Tomato Bobcat - um híbrido holandês frutífero

Pin
Send
Share
Send

Belos arbustos e frutas, boa produtividade, excelente sabor foram fixados por variedades da seleção holandesa nos jardins russos. Uma das variedades veteranas que é popular há 10 anos é o tomate Bobcat.

Descrição do tomate Bobcat

O híbrido Bobcat F1 pertence à linha de híbridos holandeses da empresa SYNGENTA SEEDS B.V. Foi registrado em 2007. Este tomate pertence ao amadurecimento tardio (colheita em 120-130 dias a partir do momento da emergência dos brotos), é recomendado para cultivo na região norte do Cáucaso em campo aberto. Na faixa do meio, o Bobcat também é cultivado, mas em estufas. Mas nas regiões frias do norte, a colheita não será possível devido ao amadurecimento tardio do híbrido.

Aparência

O Bobcat é um híbrido determinante, ou seja, possui crescimento limitado (até 1-1,2 m). Os arbustos são cobertos com grandes folhas verdes escuras. Inflorescências são simples. O primeiro pincel de flores aparece após a 6-7a folha. O crescimento do caule principal pára após a formação do ovário no topo do mato. A fruta tem uma forma arredondada e levemente achatada, com uma superfície com nervuras ou altamente nervurada. Os tamanhos dos tomates variam de 100 a 220 g, uma média de 180 a 200 G. Os tomates maduros são pintados na cor vermelha brilhante. A coloração é uniforme, sem uma mancha verde perto do caule. A casca é forte, apesar de sua pequena espessura, com um brilho brilhante.

Os pincéis de frutas Bobkat transportam 4-5 frutas pares

A polpa é densa, mas suculenta. Cada tomate possui 4-6 câmaras de sementes. Os frutos contêm 3,4-4,1% de açúcar, o que proporciona um sabor agridoce. Os provadores avaliam o sabor dos tomates frescos como bons e dão ao suco de tomate uma nota excelente.

Os frutos do híbrido Bobcat atingem uma massa de 220-240 g

Qualidades positivas e negativas do híbrido

Normalmente, os produtores elogiam o tomate Bobcat. Suas vantagens incluem:

  • alta produtividade (média 4-6 kg / m2em boas condições até 8 kg / m2isso corresponde a uma produtividade de commodities de 224-412 kg / ha);
  • um grande rendimento de frutas comercializáveis ​​(de 75 a 96%);
  • tamanho constante dos tomates em todos os lotes da colheita;
  • resistência ao calor e à seca;
  • boa transportabilidade e durabilidade graças a uma pele forte e polpa densa;
  • resistência à verticilose e fusariose;
  • resistência das frutas ao tratamento térmico, o que as torna ideais para a preservação de frutas inteiras.

As frutas Bobcat são uniformes, densas, com polpa suculenta

As desvantagens do Bobcat incluem:

  • restrição do território de cultivo;
  • a possibilidade de partir galhos sob o peso da fruta, o que torna necessário amarrar;
  • cuidados exigentes.

Tabela: Comparação das variedades tardias de tomate

IndicadorBobcatCoração de touroTitaniumDe barao
Tempo de amadurecimento120-130 dias130-135 dias118-135 dias115-120 dias
Altura da plantaAté 1-1,2 mAté 1,5-1,7 m38-50 cmAté 4 m
Massa fetal100-220 g108-225 g77-141 g30-35 g
Produtividade4-6 kg / m23-4 kg / m24-6 kg / m24-6 kg / m2
NomeaçãoUniversalSaladaUniversalUniversal
Oportunidades crescentesTerreno aberto / para estufaTerreno aberto / para estufaTerreno abertoTerreno aberto / para estufa
Resistência a doençasAltaMédiaFracoAlta

Características do plantio e cultivo

Como o Bobcat é uma variedade híbrida, você não poderá obter o material de plantio - você precisará comprar sementes. É necessário cultivar um híbrido no método de plântulas devido ao seu amadurecimento tardio. A semeadura geralmente começa no final de fevereiro - início de março. Não é necessário processar sementes antes da semeadura - elas são vendidas em embalagens que já foram decapadas e prontas para serem imersas no chão.

Algoritmo de desembarque:

  1. Para semear, a melhor opção é uma mistura de solo já misturada. Se a terra for coletada do jardim, ela deverá ser calcinada, em conserva com permanganato de potássio e, após a secagem, misturar com húmus.
  2. A mistura preparada é despejada em recipientes (podem ser usados ​​vasos de turfa, recipientes de plástico, caixas, sacolas plásticas).

    Para o cultivo de mudas, você pode usar vasos de turfa

  3. As sementes são enterradas no solo por 1-1,5 cm.
  4. Ao plantar sementes nas caixas, elas são colocadas em fileiras a cada 2-3 cm (a distância entre as fileiras deve ser a mesma).

    Se você semear em copos separados, é aconselhável colocar 2 sementes em cada.

