Alimentação de primavera e fertilizante para morangos: o que é necessário e quando é melhor alimentar

Pin
Send
Share
Send

A primavera é um momento de criatividade para os jardineiros. Os residentes de verão e os jardineiros fazem planos de plantio, escolhem flores e variedades de vegetais. A terra ainda não foi coberta de ervas daninhas, mas as culturas perenes de frutas já estão despertando. Talvez o mais favorito deles seja o morango. E a primeira coisa a fazer por ela no início da temporada é alimentá-la para lhe dar forças para cultivar arbustos poderosos e grandes bagas.

De que fertilizantes os morangos precisam na primavera

Na primavera, antes da floração, os morangos cultivam ativamente hortaliças. O volume da colheita depende do tamanho das folhas e pecíolos grossos. Em arbustos frágeis, a baga cresce pequena. Em outras palavras: quanto mais forte e saudável for o mato, maiores serão os frutos grandes. Mas você não pode alimentar demais os morangos, caso contrário, eles engordam, não amarram bagas e, pior ainda, podem queimar e morrer. Portanto, os fertilizantes devem sempre ser aplicados com cautela e não devem exceder as doses.

Para a formação de folhas saudáveis ​​e bagas grandes, os morangos precisam de uma dieta equilibrada

O nitrogênio é o material de construção para as partes verdes de qualquer planta, e é isso que é necessário na primavera. O nitrogênio é encontrado em fertilizantes minerais, húmus, verbasco, excrementos de pássaros. Além disso, os morangos precisam de oligoelementos, mas sem nutrição com nitrogênio, serão ineficazes. Se forem adicionados adicionalmente, como vitaminas após o prato principal, o resultado será perceptível. Em particular, os microelementos ajudam a lidar com situações estressantes (secas, chuvas fortes, geadas), aumentam a resistência dos morangos a doenças, aceleram o crescimento, a brotação e o amadurecimento das frutas. Ao mesmo tempo, as bagas crescem maiores, mais bonitas e mais doces.

Quando alimentar morangos na primavera

O momento do curativo depende das suas capacidades, mas quanto mais cedo as plantas receberem apoio, melhor agradecerão.

  1. Se o seu site estiver localizado próximo à casa ou se você tiver a oportunidade de visitar o jardim no final do inverno ou no início da primavera, espalhe fertilizantes secos na neve. Eles próprios se dissolvem em poças e vão para o solo até as raízes. Isso é feito com fertilizantes minerais e cinzas de madeira.
  2. Se você entrar no jardim somente depois que a terra secar, aplique fertilizante no primeiro afrouxamento. Espalhe-os uniformemente por toda a cama, misture com o solo e a água. Ou aplique cobertura líquida em solo úmido.
  3. Se não houver água no local, a terra secou e aplique fertilizante antes da chuva ou aplique foliar nas folhas. Requer pouca água, pode ser trazido ou trazido com você.

Qualquer cobertura de raiz deve ser aplicada em solo úmido, se possível na forma líquida. Não permita que grânulos secos cheguem às raízes e se dissolvam lá. Nesse caso, será obtida uma solução concentrada que queimará as raízes mais finas, ou seja, elas funcionam como capilares - elas fornecem água e nutrição aos arbustos.

Vídeo: dicas de cuidados com morango sobre como e quando molhar

Nutrição mineral, orgânica e farmacêutica para morangos

Na primavera, antes da floração, os morangos precisam de apenas uma cobertura de nitrogênio e um fertilizante adicional com microelementos. A opção mais fácil é comprar uma mistura complexa na loja, que contém imediatamente todas as substâncias valiosas para essa cultura. Muitos desses complexos nutricionais estão sendo produzidos agora: Gumi-Omi, Agrícola, Fertika e outros marcados como "para morangos / morangos". Preste atenção especial à composição. A porcentagem de nitrogênio (N) deve ser maior que a quantidade de outros elementos.

Existem muitas opções para o preparo da primavera: os complexos prontos são adequados para jardineiros iniciantes, e os mais experientes podem fazer uma mistura nutritiva para os morangos por conta própria, usando fertilizantes orgânicos ou produtos farmacêuticos.

