Tukai é uma variedade de uva de alta qualidade e resistente ao gelo que produz frutos, mesmo na Sibéria

Pin
Send
Share
Send

Uvas - esta é uma das primeiras plantas que as pessoas começaram a cultivar muito antes do advento de nossa era. Atualmente, cerca de 600 espécies desse fruto são distribuídas pelo mundo. Mais de 8 mil variedades diferentes de uvas foram criadas por criadores, uma delas é a Tukay.

A história da uva Tukay

Na terra de Don, na cidade de Novocherkassk, existe um Instituto de Pesquisa da Rússia para Viticultura e Vinificação, com o nome de Ya. I. Potapenko, que começou sua história nos anos 30 do século XX com os primeiros experimentos científicos do acadêmico N. I. Vavilov. É neste instituto que os criadores trabalham constantemente na criação de novas variedades de uvas resistentes a doenças e sem medo de geada, mas, ao mesmo tempo, trazem uma colheita rica e saborosa. Como resultado do cruzamento da variedade da Ásia Central Yakdona (sinônimos de Yakdon white, Egdona Turkmen, Ak yakdona) e da antiga variedade húngara Zhemchug Saba, foi obtido um novo híbrido de alta qualidade Tukai. Pertence à categoria de variedades euro-asiáticas.

A variedade de uva Tukai foi criada no Instituto de Pesquisa da Rússia para Viticultura e Vinificação, em homenagem a Y. I. Potapenko

Descrição da variedade Tukay

Tukay tirou as melhores qualidades de seus "pais": o curto período de maturação da variedade Yakdon e a resistência ao gelo da variedade Zhemchug Saba. Os arbustos desta uva são vigorosos, o número máximo de bagas amadurece em uma videira. Mudas rapidamente e bem criam raízes. As flores de Tukai são bissexuais; portanto, o processo de polinização ocorre sem problemas (só pode ser violado se as chuvas caírem continuamente durante o florescimento das uvas, mas isso só é possível teoricamente). Folhas de tamanho médio, verde claro, ligeiramente dissecadas.

As bagas Tukay pesam 2-4 g, e de um arbusto você pode colher até 20 kg

Os clusters são grandes, ramificados, cilíndricos-cônicos. A densidade das mãos é média. O peso do pincel, em média, é de 700 a 800 gramas, mas pode atingir um quilograma! As bagas são redondas, ovais, pesando 2-4 gramas, como regra, não se desfazem. A cor das bagas, dependendo da luz do sol, pode variar de verde claro e branco leitoso a âmbar, com um ligeiro "bronzeado". A polpa é suculenta, doce, com acidez e aroma de noz-moscada. Teor de açúcar de 17-19%. A pele é densa, mas não dura. Tukai é uma variedade de alto rendimento. Com os devidos cuidados e a poda adequada de um arbusto, você pode remover 16 a 20 kg de bagas.

Características da planta

A variedade de uva Tukay pertence aos híbridos de mesa de alta qualidade, com maturação precoce. A estação de crescimento nas regiões sul do nosso país é de 90 a 100 dias. Mas também é cultivada com sucesso na faixa do meio, nos Urais e nas zonas estepes da Sibéria, em particular no território de Altai. Lá a videira amadurece um pouco mais, cerca de 130 dias. A resistência ao gelo dessa variedade permite não cobrir os cílios do inverno nas áreas de crescimento do sul, pois os gomos resistem a uma queda na temperatura do ar para -25 ° C. Em regiões com geadas mais severas, as uvas ainda devem ser preparadas para o inverno. Para isso, você pode usar materiais comuns: filme plástico, feltro para telhado, tecido, ramos de abeto, papelão, etc.

Apesar de Tukay suportar geadas de -25 ° C, nas regiões norte deve ser coberta com um filme para o inverno

O amadurecimento precoce permite a colheita em agosto e nas regiões sul até o final de julho. Além disso, se não for possível colher imediatamente após o amadurecimento, você poderá fazê-lo mais tarde. As bagas podem ser armazenadas por muito tempo no mato, sem desmoronar e sem perder o sabor e a aparência. Tukai tem boa capacidade de transporte, não é danificado quando transportado por longas distâncias. Também é armazenado muito bem até a primavera, a menos que, é claro, sejam criadas condições favoráveis ​​de armazenamento. Armazene as uvas em uma sala seca com uma temperatura de 1-8 ° C.

Apesar de Tukay crescer bem e dar frutos em regiões com clima frio, ele prefere que o clima seja quente, mas não muito quente. Se o ar aquecer acima de 35 ° C, o crescimento e a frutificação do mato podem diminuir.