  5. As sementes cobrem com uma camada de solo e hidratam (melhor com um spray).
  6. As capacidades são apertadas com filme e colocadas em uma sala com temperatura de 23 a 25sobreC.
  7. Quando os tomates brotam a granel, o filme deve ser removido e as mudas colocadas em um local mais fresco (19-20sobreC)

Vídeo: plantando mudas de tomate

Quando 2 folhetos reais aparecem nas mudas, as plantas mergulham em vasos separados (a menos que tenham sido imediatamente cultivadas em recipientes separados), a "idade" das mudas 10-15 dias após a germinação é considerada ideal. Se você pular esse período, as raízes das plantas vizinhas serão fortemente entrelaçadas e serão seriamente danificadas durante um mergulho. Você não deve beliscar a raiz central - ela geralmente perde a ponta durante o transplante.

A colheita prematura ou descuidada pode causar um atraso no desenvolvimento do tomate por 7-8 dias, o que subsequentemente resultará em uma colheita perdida, especialmente no Bobcat de maturação tardia.

O volume dos vasos de mergulho deve ser de 0,8-1 litros. Se você usar contêineres menores, será necessário transferir novamente no futuro.

Após a colheita, as mudas são alimentadas com superfosfato e sulfato de potássio (uma pitada para cada planta), à qual você pode adicionar um pouco de biohumus. Em seguida, a cobertura é repetida a cada 2-3 semanas. O restante dos cuidados com as mudas são regas oportunas e iluminação a longo prazo. Como regra, no início da primavera, a luz natural não é suficiente para os tomates (leva de 10 a 12 horas por dia); portanto, é necessário organizar uma iluminação adicional usando lâmpadas fluorescentes ou LED.

Plantando tomate Bobcat em um local permanente

O transplante de mudas para um local permanente (em terreno aberto ou em estufa) é realizado apenas no clima quente estabelecido - o tomate não tolera geadas de retorno. Antes de plantar (em 12 a 15 dias), as mudas precisam ser endurecidas, expondo-as ao ar livre. Isso é feito durante o dia, escolhendo um local à sombra, primeiro por 1 hora, aumentando o tempo de permanência para o dia inteiro.

Antes de transplantar para um local permanente, as mudas são temperadas

O solo do Bobcat não deve ser excessivamente nutritivo, não é enriquecido com matéria orgânica - causa a formação de gordura no tomate. É importante higienizar o solo antes do plantio. Para fazer isso, use uma solução de sulfato de cobre (1 colher de sopa. Por balde de água).

O Bobcat geralmente é plantado em orifícios ou ranhuras em um padrão quadriculado. Entre arbustos adjacentes deve haver um intervalo de pelo menos 50 cm, entre linhas - pelo menos 40 cm, ou seja, cerca de 4-6 plantas por 1 m2.

Cuidado de tomate

Cuidar desse híbrido praticamente não difere da tecnologia para o cultivo de outros tomates determinantes. Para obter o rendimento máximo, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • para evitar a quebra de brotos sob o peso da colheita, é necessário amarrar uma treliça;
  • a remoção oportuna dos enteados em excesso contribui para uma melhor formação dos ovários;
  • para reduzir a frondosidade, 3-4 folhas devem ser removidas toda semana;
  • quando cultivado em uma estufa, o Bobcat requer ventilação frequente.

O híbrido prefere regar abundantemente, mas não mais frequentemente 1-2 vezes por semana. Embora as frutas não sejam propensas a rachaduras, não permita excesso de água no solo.

Para preservar a umidade ideal da terra, ela deve ser coberta com uma camada de palha ou feno.

Embora o híbrido possa se desenvolver sem cobertura, é aconselhável enriquecer o solo com nutrientes essenciais durante a ovulação e a frutificação ativa. O tomate precisa:

  • potássio
  • boro
  • iodo
  • Manganês

Você pode usar fertilizantes complexos prontos ou preparar a mistura você mesmo. As cinzas (1,5 L) misturadas com pó de ácido bórico (10 g) e iodo (10 ml) proporcionam um bom efeito. O fertilizante é dissolvido em 10 litros de água e plantio regado.

Não há necessidade de alimentar os tomates com nitrogênio e orgânicos! Esses fertilizantes causam apenas crescimento de hortaliças.

Formação de Bush

Para o híbrido Bobcat, a formação de arbustos é muito importante. O fato é que as plantas formam muitos enteados e folhagem, devido à qual a formação dos ovários diminui. Você pode formar arbustos em uma ou duas hastes.

Ao contrário das variedades precoces, a formação de três caules não é adequada para o Bobcat - o amadurecimento dos frutos será muito tarde.

Ao conduzir plantas em uma haste, todos os enteados são removidos, deixando apenas a haste central e, quando se formam em duas hastes, um broto lateral é deixado no seio da terceira folha

A escolha do método de formação depende do resultado desejado. Se restar apenas um caule, a fruta amadurecerá cerca de uma semana antes e os tomates serão grandes. No entanto, o número total de frutas não será muito grande. Quando a planta é mantida em duas hastes, o rendimento aumenta acentuadamente, mas o amadurecimento se afasta e o tamanho dos tomates é pequeno.

