um material não tecido leve sobre ela.
Em áreas áridas, recomenda-se plantar framboesas em sulcos profundos (40 cm), que são parcialmente preservados mesmo depois que as mudas são polvilhadas com terra. No inverno, a neve se acumula nesses sulcos e, no verão, a umidade é melhor preservada. Gradualmente, após 2-3 temporadas, como resultado do processamento de espaçamento entre linhas, a superfície do site é nivelada.
Vídeo: plantio de framboesas no outono do começo ao fim
Ao colocar uma framboesa no jardim no outono, é necessário ter tempo para concluir o trabalho de plantio antes do início do tempo frio. Ao plantar, deve-se levar em consideração as características climáticas da região para criar as condições mais favoráveis para as plantas. O plantio oportuno no outono, em conformidade com todas as regras da tecnologia agrícola e um inverno bem-sucedido, é a garantia de que na próxima temporada você poderá obter uma colheita de frutas perfumadas.