Poda de roseira em detalhes: por que fazer isso e como formar um belo arbusto

Pin
Send
Share
Send

Rosa Mosqueta é uma planta muito útil. Mas, devido à picada dessa cultura, os jardineiros preferem comprar seus frutos na loja. Sem sair, a roseira se transforma rapidamente em matas silvestres, forma poucas bagas ou não floresce. O problema é resolvido de forma simples - você precisa de uma poda regular da planta.

Por podar roseira

A rosa mosqueta é caracterizada pelo rápido crescimento de brotos, portanto, sem sair do mato, cresce rapidamente com galhos finos e fracos. Além disso, a planta produz brotos de raiz, que podem aparecer a uma distância de um metro do mato. Depois de 2-3 anos sem sair, arvoredos pontiagudos aparecerão no site.

Rosa mosqueta selvagem apenas nos topos; o sol, vento e insetos não podem alcançar o resto do mato

O objetivo da poda é remover o excesso para que a planta seja uniformemente iluminada e aquecida pelo sol e gaste sucos no desenvolvimento de brotos fortes e produtivos.

Para quem tem medo de espinhos, são produzidas variedades de rosa mosqueta sem espinhos: alpina, murcha, vitamina, Grushenka, Yadviga, Beshipny.

Características das roseiras que afetam o método de poda

Ao cortar, considere que:

  • arbusto de rosa mosqueta adulto consiste em 15-20 brotos eretos e arqueados;
  • a floração e a frutificação ocorrem no crescimento do ano passado;
  • os primeiros frutos aparecem no terceiro ano, às vezes no segundo;
  • na parte inferior do mato, os ovários não se formam ou são poucos;
  • o tempo de vida de cada ramo de fruto é de 5 a 6 anos.

Para aparar as roseiras espinhosas, use os escaladores para chegar a qualquer galho no meio do mato sem bater nas mãos

Formamos um arbusto no terceiro ano de brotos fortes com fortes ramos laterais. Crescimento extra e crescimento curto do nível inferior são removidos. Cortamos o mato de cinco anos a zero ou arranjamos um transportador: cortamos os galhos antigos e, para substituição, escolhemos os brotos mais bonitos e mais altos dos brotos jovens.

Formação de arbusto de Rosa Mosqueta

Rosa mosqueta precisa de modelagem e poda sanitária.

Maneira tradicional

Passos de corte:

  1. Imediatamente após o plantio de uma muda, cortamos todos os brotos disponíveis a uma altura de 10 a 15 cm do solo. Ao mesmo tempo, vários gomos devem permanecer em cada broto.
  2. Nos próximos 2 anos, o arbusto cresce o número desejado de caules por conta própria. Para formar galhos de segunda ordem, aperte as partes superiores dos brotos principais assim que atingirem 70-80 cm.
  3. A partir do terceiro ano, cortamos brotos fracos e baixos, bem como todos os galhos de segunda ordem no nível inferior (até 40 cm), a fim de destruir a base do mato. Além disso, os galhos que crescem horizontalmente, para baixo e para dentro da coroa, bem como cruzam e esfregam contra outros, estão sujeitos a remoção.
  4. Dos 5 aos 6 anos de idade, cortamos caules grossos e lignificados, próximos ao solo. Para substituição, deixamos exatamente o mesmo número de brotos substitutos jovens.

O arbusto de Rosa Mosqueta é formado há vários anos.

Ramos cortados de roseira oferecem excelente proteção contra roedores no inverno. No final do outono, coloque-as como cobertura morta sob árvores frutíferas e arbustos, em canteiros com cebolas de inverno, em cima de morangos de jardim.

Hedge

A Rosa Mosqueta é multifuncional, serve como decoração do jardim e como curadora de seus proprietários, além de proteger o local contra visitantes indesejados. Sebe - arbustos não negligenciados, mas plantando plantas em uma fileira contínua com seu corte regular. Etapas de plantio e poda (para variedades de 2 m de altura):

  1. Colocamos as mudas em uma fileira a uma distância de 50 a 60 cm uma da outra.
  2. No ano de plantio, reduzimos para 30-40 cm.
  3. No segundo ano, cortamos todos os brotos a uma altura de 1 m.
  4. Nos anos seguintes, cortamos a rosa brava na altura necessária (máxima - a altura do braço estendida para cima).

Os arbustos se fecharão e criarão uma parede impenetrável 2 anos após o plantio. Certifique-se de cortar galhos secos e quebrados e, depois de 5 anos por ano - o mais antigo.

As sebes de rosa mosqueta florescendo podem ser criadas em alguns anos

De variedades subdimensionadas podem ser feitas bordas. A distância entre os arbustos é de 20 a 30 cm.

As roseiras nas sebes podem ser cortadas como você quiser: na forma de um simples retângulo, trapézio, coração, torre. Formas arredondadas são as mais adequadas. Muitas vezes, as treliças são usadas para construir uma cobertura - instalam colunas com tábuas paralelas e amarram galhos de rosa mosqueta na forma de um ventilador.

