Framboesas de poda de outono - um passo importante na obtenção de uma boa colheita

Pin
Send
Share
Send

A framboesa é um arbusto agressivo que ocupa rapidamente toda a área que lhe é atribuída e está constantemente tentando expandir seus bens. Se você não podar os arbustos e remover brotos em excesso, a framboesa cresce rapidamente em matas impenetráveis. Felizmente, podar framboesas é uma questão simples, e deve ser feita em um momento muito conveniente: após a colheita e um pouco no outono.

Objetivos de poda de framboesa no outono

Parece, por que vir para a framboesa com uma tesoura? Ninguém faz isso na floresta, e há bagas saudáveis ​​e perfumadas suficientes para os habitantes da floresta e para as pessoas que vêm com baldes e cestas. No entanto, vale lembrar que área de matas florestais você precisa coletar e quanto tempo deve ser gasto para coletar um balde de framboesa. Sim, cresce por si só, mas cresce pequeno e não há muito por metro quadrado. E na cabana de verão, queremos obter bagas grandes e muito mais, mas distribuímos bem o jardim se for um quarto de cem, e geralmente até menos. Portanto, você precisa cuidar das framboesas: água, fertilizar, soltar, preparar o inverno e cortar tudo desnecessário a tempo.

As bagas da floresta ficarão deliciosas, mas sem cuidado elas serão pequenas, haverá poucas

Em uma framboesa perene comum, cada broto vive por duas estações: aparecendo na primavera, cresce intensamente, permanecendo flexível e verde até o outono, preparando-se para o fato de que no próximo ano deve dar uma colheita de frutos e depois secar e morrer. Se você não tocá-lo, ele pode ficar parado em estado seco por mais um ano, ou até mais, desarrumando a plantação. No final, ele vai cair e se transformar em material de cobertura morta. Parece bom, mas o fato é que, na maioria das vezes, durante esse período, diferentes insetos ruins, aranhas, pragas de framboesas e nossos concorrentes na colheita têm tempo para se estabelecer nas filmagens. E até feridas diferentes. Portanto, a principal razão para a necessidade de podar framboesas é clara para nós. Os brotos descongelados devem ser removidos a tempo.

A segunda razão reside na capacidade do arbusto de framboesa dar inúmeras brotações: mais do que o sistema radicular pode alimentar. Não, os brotos extras, é claro, não morrerão por sua própria morte, mas darão muito poucas bagas e exigirão muitos nutrientes. Assim, a segunda razão para ter uma tesoura de poda em mãos é o espessamento excessivo dos arbustos de framboesa, a necessidade de seu desbaste elementar. Para que brotos realmente fortes, buscando um alto rendimento, tivessem comida, água e sol suficientes para isso, para que os arbustos pudessem ser ventilados, para que todos os vírus e bactérias desnecessários não se acumulassem na framboesa. Mas como nós mesmos percorremos os bosques pontiagudos com um balde, colhendo bagas? Portanto, ao aparar, nos preocupamos com a saúde não apenas das framboesas, mas também da nossa.

Esta framboesa terá algo para trabalhar.

Muitas variedades de framboesas, se você lhes dá muita comida e bebida, crescem na forma de arbustos muito altos. Bem, por que escolhemos bagas de uma escada? Afinal, uma framboesa de dois metros de altura e acima é simplesmente inconveniente. Além disso, brotos muito longos não têm força suficiente para produzir colheitas em todos os seus galhos, ao longo de toda a altura do caule. Sim, e haverá poucos desses galhos, se o caule tender para cima. E a terceira razão é clara: encurtando brotos muito longos e formando um arbusto para formar galhos laterais e obter frutos deles. Pela poda correta, não destruímos a safra futura, mas, pelo contrário, a tornamos mais rica.

Muitas podas são realizadas apenas em outubro, para que ainda haja tempo para encontrar dias quentes. Mas acontece que o trabalho principal na framboesa comum (não no reparo) pode ser feito muito antes! Os brotos descongelados devem ser cortados imediatamente após a coleta das últimas bagas; obviamente tiros supérfluos e fracos para remover durante todo o verão, como parecem (afinal, fica claro rapidamente se ele quer crescer grande e forte ou só será atormentado!). Os topos de brotos poderosos podem ser aparados assim que ficarem mais altos que a cabeça, e isso também não acontece no outono. Portanto, "poda de outono" é um nome bastante arbitrário; no outono, você pode deixar apenas os toques finais dessa ação. Aplique esses movimentos cerca de três semanas antes da primeira geada.