Características do plantio e cultivo

Independentemente das características de alta qualidade de uma variedade de uva híbrida, é impossível obter uma boa colheita sem seguir todas as medidas agrotécnicas. É necessário trabalhar duro e prestar cuidados adequados à planta durante toda a temporada.

Aterragem

Como qualquer uva, Tukai prefere crescer em áreas protegidas e bem iluminadas. Ideal para plantar ao longo do lado sul de um edifício ou cerca. A composição do solo, essa variedade não é muito exigente. Se não houver chernozem, solos argilosos e argilosos servirão. Pântanos salgados e zonas úmidas excessivamente úmidas não são adequadas para ele. As raízes das uvas vão para grandes profundidades, portanto a ocorrência próxima de águas subterrâneas destruirá rapidamente a planta.

No fundo do poço para o plantio de uvas deve ser colocado drenagem

As estacas são pré-embebidas em água por vários dias para acelerar a formação das raízes. Ao plantar, as estacas devem ser enterradas em valas ou fossas bem fertilizadas em cerca de 50 cm, o que contribuirá para o desenvolvimento do sistema radicular, facilitará o abrigo de arbustos durante o inverno e o procedimento de retenção de neve, que é muito importante para evitar o congelamento de uvas. A drenagem de cascalho, galhos secos e gravetos é colocada no fundo da vala, depois é coberta com terra misturada com areia e fertilizantes minerais orgânicos e complexos. As mudas plantadas devem ser abundantemente regadas e plantadas.

Poda

Como os arbustos da variedade Tukay estão crescendo amplamente e muitos cachos estão amarrados, é necessário garantir que os brotos não sejam sobrecarregados. Caso contrário, as bagas crescerão pequenas e sem açúcar. Na primavera, no início da estação de crescimento, brotos fracos são removidos e os brotos extras são beliscados. É necessário deixar 40-45 botões de frutificação no mato, e no tiro - 6-7 olhos. Os brotos remotos podem ser usados ​​para propagação por estacas verdes. Brotos esquerdos estão ligados a treliças.

Nas regiões mais frias, a poda da uva é melhor realizada no outono após a colheita.

Se a ameaça de geada persistir, é preciso deixar os materiais de cobertura nos arbustos por um tempo. Em regiões com clima frio, às vezes é difícil cortar os brotos na primavera devido ao perigo de agradar o período do início do fluxo de seiva. Portanto, a poda é melhor realizada no outono, após a colheita e a queda das folhas, quando o sistema radicular está se preparando para o inverno. Note-se que quanto maiores as uvas, menos olhos devem ser deixados no mato.

Rega

A rega deve ser feita várias vezes por temporada, considerando corretamente as condições climáticas. A irrigação na primavera e no outono é chamada de recarga de umidade. Seu objetivo é saturar a terra o mais fundo possível, porque as raízes das uvas são muito profundas. No entanto, se após um inverno nevado o solo já estiver suficientemente úmido, você não deve regá-lo muito. A rega do outono em antecipação às geadas deve ser bastante abundante, pois o solo seco congela muito mais rápido que o molhado.

A temperatura da água é selecionada dependendo da finalidade. Durante o plantio da primavera, a irrigação com água quente aquece a terra e estimula o crescimento e o desenvolvimento da videira. Mas com a ameaça de geadas tardias, é melhor derramar água fria para atrasar a brotação dos rins.

Durante a irrigação das uvas na primavera, a água deve penetrar o solo o mais fundo possível

No verão, você precisa regar 1-2 vezes por semana, concentrando-se na temperatura do ar, sempre à noite, ao pôr do sol. Uma planta deve responder por 5 a 20 litros de água. Essas recomendações são condicionais, porque em diferentes regiões climáticas deve haver uma abordagem individual à irrigação. O objetivo principal é evitar a secagem excessiva e o alagamento do solo, uma vez que as uvas são muito sensíveis a essas nuances.

Top vestir

Se fertilizantes complexos foram aplicados durante o plantio, durante o verão, você não pode alimentar e nem pulverizar as plantas. Capina e afrouxamento podem ser reduzidos ao mínimo. Tais métodos de endurecimento severo são recomendados por Rostislav Fedorovich Sharov, um conhecido jardineiro e viticultor que pratica o cultivo de uvas em Biysk. Para o clima da Sibéria, essas recomendações parecem razoáveis. Geadas severas no inverno não deixarão as pragas a chance de sobreviver, e você não pode ter medo de que os arbustos sejam afetados. Mas nas regiões sul, onde a geada pode não ocorrer no inverno, o risco de infecção por doenças fúngicas é alto.