Os galhos do mato devem ser distribuídos uniformemente e amarrados à treliça

Plantas altas sem espinhos são adequadas para o cultivo em pérgulas e arcos.

Em forma de árvore em uma haste

Em vez de um enorme arbusto espinhoso - um ramo exuberante, coberto de frutas. É muito fácil cuidar de uma planta assim, pode ser vista de todos os lados: flores, frutas, galhos desnecessários à vista de todos. O principal é remover todos os brotos, porque quanto mais o arbusto é aparado, mais ativamente ele dá brotos substitutos.

Fases de formação:

  1. No mato, deixamos uma brotação anual forte (sem galhos laterais), encurtamos para uma altura de 40 a 70 cm e todos os outros, que crescem a partir do solo, são removidos anualmente.
  2. No segundo ano, os ramos laterais crescerão no caule. Cortamos os inferiores para formar um padrão; do restante, selecionamos os mais fortes, direcionados em diferentes direções. Eles se tornarão esqueléticos. Galhos curvados, finos e quebrados são removidos.
  3. No terceiro ano, os ramos laterais muito aumentados são encurtados em um terço. Onde não houver crescimento forte, aperte. Você obterá uma bela árvore com galhos de comprimento aproximadamente igual, localizados simetricamente em todos os lados.
  4. Aos 3-4 anos, os quadris comuns são cobertos com frutas. Eles são formados não ao longo de todo o galho, como groselhas, mas no topo dos brotos, de modo que os galhos mais laterais da segunda e terceira ordem existem na árvore, mais rica é a colheita.
  5. Após 5-6 anos de frutificação, cortamos a árvore ao nível do solo e formamos uma nova a partir da parte aérea.

Na maioria dos casos, os quadris comuns são instáveis, precisam ser amarrados às estacas e desamarrados e deitados no chão durante o inverno

Quando cortar uma rosa mosqueta

A partir do terceiro ano, as roseiras bem enraizadas são cortadas por jardineiros durante todo o ano. Mesmo se algo der errado, você pode cortar o arbusto inteiro no chão. Ele se recuperará rapidamente devido ao crescimento excessivo e novamente proporcionará a oportunidade de experimentar. Se você perseguir o objetivo de obter uma boa colheita de frutas, a formação deve ser realizada durante o sono da planta, ou seja, do final do outono ao início da primavera. Mas a poda sanitária é necessária conforme necessário.

Os brotos danificados pelo granizo, pragas e doenças devem ser removidos imediatamente. Assim, os focos de infecção serão eliminados e o mato terá mais força para o crescimento e maturação de galhos saudáveis.

Poda no outono

No outono, não é recomendável realizar podas formativas (encurtar ou cortar forte, mas brotos extras). O fato é que durante o inverno o arbusto pode ser danificado pela geada, vento e neve pesada. Portanto, no outono, vale a pena limitar-se à poda sanitária, removendo pequenos rebentos na parte inferior do mato, bem como os galhos que serão removidos em qualquer caso: curvas, quebradas, crescendo dentro e fora, secas e doentes.

Podar os galhos velhos dos quadris é melhor transferir para a primavera. Se no inverno morrerem muitos jovens brotos verdes, os velhos lignificados salvarão. Na primavera, nós os cortamos, mas não no nível do solo, mas em um tronco com dois rins. Durante o verão, caules fortes crescerão neste local, o que renderá uma colheita no próximo ano.

Poda de primavera

Antes do verão, a poda da primavera é a mais importante. A planta acorda e direciona imediatamente todos os sucos para crescer. Os ramos jovens durante o verão crescerão, amadurecerão e tolerarão bem o inverno. Primeiro de tudo, cortamos todos os topos congelados e brotos quebrados. Então realizamos formando corte e desbaste.

Na primavera, galhos velhos com casca rachada são claramente visíveis.

Quando e qual a melhor forma de cultivar uma rosa brava

Se você teve um local abandonado ou decidiu cultivar uma rosa brava, que não recebe atenção há muitos anos, corte tudo na raiz. Você precisa fazer isso no outono. Leve embora e queime toda a parte aérea. Portanto, você não deixará fungos e pragas caírem no chão durante o inverno e se estabelecerá novamente em um arbusto jovem, que começará a crescer na primavera.

Outra opção é arrancar as plantas e, no processo, cortar várias mudas com raízes para plantar em outro local. A melhor época para este evento é o início da primavera. Será claramente visível quais botões já invernaram, que já estão despertando e estão prontos para crescer.

Rosa Mosqueta - uma cultura na qual você pode aprender a podar sem o risco de perder a planta. Para ganhar experiência, plante arbustos de 2 a 3 variedades. Use métodos diferentes de formação de plantas, corte a roseira na primavera e no outono e você encontrará a maneira mais eficaz de obter uma colheita rica.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Manual rápido de como podar roseiras e outras plantas (Pode 2024).