Técnica para framboesas de corte de outono

A poda adequada de framboesas no outono reduz drasticamente a laboriosa assistência ao cuidar de framboesas na primavera e no verão do próximo ano e aumenta significativamente a qualidade e a quantidade de frutas colhidas. Se no inverno os arbustos saírem contendo não mais que dez e, de preferência, de cinco a seis brotos anuais fortes, com não mais de dois metros de altura, a framboesa agradecerá apenas por isso. Se você pode andar livremente entre os arbustos para derramar húmus, trabalhar levemente com uma enxada, remendando-a no chão e soltando-a, e quando as bagas aparecerem, você pode sentar-se confortavelmente ao redor do arbusto, o que significa que trabalhamos como podador por um bom motivo. Na primavera, será necessário apenas eliminar as consequências de um inverno rigoroso cortando os topos congelados e adiando as ferramentas de corte até que surja uma nova sessão desnecessária.

Se no outono fizemos tudo certo, na primavera apenas galhos saudáveis ​​aparecerão na framboesa e no lugar certo

Então, vamos imaginar que no verão você não cortou nada em framboesas, e aqui chegou setembro (e talvez já em outubro) e, em vez de uma plantação cultural, você vê uma floresta de caules espinhosos variados. O que fazer

  1. Encontre um bom podador. Muito provavelmente, você deve tê-lo em algum lugar. Para framboesas, não são necessárias opções caras, com mecanismos complicados, seus caules são fáceis de cortar. O principal é que o setor seja saudável e afiado. E claro limpo. Se de repente tudo estiver no chão e enferrujando no celeiro - lave, limpe, triture. Se ranger - quando necessário, unte.

    Para as framboesas, a tesoura de podar mais simples, porém mais conveniente, é adequada

  2. Inspecione cuidadosamente o mato e entenda por onde começar. Se for difícil entrar nelas, você terá que trabalhar "em camadas", realizando todo o trabalho de corte de uma só vez. Se a situação não é tão triste, e você ainda pode se espremer entre os arbustos, é melhor começar com a remoção do ano passado, ou seja, as hastes que surgiram. Eles são fáceis de reconhecer, mesmo para iniciantes: não são verdes, mas marrons. Não elástico, mas quase seco, amadeirado. Corte os brotos do ano passado o mais próximo possível do solo, tentando não deixar tocos (as pragas podem viver neles!). Provavelmente, cortando brotos antigos, você também encontrará jovens, mas obviamente inúteis (tortos, fracos, etc.). Se útil - embaixo da faca imediatamente. Sim, e, é claro, use luvas primeiro. E melhor - luva de lona na mão esquerda, e nada pode ser usado na mão direita, com tesouras de podar.

    Os brotos descongelados são fáceis de distinguir dos jovens, verdes

  3. Se você lidou com sucesso com as sessões do ano passado, prossiga para a próxima etapa. Provavelmente, enquanto andava pelos matagais, arbustos completamente separados por 70 a 80 centímetros estavam completamente isolados. Se a situação for mais complicada e a floresta continuar, você deve decidir o que consideraremos agora como arbustos. Em cada arbusto, não devem ser deixados mais de uma dúzia dos brotos mais fortes, mas 5-6 são suficientes. Então, onde houver o maior coágulo dessas hastes, faremos um arbusto. Tudo entre os arbustos é limpo no próprio solo. É claro que as mudas que crescem entre os arbustos podem ser transplantadas para outro local - esse é um dos tipos de material de plantio das framboesas. Depois de escolher as melhores amostras, você pode cavá-las cuidadosamente com as raízes e colocar uma nova cama.

    Não vale a pena deixar tanto crescimento entre os arbustos, mas será correto transplantá-lo para um novo local

  4. Agora os arbustos estão isolados. Nós olhamos ainda mais cuidadosamente. Hastes com sinais de doenças ou pragas não devem permanecer no inverno. Para um jardineiro completamente inexperiente, existem duas diretrizes principais na busca por tais hastes e enviá-las com urgência ao fogo. É um inchaço no caule (uma espécie de crescimento esférico, está em qualquer altura, mas com mais frequência - mais perto do chão). E esta é a chamada panícula: o caule se ramifica em muitos galhos pequenos, sob a forma de uma vassoura. Tais brotos não são apenas doentes, eles indicam que é provável que as framboesas precisem ser tratadas. Mas esta é uma história diferente. Juntamente com brotos doentes, cortamos e obviamente quebramos.