Doenças da uva

A resistência à doença de Tukay é baixa. Não é danificado pela podridão cinzenta, mas pode sofrer de problemas como oídio e bolor.

A podridão cinzenta é uma doença fúngica causada pelo patógeno Botrytis cinerea Pers, cujo micélio hiberna em brotos previamente danificados, bem como em folhas e frutos caídos. Desde o início da primavera até o final do verão, os esporos de fungos se propagam ativamente e são transportados pelo vento, danificando folhas, brotos, inflorescências e aglomerados já formados. A princípio, manchas marrons com um revestimento cinza aparecem nas folhas e brotam, depois as folhas secam e caem, e as brotações morrem. Inflorescências e bagas, quando danificadas pela podridão cinzenta, murcham e caem.

Oidium (assim como oídio ou cinzeiro) é uma doença causada por fungos do gênero Uncinula da divisão Ascomycete. Pode viver em todas as partes vegetativas do arbusto da videira, sugando suco das células vivas. Como resultado do dano causado pelo oídio, as folhas dos brotos e das bagas ficam cobertas com uma camada de pó cinza, secam e caem.

Oídio (míldio) é a doença da uva mais perigosa. É causada pelo fungo Peronospora Viticola de Bary, trazido para o nosso hemisfério da América do Norte. O desenvolvimento do oídio é geralmente promovido pelo clima quente muito úmido. Manchas amarelas claras e oleosas, transparentes, de formato arredondado, aparecem nas folhas de folhagem jovem e angulares, localizadas ao longo das veias, de folhas velhas. Então, na parte inferior das folhas, sob as manchas, cresce uma penugem branca do micélio. Exatamente da mesma maneira, os topos das brotações, antenas, inflorescências, cordões e uvas jovens podem ser afetados. As inflorescências ficam amarelas, enrolam, tornam-se marrons e secas. E as bagas ficam azuis e enrugadas. Se as medidas necessárias não forem tomadas a tempo, o arbusto pode morrer.

Galeria de fotos: Doença da uva

Como evitar a derrota de uvas com doenças fúngicas

  1. Durante a formação da mola do casquilho, verifique se o número de pestanas é ideal para uma boa ventilação e se os corredores são largos o suficiente. O espessamento do arbusto retém o excesso de umidade, tão amado pelos esporos de bolor e oídio.
  2. Antes e depois da floração, a pulverização com 1% de Bordeaux líquido ou vitríolo de cobre (ferro) protegerá os ovários jovens do oídio. Você também pode usar qualquer medicamento fungicida oferecido pela indústria química moderna.
  3. O tratamento com preparações contendo enxofre protegerá as plantas da infecção por oídio. É importante que o enxofre esteja na forma mais fina, depois polvilhar com ele cobrirá todas as partes verdes do arbusto. A temperatura do ar para este procedimento deve ser de 18 a 20 ° C, já que em clima frio, o enxofre não afeta o micélio dos cogumelos e, no calor, pode causar queimaduras nas folhas e frutos.
  4. O primeiro tratamento das plantas deve ser realizado no início da primavera, no início da estação de crescimento. Em seguida, repita-os a cada 10-14 dias, até que as frutas amadurecem. E se o tempo estiver chuvoso e o sol não for suficiente, você precisará pulverizar com mais frequência a cada 7 dias.
  5. A cobertura do solo ao redor dos arbustos com cinzas e a pulverização das plantas com uma solução concentrada de extrato de cinza também ajudarão a evitar danos às uvas por doenças. A solução de cinzas deve ser infundida por três dias, diluída com água e adicionar sabão líquido para melhor adesão.

Vídeo: processamento de uvas com solução de cinzas

Vacinação e reprodução

As medidas agrotécnicas, é claro, dependem em grande parte do clima em que as uvas são cultivadas.

Em regiões com clima frio, recomenda-se plantar estacas Tukay com um escudo em estoques resistentes ao inverno do tipo Norte, Extremo Oriente 60, Alfa, Baytur. Este método recomenda o Rostislav Fedorovich Sharov mencionado anteriormente.

Um método de enxertar uvas com um escudo é recomendado pelo famoso viticultor Rostislav Fedorovich Sharov

Entretanto, viveiros de qualquer região oferecem mudas de uvas Tukay já enxertadas em um porta-enxerto resistente a filoxera.

A filoxera (Dactylosphaera vitifoliae) é um pulgão da uva, um inseto pequeno de até 1 mm de comprimento que se deposita nas raízes e partes subterrâneas do arbusto da videira, sugando suco delas. Introduzido na Europa da América do Norte em meados do século passado.