Fertilização com fertilizantes minerais

Nas lojas, você pode encontrar três fertilizantes contendo nitrogênio a um preço acessível e com baixo consumo de grânulos:

  • A uréia (uréia, diamida carbônica) de todos os fertilizantes minerais contém uma quantidade máxima de nitrogênio - 46%. O resto é hidrogênio, oxigênio e carbono. Quando a uréia interage com o ar, forma-se amônia, que evapora. Portanto, a uréia deve ser incorporada ao solo ou aplicada como solução. O fertilizante tem uma reação levemente ácida, quase neutra, para que possa ser aplicado em qualquer solo.
  • O nitrato de amônio (nitrato de amônio, nitrato de amônio) é um sal de ácido nítrico, que contém 35% de nitrogênio. A principal desvantagem deste fertilizante é que ele aumenta significativamente a acidez do solo, devendo ser aplicado em conjunto com a farinha de dolomita. Mas a mesma propriedade é usada para combater doenças. Molhando as folhas e o solo ao redor dos arbustos com uma solução de nitrato de amônio, você se livra dos fungos.
  • Nitroammophoska é um fertilizante complexo que contém os três macroelementos importantes: nitrogênio, fósforo e potássio. Diferentes fabricantes produzem diferentes graus da mistura sob esse nome, e cada um deles tem sua própria proporção de macronutrientes. Além disso, a desvantagem deste fertilizante é que ele pode ser aplicado na primavera apenas se você não fertilizar os morangos com superfosfato e sal de potássio no outono.

Galeria de fotos: fertilizantes minerais populares e baratos para morangos

As normas e o método de aplicação de fertilizantes minerais estão indicados nas embalagens. Todos os três fertilizantes podem ser aplicados em 1 colher de sopa. litros por 1 m² de solo úmido e solto ou dissolva em 10 litros de água e regue a mesma área. No entanto, é melhor introduzir menos fertilizantes minerais do que exceder sua norma: o excesso de nitrogênio se acumula nas folhas e depois nas bagas na forma de nitratos.

Os nitratos não são perigosos para a saúde, mas sob certas condições no corpo, eles podem entrar em nitritos tóxicos. Isso pode ocorrer com baixa acidez, gastrite e falta de higiene. Os mais sensíveis aos nitritos são crianças e idosos. Portanto, crianças e idosos são recomendados sucos de frutas cultivadas sem produtos químicos.

Alimentação com infusão de verbasco

Se você não deseja introduzir fertilizantes minerais químicos no solo, mas há uma oportunidade de obter um verbasco (estrume), faça um curativo com nitrogênio. Verbasco acontece:

  • roupa de cama - misturada com turfa ou palha, é igualmente rica em nitrogênio, fósforo e potássio;
  • sem lixo - esterco limpo contendo 50-70% de nitrogênio.

Na primavera, você precisa de cobertura de nitrogênio; portanto, use verbasco sem cama, ou seja, bolos de vaca comuns que podem ser coletados onde as vacas andam e pastam.

As vacas processam a grama em fertilizantes valiosos - verbasco ou esterco

Receita para alimentação da infusão de verbasco:

  1. Encha o balde 1/3 com bolos de vaca frescos.
  2. Encha até o topo com água e cubra.
  3. Coloque por 5-7 dias em fogo para fermentação.
  4. Para 10 litros de água, adicione 1 litro de infusão e despeje os morangos a uma taxa de 0,5 litros por arbusto.

Essa solução pode ser derramada sobre as folhas, e os arbustos receberão proteção adicional contra doenças fúngicas: oídio, manchas diferentes e outras.

Alimentação de pássaros

O esterco de galinha é considerado o fertilizante orgânico mais valioso e concentrado. Contém 3-4 vezes mais nutrientes do que qualquer outro curativo natural. Na ninhada há nitrogênio, fósforo, potássio, oligoelementos. A infusão é feita da mesma forma que a verbasco, mas para a rega, a concentração deve ser 2 vezes menor: 0,5 l de infusão por 10 l de água. A taxa de irrigação permanece a mesma - 0,5 l por arbusto.

Proporções são dadas para infusão de lixo fresco. É vendido seco nas lojas, e muitas vezes embaixo da embalagem não é lixo, mas húmus de frango. Portanto, a solução dos excrementos de frango comprados na loja deve ser preparada conforme indicado na embalagem.

Use o lixo da loja de acordo com as instruções da embalagem.

Fertilizante na primavera com húmus

O húmus são restos apodrecidos de origem vegetal e animal. Muitas vezes chamado de estrume de húmus, que permanece por 1-2 anos. Mas essa categoria também inclui composto, lixo apodrecido da casa, uma camada de folhas deterioradas sob as árvores. Todos esses são fertilizantes orgânicos valiosos com alto teor de nitrogênio. Eles são especialmente relevantes em camas de morango de 2 a 3 anos de idade, quando arbustos adultos crescem e saem do chão e se elevam acima dela como solavancos. Polvilhe o húmus entre as linhas em uma camada que cubra a parte superior nua das raízes. Apenas corações e folhas devem permanecer no topo.