Vídeo: Formação de tomate Bobcat

A experiência do autor no cultivo de tomates mostra que o principal ponto de cuidado para o plantio é a organização da irrigação. E, contrariamente à opinião estabelecida, o tomate percebe muito bem a irrigação por irrigação. Mesmo a água fria pode ser usada diretamente do poço. É conveniente usar um aspersor como um aspersor. Os tomates se sentem bem sob um dossel, por exemplo, das uvas. Protege contra o sol excessivamente ardente, as plantas ficam menos doentes e suas folhas nunca se enrolam.

Proteção de pragas e doenças

Os autores afirmam que o híbrido é resistente a doenças como mosaico de tabaco, fusarium e verticilose. Com o regime de rega correto e boa iluminação, as plantas resistem com sucesso ao oídio. Uma boa prevenção de doenças é o cuidado competente do solo (cultivo oportuno, amontoamento, remoção de ervas daninhas) e cobertura de cobertura.

Com forte hidratação, recomenda-se tratar os arbustos com preparações Quadris ou Ridomil Gold para prevenir a queima tardia.

De pragas a Bobcat, moscas brancas e pulgões podem ser assustadores.

A mosca-branca assenta na superfície inferior das folhas e põe ovos. As larvas aderem à folha e sugam o suco, e suas secreções são um viveiro de fungos fuliginosos. As moscas-brancas se sentem especialmente bem em estufas mal ventiladas.

Moscas brancas estão localizadas nas folhas em colônias inteiras

Você pode se livrar das moscas-brancas com a ajuda de "palitos", pendurados nos corredores. Você também pode acender uma lâmpada incandescente sobre a cama à noite, sobre a qual os insetos atraídos pela luz queimam suas asas. Se os remédios populares não ajudarem, é necessário processar as plantações com o Confidor (1 ml por balde de água).

Os pulgões podem mudar para tomates de outras plantas, portanto os arbustos devem ser inspecionados regularmente. Se você pular o início da invasão de insetos, os tomates podem até morrer - os pulgões sugam ativamente os sucos das folhas.

Os pulgões grudam no fundo das folhas e sugam os sucos

Para tratamento químico contra pulgões, os seguintes medicamentos são adequados:

  • Biotlin
  • Akarin,
  • Spark.

Após o processamento, os tomates não podem ser consumidos por 20 a 30 dias; portanto, antes da pulverização, é necessário remover todos os tomates que começam a ficar rosados ​​e colocá-los no amadurecimento.

Colheita e seu uso

A primeira colheita de tomate Bobcat pode ser colhida 4 meses após a germinação das sementes. Os frutos amadurecem em lotes e os coletam, respectivamente, em várias etapas. Se você esperar o amadurecimento de todos os tomates, os brotos não poderão suportar a gravidade.

Graças à polpa densa e à pele forte, os tomates toleram facilmente o transporte e são bem armazenados (até 1,5-2 meses a uma temperatura de 1-3sobreC) O Bobcat destina-se principalmente à preparação de várias preparações - pasta de tomate, ketchup, molhos, bem como à conservação em conserva. No entanto, o bom sabor da fruta permite usá-las para saladas.

Pasta de tomate de alta qualidade é obtida na Bobcat

Avaliações de horticultores

Nosso vizinho no pátio, apenas Bobcat elogiou no ano passado, e também Erofeich. Saboroso crescer e carnuda, tipicamente salada.

Mik31

//www.forumhouse.ru/threads/118961/page-14

E Baba Katya (Bobcat) realmente não tem nada para mim. E na estufa é apenas meio do começo, e muito frondosa, e esse é o seu ponto negativo.

Vaska

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=605760

Na Engels, os agricultores coreanos plantam tomates exclusivamente da variedade Bobcat. E coreanos, reconhecemos produtores de vegetais.

Natalia Fedorovna

//www.forumhouse.ru/threads/118961/page-14

Plantei um lince, gostei, foi muito proveitoso em 2015.

Lyubasha

//forum.tomatdvor.ru/index.php?topic=4857.0

Bobcat não me perguntou, ela decidiu dar as sementes restantes para a mãe, no sul está além da concorrência, assim como Pink Bush.

Don

//forum.tomatdvor.ru/index.php?topic=4857.0

Bobcat (ou como chamamos de "Baba Katya") é um tomate normal. Prove .... se você der potássio e magnésio normalmente em um gotejamento, tudo ficará bem. E as sementes não são caras - o velho híbrido. Bem cedo, mas como todo mundo pequenas coisas despretensiosas, mas o varejo é excelente.

andostapenko, região de Zaporizhzhya

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=605760

O tomate Bobcat tem bom desempenho, mas é mais adequado para o cultivo nas regiões sul. Em um clima frio, apenas um jardineiro experiente pode se dar ao luxo de colher esse híbrido.

Pin
Send
Share
Send