Assim, cada produtor pode escolher qualquer método de plantar uvas, bem como propagar independentemente a variedade de que gosta, tanto por enxerto como por estacas.

As estacas são um método muito comum e eficaz de propagação de uvas. A variedade Tukai é caracterizada por uma boa taxa de sobrevivência de estacas. Isso deve ser feito no final da primavera ou início do verão, quando os brotos extras são removidos durante a formação do mato. Selecionamos os melhores para estacas. Usamos apenas a parte inferior ou média da videira, a parte superior não é adequada.

  1. Colocamos os brotos no balde o mais rápido possível, pulverizamos, cobrimos com um pano úmido e colocamos no porão durante a noite.
  2. No dia seguinte, cortamos os brotos em estacas com duas folhas. A folha inferior é cortada completamente e a parte superior é apenas metade. De baixo, corte o pedúnculo imediatamente abaixo do rim e, no topo, 1,5 cm acima do rim.
  3. Em seguida, mergulhe as estacas na água e plante-as em uma caixa de areia úmida a uma profundidade de 3 cm, a distância entre as estacas é de 10 cm. Pulverize com água e cubra a caixa com filme plástico ou plástico.
  4. A cada dia subsequente, é necessário pulverizar as estacas da pistola de pulverização 4-5 vezes com água morna (20-25 ° C).
  5. Após cerca de duas semanas, as raízes aparecerão nas estacas e, em seguida, o número de pulverizações é reduzido para três vezes por dia. Quando o sistema radicular se desenvolveu suficientemente, plantamos as mudas em um local permanente, de acordo com o padrão de 10 por 5 cm.
  6. Cuidados adicionais com as estacas são realizados como de costume.

Aproximadamente 2 semanas após o plantio, as raízes aparecerão nas mudas, mas antes de plantar no solo, é necessário esperar até que o sistema radicular se desenvolva suficientemente

Gardeners comentários

Na minha prática, concordo com todo o bem que foi dito. O cacho pode variar de 300 a 1,5 kg: depende das condições para a colocação das inflorescências no ano anterior, a polinização. Nem sempre é muito bem polinizado em mim, ervilhas. Quando comparado com Aleshenkin, com a mesma quantidade enorme de inflorescências, é polinizado muito pior (embora Aleshenkin não seja um campeão). Tukai deve ser padronizado - este ano, pelo menos 50% das inflorescências foram removidas. É claro que essa variedade é para você. Para meu gosto, é bonito provar: moscatel fina, pele fina, muito suculenta. Em minha casa e arredores imediatos ao meu gosto, é considerado o mais delicioso dos que crescem sobrenatural comigo. Nossa videira amadurece sempre e completamente até a ponta. Fraco ao oídio é muito específico - requer um mínimo de 4 pulverizações. Começa a amadurecer em nossos anos normais em meados de agosto. Em agosto, nós a removemos completamente. A essa altura, o oídio já é um crescimento jovem muito marcante. Outra pulverização é aconselhável, eu geralmente cunho as pontas. Ele pode ficar pendurado no mato por um longo tempo sem perda de sabor. Mas mantê-lo por tanto tempo é novidade para mim. Deve tentar. Obrigada Resistência ao gelo, de acordo com os meus sentimentos, é claramente superior a 21 - acho 25-26 °.O arbusto é velho, não deu forma à superfície com o tempo, sobressai ao deitar 40 cm no chão, ponho um pedaço de papelão (a parte mais longa das mangas) sobre o que sobressai e cubro o restante com terra. 15 anos de inverno normalmente. É claro que essa variedade em termos de qualidade é boa para a zona norte da viticultura. Para sulistas.

Treneva Tatyana Ivanovna

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2539

Fiquei agradavelmente surpreendido ao saborear as bagas de Tukai no dia 16 de julho. Tão cedo, e o sabor já é muito agradável. O ano passado foi comido no final de julho. De fato - o campeão da precocidade. Tatyana Ivanovna, obrigado pelos recortes. Os arbustos estão se desenvolvendo normalmente, satisfeitos com o gosto e a maturidade precoce.

Tatyana Andreevna, Kremenchug

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2539&page=2

Amadurecimento extra-precoce, resistência ao gelo, alta produtividade, taxa de sobrevivência em quase qualquer região do país, sabor incrível de noz-moscada - as uvas Tukay podem ser recomendadas com segurança para quem quiser provar essas maravilhosas bagas, cultivando-as com as próprias mãos.

Pin
Send
Share
Send