O húmus serve simultaneamente como cobertura e cobertura morta

A desvantagem da alimentação com húmus, infusões de verbasco e excrementos de pássaros é que é impossível determinar o conteúdo exato de nitrogênio, potássio e fósforo, a fim de reduzir ou aumentar a dose da alimentação no verão e no outono.

Alimentando com cinza de madeira

A cinza é um fertilizante que não faz sentido aplicar na primavera sem fertilização com nitrogênio (uréia, nitrato de amônio, verbasco, fezes). Ele contém todos os elementos micro e macro necessários para os morangos, exceto o principal - nitrogênio. No entanto, com a aplicação simultânea com misturas contendo nitrogênio, ocorre uma reação química desnecessária. A cinza é um álcali, o nitrogênio em sua presença se transforma em amônia e escapa. Acontece que substâncias úteis simplesmente entram no ar e não fertilizam o solo. Portanto, primeiro dê a nutrição principal com um teor de nitrogênio e, após 5-7 dias, quando for absorvido pelas plantas, adicione cinzas (um complexo de oligoelementos).

As cinzas podem ser obtidas queimando não apenas lenha, mas também quaisquer detritos de plantas: grama seca, copas, vassouras velhas do banho, folhas do ano passado. Quando diferentes matérias-primas são queimadas, é obtido um complexo de elementos de composição diferente. Um contém mais potássio, o outro contém fósforo, etc.

Tabela: o teor de substâncias nas cinzas de diferentes materiais

AshPotássio (K2O)Fósforo (P2O5)Cálcio (CaO)
Talos de girassol30-352-418-20
Palha de trigo sarraceno25-352-416-19
Palha de centeio10-144-68-10
Palha de trigo9-183-94-7
Lenha de bétula10-124-635-40
Madeira de abeto3-42-323-26
Madeira de pinho10-124-630-40
Kizyachnaya10-124-67-9
Peaty0,5-4,81,2-7,015-26
Xisto0,5-1,21-1,536-48

Um balde de cinzas pode ser obtido queimando-se as batatas secas coletadas de um centésimo da terra

Aliás, a cinza de madeira é vendida nas lojas para jardineiros, mas a compra para uma plantação inteira de morango não é rentável, pois o consumo é alto em comparação com fertilizantes minerais: 1-2 copos por balde de água ou 1 m².

A alimentação de cinzas pode ser feita de uma das seguintes maneiras:

  1. Despeje um copo de cinza em um balde de água, agite-o e, até que as frações pesadas se estabilizem, despeje os morangos sob a raiz (0,5 l por arbusto).
  2. Umedeça as folhas de morango com água limpa de um regador. Despeje as cinzas em uma peneira grande ou escorredor e espane os arbustos. Não é necessário enxaguar. As folhas tomam a nutrição necessária, os restos são banhados ou lavados pela chuva e vão para o chão, para as raízes.

Vídeo: sobre a composição, benefícios e usos das cinzas de fertilizantes

Ao contrário do estereótipo, cinzas e escórias formadas após a queima do carvão também são fertilizantes. Mas tem o efeito oposto ao das cinzas da madeira - desoxida o solo e não o alcaliniza. Acredita-se que a cinza de carvão contenha elementos radioativos e metais pesados ​​que se acumulam nas plantas. No entanto, isso ocorre quando a concentração de cinzas no solo é superior a 5%. Como um experimento, os pesquisadores americanos fertilizaram a terra com cinzas de carvão por 3 anos a uma taxa de 8 toneladas por 1 acre de terra (200 kg por cem metros quadrados), que é de 1,1%. A contaminação das águas subterrâneas e da terra não ocorreu, o teor de metais permaneceu baixo e a produção de tomate aumentou 70%. Essas cinzas contêm muito potássio, fósforo e cobre, o que evita a praga tardia. Mas você precisa juntar cinzas de carvão com matéria orgânica (húmus, composto).

Levedura Alimentação

Outra maneira de melhorar a estrutura do solo sem química é introduzir leveduras regulares nele. Esses microorganismos unicelulares contribuem para a rápida decomposição da matéria orgânica na terra, ou seja, eles a traduzem em uma forma disponível para a nutrição das plantas. O solo é enriquecido com vitaminas, aminoácidos, ferro orgânico, oligoelementos, nitrogênio e fósforo. A fertilização com levedura melhora a formação das raízes, e quanto mais fortes as raízes, mais poderoso é o arbusto e maiores são as bagas.

O fermento seco e prensado é adequado para a alimentação de morangos.