    Não há lugar para tais caules no arbusto de framboesa: pragas perigosas instaladas neste inchaço

  5. Cortando brotos doentes e quebrados, consideramos novamente quantas pessoas saudáveis ​​permanecem no mato. Lembre-se de que é aconselhável deixar 5-6 peças, até um máximo de dez. E se eles já são menos? Bem, o que fazer, lançou uma baga. Seremos corrigidos no próximo ano. Enquanto isso, veja se todos os saudáveis ​​devem ser deixados. Se bons brotos se entrelaçam e esfregam, é necessário remover os piores. Se o tiro "da panela tem dois vértices", ou melhor, um total de 40 centímetros de altura e 3 milímetros de diâmetro, não há nada para ele fazer no jardim. Não haverá sentido dele. Cortar.
  6. E quase a última: podando galhos longos. Quanto tempo - depende, é claro, da variedade e das características climáticas. Alguém e 1,5 metros parecem muito, e alguém mais alto. Em geral, uma resposta clara não pode ser dada, mas 2 metros é demais. Além disso, os topos das brotações mais longas, provavelmente ainda congelarão no inverno, e na primavera terão que ser cortados de uma maneira ou de outra: raramente conseguem amadurecer completamente antes do inverno e, se o fizerem, dão brotos fracos com frutificação ruim. Portanto, o corte "como medida e a beleza dirão", mas pelo menos reduzimos de 15 a 20 cm.A propósito, também foi melhor fazer isso em agosto, e novos galhos apareceriam no caule.

    Muitas vezes, no final do verão, os tops jovens até florescem. Portanto, eles não sobreviverão ao inverno e precisam ser cortados o mais rápido possível.

  7. Resta decidir onde colocar o que foi cortado. Se você tem plena confiança de que não há doenças e pragas em sua framboesa, pode cortar a poda em pedaços (10 a 20 cm, conforme a mão o usa) e espalhá-la sob os arbustos. Haverá uma cobertura maravilhosa e um abrigo das raízes contra a geada (até um urso faz um covil na velha floresta de framboesa!). Mas, na maioria das vezes, não há certeza na saúde total das plantas, e você deve enviar o corte ao fogo. Aqui você precisa ter cuidado. As hastes e folhas de framboesas queimam lindamente e o calor dá muito.
  8. Se você mora em regiões com clima severo, então mais perto do chão, os caules restantes em cada arbusto devem ser agrupados, levemente amarrados e dobrados o mais baixo possível, mas não quebrados. A neve é ​​o melhor abrigo contra geadas. Bem, nas regiões mais setentrionais do inverno, elas também devem ser cobertas com material não tecido (lutrasil, spanbond).

O erro mais comum ao podar framboesas é deixar tocos. E o resto é difícil de cometer um erro - nós o tornamos conveniente e bonito

Se o cuidado com a framboesa for realizado sistematicamente, você já é um jardineiro experiente e nosso conselho é inútil para você. Provavelmente, você aparece na framboesa com uma tesoura de podar pelo menos uma vez por mês e a mantém em perfeita ordem, deixando tantas brotações em arbustos saudáveis ​​quanto no ano passado.

Se as regras para podar framboesas comuns são bastante simples, você não pode dizer o mesmo sobre as variedades de reparo: ele é capaz de produzir bagas não apenas em brotos de dois anos, mas também em plantas anuais. Portanto, usando a abordagem geral, é possível cortar acidentalmente novos brotos, pois é claro que eles já tinham bagas e deixar-se sem uma parte sólida da colheita. As framboesas reparadas são cortadas mais tarde, mesmo em novembro, porque agrada ao proprietário uma colheita, ainda que pequena, até a geada. Mas muitas vezes a poda das variedades reparadoras é completamente transferida para a primavera para ver os resultados do inverno excessivo.

Jardineiros experientes cortam hastes de dois anos de idade de framboesas remont sob a raiz no outono, mas deixam a maioria dos brotos deste ano, podando-os pesadamente. Os tocos restantes, com um crescimento de 25 a 30 cm na primavera, dão novos galhos e têm tempo para dar duas colheitas. Embora isso, é claro, dependa do clima da região. Os iniciantes geralmente são aconselhados a cortar todas as hastes "para zero" no outono, sem entender: na primavera, as novas terão tempo para crescer e produzir. E talvez dois, se o tempo permitir.

Vídeo: poda de framboesa no outono

A poda de framboesas é uma das etapas mais importantes no cultivo dessa baga saudável. A poda oportuna garante não apenas um aumento significativo no rendimento, mas também conveniência no cuidado da plantação. Realizando-o após a colheita, ajudamos a planta a ganhar força para frutificar no próximo ano.

Pin
Send
Share
Send