Fertilizante de morango com fermento tem duas características:

  • o fermento é introduzido apenas em solo quente, a temperatura ideal para sua propagação é superior a +20 ⁰C;
  • no processo de fermentação, muito potássio e cálcio são absorvidos da terra; portanto, após a rega com uma solução de fermento, é necessário adicionar um curativo de cobertura de cinzas.

A receita mais simples para o mosto de levedura para irrigação de morango:

  1. Despeje os ombros de água morna em uma jarra de três litros.
  2. Adicione 4-5 colheres de sopa. eu açúcar e um pacote de fermento seco (12 g) ou 25 g cru (prensado).
  3. Misture tudo e coloque-o em um local quente por um tempo, até que o fermento comece a "brincar" e a espuma apareça por cima.
  4. Despeje todo o mosto em um balde de 10 litros ou regador e complete com água aquecida ao sol.
  5. Regue os morangos sob a raiz a uma taxa de 0,5-1 l por arbusto.

Vídeo: receita de levedura

Existem receitas nas quais o mosto é deixado por vários dias até o fermento parar de funcionar. Mas no processo de fermentação, o álcool é formado. O final da fermentação sugere que o fermento morreu devido à sua alta concentração. Acontece que os jardineiros alimentam morangos com uma solução, que inclui: álcool, óleos de fusel produzidos durante a fermentação e fermento morto. Ao mesmo tempo, todo o ponto de alimentar o fermento é perdido - trazê-los ao solo vivo e deixá-los trabalhar lá.

Alimentando com amônia

A amônia é vendida em farmácias, mas é um excelente fertilizante, pois contém um composto de nitrogênio - a amônia. Além disso, o cheiro pungente de amônia afasta muitas pragas dos morangos: gorgulho do morango, larvas do besouro de maio, pulgões etc. Além disso, esta solução tem propriedades desinfetantes e mata fungos patogênicos que se depositam nas folhas do morango.

O volume padrão da farmácia é de 40 ml, metade para um frasco inteiro vai para um balde de alimentação

Para a alimentação, dilua 2-3 colheres de sopa. eu amônia em 10 litros de água, misture e despeje sobre as folhas e o solo. Observe as precauções de segurança durante a preparação da solução. A amônia é muito volátil, pode queimar membranas mucosas. Não inale seus vapores. Abra o frasco e meça a dose desejada ao ar livre.

Vídeo: superalimento para morangos - amônia

Tratamento com iodo de morango

O iodo é encontrado literalmente em toda parte na natureza (água, ar, no solo), mas em quantidades muito pequenas. O iodo é encontrado em todos os organismos vivos, incluindo plantas, principalmente em algas. Uma solução alcoólica de iodo é outra droga de uma farmácia que os jardineiros adotaram. Acredita-se que esse anti-séptico proteja as plantas de doenças e, uma vez no solo, serve como catalisador para o metabolismo do nitrogênio.

O iodo protege os morangos das doenças e serve como um catalisador para o metabolismo do nitrogênio.

Diferentes receitas foram inventadas e testadas, cuja concentração de iodo é muito diferente: de 3 gotas a 0,5 colher de chá. em 10 l de água. Existe algum benefício com a dose mínima - a ciência não foi comprovada, no máximo na prática, não foram observados efeitos colaterais na forma de queimaduras nas folhas. Segundo as avaliações, o tratamento com iodo serve como uma boa prevenção de doenças fúngicas dos morangos.

Vídeo: usando uma solução de álcool de iodo para processar morangos

Alguns jardineiros acreditam que o iodo não pode ser danificado. No entanto, esse elemento é venenoso, volátil. Como resultado da inalação de seu vapor, começa uma dor de cabeça, tosse alérgica e coriza. Se ingerido, todos os sinais de envenenamento aparecem. Se a dose exceder 3 g, o resultado pode ser muito desastroso. A solução de iodo não é tão inofensiva. Não os alimente demais com plantas. Para preparar os curativos, destaque uma colher especial, copo medidor, balde etc. Isso se aplica a todos os fertilizantes e preparações.

Na primavera, os morangos precisam ser alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio. Além disso, para acelerar todos os processos metabólicos, elementos de rastreamento são adicionados. Mas não molhe as camas com todas as soluções conhecidas e disponíveis. Basta regar os morangos uma vez antes de florescer com um dos fertilizantes que contêm nitrogênio (mineral, infusão de verbasco ou lixo) e, após alguns dias, adicionar cinzas de madeira ou usar uma mistura adquirida de oligoelementos (estimulador de crescimento). Use medicamentos que não se destinam a plantas com cautela, uma vez que não foram projetados para uso nas doses em que são tomados para cobertura e, às vezes, podem ser perigosos.

Pin
Send
Share
Send